domingo, 1 de maio de 2011

Celular já é o principal vilão no trânsito

Olá!

O motorista que utiliza celular enquanto dirige tem quatro vezes mais chances de causar um acidente do que um condutor embriagado. A estimativa é do Departamento de Estado de Trânsito do Pará (Detran-PA), com base em vários estudos publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Medical New England Journal of Medicine (revista britânica de medicina).

Pesquisa do Detran-PA aponta que 70% dos condutores dirige com o celular ao alcance. Destes, 41% faz de uma a cinco chamadas enquanto dirige. Outros 30,5% fazem de 16 a 20 ligações no trânsito. A perda de controle, manobras irregulares ou falta de atenção são as três principais causas de acidentes. Em pelo menos 80% destes casos, o uso de celular pode ter colaborado para o acidente.

No ano passado, foram registrados 1.648 acidentes causados por manobras irregulares, 1.310 pela perda de controle e 820 pela perda de atenção. Juntos, estas causas somam 3.778 acidentes. Em pelo menos 3 mil dessas ocorrências o uso de celular pode ter sido a causa. Isso seria mais que todas as ocorrências de desrespeito à preferencial (540), dirigir na contramão (494), excesso de velocidade (424), embriaguez alcoólica (368), desviar de veículo (263), desviar ou chocar-se com animal na pista (252) registradas no mesmo ano, que somam 2.341 acidentes.

Com um celular em mãos, o condutor perde a acuidade visual (que permite a análise da situação do trânsito), auditiva (dificultando ouvir buzinas e apitos) e tem o tempo de reação reduzido drasticamente (que deve ser de três quartos de segundo). Esse tempo é o necessário para pensar e agir diante de determinadas situações, como fazer um retorno, perceber um aviso ou desviar de um veículo ou animal.

Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=529921, acesso em 01 de maio de 2011, às 17h24

Atenciosamente,

Fernando

P.S.: tem alguma dúvida sobre esse ou outro assunto? Encaminhe sua dúvida para recursodemultasp@hotmail.com que teremos enorme prazer em reponder.

Nenhum comentário :

Postar um comentário