quarta-feira, 4 de maio de 2011

RENAINF

Olá!

O que significa a palavra "RENAINF"?
(dúvida postada por Sérgio, de Belo Monte - AL)

MULTAS RENAINF- Registro Nacional de Infrações de Trânsito

RENAINF é um sistema coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito- DENATRAN que registra as infrações à legislação de trânsito cometidas em unidade federada diversa daquela onde o veículo estiver registrado e licenciado, bem como, permite o registro das infrações impostas pela Polícia Rodoviária Federal-PRF e o DNIT-Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, independente da vinculação de registro do veículo. Esse sistema possibilita que o órgão autuador tenha os dados necessários para notificar o infrator sobre a infração cometida e sobre a respectiva penalidade, bem como vincular os débitos existentes no DETRAN de registro do veículo.

Exemplificando: um condutor, cujo veículo está registrado no Estado de São Paulo, comete uma infração no Estado de Goiás. O órgão autuador de Goiás, por meio do RENAINF, consegue notificar o proprietário do veículo e garantir que esta multa seja cobrada, cumprindo o que determina o artigo 260 do Código de Trânsito Brasileiro.

Fernando

Obs.: Tem alguma dúvida sobre essa ou outra questão sobre "trânsito"? Encaminhe uma mensagem para recursodemultasp@hotmail.com que teremos enorme prazer em respondê-la

256 comentários :

  1. O que é o renaf, que pede para ver a minha pontuação da minha CNH , depois q mudei de estado

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Fiz uma pesquisa na internet no site do DETRAN de SP a respeito das multas do meu carro e qual não foi minha surpresa, apareceu uma multa RENAINF SSP com a data de autuação 19/09/2009 e emissão da notificação em 09/10/2009.Comprei este veículo em JANEIRO DE 2011, fiz a transferência imediatamente e não constava nenhuma multa RENAINF, conversando com um despachante ele me alertou ser uma prática costumeira deste Departamento, afim de não perder o direito à cobrança afinal os orgãos de tránsito tem 30 dias para o envio da
    notificação.Como consta acima, não conseguiria transferir o carro e nem licenciá-lo em 2.011 sem que esta multa se constasse na época não tivesse sido paga.Gostaria se daber se vale a pena e qual seria o caminho para um RECURSO.Desde já agradeço. Faiçal Takieddine(faisal@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Faiçal!

    Vc conseguiu transferir o veículo porque ainda não há penalidade aplicada mas apenas uma autuação.

    Embora exista prazo de até 30 dias para expedir a Notificação, isso provavelmente foi feito ao proprietário anterior. A Notificação de Penalidade (aquela com o boleto par pagamento da multa) tem prazo de até cinco anos para ser expedida.

    Logo, sugiro que entre em contato com o proprietário anterior para receber os valores alusivos à essa infração/multa, para que possa fazer o pagamento quando recebê-la.

    Lembro que o RENAINF não é um órgão autuador mas um sistema onde são cadastradas autuações de veículos licenciados no Estado diferente de onde foi cometida a infração.

    Fernando.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma multa de uma moto no renainf do antigo proprietário e o mesmo colocasse a disposição para pagar a multa, porém não consigo ver o valor da mesma nem onde ocorreu. O Detran só informa que existe a multa não sabendo informar nem como faço para pagar.
    Como proceder neste caso.
    Placa da moto RJ-Niteroi BGX-6500

    Lutterbach@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro!

      Se ainda não há multa para pagar (pois não consegue visualizá-la) é porque a autuação ainda não se transformou em penalidade.

      Logo, deve aguardar a aplicação da penalidade para conseguir gerar o boleto e pagar a multa.

      Fernando

      Excluir
  5. Olá,
    recentemente numa consulta ao DETRAN-SP encontrei uma multa de 2009, da qual recorri e jamais fui notificado pela autoridade competente da negativa da minha solicitação, conforme legislação em vigor. Agora, 3 anos depois de silêncio a multa está no sistema.

    Existe alguma forma de consultar a resposta da JARI quanto a requisição? Devo pagar pela multa ou posso ainda recorrer de alguma forma?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Qual é a data de vencimento da multa?

      Vc pode solicitar uma cópia do julgamento junto ao órgão autuador.

      Fernando

      Excluir
  6. Boa tarde,
    consultei o DETRAN em dez de 2012 e não constavam multas em minha CNH, quando fui pagar o IPVA, licenciamento e seguro do meu carro em 15/01/2013 constava multa do RENAIF de velocidade no estado do RJ (cidade que infelizmente nunca conheci).
    Tive que pagar essa multa para liberação do pagamento dos impostos do meu veículo, e qual não foi minha surpresa quando consultei o sistema do DETRAN novamente (hoje: 17/01/2013) NÃO HAVIA NENHUMA MULTA!!!!
    Tenho uma cópia impressa do registro de multas das duas datas e tenho o comprovante de pagamento dessa multa.
    Achei a sacanagem tão grande que vou atrás dos meus direitos!!!
    Oque fazer??? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se pagou a multa, tal registro não constará mais nos sistemas informatizados.

      Procure o DETRAN do Estado onde reside ou o Ministério Público, para análise do caso e viabilidade de uma ação judicial.

      Fernando

      Excluir
  7. olá eu tenho uma multa no renainf e nao to conseguindo fazer a transferencia mas ja paguei essa multa quando deu baixa na federal ja deu tbm no renainf?

    ResponderExcluir
  8. Fernando,

    Boa tarde,

    Tenho alguns veículos que foram multados pelo dnit e já faz muito tempo e os boletos ainda não chegaram, há alguma forma de imprimir estes boletos para efetuação dos respectivos pagamentos ? Posso transferir algum veículo com multa em tramitação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se ainda não foram aplicadas as penalidades das autuações, não há como pagar as multas.

      Enquando isso, pode transferir normalmente os veículos sem o pagamento.

      Fernando

      Excluir
  9. Boa noite,

    fui autuado, e assinei o auto de infração, mas não encontro onde o codigo renainf está nele. e no rodapé tem a informação que a presença do codigo é obrigatoria, sob pena de invalidade da multa. isso significa algo? o codigo realmente pode não aparecer? só existem 2 codigos: AIT e DERBA, mas nao existe nenhuma referenia a codigo renainf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinho!

      Não há necessidade de inserir o Código RENAINF no Auto de Infração. Essa informação só vai constar na Notificação.

      Se assinou o Auto de Infração, há prazo de até 15 dias para apresentação da Defesa Prévia.

      Caso não assinou, aguarde a chegada da Notificação.

      Fernando

      Excluir
  10. Só complementando a minha pergunta: nesse auto de infração que recebi, que mais parece aqueles cupons fiscais de maquina de cartao de credito, também nao tem o prazo para defesa. tenho que contar esse auto como notificação ou esperar chegar a notificação em casa?

    ResponderExcluir
  11. boa noite comprei um carro no estado de são paulo consta uma multa renainf ja procurei no saite da policia federal e nada consta em nenhum lugar gostaria de melhores informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Consulte um despachante, que poderá verificar com mais exatidão o débito pendente.

      Fernando

      Excluir
  12. Ola. A defesa de uma multa RENAINF só pode ser cadastrada no órgão autuador? Isto é, se a multa ocorreu em Goiás e o meu carro é de Sao Paulo, consigo entrar com defesa ou recurso em SP? ou somente em Goiás?

    GRato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, consegue entrar por São Paulo, porém, sugiro que encaminhe a defesa para Goiás, via Correios, com Aviso de Recebimento.

      Fernando

      Excluir
  13. Boa tarde.

    Recebi um multa do Renaif, porem não era eu que estava com o veiculo era meu marido, como faço para que os pontos vá para carteira dele?
    At.
    Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora!

      Já recebeu a Notificação com o boleto para pagamento da multa?

      Fernando

      Excluir
  14. OLa, preciso efetuar uma transferencia de financiamento pelo banco Bradesco. e tem uma autuação do Renainf PR. ja faz 3 meses.. e não consigo pagar. isso pode impedir a transferencia?

    obg.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Fernando!
    Tudo bem?
    Ao tentar pagar meu licenciamento que vence agora em agosto, fui surpreendida por um multa do Renainf, de 25.03.2013. Ocorre que não fui notifica, ou sequer assinei alguma coisa. Posso entrar com recurso? Me ajude.
    Grata
    Rubia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rúbia!

      Inicialmente, entre em contato com o órgão autuador para se informar sobre o envio da Notificação. Pode ser que tentaram entregá-la e não conseguiram pois não havia pessoas na residência.

      Fernando

      Excluir
  16. Olá amigo, tenho que transferir / licenciar um veiculo, porém todas as taxas já foram pagas no execicio, mas quando vai gerar o licenciamento / documento, o sistema impede por constar "divida ativa Renainf", mas quando consulto pelo RENAVAM, para verificar / pagar esse debito nada consta, como pode, esse veiculo não saiu do estado de registro a mais de 1 ano, resumo não consigo licenciar por esse motivo, nem mesmo pagar esse debito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Multas de RENAINF são aquelas originadas em outros Estados. Como as multas podem ser cobradas (geradas) em até cinco anos, pode ser que essa sua pode ter sido cometida antes desse um ano.

      Já consultou um despachante?

      Fernando

      Excluir
  17. Fernando, muito obrigado pela resposta, e quanto a sua pergunta isso mesmo o documento / licenciamento está por ser feito em um despachante, e o mesmo informa o relato acima, todas as taxas, placa, e demais cobranças já foram pagas, e na hora de gerar o licenciamento, informa divida ativo RENAINF, porém quando consultado pelo renavam nada consta, e assim é impossível pagar essa multa / divida que consta, até o despachante falou nunca ter visto isso antes, alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Em qual Estado o veículo estava licenciado nos últimos 10 anos?

      Fernando

      Excluir
  18. Fernando muito obrigado,
    Onde consigo ver essa informação, através do Renavam?

    ResponderExcluir
  19. Fernando, muito obrigado por toda sua ajuda e respostas, realmente dessa forma que você mencionou na ultima resposta, ele acabou de me ligar informando que encontrou uma multa da aplicada pela policia rodoviária federal no estado de MG, ele conseguiu essa informação e inclusive a multa para pagamento após consulta em vários Ciretran desse estado, vai a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que conseguiu localizar a multa. Assim, pode pagá-la e solucionar o problema.

      Fernando

      Excluir
  20. Olá estou desesperada :/ fui transferir meu carro e apareceu uma multa ranainf, não consigo localizar essa multa, e não consigo transferir, no detran eles não consegue informar, ja fui no Banco do Brasil e no Bradesco e nada consta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria!

      Procure um despachante para que ele faça a consulta.

      Fernando

      Excluir
  21. Fernando....Olá nao sei masi o que fazer....levamos uma multa por embreagez que nao [e nossa, somos do parana e a multa foi aplicada em sao paulo, ja procurei o detran pr, o detran sp, a secretaria da fazenda, uma passou para outram dizem que preciso descobrir qual orgao autuador, mas e dai....vou ter que entrar com um recurso com=nta quem? e quem vai pagar pelas custas disso tudo...desse erro que nao é meu? eu nao entendo isso. vou ficar maluca....quem posso procurar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Primeiro: quem é o órgão autuador?

      Parece que estou brincando, mas essa a primeira pergunta que será necessário responder para iniciarmos a nossa conversa.

      No aguardo.

      Fernando

      Excluir
  22. Fernando bom dia,

    Recebi um notificação por falta da certificação ambiental, é obrigatório que venha o nr. da INFRAEST na notificação ?

    No aguardo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essa infração não é de trânsito mas sim ambiental. Por isso, não segue as regras das Notificações de Infrações de Trânsito.

      Fernando

      Excluir
  23. Fernando boa tarde,

    Na notificação de rodizio municipal deve conter o nr. da INFRAEST?

    No aguardo, e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Na Notificação de Penalidade (com o boleto da multa), sim.

      Fernando

      Excluir
  24. Paguei uma multa que tenho no renaif e ela não sai do sistema. Daí meu despachante pagou novamente e ela ainda está no Sistema do RENAINF.
    preciso transferir meu carro de estado e já até fiz vistoria. estou nessa luta desde 2013. Viajo demais e estou com a documentação vencida, porém IPVA 2014 pago. Corro algum risco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia!

      Sim. Se abordada, o veículo será removido ao pátio.

      Já entrou em contato com o órgão autuador para saber o que está ocorrendo?

      Fernando

      Excluir
  25. Boa tarde Fernando
    Sou do PR e tenho 4 notificações do meu veiculo, 4 multas autuadas no Rio Grande do Sul e não consigo imprimir a guia para pagamento e nem sei se posso recorrer delas? No site do Sistema integrado de multas, na hora de imprimir a guia, o recado diz que a situação da notificação não permite imitir a guia de recolhimento e noutro ponto no mesmo site no link do RENAINF diz que é preciso por "nosso numero" ou "identificação do repasse" e não tenho isso...so vejo a multa consultando a minha CNH no DETRAN PR e no meu endereço nada chegou. Onde e como consigo imprimir e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrinho!

      Parece que a autuação ainda não foi convertida em penalidade. Deve ser por isso que não consegue imprimir os boletos.

      Se as autuações forem recentes, aguarde um pouco e tente imprimi-los novamente.

      Fernando

      Excluir
    2. Aconteceu a mesma coisa comigo. A multa já tem mais de um ano e não consigo emitir a guia.

      Excluir
  26. Fernando,

    Sou do RJ e tomei uma multa aqui mesmo no RJ por má fé do agente. Ele me enquadrou no art 193 dizendo que eu passei por cima de uma marca de canalização quando, na verdade, eu entrei antes, quando a linha ainda era pontilhada. Recebi a notificação aqui em casa e percebi que nela não consta o número do Renainf. Esse número é obrigatório? Cabe recurso pedindo a anulação da multa?

    Obrigado desde já,
    Marco Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco!

      Isso não invalida o Auto de Infração, embora seja uma informação obrigatória na Notificação.

      Fernando

      Excluir
  27. Bom dia, gostei muito do site de vocês, muito explicativo, gostaria de tentar tirar a minha duvida que verifiquei neste ano de 2014....

    Conta no site do Detran do Paraná uma uma autuação pelo RENAINF em meu nome do ano de 2011, mas acontece que todos estes anos venho pagando a minha documentação através do sistema convencional dos caixas do banco do brasil e nunca me apareceu nada, e agora dando uma olhada no site para consultar uma outra situação me apareceu isto, tem como vocês me explicarem melhor o que acontece, desde de já agradeço, obrigado.

    OBS: Copiei abaixo como estava no site do Detran na data de hoje.....

    Resumo das Multas de Trânsito Quantidade
    Valor em Reais (R$)
    MULTAS EM PARC./EXEC.JUDICIAL/SOB JUDICE ------NADA CONSTA
    MULTAS OBRIGATÓRIAS----- NADA CONSTA
    MULTAS EM PROCESSO DE RECURSO OBRIGATÓRIAS ---NADA CONSTA
    MULTAS EM PROC. DE RECURSO NÃO OBRIGATÓRIAS ---NADA CONSTA
    MULTAS IMPOSTAS ----NADA CONSTA
    Total------NADA CONSTA

    Resumo das Autuações de Trânsito Quantidade Valor em Reais (R$) AUTUAÇÕES NOTIFICADAS R$ 574,61
    AUTUAÇÕES EM PROCESSO DE NOTIFICAÇÃO----- NADA CONSTA
    AUTUAÇÕES EM PROCESSO DE DEFESA----- NADA CONSTA
    Total ------- 1 -------- 574,61

    DISCRIMINAÇÃO DAS AUTUAÇÕES DE TRÂNSITO
    RENAINF
    Auto: ------------------- Situação: NOTIFICADO
    Data: 23/11/2011 Hora: 08h15
    Infração: 581 - TRANSITAR C/ O VEIC EM CALCADAS, PASSEIOS, PASSARELAS
    Local: BR-369 KM-155 UF-PR Valor (R$): 574,61
    LONDRINA - PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É uma infração ocorrida em 2011 e que o proprietário foi notificado. Porém, ainda não se transformou em penalidade e por isso, não há como pagá-la.

      Fernando

      Excluir
    2. E se de repente eu resolva vender este carro, sera que nesta hora da transferência, vou ter problema?

      Excluir
    3. Olá!

      Se ainda não há multa para pagamento, não haverá problema.

      Fernando

      Excluir
  28. boa tarde, comprei um veiculo e fui consultar o extrato do veiculo e esta aparecendo isso :

    Auto: xxxxxx Situação: NOTIFICADO
    Data: 26/10/2012 Hora: 13h16
    Infração: 745 - TRANSITAR VELOC SUP MAX PERMITIDA EM ATE 20%
    Local: BR-476 KM 147.0 Valor (R$): 85,12
    CURITIBA - PR


    a multa é la de 2012, o veiculo esta tudo em dia, IPVa, seguro obgritatorio etc..

    vou transferir ele semana que vem, vou ter algum problema na hora de transferir ? como faço pra pagar essa multa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André!

      Não tem como pagar a multa e não terá problemas na transferência do veículo.

      Futuramente, receberá a Notificação para proceder o pagamento.

      Fernando

      Excluir
  29. Bom dia, gostaria de uma ajuda comprei um veículo de uma locadora Avis Seminovos em São Paulo dia 18/12/13, Fiat Uno 2012 placa MG, só que até agora a concessionária não quer passar o documento no meu nome, janeiro tomei 02 multas em São Paulo, disseram que eu tinha que pagar essas multas primeiro, após liberar consegui pagar em abril, só que agora estão alegando que tem 02 autuações ,que são de outro Estado, que tomaram antes de eu comprar o carro, que está impedindo de fazer a transferência, despachante diz que uma delas é que está empatando a transferência, pois foi emitida dia 20/04/14, falam que preciso esperar virar multa para pagar e dar sequencia na transferência, gostaria de saber se esse é o procedimento mesmo, se não tem uma maneira de imprimir essa multa, segue a multa. No aguardo. Obrigado.


    Placa:
    OLO2048

    Situação:
    NOTIFICACAO DA AUTUACAO EMITIDA

    Marca/Cor:
    -

    Código:
    745-5

    Data:
    20/04/2013

    Hora:
    11:29

    Descrição:
    TRANS EM VEL SUP A MAX PERM ATE 20

    Local:
    BR-101 KM 149.0

    Município:
    GOIANINHA

    Incluída em:
    26/04/2013

    Número AIT:
    E005984872

    Número Processamento:
    5161784

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sugiro que entre em contato com a cidade de Goianinha para solicitar o aceleramento da cobrança. Com isso, pode pagar a multa e resolver o problema.

      Fernando

      Excluir
  30. Olá. Estou vendendo meu carro e consta no site do Detran uma autuação pela RENAINF, sobre excesso de velocidade em trecho de um município vizinho. Quando solicito o boleto diz que não posso pagar pois o processo está em tramitação e foi registrado por órgão de outra UF. Mas foi no mesmo Estado! Como um órgão de outra UF pode emitir um auto de infração onde eu moro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana!

      Não entendi a sua dúvida.

      O que tem o Auto de Infração? Não há emissão de Auto mas sim de Notificações.

      Fernando

      Excluir
  31. Boa Noite Fernando.
    Comprei um carro e quando fui fazer a transferencia de Propriedade e Jurisdição consta 2 multas Renainf, sendo que essas multas ja foram pagas.
    No Detran RN (de origem do carro ) nada consta , só no DENATRAN.
    Nao estou conseguindo fazer minha transferencia, aonde eu posso recorrer para dar baixa nessas multas?
    Obrigada Carolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina!

      Vc deve verificar na origem (RN) para saber o que está ocorrendo e quais alternativas podem fazer para eliminar definitivamente tais infrações do prontuário do veículo.

      Fernando

      Excluir
    2. BOA NOITE FERNANDO.
      RECEBI UMA NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO E GOSTARIA DE SABER SE O FATO DO CAMPO DO CÓDIGO DO RENAINF NÃO ESTAR PREENCHIDO É UM ARGUMENTO DE DEFESA PRÉVIA.
      DESDE JÁ AGRADEÇO.
      FLÁVIO

      Excluir
    3. Flávio!

      Nunca vi um êxito nos recursos por conta disso.

      Fernando

      Excluir
  32. Consta em meu RENAVAN a Infração: 745 - TRANSITAR VELOC SUP MAX PERMITIDA EM ATE 20%
    Local: BR-277 KM-101 UF-PR Valor (R$): 85,13
    CURITIBA - PR
    Ao pagar o licenciamento, fui informado que não precisava pagar a referida multa, pois se tratava somente de uma notificação. Como assim? Terei algum problema futuro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, futuramente será aplicada a penalidade e terá que pagar a multa.

      Fernando

      Excluir
  33. Tenho multas do ano passado, meu carro é isento de IPVA e esse mês chegou o licenciamento pra pagar, minha duvida é.. Se eu pagar o licenciamento terei de pagar as multas para o documento vim ou pagando só o licenciamento já vem o documento ?

    ResponderExcluir
  34. Estou com um problema. Vendi um carro com placa Sp que esta sendo transferido para o Ceara, porem o atual proprietário ao efetuar a transferência é barrado pois a uma multa renainf do RS, q não esta no meu nome, impedindo a transferencia. Porem a multa n aparece com códigos de barra. O q fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimara!

      Entre em contato via fone diretamente com o órgão autuador (no RS) para emissão do boleto para pagamento da multa.

      Fernando

      Excluir
  35. Boa Tarde! Moro no Rio de Janeiro e estou comprando um carro de placa do Espirito Santo que roda aqui no Rio de Janeiro, consultando o Site do Detran ES verifiquei que tem 7 multas, 5 consigo imprimir e pagar, porém 2 delas que são de 2010 não consigo imprimir a guia para pagamento, as multas foram feitas aqui no Rio, mas se entro no site DetranRJ diz que o renavam não está cadastrado:

    UF:RJ-258190-H29247147 -5487/00 em 19/12/2012 às 17:30h R$ 127,69
    UF:RJ-207700-S29630414 -5550/00 em 01/02/2014 às 20:17h R$ 85,13

    Agradeço se puder ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essas autuações serão pagas somente após a transferência do veículo, quando então o DETRAN/RJ reconhecerá o veículo por meio do RENAVAM.

      Fernando

      Excluir
    2. Mas será que isso não como pendencia no DetranRJ e impedirá a transferência para o meu nome? Obrigado

      Excluir
    3. Olá!

      Não impedirá a transferência.

      Fernando

      Excluir
  36. Como dar baixa em multas do RENAIF, pois ja quitei a multa ,mas no sitema ela ainda consta. AOnde devo ir???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela!

      Pessoalmente, junto ao órgão autuador levando consigo o comprovante da multa paga.

      Fernando

      Excluir
  37. Como imprimi multas renaif em Maceió al

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andson!

      Acesse o site do órgão autuador.

      Fernando

      Excluir
    2. acesse este site da PRF, acho que nele vc consegue imprimir a multa..eu tive uma pelo renainf e consegui aqui.. o endereço do site é https://www.prf.gov.br/portal/multas-e-infracoes/consulta-de-multas-nada-consta..espero ter ajudado

      Excluir
  38. Olá.
    Fiz uma pesquisa na internet no site do DETRAN/AM a respeito das multas do meu carro, e apareceu uma multa RENAINF RD com a data de autuação 31/10/2013 e emissão da notificação em 11/11/2013 no local: BR-116 KM-5 UF-CE, sendo que nunca fui ao RECIFE-CE muito menos de carro, e agora como devo proceder ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Solicite uma cópia do Auto de Infração junto ao DPRF para verificar as informações lançadas pelo Agente conferindo com as características do seu veículo.

      Fernando

      Excluir
  39. Oi comprei o carro e apareceu multas pelo sistema renainf do antigo dono que ja faleceu , como faco para recorrer?

    ResponderExcluir
  40. Adquiri um carro de Goiania GO, fui fazer a transferencia e o Ciretran (SP) diz que não pode fazer por multa pendente do Renainf, no entanto a multa já foi paga no licenciamento de 2015, inclusive emitiram um complemento da multa após o licenciamento que também já foi paga a dois meses, mas o Ciretran alega a pendência. Como fazer para resolver o problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hankit!

      Entre em contato com o órgão responsável pela multa para cancelamento. A Ciretran de SP nada pode fazer quanto a isso.

      Fernando

      Excluir
  41. ola estou desesperado , comprei um veiculo dia 02/07/2015 , pois bem fomos ao cartório passar o veiculo no meu nome , pois bem quando fui no dentran RJ fazer a tranferêcia de propriedades , e costa uma multa do RENAINF e não consigo imprimir esse boleto de jeito nenhum , uns falam que no banco do brasil outros falam que é no banco do bradesco e nenhum me da opção de imprimir essa multa , , e não mostra nada no site do detran essa multa,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      E aparece o nome do órgão autuador?

      Presumo que a penalidade ainda não foi aplicada. Por isso, não há como pagar a multa.

      Fernando

      Excluir
  42. Boa tarde,
    Entrei com recurso na JARI no dia 11/06 e foi indeferido e só me retornaram agora dia 30/07, não tem um prazo de 30 dias para resposta? Ainda posso entrar com recurso no CETRAN e qual alegação seria mais correta.
    Observei tb que a NOTIFICAÇÃO DA AUTUAÇÃO veio sem o código da infraest eu posso entrar com recurso conforme portaria nº1279 de 23/12/2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O prazo para recorrer ao CETRAN é de até 30 dias, a contar do momento em que recebeu a Notificação referente ao resultado do recurso anterior.

      Sim, pode utilizar a Portaria em seu favor.

      Fernando

      Excluir
  43. Boa noite, gostaria de saber se com uma multa no RENAINF não tem como eu ver a descrição de qual foi a multa? Vendi meu carro para um familiar, mas não transferi ainda porque não foi concluído o pagamento e tem uma multa após a data de entrega, já tem um ano essa multa, mas não foi cometida nenhum infração após isso, tenho como recorrer? Para transferência do veiculo posso ir em qualquer DETRAN ou somente no de origem?

    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mony!

      Para saber qual é a multa, deve entrar em contato com o órgão autuador.

      A transferência deve ser efetivada no DETRAN da cidade para onde o veículo será transferido.

      Fernando

      Excluir
  44. correção..........Boa tarde! Meu nome é Marcio, comprei uma Kombi Placa KPS 1127 e a mesma tem 2 multas (renainf) com mais de 5 anos. A Pergunta é:
    "Elas precisam ser pagas ou prescreveram? e se prescreveram como dar baixa nas mesmas?

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde! Pergunta: como faço para acessar um multa no RENAINF? Fui fazer a transfêrencia de propriedade e a atendente do DETRAN me disse que existe uma multa nesse sistema. Mas no site do DETRAN não há nenhuma multa. Como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos!

      Se quer pagá-la, tente pelos bancos conveniados com o número do RENAVAM do veículo.

      Fernando

      Excluir
  46. a multa renaif leva ponto na carteira

    ResponderExcluir
  47. Boa noite! Fiz a transferência do carro de meu pai para mim. Porém existe uma multa no veículo em tramitação com defesa prévia faz uns 2 meses quando o proprietário ainda era meu pai. A transferência já foi feita essa semana. Caso essa penalidade seja enviado algum dia ela vai para o atual proprietário, que no caso sou eu?

    ResponderExcluir
  48. olá Fernando, estou com um problema com meu carro. a placa é de Manaus, mas moro no RJ e trouxe o veículo quando me mudei. Ainda não consegui mudar a placa por conta de multas recebidas por esse tal de RENAINF.

    são cinco multas e quatro eu já paguei, porém não consta pagamento em nenhum Detran e isso está me impedindo de ter a documentação do veículo renovada. todas as taxas estão pagas. a quinta multa ainda nem paguei e nem gerar boleto consigo.

    o caso está na justiça, porém não sei quem eu processo, seria o Detran? o Bradesco, onde fiz o pagamento? ou o RENAINF?

    se puder me esclarecer, agradeço. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto!

      Entre em contato com o órgão autuador de cada uma das infrações para poder realizar a baixa das multas pagas.

      Fernando

      Excluir
  49. A portaria N° 1279, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2010, determina em seu art. 3º, na parte III,"f) O Auto de Infração impresso deverá conter aviso que é obrigatória a presença do código INFRAEST ou RENAINF nas notificações sob pena de invalidade da multa; ", como se caracterizaria este codigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João!

      Isso quer dizer que as Notificações devem conter os códigos citados.

      Fernando

      Excluir
  50. Boa tarde. Estou comprando um veículo que consta no site do Detran do Paraná uma uma autuação pelo RENAINF aplicada em setembro de 2014. Não estou conseguindo pagar a multa. A minha duvida é, se o carro for transferido para meu nome eu corro o risco de ficar com os pontos desta multa em minha carteira futuramente? O dinheiro para pagar a multa ja foi descontado do dono anterior porem não consigo emitir o boleto para pagar e transferir os pontos para a carteira dele. Teria como recorrer caso futuramente os pontos da multa sejam transferidos para minha carteira?

    ResponderExcluir
  51. Olá, não consigo emitir o boleto da multa para pagar, aparece a mensagem (SITUACAO DO AUTO NAO PERMITE EMITIR GUIA DE RECOLHIMENTO) não sei o que fazer nesse caso o carro pede ser levado para o pátio. Já tentei de diversas maneiras imprimir o boleto mas não consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla!

      Não há como pagar a multa pois ainda não foi aplicada a penalidade e, por isso, não há nenhuma multa vinculada no veículo.

      Fernando

      Excluir
  52. Como dar baixa de uma multa que consta apenas como cadastrada desde 2013 e não foi enviada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A Notificação de Penalidade (com o boleto da multa) tem prazo de até cinco anos para ser expedida.

      Logo, ainda não há como dar baixa nessa multa.

      Fernando

      Excluir
  53. Olá! Recebi multa da prefeitura de Fortaleza em julho/14, como nunca estive neste estado,e a cor e o modelo do carro da foto da multa são diferentes do meu, recorri ao JARI e o recurso foi deferido. Entrei em contato com o Jari de Fortaleza e me informaram que nada consta. Mesmo assim condta a multa no DETRAN/SP, que me impede de licenciar o carro. A quem devo recorrer pra dar baixa??? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelize!

      Entre em contato com o DETRAN/SP para informar o ocorrido e o cancelamento da multa.

      Fernando

      Excluir
  54. Fernando, estou com uma autuação que ainda não me foi notificada, posso me defender ou tenho que aguardar a notificação ? Qual o prazo legal para eu ser notificado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidnei!

      Aguarde a Notificação.

      A primeira deve ser expedida em até 30 dias.

      Fernando

      Excluir
  55. Boa tarde,

    Recebi uma notificação em 2014 sobre uma multa em Minas Gerais a qual eu não estava dirigindo. Enviei a notificação ao DNIT com a exposição do devido condutor infrator. Após diversos contatos com o orgão, o mesmo, este ano de 2016, me informou que a transferência já havia sido feita. Porém, ao entrar no site do DETRAN-RJ a multa ainda consta no meu nome, inalterada.
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuella!

      Deve continuar em contato com o DNIT para verificar por que ainda não efetivaram a transferência.

      Fernando

      Excluir
  56. TENHO UM CARRO COM MULTA EM TRAMITE,QUE JA ESTOU RECORRENDO A 2 PARA A JARI, E ESTOU QUERENDO VENDER O CARRO COMO FAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior!

      Pode vendê-lo e avise o novo proprietário sobre esse fato para avisar-lhe, caso receba alguma Notificação.

      Fernando

      Excluir
  57. Fernando

    Estou com uma multa aplicada pela PRF em 2008 (8 anos atrás), foi aplicada uma defesa prévia e essa multa está em tramitação até o momento. existe possibilidade dessa multa entrar ainda? O que fazer para retirá-la do sistema?
    Já comprei o carro com essa multa, e não sei mais detalhes de qual foi a infração ou de como foi apresentada a defesa.

    Desde já agradeço e fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waldmir!

      Pela data informada, acredito que não será aplicada a penalidade.

      Informe-se com a PRF como fazer para solicitar a exclusão do sistema.

      Fernando

      Excluir
  58. Comprei um veiculo que possui multa em tramitação desde 03/05/2015,quero saber se quando essa multa entrar a pontuação vem para mim, pois o condutor não possui-a CNH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc comprou o carro após a data da multa, nao deve vir pra vc, caso venha a multa em teu nome, vc terá que fazer uma declaração de real infrator e passar a multa para o antigo dono,caso ele nao tenha cnh ainda , a multa irá para o seu cpf...se for necessario ligue para o detran de seu estado e se informe como proceder para declarar real infrator, normaçmente sao um formulário prenchido assinado por vc e pelo real infrator seus doc. e os deles..espero ter ajudado

      Excluir
    2. Thiala!

      A pontuação deveria ser inserida na CNH do antigo proprietário, mas como o DETRAN as vezes erra, pode ser que a sua habilitação seja pontuada.

      Fernando

      Excluir
  59. Olá.. Fui fazer o licenciamento do meu veiculo e fui surpreendida com uma multa na cidade de Botumirim/ MG, sendo que estou no interior de SP (nunca estive lá), e a infração é: veiculo sem licenciamento, emitida em 24/10/2015, sendo que o licenciamento foi feito em 08/07/2015. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda!

      Apenas recorra indicando que o veículo estava devidamente licenciado na data da suposta infração.

      Fernando

      Excluir
  60. Olá , Por gentileza poderia me informar qual endereço para recorrer multa do RENAIF/PRF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      RENAINF é apenas um código.

      PRF é a Polícia Rodoviária Federal.

      Fernando

      Excluir
  61. Recentemente recebi uma multa Renainf do estado de Goiás capital como faço para saber que emitiu a multa, se foi o detran, prf ou prefeitura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhonnes!

      Na própria Notificação recebida há essa informação.

      Fernando

      Excluir
  62. Oi, tentei ler a maioria dos comentários, pra você não precisar responder a mesma coisa... mas não dei conta de tudo! Veja se consegue me ajudar...
    Recebi uma multa na estrada, não assinei nada, o cara só tirou foto dos meus documentos e da placa do carro. Isso foi em 2014, como de lá pra cá nada aconteceu, fiquei tranquila.
    Eis que fui tirar a segunda via do documento e apareceu a tal da multa, eu nunca fui notificada por carta ou algo parecido. Eu tenho como recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélen!

      A multa (R$) já está vencida? Se sim, não há mais como recorrer.

      Fernando

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção, Fernando!

      Excluir
    3. Hélen!

      Disponha sempre que precisar.

      Fernando

      Excluir
  63. Boa tarde, meu carro é de São Paulo e consta uma multa reinanf de Minas Gerais. Já tem 12 dias que paguei e quando vou pagar o financiamento aparece essa multa. O que devo fazer?
    Órgão que multou é o DER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias!

      As multas normalmente demoram um pouco para sair do sistema após o pagamento.

      Caso demore demasiadamente, deverá entrar em contato diretamente com o DER/MG para verificar o que está ocorrendo.

      Fernando

      Excluir
  64. Prezado,

    Estou com uma autuação em tramitação da PRF, porém consegui emitir o boleto através do próprio sítio da PRF e efetuei o pagamento. No entanto, há dias, a multa ainda consta no sistema como em tramitação. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego!

      Entre em contato com a PRF e verifique o tempo que demoram para retirar a multa do sistema após o pagamento.

      Fernando

      Excluir
  65. Boa tarde,
    Estou com uma atuação de antes de adquirir meu veiculo, o antigo proprietário recorreu e ganhou a causa, e no licenciamento do ano passado ela não apareceu, mas no licenciamento desse ano qual foi minha surpresa ao ver uma multa lá, verifiquei qual era e para minha surpresa era a multa do antigo proprietário, como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato pessoalmente com o órgão autuador e solicite a exclusão da multa indevida. Leve consigo o documento que prova que ele venceu o recurso.

      Fernando

      Excluir
  66. Bom dia me chegou uma multa de radar móvel em um lugar que passo com frequência e tenho certeza absoluta qnao ultrapassei a velocidade no mesmo,mas em fim a multa é de 28/10/2016 e chegou 17/12 e no lugar onde era pra ter a foto do veículo não tem nada está em branco e também não consta código renainf como devo recorrer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilber!

      Essa Notificação possui boleto para pagamento da multa? Se sim, nesse documento normalmente não possui foto.

      A foto aparece na Notificação anterior (sem o boleto).

      Fernando

      Excluir
  67. Boa tarde, fui licenciar meu veiculo e contei que tenho uma multa na data de 16/05/2016 de excesso de velocidade na BR101 km 34 ,não consta cidade, apesar de pela rod. e km sei que é a Rio-Santos em São Sebastião. Meu carro esta registrado na mesma unidade federativa da união, nesse caso SP, não recebi nenhuma notificação e nunca fui nessa região com esse carro. tem como eu recorrer apesar da data?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eder!

      Entre em contato com o órgão autuador e solicite informações de como, quando e onde tentaram notificá-lo e não conseguiram, bem como as providências que tomaram em decorrência disso.

      Considerando a data da infração, presumo que não caiba mais recurso.

      Fernando

      Excluir
  68. Comprei um veículo dei no despachante para tranferencia porém tem uma multa renainf mais não consigo saber qual orgao emitiu a multa e quando olho no site do Detran sp so aparece o valor da multa sem nenhuma informação oque devo fazer carro e emplacado em sp sou do Paraná ja fui no banco do Brasil mais não consta no sistema a multa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O despachante não consegue verificar isso para vc??

      Fernando

      Excluir
    2. Nao inclusive o órgão responsável e o detranan não consta multa no veículo

      Excluir
    3. Chaires!

      Solicite ao seu despachante que verifique pessoalmente junto ao DETRAN. Se ele não consegue resolver, fica praticamente impossível sabermos quem é o responsável pela emissão dessa multa.

      Fernando

      Excluir
  69. Boa tarde, fui fazer a consulta do meu veículo e está constando duas multas, uma do ano de 2014 e outra de 2015? Ambas apliacadas pelo RENAINF,sendo que o veio o veículo pertence a a mesma unidade de federação onde a multa foi aplicada, isso proceder?? Não deveria ser unidade de federação diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudiana!

      Em tese sim, mas isso não é erro que invalidará a cobrança.

      Fernando

      Excluir
  70. Boa Tarde Fernando, Tudo bem?
    Observei que a NOTIFICAÇÃO DA AUTUAÇÃO e tambem NOTIFICAÇÃO DA PENALIDADE veio sem o código da infraest (Multa de CET - SP, D.S.V.) eu posso entrar com recurso ? Devo mencionar portaria nº1279 de 23/12/2010 ou Res. no. 637 de 30/11/2016.
    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde, fui fazer o licenciamento do meu carro e não consegui, porque apareceu uma multa Renainf de 10/04/2015, UF: RD, porém, não entendi o porque, onde foi, motivo, nada aparece.
    Meu carro era de BH e transferi para SP, comprei em Janeiro de 2015 e em Fevereiro 2015 estava transferido, pode ter alguma ligação ? Essa multa pode não ser minha ? Como posso saber qual o motivo e onde foi ?
    o que seria essa multa e o que posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauce!

      Para saber detalhes da infração, deve entrar em contato diretamente com o órgão autuador.

      Fernando

      Excluir
  72. como recorrer de uma multa renainf que não chegou ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato com o órgão autuador para se informar sobre os detalhes dessa infração, como Auto de Infração e as Notificações recebidas.

      Somente assim conseguirá verificar se ainda há prazo para recorrer, como exemplo.

      Fernando

      Excluir
  73. Não consigo gerar boleto para pagamento da autuação, o que aparece n
    o Detran PR é o que segue abaixo, como devo proceder?

    16/04/2017
    DEIXAR O PASSAGEIRO DE USAR O CINTO SEGURANCA
    156,18
    Esta infração ainda possui desconto!
    Auto:
    126200-1X2911693
    Situação:
    Notificado
    Órgão Competente:
    DER - SP
    Data:
    16/04/2017
    Hora:
    19h23
    Infração:
    51852 - DEIXAR O PASSAGEIRO DE USAR O CINTO SEGURANCA (ART 167 DO CTB)
    Local:
    SP 270 KM 308 METROS 450
    Vencimento do Auto:
    Valor (R$):
    156,18
    TOTAL 156,18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia!

      Se consegue gerar o boleto é porque provavelmente a penalidade ainda não foi aplicada.

      Fernando

      Excluir
  74. Olá Fernando, boa tarde!

    Comprei um Honda no ano de 2015 e não constava nenhum débito pendente. Desde de 2015 transferi o veículo para meu nome, licenciei, paguei IPVA e não constava nenhuma multa.
    No dia 06/09/2017, vendi meu carro e fui surpreendido no ato que fui no despachante com o novo proprietário, pois ele queria se certificar que não havia nenhuma pendencia no veículo antes de concluir a compra.
    Havia uma multa no valor de 85,13 do RENAINF por excesso de velocidade em Cajati/SP, e o antigo proprietário sempre residiu em Santos/SP, mesmo estado da autuação da multa aplicada em 2013. RENAINF não seria multas de outro estado?
    Conversei com o antigo proprietário e ele disse que nunca foi notificado e sempre residiu no mesmo endereço.
    Já paguei a multa no dia 06/09/2017, mas ainda consta no sistema, o novo proprietário irá conseguir transferir o veículo para o nome dele antes da multa sair do sistema?
    Nesse caso, posso recorrer dessa multa e ser reembolsada do valor da multa paga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se já pagou a multa, é provável que conseguirá transferir o veículo sem problemas.

      Se a multa já está vencida, não há mais como recorrer pela via administrativa.

      Fernando

      Excluir
  75. bom dia,
    tenho uma multa pela prf que recebi em 15/2/15 e recorri logo em seguida na epoca. o vencimento dela esta para 3/1/16. na consulta a multa aparece encaminhado renainf. e na consulta do renavam aparece multa em processo de recurso nao obrigatoria. tem ideia do prazo que podem demorar ainda??
    obrigado
    bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A PRF demora muito para julgar os recursos, tornando impossível delimitar um prazo que isso irá ocorrer.

      Fernando

      Excluir
  76. Boa tarde

    Recebi uma multa da Policia Rodov. Federal
    Meu carro é de Sao Paulo Capital e a multa diz ser em Pindamonhangaba/SP - dentro do mesmo Estado.
    Estranho pois:
    Data da infração: 24/07/2016 (2016)
    Data NA Expedida: 05/08/2016 (2016) - nunca recebida
    Data NP Expedida: 15/08/2017 (2017)
    Amparo Legal: Lei 9503/97 (CTB) 218 I

    Licenciei o veículo em janeiro/17 e nada constou de multa.

    A foto da multa está embassada e nao dá se quer para ver a placa.

    Recebi pelo correio quarta-feira (11/10/17) dia 12 feriado e o vencimento 14/10/17 (Sabado)

    Como e quando posso recorrer?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A informação sobre a data limite para recorrer consta na Notificação e provavelmente, é a mesma de vencimento da multa (R$).

      Acredito que por conta da greve dos Correios, a Notificação tardou à chegar.

      Fernando

      Excluir
  77. Bom dia.
    Efetuei o pagamento da multa RENAINF no dia 06.11 a noite. Quantos dias demorar para sair do sistema e tem algum site que consiga verificar a.situacao da multa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Depende da compensação e comunicação entre o banco e o órgão autuador.

      Deve verificar no site do órgão autuador.

      Fernando

      Excluir
  78. Bom dia
    Recebi 2 multas de São Paulo, mas o carro não esteve em São Paulo. Sou de Criciúma/SC. Fiz BO na polícia e fiz uma defesa aqui em SC no Detran. Mas não consigo pegar os documentos, pois alegam que tenho que pagar a multa. No setor de multas da Pref. de São Paulo não aparece defesa nem recurso. Como agir????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não aparece defesa porque o DETRAN/SC não as encaminhou para SP. Por isso, entre em contato com eles para verificar por qual motivo não a encaminharam para SP.

      Fernando

      Excluir
  79. Bom dia Fernando!
    Moro no RJ e fui multado no RJ com carro alugado da Locadora de Veiculos, a multa veio pelo Renainf, pois os carros da locadora são de MG. Não recebi autuação, pois fui demitido da empresa e a notificação deve ter ido pra lá. Como de costume, verifiquei o site do Detran RJ e me deparei com essas multas. As perguntas são: Posso entrar com recurso no RJ? Mesmo sem saber se a empresa recebeu autuação, se pagou ou se recorreu, eu posso recorrer para livrar de receber os pontos que já aparecem em meu nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre!

      Se as infrações ocorreram em MG, os recursos devem ser dirigidos para lá.

      Se ainda há prazo para recorrer, pode sim apresentar os recursos.

      Fernando

      Excluir
  80. Boa tarde Fernando.
    Comprei um veículo usado e fechei recibo no dia 11 de outubro. Quando foi dia 13 de outubro, o DETRAN RJ entrou em greve, só retornando suas atividades no dia 14 de novembro me impossibilitando de efetuar o registro do veículo em meu nome no prazo de 30 dias. Acabei por efetuar a vistoria no dia 14 de novembro (dia em que retornaram as atividades) e quando fui consultar o nada consta do veículo, constava uma multa referente a alteração de proprietário após o prazo, sendo que não vistoriei o veículo antes porque o Detran estava em greve e ainda não recebi a notificação no meu endereço. Posso solicitar recurso dessa multa? Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, pode recorrer pois a culpa não foi sua mas sim da greve do DETRAN.

      Fernando

      Excluir
  81. Ola, recebi uma notificação sem codigo RENAINF E INFRAEST, gostaria de saber se a portaria 1279 de dezembro de 2010 ainda é valida ou ja foi substituida

    ResponderExcluir
  82. Olá Doutor, entrei com recurso por ter ultrapassado supostamente em faixa contínua, digo supostamente, porque a rodovia está em recuperação, ou estava quando aconteceu e quase não dava pra ver as faixas! Tenho fotos que comprovam, entrei com recurso e consultei depois de um longo período consultei pelo renavan e diz: MULTAS EM PROCESSO DE RECURSO NÃO OBRIGATÓRIAS. A pergunta é: O que fazer?
    Aguardo retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Precisa verificar no local onde entregou a defesa, o que está ocorrendo ou se aguarda julgamento.

      Sem essa informação, não há como saber qual alternativa deve seguir.

      Fernando

      Excluir
  83. Boa tarde Fernando,

    estou tentando fazer a transferência de meu veículo de Unidade de Federação, já paguei IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e inclusive todas as multas que constavam no Detran, e PRF.
    Meu carro já passou na vistoria também, mas ao tentar emitir o novo DUT diz que existe uma multa no renainf, esta que foi paga há 5 dias, pois somente por meio de um despachante consegui visualizar
    qual multa constava. Porém, esta multa não costa mais no sistema da PRF, mas ainda consta no Renainf, dessa forma não consigo fazer a transferência de meu veiculo, como devo proceder?

    Obrigada.
    Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kakai!

      Você deve aguardar o período necessário para a multa (R$) sair do sistema.

      Fernando

      Excluir
  84. Comprei um veículo usado em 2006 e durante todos esses anos tenho efetuado o pagamento do IPVA e demais taxas sem problemas. Este ano fui surpreendido com uma cobrança de multa RENAINF emitida em 2006, data anterior a minha compra do veículo. Pergunto: Essa multa tem de ser paga? ou se estiver prescrita como devo recorrer para poder licenciar meu veículo? Obrigado pela atenção. Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A multa já prescreveu. Entre em contato com o órgão autuador para saber os procedimentos a fim de excluir o débito do veículo.

      Fernando

      Excluir
  85. Como faço pra saber de quando e onde foi essa multa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Normalmente, quando se pesquisa sobre a multa, aparecem informações sobre o órgão autuador, local, etc.

      Nada a aparece nesse sentido?

      Fernando

      Excluir
  86. Um conhecido foi multado pelo Art 230, V, no Código 65992 do DETRAN RJ, não assinou a Notificação eletrônica e nela é anotado que so serve como Notificação se o autuado for o proprietário do veiculo e tiver assinado a notificação, o que não é o caso nos 2 sentidos: Neste caso o Notificado/Autuado deverá aguardar 30 dias a NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO OU ESTA IRA PARA O PROPRIETÁRIO QUE NÃO ERA O CONDUTOR?

    na notificação não consta nem código INFRAEST nem RENAINF, CONFORME NECESSÁRIO PELA PRÓPRIA DESCRIÇÃO NA NOTIFICAÇÃO, POIS O AUTO É DE OUTRO ESTADO! CONSIDERO-A NULA, O QUE ME DIZEM!
    Neste caso, então os pontos (7) só poderão ser Impostos ao proprietário, até mesmo porque a infração é de responsabilidade dele, pois relativa a o registro do veiculo e, não a conduta do condutor! Isto só poderia ocorrer se o proprietário indicar REAL INFRATOR, CORRETO????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge!

      Nessa fase recursal, Notificação será encaminhada ao proprietário do veículo e não do condutor.

      As informações sobre o RENAINF devem constar na Notificação recebida pelo proprietário e não no Auto de Infração.

      Para essa infração, sendo de responsabilidade do proprietário, não há como indicar outro infrator.

      Fernando

      Excluir
  87. Nao consigo gerar o boleto no bradesco para pagamento da multa:
    Auto de Infração: X35481341, Auto de Renainf- cometida em 31/07/2017
    Órgão Emissor:DER-RJ ,Agente Emissor:DER-ENGEBRAS NOVO

    Não posso fazer a vistoria do meu carro sem primeiro quitá-la,Por favor voce poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Compareça numa das agências bancárias conveniadas com o DER/RJ, levando o documento do veículo.

      Lá vão realizar o pagamento normalmente.

      Fernando

      Excluir
  88. Recebi um auto de infração realizada no Rio de Janeiro pelo Renainf, meu carro nunca foi ao Rio de Janeiro, já procurei o Detran da minha cidade e o mesmo informou que seria o Detran do Rio de Janeiro, o Detran do Rio de Janeiro falou que eu tenho que procurar a PRF do Rio de Janeiro, já fiz 15 ligações no telefone da PRF do Ro de Janeiro 21-3503-9000 me colocam numa musiquinha e fica um tempão e cai a ligação, não sei como proceder, ainda nos autos consta que foi por som alto, nem som o meu carro tem, ele é original de fabrica, não consigo entender eles fazem o erro e agora eu que tenho que provar que não é o meu carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato com o órgão autuador (responsável pela multa) e solicite uma cópia do Auto de Infração. Nesse documento, avalie as informações do veículo para saber se coincide com as do seu veículo.

      Fernando

      Excluir
  89. Boa tarde,recebi uma multa sem capacete que ainda está em prazo de recurso.Sendo que na multa vem um número de RENAIF e eu tomei a multa no estado e município onde o veículo está registrado , posso usar isso como recurso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe!

      Isso é irrelevante no contexto.

      Solicite cópia do Auto de Infração e avalie as questões quanto ao preenchimento.

      Fernando

      Excluir
    2. Obrigado por responder , então a modo geral não tenho chance de ganhar no recurso ?

      Excluir
    3. Felipe!

      De modo geral, não há como responder essa pergunta sem avaliar o Auto de Infração.

      Solicite-o e faça essa análise para verificar se há o que explorar nos recursos.

      Fernando

      Excluir
  90. Como é que eu faço pra ver o estado da multa reinaif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Quando consulta a multa (R$) no cadastro do veículo, geralmente aparece o número/nome do órgão autuador.

      Fernando

      Excluir
  91. Boa tarde, comprei um veículo q existia algumas multas, realizei o pagamento das mesmas, mas consta 8 multas de renainf, já fazem 10 dias q foram pagas mas elas não baixam, já fui até o Detran de são Paulo , prefeitura e fazenda, em todos os orgaór constam o pagamento , pq essas multas não baixam?
    Eu vendi o carro e so vou receber quando estiver com o CRV , pois o veículo será alienado.... Q órgão devo procurar pra baixar essas multas,?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens!

      Multas RENAINF podem demorar mais de 30 dias para serem excluídas do cadastro do veículo.

      Você deve verificar diretamente no órgão responsável pelas multas.

      Fernando

      Excluir
  92. Bom dia, em janeiro de 2017 comprei um celta paguei documento que estava atrasado e fiz a transferência para o meu nome e fiquei aguardando o novo documento chegar e nunca que chegava procurei detran da minha cidade e o veiculo estava com duas multas notificadas de maio e outubro de 2015 e essa multas nem geram boleto, oque eu fasso, pois estou até agora estou sem documento por esse motivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raimundo!

      Você deve entrar em contato diretamente com o órgão responsável pela multa para poder gerar o boleto e pagá-las.

      Fernando

      Excluir
  93. Realmente essas RENAINF estão tirando meu sono, as transferencias dos clientes estão demorando quase dez dias para ficar prontas por causa da RENAINF que está demorando muito para baixar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange!

      Sim. Dependendo do Estado, podem demorar 30 dias.

      Fernando

      Excluir
  94. Olá
    Consultando os débitos de veículo na internet percebi uma multa que foi lançada no veículo. Porém a multa é de 2014, e eu sequer recebi notificação desta. Percebi também que o prazo de pagamento dela tb já venceu em 28.04 de 2018. Ainda é possível entrar com recurso?
    Grata
    Vivian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian!

      Se a multa já está vencida, não há como recorrer.

      Fernando

      Excluir