quarta-feira, 4 de maio de 2011

RENAINF

Olá!

O que significa a palavra "RENAINF"?
(dúvida postada por Sérgio, de Belo Monte - AL)

MULTAS RENAINF- Registro Nacional de Infrações de Trânsito

RENAINF é um sistema coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito- DENATRAN que registra as infrações à legislação de trânsito cometidas em unidade federada diversa daquela onde o veículo estiver registrado e licenciado, bem como, permite o registro das infrações impostas pela Polícia Rodoviária Federal-PRF e o DNIT-Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, independente da vinculação de registro do veículo. Esse sistema possibilita que o órgão autuador tenha os dados necessários para notificar o infrator sobre a infração cometida e sobre a respectiva penalidade, bem como vincular os débitos existentes no DETRAN de registro do veículo.

Exemplificando: um condutor, cujo veículo está registrado no Estado de São Paulo, comete uma infração no Estado de Goiás. O órgão autuador de Goiás, por meio do RENAINF, consegue notificar o proprietário do veículo e garantir que esta multa seja cobrada, cumprindo o que determina o artigo 260 do Código de Trânsito Brasileiro.

Fernando

Obs.: Tem alguma dúvida sobre essa ou outra questão sobre "trânsito"? Encaminhe uma mensagem para recursodemultasp@hotmail.com que teremos enorme prazer em respondê-la

128 comentários :

  1. O que é o renaf, que pede para ver a minha pontuação da minha CNH , depois q mudei de estado

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Fiz uma pesquisa na internet no site do DETRAN de SP a respeito das multas do meu carro e qual não foi minha surpresa, apareceu uma multa RENAINF SSP com a data de autuação 19/09/2009 e emissão da notificação em 09/10/2009.Comprei este veículo em JANEIRO DE 2011, fiz a transferência imediatamente e não constava nenhuma multa RENAINF, conversando com um despachante ele me alertou ser uma prática costumeira deste Departamento, afim de não perder o direito à cobrança afinal os orgãos de tránsito tem 30 dias para o envio da
    notificação.Como consta acima, não conseguiria transferir o carro e nem licenciá-lo em 2.011 sem que esta multa se constasse na época não tivesse sido paga.Gostaria se daber se vale a pena e qual seria o caminho para um RECURSO.Desde já agradeço. Faiçal Takieddine(faisal@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Faiçal!

    Vc conseguiu transferir o veículo porque ainda não há penalidade aplicada mas apenas uma autuação.

    Embora exista prazo de até 30 dias para expedir a Notificação, isso provavelmente foi feito ao proprietário anterior. A Notificação de Penalidade (aquela com o boleto par pagamento da multa) tem prazo de até cinco anos para ser expedida.

    Logo, sugiro que entre em contato com o proprietário anterior para receber os valores alusivos à essa infração/multa, para que possa fazer o pagamento quando recebê-la.

    Lembro que o RENAINF não é um órgão autuador mas um sistema onde são cadastradas autuações de veículos licenciados no Estado diferente de onde foi cometida a infração.

    Fernando.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma multa de uma moto no renainf do antigo proprietário e o mesmo colocasse a disposição para pagar a multa, porém não consigo ver o valor da mesma nem onde ocorreu. O Detran só informa que existe a multa não sabendo informar nem como faço para pagar.
    Como proceder neste caso.
    Placa da moto RJ-Niteroi BGX-6500

    Lutterbach@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro!

      Se ainda não há multa para pagar (pois não consegue visualizá-la) é porque a autuação ainda não se transformou em penalidade.

      Logo, deve aguardar a aplicação da penalidade para conseguir gerar o boleto e pagar a multa.

      Fernando

      Excluir
  5. Olá,
    recentemente numa consulta ao DETRAN-SP encontrei uma multa de 2009, da qual recorri e jamais fui notificado pela autoridade competente da negativa da minha solicitação, conforme legislação em vigor. Agora, 3 anos depois de silêncio a multa está no sistema.

    Existe alguma forma de consultar a resposta da JARI quanto a requisição? Devo pagar pela multa ou posso ainda recorrer de alguma forma?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Qual é a data de vencimento da multa?

      Vc pode solicitar uma cópia do julgamento junto ao órgão autuador.

      Fernando

      Excluir
  6. Boa tarde,
    consultei o DETRAN em dez de 2012 e não constavam multas em minha CNH, quando fui pagar o IPVA, licenciamento e seguro do meu carro em 15/01/2013 constava multa do RENAIF de velocidade no estado do RJ (cidade que infelizmente nunca conheci).
    Tive que pagar essa multa para liberação do pagamento dos impostos do meu veículo, e qual não foi minha surpresa quando consultei o sistema do DETRAN novamente (hoje: 17/01/2013) NÃO HAVIA NENHUMA MULTA!!!!
    Tenho uma cópia impressa do registro de multas das duas datas e tenho o comprovante de pagamento dessa multa.
    Achei a sacanagem tão grande que vou atrás dos meus direitos!!!
    Oque fazer??? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se pagou a multa, tal registro não constará mais nos sistemas informatizados.

      Procure o DETRAN do Estado onde reside ou o Ministério Público, para análise do caso e viabilidade de uma ação judicial.

      Fernando

      Excluir
  7. olá eu tenho uma multa no renainf e nao to conseguindo fazer a transferencia mas ja paguei essa multa quando deu baixa na federal ja deu tbm no renainf?

    ResponderExcluir
  8. Fernando,

    Boa tarde,

    Tenho alguns veículos que foram multados pelo dnit e já faz muito tempo e os boletos ainda não chegaram, há alguma forma de imprimir estes boletos para efetuação dos respectivos pagamentos ? Posso transferir algum veículo com multa em tramitação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se ainda não foram aplicadas as penalidades das autuações, não há como pagar as multas.

      Enquando isso, pode transferir normalmente os veículos sem o pagamento.

      Fernando

      Excluir
  9. Boa noite,

    fui autuado, e assinei o auto de infração, mas não encontro onde o codigo renainf está nele. e no rodapé tem a informação que a presença do codigo é obrigatoria, sob pena de invalidade da multa. isso significa algo? o codigo realmente pode não aparecer? só existem 2 codigos: AIT e DERBA, mas nao existe nenhuma referenia a codigo renainf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinho!

      Não há necessidade de inserir o Código RENAINF no Auto de Infração. Essa informação só vai constar na Notificação.

      Se assinou o Auto de Infração, há prazo de até 15 dias para apresentação da Defesa Prévia.

      Caso não assinou, aguarde a chegada da Notificação.

      Fernando

      Excluir
  10. Só complementando a minha pergunta: nesse auto de infração que recebi, que mais parece aqueles cupons fiscais de maquina de cartao de credito, também nao tem o prazo para defesa. tenho que contar esse auto como notificação ou esperar chegar a notificação em casa?

    ResponderExcluir
  11. boa noite comprei um carro no estado de são paulo consta uma multa renainf ja procurei no saite da policia federal e nada consta em nenhum lugar gostaria de melhores informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Consulte um despachante, que poderá verificar com mais exatidão o débito pendente.

      Fernando

      Excluir
  12. Ola. A defesa de uma multa RENAINF só pode ser cadastrada no órgão autuador? Isto é, se a multa ocorreu em Goiás e o meu carro é de Sao Paulo, consigo entrar com defesa ou recurso em SP? ou somente em Goiás?

    GRato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, consegue entrar por São Paulo, porém, sugiro que encaminhe a defesa para Goiás, via Correios, com Aviso de Recebimento.

      Fernando

      Excluir
  13. Boa tarde.

    Recebi um multa do Renaif, porem não era eu que estava com o veiculo era meu marido, como faço para que os pontos vá para carteira dele?
    At.
    Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora!

      Já recebeu a Notificação com o boleto para pagamento da multa?

      Fernando

      Excluir
  14. OLa, preciso efetuar uma transferencia de financiamento pelo banco Bradesco. e tem uma autuação do Renainf PR. ja faz 3 meses.. e não consigo pagar. isso pode impedir a transferencia?

    obg.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Fernando!
    Tudo bem?
    Ao tentar pagar meu licenciamento que vence agora em agosto, fui surpreendida por um multa do Renainf, de 25.03.2013. Ocorre que não fui notifica, ou sequer assinei alguma coisa. Posso entrar com recurso? Me ajude.
    Grata
    Rubia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rúbia!

      Inicialmente, entre em contato com o órgão autuador para se informar sobre o envio da Notificação. Pode ser que tentaram entregá-la e não conseguiram pois não havia pessoas na residência.

      Fernando

      Excluir
  16. Olá amigo, tenho que transferir / licenciar um veiculo, porém todas as taxas já foram pagas no execicio, mas quando vai gerar o licenciamento / documento, o sistema impede por constar "divida ativa Renainf", mas quando consulto pelo RENAVAM, para verificar / pagar esse debito nada consta, como pode, esse veiculo não saiu do estado de registro a mais de 1 ano, resumo não consigo licenciar por esse motivo, nem mesmo pagar esse debito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Multas de RENAINF são aquelas originadas em outros Estados. Como as multas podem ser cobradas (geradas) em até cinco anos, pode ser que essa sua pode ter sido cometida antes desse um ano.

      Já consultou um despachante?

      Fernando

      Excluir
  17. Fernando, muito obrigado pela resposta, e quanto a sua pergunta isso mesmo o documento / licenciamento está por ser feito em um despachante, e o mesmo informa o relato acima, todas as taxas, placa, e demais cobranças já foram pagas, e na hora de gerar o licenciamento, informa divida ativo RENAINF, porém quando consultado pelo renavam nada consta, e assim é impossível pagar essa multa / divida que consta, até o despachante falou nunca ter visto isso antes, alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Em qual Estado o veículo estava licenciado nos últimos 10 anos?

      Fernando

      Excluir
  18. Fernando muito obrigado,
    Onde consigo ver essa informação, através do Renavam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O despachante consegue verificar isso.

      Fernando

      Excluir
  19. Fernando, muito obrigado por toda sua ajuda e respostas, realmente dessa forma que você mencionou na ultima resposta, ele acabou de me ligar informando que encontrou uma multa da aplicada pela policia rodoviária federal no estado de MG, ele conseguiu essa informação e inclusive a multa para pagamento após consulta em vários Ciretran desse estado, vai a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que conseguiu localizar a multa. Assim, pode pagá-la e solucionar o problema.

      Fernando

      Excluir
  20. Olá estou desesperada :/ fui transferir meu carro e apareceu uma multa ranainf, não consigo localizar essa multa, e não consigo transferir, no detran eles não consegue informar, ja fui no Banco do Brasil e no Bradesco e nada consta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria!

      Procure um despachante para que ele faça a consulta.

      Fernando

      Excluir
  21. Fernando....Olá nao sei masi o que fazer....levamos uma multa por embreagez que nao [e nossa, somos do parana e a multa foi aplicada em sao paulo, ja procurei o detran pr, o detran sp, a secretaria da fazenda, uma passou para outram dizem que preciso descobrir qual orgao autuador, mas e dai....vou ter que entrar com um recurso com=nta quem? e quem vai pagar pelas custas disso tudo...desse erro que nao é meu? eu nao entendo isso. vou ficar maluca....quem posso procurar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Primeiro: quem é o órgão autuador?

      Parece que estou brincando, mas essa a primeira pergunta que será necessário responder para iniciarmos a nossa conversa.

      No aguardo.

      Fernando

      Excluir
  22. Fernando bom dia,

    Recebi um notificação por falta da certificação ambiental, é obrigatório que venha o nr. da INFRAEST na notificação ?

    No aguardo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essa infração não é de trânsito mas sim ambiental. Por isso, não segue as regras das Notificações de Infrações de Trânsito.

      Fernando

      Excluir
  23. Fernando boa tarde,

    Na notificação de rodizio municipal deve conter o nr. da INFRAEST?

    No aguardo, e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Na Notificação de Penalidade (com o boleto da multa), sim.

      Fernando

      Excluir
  24. Paguei uma multa que tenho no renaif e ela não sai do sistema. Daí meu despachante pagou novamente e ela ainda está no Sistema do RENAINF.
    preciso transferir meu carro de estado e já até fiz vistoria. estou nessa luta desde 2013. Viajo demais e estou com a documentação vencida, porém IPVA 2014 pago. Corro algum risco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia!

      Sim. Se abordada, o veículo será removido ao pátio.

      Já entrou em contato com o órgão autuador para saber o que está ocorrendo?

      Fernando

      Excluir
  25. Boa tarde Fernando
    Sou do PR e tenho 4 notificações do meu veiculo, 4 multas autuadas no Rio Grande do Sul e não consigo imprimir a guia para pagamento e nem sei se posso recorrer delas? No site do Sistema integrado de multas, na hora de imprimir a guia, o recado diz que a situação da notificação não permite imitir a guia de recolhimento e noutro ponto no mesmo site no link do RENAINF diz que é preciso por "nosso numero" ou "identificação do repasse" e não tenho isso...so vejo a multa consultando a minha CNH no DETRAN PR e no meu endereço nada chegou. Onde e como consigo imprimir e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrinho!

      Parece que a autuação ainda não foi convertida em penalidade. Deve ser por isso que não consegue imprimir os boletos.

      Se as autuações forem recentes, aguarde um pouco e tente imprimi-los novamente.

      Fernando

      Excluir
    2. Aconteceu a mesma coisa comigo. A multa já tem mais de um ano e não consigo emitir a guia.

      Excluir
  26. Fernando,

    Sou do RJ e tomei uma multa aqui mesmo no RJ por má fé do agente. Ele me enquadrou no art 193 dizendo que eu passei por cima de uma marca de canalização quando, na verdade, eu entrei antes, quando a linha ainda era pontilhada. Recebi a notificação aqui em casa e percebi que nela não consta o número do Renainf. Esse número é obrigatório? Cabe recurso pedindo a anulação da multa?

    Obrigado desde já,
    Marco Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco!

      Isso não invalida o Auto de Infração, embora seja uma informação obrigatória na Notificação.

      Fernando

      Excluir
  27. Bom dia, gostei muito do site de vocês, muito explicativo, gostaria de tentar tirar a minha duvida que verifiquei neste ano de 2014....

    Conta no site do Detran do Paraná uma uma autuação pelo RENAINF em meu nome do ano de 2011, mas acontece que todos estes anos venho pagando a minha documentação através do sistema convencional dos caixas do banco do brasil e nunca me apareceu nada, e agora dando uma olhada no site para consultar uma outra situação me apareceu isto, tem como vocês me explicarem melhor o que acontece, desde de já agradeço, obrigado.

    OBS: Copiei abaixo como estava no site do Detran na data de hoje.....

    Resumo das Multas de Trânsito Quantidade
    Valor em Reais (R$)
    MULTAS EM PARC./EXEC.JUDICIAL/SOB JUDICE ------NADA CONSTA
    MULTAS OBRIGATÓRIAS----- NADA CONSTA
    MULTAS EM PROCESSO DE RECURSO OBRIGATÓRIAS ---NADA CONSTA
    MULTAS EM PROC. DE RECURSO NÃO OBRIGATÓRIAS ---NADA CONSTA
    MULTAS IMPOSTAS ----NADA CONSTA
    Total------NADA CONSTA

    Resumo das Autuações de Trânsito Quantidade Valor em Reais (R$) AUTUAÇÕES NOTIFICADAS R$ 574,61
    AUTUAÇÕES EM PROCESSO DE NOTIFICAÇÃO----- NADA CONSTA
    AUTUAÇÕES EM PROCESSO DE DEFESA----- NADA CONSTA
    Total ------- 1 -------- 574,61

    DISCRIMINAÇÃO DAS AUTUAÇÕES DE TRÂNSITO
    RENAINF
    Auto: ------------------- Situação: NOTIFICADO
    Data: 23/11/2011 Hora: 08h15
    Infração: 581 - TRANSITAR C/ O VEIC EM CALCADAS, PASSEIOS, PASSARELAS
    Local: BR-369 KM-155 UF-PR Valor (R$): 574,61
    LONDRINA - PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É uma infração ocorrida em 2011 e que o proprietário foi notificado. Porém, ainda não se transformou em penalidade e por isso, não há como pagá-la.

      Fernando

      Excluir
    2. E se de repente eu resolva vender este carro, sera que nesta hora da transferência, vou ter problema?

      Excluir
    3. Olá!

      Se ainda não há multa para pagamento, não haverá problema.

      Fernando

      Excluir
  28. boa tarde, comprei um veiculo e fui consultar o extrato do veiculo e esta aparecendo isso :

    Auto: xxxxxx Situação: NOTIFICADO
    Data: 26/10/2012 Hora: 13h16
    Infração: 745 - TRANSITAR VELOC SUP MAX PERMITIDA EM ATE 20%
    Local: BR-476 KM 147.0 Valor (R$): 85,12
    CURITIBA - PR


    a multa é la de 2012, o veiculo esta tudo em dia, IPVa, seguro obgritatorio etc..

    vou transferir ele semana que vem, vou ter algum problema na hora de transferir ? como faço pra pagar essa multa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André!

      Não tem como pagar a multa e não terá problemas na transferência do veículo.

      Futuramente, receberá a Notificação para proceder o pagamento.

      Fernando

      Excluir
  29. Bom dia, gostaria de uma ajuda comprei um veículo de uma locadora Avis Seminovos em São Paulo dia 18/12/13, Fiat Uno 2012 placa MG, só que até agora a concessionária não quer passar o documento no meu nome, janeiro tomei 02 multas em São Paulo, disseram que eu tinha que pagar essas multas primeiro, após liberar consegui pagar em abril, só que agora estão alegando que tem 02 autuações ,que são de outro Estado, que tomaram antes de eu comprar o carro, que está impedindo de fazer a transferência, despachante diz que uma delas é que está empatando a transferência, pois foi emitida dia 20/04/14, falam que preciso esperar virar multa para pagar e dar sequencia na transferência, gostaria de saber se esse é o procedimento mesmo, se não tem uma maneira de imprimir essa multa, segue a multa. No aguardo. Obrigado.


    Placa:
    OLO2048

    Situação:
    NOTIFICACAO DA AUTUACAO EMITIDA

    Marca/Cor:
    -

    Código:
    745-5

    Data:
    20/04/2013

    Hora:
    11:29

    Descrição:
    TRANS EM VEL SUP A MAX PERM ATE 20

    Local:
    BR-101 KM 149.0

    Município:
    GOIANINHA

    Incluída em:
    26/04/2013

    Número AIT:
    E005984872

    Número Processamento:
    5161784

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sugiro que entre em contato com a cidade de Goianinha para solicitar o aceleramento da cobrança. Com isso, pode pagar a multa e resolver o problema.

      Fernando

      Excluir
  30. Olá. Estou vendendo meu carro e consta no site do Detran uma autuação pela RENAINF, sobre excesso de velocidade em trecho de um município vizinho. Quando solicito o boleto diz que não posso pagar pois o processo está em tramitação e foi registrado por órgão de outra UF. Mas foi no mesmo Estado! Como um órgão de outra UF pode emitir um auto de infração onde eu moro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana!

      Não entendi a sua dúvida.

      O que tem o Auto de Infração? Não há emissão de Auto mas sim de Notificações.

      Fernando

      Excluir
  31. Boa Noite Fernando.
    Comprei um carro e quando fui fazer a transferencia de Propriedade e Jurisdição consta 2 multas Renainf, sendo que essas multas ja foram pagas.
    No Detran RN (de origem do carro ) nada consta , só no DENATRAN.
    Nao estou conseguindo fazer minha transferencia, aonde eu posso recorrer para dar baixa nessas multas?
    Obrigada Carolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina!

      Vc deve verificar na origem (RN) para saber o que está ocorrendo e quais alternativas podem fazer para eliminar definitivamente tais infrações do prontuário do veículo.

      Fernando

      Excluir
    2. BOA NOITE FERNANDO.
      RECEBI UMA NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO E GOSTARIA DE SABER SE O FATO DO CAMPO DO CÓDIGO DO RENAINF NÃO ESTAR PREENCHIDO É UM ARGUMENTO DE DEFESA PRÉVIA.
      DESDE JÁ AGRADEÇO.
      FLÁVIO

      Excluir
    3. Flávio!

      Nunca vi um êxito nos recursos por conta disso.

      Fernando

      Excluir
  32. Consta em meu RENAVAN a Infração: 745 - TRANSITAR VELOC SUP MAX PERMITIDA EM ATE 20%
    Local: BR-277 KM-101 UF-PR Valor (R$): 85,13
    CURITIBA - PR
    Ao pagar o licenciamento, fui informado que não precisava pagar a referida multa, pois se tratava somente de uma notificação. Como assim? Terei algum problema futuro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, futuramente será aplicada a penalidade e terá que pagar a multa.

      Fernando

      Excluir
  33. Tenho multas do ano passado, meu carro é isento de IPVA e esse mês chegou o licenciamento pra pagar, minha duvida é.. Se eu pagar o licenciamento terei de pagar as multas para o documento vim ou pagando só o licenciamento já vem o documento ?

    ResponderExcluir
  34. Estou com um problema. Vendi um carro com placa Sp que esta sendo transferido para o Ceara, porem o atual proprietário ao efetuar a transferência é barrado pois a uma multa renainf do RS, q não esta no meu nome, impedindo a transferencia. Porem a multa n aparece com códigos de barra. O q fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimara!

      Entre em contato via fone diretamente com o órgão autuador (no RS) para emissão do boleto para pagamento da multa.

      Fernando

      Excluir
  35. Boa Tarde! Moro no Rio de Janeiro e estou comprando um carro de placa do Espirito Santo que roda aqui no Rio de Janeiro, consultando o Site do Detran ES verifiquei que tem 7 multas, 5 consigo imprimir e pagar, porém 2 delas que são de 2010 não consigo imprimir a guia para pagamento, as multas foram feitas aqui no Rio, mas se entro no site DetranRJ diz que o renavam não está cadastrado:

    UF:RJ-258190-H29247147 -5487/00 em 19/12/2012 às 17:30h R$ 127,69
    UF:RJ-207700-S29630414 -5550/00 em 01/02/2014 às 20:17h R$ 85,13

    Agradeço se puder ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essas autuações serão pagas somente após a transferência do veículo, quando então o DETRAN/RJ reconhecerá o veículo por meio do RENAVAM.

      Fernando

      Excluir
    2. Mas será que isso não como pendencia no DetranRJ e impedirá a transferência para o meu nome? Obrigado

      Excluir
    3. Olá!

      Não impedirá a transferência.

      Fernando

      Excluir
  36. Como dar baixa em multas do RENAIF, pois ja quitei a multa ,mas no sitema ela ainda consta. AOnde devo ir???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela!

      Pessoalmente, junto ao órgão autuador levando consigo o comprovante da multa paga.

      Fernando

      Excluir
  37. Respostas
    1. Andson!

      Acesse o site do órgão autuador.

      Fernando

      Excluir
    2. acesse este site da PRF, acho que nele vc consegue imprimir a multa..eu tive uma pelo renainf e consegui aqui.. o endereço do site é https://www.prf.gov.br/portal/multas-e-infracoes/consulta-de-multas-nada-consta..espero ter ajudado

      Excluir
  38. Olá.
    Fiz uma pesquisa na internet no site do DETRAN/AM a respeito das multas do meu carro, e apareceu uma multa RENAINF RD com a data de autuação 31/10/2013 e emissão da notificação em 11/11/2013 no local: BR-116 KM-5 UF-CE, sendo que nunca fui ao RECIFE-CE muito menos de carro, e agora como devo proceder ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Solicite uma cópia do Auto de Infração junto ao DPRF para verificar as informações lançadas pelo Agente conferindo com as características do seu veículo.

      Fernando

      Excluir
  39. Oi comprei o carro e apareceu multas pelo sistema renainf do antigo dono que ja faleceu , como faco para recorrer?

    ResponderExcluir
  40. Adquiri um carro de Goiania GO, fui fazer a transferencia e o Ciretran (SP) diz que não pode fazer por multa pendente do Renainf, no entanto a multa já foi paga no licenciamento de 2015, inclusive emitiram um complemento da multa após o licenciamento que também já foi paga a dois meses, mas o Ciretran alega a pendência. Como fazer para resolver o problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hankit!

      Entre em contato com o órgão responsável pela multa para cancelamento. A Ciretran de SP nada pode fazer quanto a isso.

      Fernando

      Excluir
  41. ola estou desesperado , comprei um veiculo dia 02/07/2015 , pois bem fomos ao cartório passar o veiculo no meu nome , pois bem quando fui no dentran RJ fazer a tranferêcia de propriedades , e costa uma multa do RENAINF e não consigo imprimir esse boleto de jeito nenhum , uns falam que no banco do brasil outros falam que é no banco do bradesco e nenhum me da opção de imprimir essa multa , , e não mostra nada no site do detran essa multa,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      E aparece o nome do órgão autuador?

      Presumo que a penalidade ainda não foi aplicada. Por isso, não há como pagar a multa.

      Fernando

      Excluir
  42. Boa tarde,
    Entrei com recurso na JARI no dia 11/06 e foi indeferido e só me retornaram agora dia 30/07, não tem um prazo de 30 dias para resposta? Ainda posso entrar com recurso no CETRAN e qual alegação seria mais correta.
    Observei tb que a NOTIFICAÇÃO DA AUTUAÇÃO veio sem o código da infraest eu posso entrar com recurso conforme portaria nº1279 de 23/12/2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O prazo para recorrer ao CETRAN é de até 30 dias, a contar do momento em que recebeu a Notificação referente ao resultado do recurso anterior.

      Sim, pode utilizar a Portaria em seu favor.

      Fernando

      Excluir
  43. Boa noite, gostaria de saber se com uma multa no RENAINF não tem como eu ver a descrição de qual foi a multa? Vendi meu carro para um familiar, mas não transferi ainda porque não foi concluído o pagamento e tem uma multa após a data de entrega, já tem um ano essa multa, mas não foi cometida nenhum infração após isso, tenho como recorrer? Para transferência do veiculo posso ir em qualquer DETRAN ou somente no de origem?

    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mony!

      Para saber qual é a multa, deve entrar em contato com o órgão autuador.

      A transferência deve ser efetivada no DETRAN da cidade para onde o veículo será transferido.

      Fernando

      Excluir
  44. correção..........Boa tarde! Meu nome é Marcio, comprei uma Kombi Placa KPS 1127 e a mesma tem 2 multas (renainf) com mais de 5 anos. A Pergunta é:
    "Elas precisam ser pagas ou prescreveram? e se prescreveram como dar baixa nas mesmas?

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde! Pergunta: como faço para acessar um multa no RENAINF? Fui fazer a transfêrencia de propriedade e a atendente do DETRAN me disse que existe uma multa nesse sistema. Mas no site do DETRAN não há nenhuma multa. Como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos!

      Se quer pagá-la, tente pelos bancos conveniados com o número do RENAVAM do veículo.

      Fernando

      Excluir
  46. Boa noite! Fiz a transferência do carro de meu pai para mim. Porém existe uma multa no veículo em tramitação com defesa prévia faz uns 2 meses quando o proprietário ainda era meu pai. A transferência já foi feita essa semana. Caso essa penalidade seja enviado algum dia ela vai para o atual proprietário, que no caso sou eu?

    ResponderExcluir
  47. olá Fernando, estou com um problema com meu carro. a placa é de Manaus, mas moro no RJ e trouxe o veículo quando me mudei. Ainda não consegui mudar a placa por conta de multas recebidas por esse tal de RENAINF.

    são cinco multas e quatro eu já paguei, porém não consta pagamento em nenhum Detran e isso está me impedindo de ter a documentação do veículo renovada. todas as taxas estão pagas. a quinta multa ainda nem paguei e nem gerar boleto consigo.

    o caso está na justiça, porém não sei quem eu processo, seria o Detran? o Bradesco, onde fiz o pagamento? ou o RENAINF?

    se puder me esclarecer, agradeço. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto!

      Entre em contato com o órgão autuador de cada uma das infrações para poder realizar a baixa das multas pagas.

      Fernando

      Excluir
  48. A portaria N° 1279, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2010, determina em seu art. 3º, na parte III,"f) O Auto de Infração impresso deverá conter aviso que é obrigatória a presença do código INFRAEST ou RENAINF nas notificações sob pena de invalidade da multa; ", como se caracterizaria este codigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João!

      Isso quer dizer que as Notificações devem conter os códigos citados.

      Fernando

      Excluir
  49. Boa tarde. Estou comprando um veículo que consta no site do Detran do Paraná uma uma autuação pelo RENAINF aplicada em setembro de 2014. Não estou conseguindo pagar a multa. A minha duvida é, se o carro for transferido para meu nome eu corro o risco de ficar com os pontos desta multa em minha carteira futuramente? O dinheiro para pagar a multa ja foi descontado do dono anterior porem não consigo emitir o boleto para pagar e transferir os pontos para a carteira dele. Teria como recorrer caso futuramente os pontos da multa sejam transferidos para minha carteira?

    ResponderExcluir
  50. Olá, não consigo emitir o boleto da multa para pagar, aparece a mensagem (SITUACAO DO AUTO NAO PERMITE EMITIR GUIA DE RECOLHIMENTO) não sei o que fazer nesse caso o carro pede ser levado para o pátio. Já tentei de diversas maneiras imprimir o boleto mas não consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla!

      Não há como pagar a multa pois ainda não foi aplicada a penalidade e, por isso, não há nenhuma multa vinculada no veículo.

      Fernando

      Excluir
  51. Como dar baixa de uma multa que consta apenas como cadastrada desde 2013 e não foi enviada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A Notificação de Penalidade (com o boleto da multa) tem prazo de até cinco anos para ser expedida.

      Logo, ainda não há como dar baixa nessa multa.

      Fernando

      Excluir
  52. Olá! Recebi multa da prefeitura de Fortaleza em julho/14, como nunca estive neste estado,e a cor e o modelo do carro da foto da multa são diferentes do meu, recorri ao JARI e o recurso foi deferido. Entrei em contato com o Jari de Fortaleza e me informaram que nada consta. Mesmo assim condta a multa no DETRAN/SP, que me impede de licenciar o carro. A quem devo recorrer pra dar baixa??? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelize!

      Entre em contato com o DETRAN/SP para informar o ocorrido e o cancelamento da multa.

      Fernando

      Excluir
  53. Fernando, estou com uma autuação que ainda não me foi notificada, posso me defender ou tenho que aguardar a notificação ? Qual o prazo legal para eu ser notificado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidnei!

      Aguarde a Notificação.

      A primeira deve ser expedida em até 30 dias.

      Fernando

      Excluir
  54. Boa tarde,

    Recebi uma notificação em 2014 sobre uma multa em Minas Gerais a qual eu não estava dirigindo. Enviei a notificação ao DNIT com a exposição do devido condutor infrator. Após diversos contatos com o orgão, o mesmo, este ano de 2016, me informou que a transferência já havia sido feita. Porém, ao entrar no site do DETRAN-RJ a multa ainda consta no meu nome, inalterada.
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuella!

      Deve continuar em contato com o DNIT para verificar por que ainda não efetivaram a transferência.

      Fernando

      Excluir
  55. TENHO UM CARRO COM MULTA EM TRAMITE,QUE JA ESTOU RECORRENDO A 2 PARA A JARI, E ESTOU QUERENDO VENDER O CARRO COMO FAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior!

      Pode vendê-lo e avise o novo proprietário sobre esse fato para avisar-lhe, caso receba alguma Notificação.

      Fernando

      Excluir
  56. Fernando

    Estou com uma multa aplicada pela PRF em 2008 (8 anos atrás), foi aplicada uma defesa prévia e essa multa está em tramitação até o momento. existe possibilidade dessa multa entrar ainda? O que fazer para retirá-la do sistema?
    Já comprei o carro com essa multa, e não sei mais detalhes de qual foi a infração ou de como foi apresentada a defesa.

    Desde já agradeço e fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waldmir!

      Pela data informada, acredito que não será aplicada a penalidade.

      Informe-se com a PRF como fazer para solicitar a exclusão do sistema.

      Fernando

      Excluir
  57. Comprei um veiculo que possui multa em tramitação desde 03/05/2015,quero saber se quando essa multa entrar a pontuação vem para mim, pois o condutor não possui-a CNH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc comprou o carro após a data da multa, nao deve vir pra vc, caso venha a multa em teu nome, vc terá que fazer uma declaração de real infrator e passar a multa para o antigo dono,caso ele nao tenha cnh ainda , a multa irá para o seu cpf...se for necessario ligue para o detran de seu estado e se informe como proceder para declarar real infrator, normaçmente sao um formulário prenchido assinado por vc e pelo real infrator seus doc. e os deles..espero ter ajudado

      Excluir
    2. Thiala!

      A pontuação deveria ser inserida na CNH do antigo proprietário, mas como o DETRAN as vezes erra, pode ser que a sua habilitação seja pontuada.

      Fernando

      Excluir
  58. Olá
    Por gentileza pode me esclarecer? Meu carro é do Paraná e fui notificada com duas autuações do mesmo dia, uma da prefeitura de Curitiba e outra, do mesmo dia e local, do RENAINF. A questão é, pelo que li o RENAINF autua/multa veículos que cometeram infração em outro estado certo? Mas como pode ter me autuado no mesmo estado? Não sei se foi um erro do sistema mas gostaria de saber como agir para evitar transtornos futuros.

    Obrigada, Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina!

      RENAINF não é um órgão que autua, mas um sistema informatizado para poder cobrar multas de veículos de outros Estados.

      Fernando

      Excluir
  59. Olá.. Fui fazer o licenciamento do meu veiculo e fui surpreendida com uma multa na cidade de Botumirim/ MG, sendo que estou no interior de SP (nunca estive lá), e a infração é: veiculo sem licenciamento, emitida em 24/10/2015, sendo que o licenciamento foi feito em 08/07/2015. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda!

      Apenas recorra indicando que o veículo estava devidamente licenciado na data da suposta infração.

      Fernando

      Excluir
  60. Olá , Por gentileza poderia me informar qual endereço para recorrer multa do RENAIF/PRF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      RENAINF é apenas um código.

      PRF é a Polícia Rodoviária Federal.

      Fernando

      Excluir
  61. Boa noite como faço pra entrar com recurso de uma multa que nao foi cometida por mim sen dados do condutor do veiculo somente a placa

    ResponderExcluir