terça-feira, 7 de junho de 2011

CET moderniza 156 radares e vai passar a multar à noite

Olá!

A quantidade de multas de trânsito aplicadas para quem avança semáforo vermelho ou invade as faixas exclusivas para ônibus deve quintuplicar no segundo semestre. A estimativa é da própria Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que vai trocar todos os 156 radares que flagram essas infrações. Hoje, eles são do modelo fotográfico – considerado obsoleto – e deveriam ser eletrônicos.

A cidade de São Paulo tem atualmente 120 radares para flagrar desrespeito ao semáforo vermelho (modelo Refis) e outros 30 para fiscalizar a invasão da faixa de ônibus (Reifex). Todos funcionam como uma máquina fotográfica antiga, em que é preciso colocar um “filme”, que é chamado de chapa, e depois revelar as fotos.

O problema desses radares é que têm um limite de 36 fotos e, quando essa quantidade é atingida, ficam inoperantes até que a chapa seja trocada. Uma empresa contratada pela CET faz uma espécie de ronda, trocando as chapas dos radares periodicamente, mas em alguns casos os equipamentos ficam até um dia inteiro sem flagrar infrações dos motoristas.

Outro entrave é que em média metade das fotos tiradas por esses radares é desprezada por ter baixa qualidade de visualização. Esses equipamentos tampouco são inteligentes, já que flagram qualquer veículo que invada a faixa de ônibus, inclusive táxis, que têm autorização para circular ali.

“Esses equipamentos fotográficos têm quase 20 anos de operação e estão todos obsoletos. Por isso decidimos trocar logo todos os radares desse modelo. Virou uma prioridade”, diz o diretor administrativo da CET, coronel Luiz Alberto dos Reis. Os novos radares serão eletrônicos, como os de velocidade, que fiscalizam infrações como o rodízio de veículos. As informações são passadas diretamente para o banco de dados da CET e não há limite de fotos.

Outro grande diferencial que virá com as mudanças será o registro das infrações cometidas à noite, como avanço de semáforo vermelho, que até então não era efetivo. A infração rende grande quantidade de recursos de multas por parte dos motoristas, uma vez que muitos alegam que desrespeitaram o sinal vermelho por questões de segurança, como em situações com risco de assalto.

A medida foi considerada positiva pelo mestre em transportes pela USP Sérgio Ejzenberg. “Não tem sentido você interromper a fiscalização à noite, mesmo por questões de segurança. Segurança pública se resolve com policiamento, e não incentivando uma infração de trânsito que pode provocar um grave acidente”, avalia ele. Segundo Ejzenberg, uma forma de melhorar a segurança à noite seria diminuir o tempo de duração dos semáforos vermelhos.

Se a estimativa de quintuplicar a quantidade de multas se confirmar, a invasão de faixa de ônibus e o avanço sobre semáforo vermelho se tornariam, respectivamente, a terceira e a quarta infrações mais recorrentes, atrás apenas do rodízio e do excesso de velocidade. Em 2010, a CET aplicou 277,9 mil multas para o desrespeito à faixa exclusiva e 272,5 mil para motoristas que avançaram o semáforo.

A troca dos equipamentos deve acontecer no início do segundo semestre. A decisão deve ser anunciada na sexta-feira. Além disso, a CET estuda reposicionar antigos equipamentos em avenidas de menor movimento.

Fernando

Fonte: CET moderniza 156 radares e vai passar a multar à noite, por Renato Machado, disponível em http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/cet-moderniza-156-radares-e-vai-passar-a-multar-a-noite/, acesso em 07 de junho de 2011, às 07h17

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