segunda-feira, 13 de junho de 2011

Motoristas desrespeitam as leis de trânsito no Aeroporto de Congonhas

Olá!

As pessoas que vão ao aeroporto reclamam sobre onde estacionar. O guarda é implacável: quem parou em local proibido é multado, mas para alguns motoristas a placa de "proibido parar ou estacionar" parece significar "pare exatamente aqui". No Aeroporto de Congonhas, até o vigilante que trabalha no local deixa o carro em lugar proibido.

Nos arredores do aeroporto é como se a lei de trânsito fosse outra. Uma placa diz o que a fila de carros estacionados contradiz. É proibido parar e estacionar em qualquer ponto de uma avenida que leva à entrada do Aeroporto de Congonhas, mas muitos motoristas desrespeitam a regulamentação. Eles ficam dentro do carro, de olho na fiscalização.

O gerente de vendas Ronuel Herrera afirma saber que é proibido parar e estacionar no local. "Na verdade, eu ia colocar no estacionamento, mas em virtude do atraso do voo, eu já dei 2 voltas, por isso que eu estou parado por 10 minutos", explica o gerente de vendas Ronuel Herrera, que já tinha sido multado. "Infelizmente", lamenta.

Todos ali dizem ter um motivo forte para abrir uma exceção. "Eu parei para falar no celular. Para não dirigir falando no celular", diz um motorista. "Chega uns carros de bacana e ficam parados e eles não fazem nada. Só multam o da gente", reclama o retificador Cláudio Gutierrez.

O vigilante Francisco Furtado explica que a área é reservada para o desembarque de autoridades. "Só veículos oficiais", mas não consegue explicar por que parou o próprio carro em local proibido. "Está irregular. Só que, daqui a pouco, eu vou colocar em uma área apropriada", rebate.

É quase sempre por pouco tempo. "Só fiquei 2 segundos", mas o carro ficou estacionado por mais de três horas. O proprietário do carro deixou um bilhetinho para o fiscal que dizia: "Autorização Polícia Civil", mas não colou. "Não há essa autorização, ele também deve ser autuado", diz o tenente André Vaz de Lima da Polícia Militar.

Juntas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Polícia Militar fazem a fiscalização em Congonhas. "No caso, a PM faz essa fiscalização 24hs, inclusive com a recriação do Batalhão de Transito, há aproximadamente um ano esta aumentando a fiscalização desse tipo de infração de trânsito", diz o tenente André Vaz de Lima da Polícia Militar.

No ano passado só a CET aplicou mais de mil multas nos arredores de Congonhas. Ao todo, 706 por estacionamento irregular e 379 por parar em local proibido. Nos três primeiros meses de 2011, foram 285 multas.

Um taxista ia levar a segunda do dia. "Eu sei que tem a placa, só que eu fui buscar a segunda via para entrar com meu recurso que é a minha obrigação. Porque eu falei: Eu vou encostar, vou pegar a segunda via, ele disse: Tudo bem, encosta lá?. Não deu nem cinco minutos, ele preencheu eu peguei?. Só se livrou, porque a lei não permite ser multado duas vezes.

Na região do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, as multas são aplicadas principalmente por causa do excesso de velocidade nas vias de acesso, pelo uso de telefone celular e por motoristas sem cinto de segurança. Em Congonhas o maior problema é o estacionamento proibido ou irregular.

Fernando

Fonte: Motoristas desrespeitam as leis de trânsito no Aeroporto de Congonhas, Portal G1, disponível em http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/06/motoristas-desrespeitam-leis-de-transito-no-aeroporto-de-congonhas.html, acesso em 13 de junho de 2011, às 10h47

14 comentários :

  1. e qual é o recurso de multa para este caso???

    ResponderExcluir
  2. Anônimo!

    Se vc foi autuado numa situação como essa, verifique no Auto de Infração (e não na Notificação recebida via Correios), se há algum erro de preenchimento que possa invalidá-lo.

    Observe no local se a sinalização está perfeita. Caso gere dúvidas, há tese para defesa.

    Fernando

    ResponderExcluir
  3. ola pode me ajudar , sei que o ganho de um recurso muitas das vezes sao de 1 porcento, porem n custa tentar , fui multado em local de proibido estacionar, porem nao havia placa perto, somente ,atraz de um arvore e do outro lado da rua ,sendo que em um lugar tinha 6 e onde eu coloquei, nao tinha ou inha la pra tras , mas no quadrande onde estacionei estav de faixa branca, pode me manda p marciopantojo@hotmail.com obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio!

      As chances de êxito em um recurso não se resumem apenas à 1%, pois tudo depende do que irá alegar como defesa.

      Com relação à sinalização, caso esteja irregular, omissa, escondida pela vegetação, etc, seu veículo não poderia ter sido autuado. Por isso, produza fotos da situação dessa sinalização, para que possa embasar a sua alegação nos recursos.

      Fernando

      Excluir
  4. bom dia,

    eu estava no aeroporto retirando as malas com o pisca alerta ligado, mesmo assim eu recebi um multa de estacionar em local não permitido, tem algum recurso a ser feito??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Qual foi o tempo (mais ou menos) que gastou para isso?

      Fernando

      Excluir
  5. Boa noite,
    Fui multado no Aeroporto de Congonhas por estacionamento em local/horário d estacionamento e parada proibidos pela sinalizaçao.
    Fiquei em torno de 10 minutos e com pisca alerta ligado, e em todo tempo permaneci dentro do veículo. não havia placa visível no local.
    Os policiais militares que lavraram a multa agiram de forma dissimulada ao anotar a placa do carro, para que os demais motoristas não percebessem e retirassem seus veículos do local. Ou seja, multa com nítida finalidade arrecadatória.
    Mesmo sem chances de êxito, faço questão de recorrer para que tenham dispêndio de tempo e de recursos para julgarem meu recurso.
    Na multa, consta como local da infração "Pca Comandante Lineu Gomes - Desembarque, Defronte N, S/n.". Assim, como a indicação do local é genérica, não consigo comprovar que no local não havia placa indicatória.
    Vocês têm alguma sugestão de argumento a ser utilizado?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo!

      Se na indicação do local não há exatidão a ponto de poder se defender, pode explorar essa questão nos recursos.

      Fernando

      Excluir
  6. bom dia estava no aeroporto de congonhas desembarcando uma passageira, quando menos espero me chegou essa multa, sendo que a placa diz diz proibido para e estacionar, mas sou taxista levo pessoas diariamente ao aeroporto como vou desembarcar meus passageiros se é a segunda vez que tomo multa.Meu nome é Mauro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro!

      Se há placa proibindo estacionar e parar, vc não pode desembarcar passageiros nesse local.

      Sugiro que verifique onde é a área permitida para esse tipo de situação.

      Fernando

      Excluir
  7. Olá, Recebi uma multa por parar afastado da guia da calçada (meio-fio), porém creio que é impossível eu ter parado dessa forma lá até mesmo pelo caos que é o desembarque daquele aeroporto. Teria como me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Você já obteve uma cópia do Auto de Infração? Esse documento é imprescindível para avaliação do caso.

      Fernando

      Excluir
  8. E uma uma fabrica de multa uma vergonha isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edgar!

      É um problema essa questão do aeroporto. Ainda hoje, temos notícias de alteração da operação dos estacionamentos e novamente, caos no trânsito e novas multas.

      Fernando

      Excluir