Levou Multa?

terça-feira, 19 de julho de 2011

Multa por não transferir o veículo dentro dos 30 dias - Artigo 233 do CTB

Olá!

Recebi uma multa com data 18/04/2011, sobre a infração prevista no art. 233 CTB. Só que eu comprei o veiculo no dia 02/05/2011. A multa ja veio efetuada em meu nome so que nao fui eu a infratora e sim o antigo proprietário. Conforme o art. 233 a penalidade é grave R$ 102,15 reais e 5 pontos na CNH. Como procedo neste caso?
(Dúvida postada por Leandra)

Leandra!

Essa infração é do novo proprietário do veículo, que não efetua a transferência da propriedade dentro dos 30 dias previstos pela legislação. É bem provável que o veículo foi transferido fora do prazo pelo proprietário anterior, antes de vc comprá-lo

Toda infração é de responsabilidade do atual proprietário do veículo, independentemente de quem o seja no momento da infração. Por isso que vc recebeu a Notificação.

Sugiro que entre em contato com o proprietário anterior, para que ele efetive o pagamento da multa. Os pontos já foram inseridos na CNH dele. Caso estejam inseridos no seu documento, basta um Oficio indicando ao DETRAN o erro e solicitando a transferência para a CNH correta.

Atenciosamente,

Fernando

Defenda-se das Multas de Transito 1200 modelos recursos de mutas

821 comentários:

  1. Meu irmão vendeu o carro para uma pessoa e o mesmo não transferiu, o novo dono utilizou o carro no nome do meu irmão fazendo multas e agora foi abordado numa blitz, e levou 4 multas sendo 512 - PERMITIR TOME POSSE VEIC PESSOA C/ CNH/PERMISSAO CASSADA - 502 - DIRIGIR VEICULO C/ CNH OU PERMISSAO P/ DIRIGIR CASSADA - 663 - CONDUZIR O VEIC S/ EQUIPAMENTO OBRIGATORIO OU INEFICIENTE - 659 - CONDUZIR O VEIC NAO REGISTRADO E DEVIDAM LICENCIADO, mas quando meu irmão vendeu o carro apenas fizeram um contraro de compra e venda mas sem ir ao cartório, porém acho que ele enganou meu irmão ele constou neste contrato que o vendedor isenta o comprador de qualquer onus após a data do contrato. como fazemos para reverter estes pontos para a CNH do comprador? Cabe um processo civil contra o comprador neste caso, pois ele não cumpriu o prometido que era transferir o veículo quando pagasse a ultima parcela, e ele não andaria com o carro porque estava com o motor fundido.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo!

    Há necessidade de avaliar o documento preenchido e assinado por ambos. Para isso, deve solicitar orientação profissional, ou seja, procure um advogado, preferencialmente especializado em Direito de Trânsito.

    Apenas com a sua assertiva, sem avaliar o documento, é impossível opinar com a devida propriedade.

    Atenciosamente,

    Fernando

    ResponderExcluir
  3. comprei uma moto em 2001 e passei do prazo de 30 dias para transferir,
    paguei a multa em agosto /2011 mas a multa ainda consta no meu nome e eu perdi o comprovante de pagamento. agora em janeiro 2012 paguei o IPVA mas ainda consta a divida no meu nome mas esse eu guardei o comprovante. o que devo fazer posso pagar o DPVAT e o licenciamento mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taty!

      Entre em contato pessoalmente com o órgão autuador (portando o comprovante de pagamento) e solicite a exclusão irregular do débito.

      Com isso, o problema provavelmente será solucionado.

      Atenciosamente,

      Fernando

      Excluir
  4. Bom dia, eu comprei um carro e passou 3 dias apos os 30 para passar para o meu nome, porem eu tinha levado para visoria no dia certo e a policia civil não pode olhar o veículo. Com isso tomei a multa e perdi minha carteira provisoria, só que entrei com recursos sobre o caso do atraso, com assinatura do despachante que fez a transferência do meu carro que eu estava na data certa, mas ja faz 1 ano e não obtive resposta nenhuma a respeito do caso. O que tenho que fazer?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo!

    Nada há muito o que fazer, a não ser entrar em contato com o órgão autuador e solicitar informações sobre o trâmite do processo.

    Atenciosamente,

    Fernando

    ResponderExcluir
  6. Boa noite...Gostaria de saber se vai dar problema quando eu for tirar minha CNH,pois eu comprei um carro e meu nome saiu errado no financiamento e no Detran também,não pude fazer a transferência pois o banco ainda não regularizou meu nome junto ao DETRAN e isso já faz uns dois meses e ainda nada,o que pode dar de errado, sei que tem multa e pontos na CNH...Há mais uma dúvida o IPVA esta pago posso usar o carro mesmo estando os 30 dias vencidos da transferência...Mas não é culpa minha foi na hora do financiamento... Grata e no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Não entendi sua dúvida. Vc ainda não tem CNH e teme problemas por causa da transferência tardia?

      O IPVA não é fiscalizado nas abordagens policiais.

      Atenciosamente,

      Fernando

      Excluir
    2. É eu não tenho CNH nem sei se vou tirar por agora...mas vi alguns casos de pessoas que venceu os 30 dias de transferência e ao ir pegar a definitiva não puderam por causa que é uma infração grave perde 5 pontos...Será que posso tirar passando de um ano pois quando tu já tem CNH os pontos zeram depois de um ano estou certa?

      É meu marido que dirige o carro
      Posso usar estando com o IPVA pago mas ainda não consegui fazer a transferência por causa que o banco ainda não regularizou minha situação junto ao Detran...Já entrei em contato com o banco e estou aguardando uns 2 meses pela regularização

      Excluir
    3. Anônimo!

      Multas ocorridas antes de obter a Permissão não podem influir na troca pela CNH, porém, o DETRAN está cometendo alguns erros e para evitar isso, aguarde o pagamento da multa para início do processo de habilitação.

      Se o veículo está regularmente licenciado (veja o exercício que consta no CRLV), não há problema algum em utilizá-lo.

      Atenciosamente,

      Fernando

      Excluir
    4. Fico muito grata,bem esclarecedor suas respostas,agora fico mais tranquila muito obrigada...

      Excluir
    5. Abraços e disponha, sempre que precisar.

      Atenciosamente,

      Fernando

      Excluir
  7. Boa tarde!
    Comprei um veículo e na hora de efeutar a traneferência não pude realizar por ele possuir uma restrição judicial (RENAJUD), a qual levou em torno de 05 meses para ser retirada, e quando a foi, realizaei de imediato a transferência, entretanto recebi uma notificação pela transferência exceder o prazo de 30 dias. O que farei neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Infelizmente, a autuação está correta, pois a concretização da transferência da propriedade ocorreu muito além dos 30 dias previstos na legislação.

      O erro não foi do DETRAN, mas sim do proprietário anterior, que não lhe avisou da restrição e/ou não resolveu o problema antes de preencher o recibo. É de conhecimento público que questões judiciais normalmente demoram meses para serem resolvidas.

      Logo, o problema judicial não pode ser alegado como álibe para a demora na transferência.

      Atenciosamente,

      Fernando

      Excluir
  8. tabem faço parte desse problema em 2010 comprei um carro e não passei pro meu nome no prazo, quando fui pegar a carteira definitiva dai estava a supresa,não congsegui por causa dos pontos, esses pontos nunca iram sair da minha ¨carteira¨?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Por ser infração grave, uma simples autuação dessa já é suficiente para cancelar a PPD.

      Fernando

      Excluir
  9. Boa tarde!

    Comprei um veículo no dia 16 de março (dia em que foi assinado o recibo). Uma semana depois, fui ao cartório com a vendedora e tiramos a responsabilidade do nome dela. A minha grande dúvida e preocupação é: Possuo carteira provisória. Devido a esse motivo, não fiz a vistoria de transferência ainda com medo de perder a CNH com a entrada dos 5 pontos por não transferir, pois até o momento a multa não está constando. Como devo proceder? O que irá acontecer com minha habilitação?

    No aguardo.
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Sua PPD será pontuada pela infração da transferência além dos 30 dias.

      Sugiro que não complete a transferência até trocá-la pela CNH.

      Fernando

      Excluir
    2. Portando não irão ser computados os pontos até eu realizar a vistoria? Quer dizer que se eu não realizar a vistoria enquanto estiver com a PPD, eu não irei perdê-la?

      No aguardo.
      Grato!

      Excluir
    3. Opaa, perfeito.
      Muito obrigado pela colaboração e pela atenção.

      Abçs.

      Excluir
    4. Amigo, gostaria de saber se posso realizar a vistoria para pegar o documento do ano de 2012 (Que atualmente está com o nome da antiga proprietária, pois ainda não completei a transferência como você mesmo sugeriu). Caso efetue a vistoria anual irão ser computados os pontos por não ter transferido no prazo correto ou isso não irá interferir no processo?

      Excluir
    5. Vinícius!

      O licenciamento nada tem a ver com a transferência. Pode licenciá-lo normalmente.

      Fernando

      Excluir
  10. Boa Tarde oi levei uma multa quanto tempo leva pra tranferir a multa pra outra pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Vc deve apresentar o real infrator em até quinze dias.

      Fernando

      Excluir
  11. boa tarde
    sou novo nesta questao de veiculos e tinha comprado uma moto para meu irmao no meu nome e o prazo de transferencia venceu ja tem mais 1 ano ( no site do Detran consta baixa de gravame aguardando a emissao de novo documento) e agora estou tirando carteira e se eu transferir recebo os pontos correto? e melhor entao esperar a carteira definitiva para eu transferir? me ajudem urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Sim, espere resolver essa questão para só então terminar o processo de habilitação.

      Sugiro, se puder, que retire a moto do seu nome quando estiver com a PPD para que não tenha problemas com multas.

      Atenciosamente,

      Fernanfo

      Excluir
  12. Meu caso é um pouco diferente. Fui no cartório dia 17/03/2012, preenchi todo o documento mais o antigo proprietário sofreu acindente e não pode comparecer no cartório. Acontece wue no dia 04/04/2012 fomos no cartório e reconheci o documento. Ou seja, a data do documento está com 17/03/2012 e o reconhecimento em 04/04/2012. Acontece que fui em 02/05/2012 no detran tranferir, e eles levaram em conta a data do preenchimento (17/03/2012) e não a data do reconhecimento (04/04/2012). Então deram a multa de não transferir o veículo em 30 dias. Mas pelo meu entendimento, deveria ser levado em consideração a data do reconhecimento no cartório, que no caso estaria dentro do prazo. Entrei com um recuro e eles não aceitaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      O que deve ser levado em consideração é a data do preenchimento do documento e não a data de reconhecimento das firmas.

      Fernando

      Excluir
  13. Bom dia
    Estou tirando minha habilitação, estou nas aulas práticas. Meu carro está em meu nome, e foi multado ano passado, antes de começar a tirar a habilitação. Como não possuia CNH deixei para lá, pois quem foi multado é o meu esposo. Mas agora me surgiu a dúvida, será que irei perder minha permissão por conta dessa multa ? Não completou um ano que ela foi emitida, porém a mesma já foi paga. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Se a multa já venceu, não haverá incidencia dos pontos na sua PPD.

      Fernando

      Excluir
  14. boa tarde estou do minha permissão ha 8 mese e comprei um carro em uma concersionaria e ali me disserão que iao me entregar tudo resolvido , então eles tem um despachante pra resolver tudo só que transrerirão o carro pra meu nome depois dos 30 dias , e estou com minha permissão , só que o dono da consercionaria assumiu e quer colocar os pontos em sua cnh pode ou vou perder minha permissão ? me ajudem por favor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anômimo!

      Essa infração é de responsabilidade do proprietário do veículo e não há como transferir os pontos.

      Fernando

      Excluir
  15. boa tarde fui ao detran e tirei um dar de vistoria pra minha moto só que agora vi que só é preciso trocar a placa no proximo licenciamento é preciso eu ir no detran cancelar este dar ou não ? levo multa se não cancelar ? me ajudem obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Se já fez o pedido, sugiro que mantenha, evitando dissabores com o DETRAN, ainda mais que terá que fazer o mesmo procedimento no próximo licenciamento.

      Fernando

      Excluir
  16. boa tarde, eu comprei uma moto e nao fiz vistoria de transferencia o prazo era de 30 dias. Ja faz mais de um ano e ate agora essa multa nao chegou e estou querendo vistoria ela agora, sera que vou ter algum problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      A multa só será elaborada quando der entrada no DETRAN dos documentos para transferência. Se já fez isso e o DETRAN não expediu a autuação, há algo errado.

      Porém, só lhe resta aguardar.

      Fernando

      Excluir
  17. Comprei uma moto de um cara,mas ele não quitou a moto ainda,ele termina de pagar em setembro,ele vai terminar de pagar,,mas ja foi reconhecida firma pra mina pessoa,Me disseram que nao posso fazer a transferencia porque a moto não está quitada,está certo? caso for verdade vai passar o prazo de 30 dias,e ai como fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Correto, não pode fazer a transferência enquanto o banco não liberar.

      Como já preencheu o documento de transferência, quando entregar o documento para o DETRAN, será gerada uma multa por não transferir o veículo dentro dos 30 dias.

      Fernando

      Excluir
  18. Olá !!!
    Fiz a venda de um veiculo, datei, autentiquei no cartorio, reconhecemos firmas... Tive que assinar um documento no qual dizia que se a tranferencia não fosse feita em 30 dias eu(proprietario)iria receber multa e cinco pontos na carteira. Mesmo comunicando a venda ao Detran eu sou penalizado caso o comprador nao fizer a transferencia em 30 dias ??? Estou com a provisoria e meu medo é perde-la por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Vc informou ao DETRAN que a venda foi efetivada? Se não fez, faça isso o mais rápido possível.

      Quem arca com a multa (e pontos) da falta de transferência dentro dos 30 dias é o novo proprietário e não o anterior.

      Fernando

      Excluir
  19. estou com minha carteira suspensa por 30 dias, posso transferir um carro para o meu nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sicaferal!

      A CNH suspensa não impede a transferência do veículo para o seu nome.

      Fernando

      Excluir
    2. Sicaferal!

      Disponha sempre que precisar.

      Fernando

      Excluir
  20. Gente me ajuda porfavor"

    Comprei meu primeiro carro, ja faz uns 8 meses ja , so q nunca transferi de nome , e tal,e fui lendo aqui sobre suspensao de carteira e tal , e tou com medo. Me ajudem , como devo prosseguir.Como devo fazer pra transferir para meu nome ? e quais risco dessa transferencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Os procedimentos para transferência são simples, mas tem algumas diferenças de Estado para Estado. Por isso, entre em contato com o DETRAN e se informe.

      Pelo decurso do prazo, assim que protocolizar os documentos para transferência, será gerada uma multa por não transferir o veículo dentro dos 30 dias - Artigo 233 do CTB.

      A penalidade é grave R$ 102,15 reais e 5 pontos na PPD ou CNH.

      Fernando
      (Dúvida postada por Leandra)

      Excluir
  21. Ola, comprei um carro em janeiro deste ano e ainda nao transferi para o meu nome , estou ainda fazendo aulas praticas na auto escola. A minha duvida e a seguinte devo transferir o carro para
    o meu nome antes de terminar o processo de habilitaçao e pegar a minha PPD ou esperar ate eu pegar a minha definitiva ai eu transferir , aguardo resposta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nancimineira!

      Se puder, transira apenas após trocar a PPD pela CNH.

      Fernando

      Excluir
  22. Bom Dia,
    Tenho um veiculo no meu nome porém ele está com meu ex - marido, conforme fizemos a separação de bens antes do divórcio. Ele não tem nenhum interesse e preocupação de transferir o veiculo para o nome dele, se recusa a assinar e reconhecer firma do recibo de compra e venda, alegando que tem que fazer uma pericia no carro antes, que não consegue marcar a data logo então passaria do prazo de 30 dias para transferir e ele seria penalizado.

    MInha dúvida é: tem como eu conseguir fazer esta transferencia sozinha sem precisar dele, isto está me causando muitos problemas por não parar de chegar multas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!

      Não. Para fazer a transferência de forma administrativa, irá precisar da assinatura dele no documento.

      Judicialmente, pode fazê-la sem a anuência dele.

      Fernando

      Excluir
  23. Boa tarde!
    Deixei de efetuar a transferencia de meu veículo no prazo de 30 dias, e recebi a notificação. O problema é que quando fui pedir minha cnh definitiva não o pude, devido aos 5 pontos. vi no site do Detran que posso fazer uma defesa prévia para não perder o direito de dirigir, porém, essa autuação cabe tal recurso? Há alguma coisa que possa ser feito?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto!

      Para excluir os pontos dessa infração, só conseguirá na via judicial.

      Fernando

      Excluir
    2. Quais os caminhos a tomar? Voce poderia me ajudar? Montei um recurso onde me basiei em erros, como seus modelos mostram. Você poderia analisar meu caso?
      Grato

      Excluir
    3. Augusto!

      Claro que sim. Encaminhe suas dúvidas e/ou modelo adaptado para recursodemultasp@hotmail.com

      Fernando

      Excluir
    4. Fernando!
      Já enviei lhe o modelo adaptado para o seu e-mail, aguardo sua resposta e ajuda. Preciso muito acertar minha situação, temo ter perdido tempo demais e não dar mais para acertar meu caso.

      Grato

      Excluir
    5. Fernando!
      Vi em seu blog, que o meu caso só cabe recurso no âmbito judicial, porém, se faz 1 ano e 3 meses que recebi a notificação (que foi entregue na casa do vizinho depois de esgotado o tempo para o recurso) depois, conversei com um despachante e ele me indicou uma pessoa, que fez um recurso pra mim e entregou na ciretran em julho do ano passado. E disse que a resposta chegaria em casa, porém nada chegou. em junho deste ano, estive na mesma ciretran, pra saber algo sobre meu processo, o encarregado de lá, disse-me que PPD eles não julgavam, e indeferião na hora. Dentro desse contexto, ainda cabe o recurso judicial? Tenho a cópia protocolada do outro recurso. Se ainda der pra entrar no ambito judicial, você poderia me assessorar?

      Grato

      Excluir
    6. Augusto!

      Se ainda não recebeu nossa resposta, encaminhe novamente, pois ainda não o recebemos.

      Essa histório do recurso está estranha. Há necessidade de solicitar vistas do processo da CIRETRAN.

      Em que cidade isso ocorreu?

      Fernando

      Excluir
    7. Encaminharei novamente.

      Em Jacareí, mais precisamente na 156 Ciretran

      Excluir
    8. Fernando!

      Mas então, há ainda a possibilidade de conseguir mesmo depois de decorrido 1 ano e 2 meses?
      Conto muito com sua ajuda!

      Grato

      Excluir
    9. Augusto!

      Estou aguardando a resposta com relação se o recurso ainda aguarda julgamento.

      Fernando

      Excluir
  24. Boa noite comprei uma moto e apenas reconheci firma do recibo no cartorio e assinei .Não dei procedencia no documentO não fiz a vistoria e nada com isso se passaram os 30 dias Ocorre que eu tenho a carta provisoria e fiquei sabendo que vou perde-la caso transfira agora. Pego minha definitiva daqui 4 meses, fuii informada pelo despachante que mesmo se eu transferir quando pegar a definitva, o detran vai identificar a data do recibo e pegar a minha definitiva mesmo assim, pois a data do recibo seria de quando eu possuia a definitiva . Essa informação procede ou o despachante só quer pegar meu dinheiro ? Qual a solução mais cabivel, tirar uma segunda via do recibo ou esperar a cnh definitiva ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Não, não procede.

      A infração ocorrerá quando der entrada no DETRAN e não a partir da data colocada no recibo.

      Por isso, espere trocar a PPD pela CNH e somente após dê entrada na trasferência.

      Lembre-se de avisar o proprietário anterior para assumir toda e qualquer autuação que por ventura apareça.

      Fernando

      Excluir
  25. Desculpe corrigindo o comentario acima a data do recibo seria de quando eu tinha a provisoria*

    ResponderExcluir
  26. Comprei um carro no dia 03 de maio. Levei a documentação no dia 01 de junho no detran. Acontece que minha identidade estava com um número errado. Como o antigo dono estava viajando, fomos ao cartório somente no dia 11 de junho. Recebi autuação por ter passado de 30 dias da transferência. Quero recorrer.O que faço? Tenho chace de cancelar a autuação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O número estava incorreto no documento que tranfere o carro para mim.

      Excluir
    2. Anônimo!

      Se apresentou fora do prazo, independente de qual seja o erro, a autuação é válida.

      Por isso, um recurso com essa tese de defesa não surtirá qualquer efeito.

      Fernando

      Excluir
  27. Comprei um carro no dia 03 de maio. Entrei com os papeis para transferência do veículo no DETRAN no dia 01 de junho. Acontece que o antigo proprietário preencheu a minha identidade com um número errado. Como ele estava de férias, só pude corrigir o erro no dia 11 de junho. Sei que essa data não pode influenciar na transferência. Acontece que recebi uma autuação com data de infração do dia 14/06/2012. Quero recorrer. É possível? poderia me dar um modelo de recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Se apresentou fora do prazo, independente de qual seja o erro, a autuação é válida.

      Por isso, um recurso com essa tese de defesa não surtirá qualquer efeito.

      Fernando

      Excluir
  28. vendi uma biz em 11 julho de 2011. para me resguardar tirei copia da autorizacao de transferencia e autentiquei no cartorio.ocorre que recebi 4 multas dessa moto q vendi. a questao e que nao fiz o comunicado ao detran da venda, a unica prova que tenho e essa copia autenticada o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Entre em contato com o DETRAN para bloquear o veículo e verificar se há algum procedimento para transferir as responsabilidades das autuações.

      Fernando

      Excluir
  29. Tenho um caso parecido. Também comprei um carro no dia 03 de maio, a vistoria foi feita no dia 29 de junho e dei entrada no detran no dia 01 de junho. Quando fui buscar o document do carro no detran no dia 06 de junho, foi constatado um erro no meu documento de identidade no documento de venda do carro. Acontece que era uma quarta-feira, véspera de feriado. Só pude levar a carta de correção devidamente registrada em cartório no dia 11 de junho porque o detran emendou o feriado que deu no dia 07 de junho, ficando sem atender nos dias 07, 08, 09 e 10 de junho. Por isso recebi uma autuação por atraso na transferência do carro. Quero recorrer, posso? Tenho chance? O que devo escrever no requerimento? Onde consigo o modelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      O erro cometido no preenchimento do documento não justifica e não será aceito no seu recurso.

      Sugiro obter uma cópia do Auto de Infração e verificar se há algum erro de preenchimento que possa invalidá-lo.

      Fernando

      Excluir
  30. Dei entrada no dia 01 de junho, que era uma sexta-feira. Fuis buscar o documento no dia 06, quarta-feira como marcado.(é continuação do texto acima do horário de 19:28). aguardo resposta. obrigado.

    ResponderExcluir
  31. comprei uma moto no inicio de 2011 quando ainda iniciava na auto escola, deixei passar 30 dias para registrar o veiculo por não conhecer as leis. Quando fui vistoriar a moto eu ja estava habilitado e recebi a multa que esta me impedindo de pegar a carteira definitiva. como posso perder ponto se na época que cometi a infração eu ainda nem era habilitado? O que devo fazer agora, pois estou prestes a sair do meu emprego por isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      A infração foi cometida no momento em que entregou os documentos no DETRAN para a transferência. Nesse momento, vc já possuia a PPD?

      Se sim, não há nada de errado em inserir os pontos na sua PPD.

      Se não, vc deve solicitar no DETRAN a exclusão indevida dos pontos.

      Fernando

      Excluir
    2. então tenho q fazer a reciclagem por causa disso? So por isso?

      Excluir
    3. Anônimo!

      Se os pontos foram inseridos, não haverá reciclagem e sim cancelamento da PPD.

      Por causa disso, terá que fazer todo o processo de habilitação novamente.

      Fernando

      Excluir
  32. Olá Fernando.
    preciso de sua orientação, recebi uma multa por atraso de transferência. Eu tinha ate o dia 27/4 para transferir, e dei entrada no Detran no dia 26/4, (baixa de arrendamento, transf. de propriedade, geração e pagamento de guia), mas o funcionario de DetraN, (estagiario) esqueceu de dar continuidade no processo, fiquei aguardando o documento por 10 dias, qdo reclamei da demora, providenciaram, mas auditoria saiu com data do dia 11/5, o erro foi deles. vou recorrer, o que devo colocar no recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Vc entregou os documentos dentro dos 30 dias. O que vale é o protocolo de entrega e não a data em que o documento foi expedido.

      Se há multa, recorra indicando isso.

      Fernando

      Excluir
    2. obrigada Fernando, vou recorrer sim.

      Excluir
  33. oi bom dia.estou tão preucupado,eu recebi uma notificaço de multa por nao passar o veiculo tinha comprado em 30 dias ai lembro que tinha recebido essa multa em 2011 porem nao tinha habilitaçao ai passei tudo pro meu nome o carro organizei tudo ,agora essa multa veio di novo me cobrando claro eu tbm nao tinha pago tudo bem mais só q agora testou com a permisão e vi no site do DETRAN que está lá tirando ponto meu.Pórem a data da infraçao foi em 30/08/2011,a minha permisao é 04/10/2011,eu não tinha permisão na epoca da multa.porem nao sei se pago ou nao pago agora.Essa multa podi impedir eu di pegar minha habilitação definitiva?obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael!

      Entre em contato com o DETRAN e esclareça que na data da infração ainda não possuia PPD e, portanto, os pontos indevidos devem ser retirados.

      Vc terá que fazer esse pedido por escrito.

      Fernando

      Excluir
  34. ufa..estou tão preucupado com isso.vc sabe me dzer como faço isso?como entro en contato com eles no caso eu tenhu q ir lá?ou se eu lgar da tbm ou posso mandar uma carta para o detran.Pos eu fui no DETRAN do RIO o cara Falou q eu Já era que não tnha jeto pRa mm etc.já estava trste fique mas ainda pois achei uma injustiça.Obrigado mesmoo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael!

      Faça o pedido por escrito e entregue pessoalmente, guardando consigo uma cópia para provar que entregou.

      Após um determinado tempo, volte e veja o resultado do pedido.

      Fernando

      Excluir
  35. obrgadoo..vou fazer e depos contoa aki o resultado.obrgado.

    ResponderExcluir
  36. minha notificação de multa chegou 65 dias apois a infração,mais no ctb fala que a autoridade de trânsito tem no maxímo 30 dias para enviar a notificação.sendo assim entrei com um pedido de anulação da multa mais a decisão do recurso foi indefirido.o que devo fazer ? onde posso recorrer dessa sentença?e estou certo em recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Veja aqui neste site, as diferenças entre Notificação de Autuação e de Penalidade.

      Lembro que o prazo de 30 dias é para expedir (entregar no Correio) e não para chegar às suas mãos. Assim, não importa quanto tempo demorará para recebê-la.

      Fernando

      Excluir
  37. oi boa tarde fui ao DETRAN aki da cidade de Belford Roxo mais lá não recorre multa só no Detran Do Rio De Janeiro.Mas conversando com a menina lá do Detran ela disse Que como a Multa foi feita em 30/08/2011 ela disse q quando fizer 1 ano 30/08/2012 ela caduca,tipo a multa nao mais os pontos saem do prontuario ,como minha PPD vence em 03/10/2012 entao não vai constar nada lá ela disse.Ai ela falou se vc quizer recorrer recorre mais só q os pontos somem tipo a multa vai ter q ser paga de qualquer jeito mais os pontos saem.Ai fico na dúvida se pago ou se nao pago a multa?pois ainda está no prazo do vencimento.Aguardo resposta,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael!

      A PPD não acumula pontos, mas infrações. Logo, não segue as regras dos pontos (não saem do prontuário após um ano).

      O pagamento da multa não tem nada a ver com recorrer. Pague, para aproveitar o desconto de 20% e depois decida (até a data limite) se vai ou não recorrer.

      Fernando

      Excluir
  38. boa tarde comprei um veiculo no dia 02/05/2012, mas a loja esta demorando para entregar a documentação de transferência vou atras e dizem que a culpa e do despachante que esta demorando por ser um caro de fora leva em torno de 60 a 90 dias, mas ontem recebi uma multa do DETRAN de não ter transferido em 30 dias o que faço agora?? fico no aguardo da resposta urgente!!! aninha.melo@r7.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!

      Entre em contato com a loja responsável pela venda e cobre o valor para pagamento.

      Avise-os que entrará com uma ação de danos morais (desde que tenha prejuízo com isso) pelo problema dos pontos e veja o que irão responder.

      Fernando

      Excluir
    2. mas Fernando danos morais tmb valem por perda de dia correndo atras do DETRAN E da loja, pois hoje entrei em contato com a loja e ainda não esta pronto meu documento, se eu for no Detran não vão apreender o carro? estou em uma empresa nova já perdi dois dias de trabalho e coro risco de perder o emprego por faltar... não sei mais o que fazer!!!

      Excluir
    3. Ana!

      Quanto aos danos morais, procure ajuda de um advogado, preferencialmente especializado nesse assunto.

      O que tem para fazer no DETRAN com o veículo? Se não estive licenciado, poderá ter problemas no trajeto.

      Fernando

      Excluir
    4. olha eu nao estou com o documento de transferencia ainda mas o papel de compra esta comigo quanto ao IPVA e as outras txas estao todas em dia, apenas este problema de nao ter ainda ele em meu nome e a placa ainda esta de outra cidade (estado).

      Excluir
    5. Ana!

      Aguarde a emissão do documento em seu nome para fazer a troca da tarjeta do município.

      Se o veículo está licenciado e possui o CRLV original em mãos, pode conduzí-lo normalmente, até que o novo documento seja emitido.

      Fernando

      Excluir
    6. obrigado...vc me ajudou muito...

      Excluir
    7. bom dia!
      voltei na loja e a moça do despachante disse que surgiu uma multa do meu carro por isso o Detran não permitiu a emissão, ai ela falou que ponto deste tipo não entra na carteira, gostaria de saber se ha algum modo de baixar todo o histórico do carro, e se realmente os pontos de despachante não entram na carteia. Ana

      Excluir
    8. Ana!

      Os pontos pela infração de transferência atrasada é do proprietário do veículo e não há como transferí-la.

      Vá em outro despachante e solicite esse histórico.

      Fernando

      Excluir
  39. Comprei um carro no dia 11/06/2012, realizei a transferencia do veiculo tudo certinho, não havia nenhuma multa no momento. Agora após a transferência recebi uma multa com data de 25/06/2012 cometida pelo antigo proprietario. Como fica? posso recorrer? esse pontos vão pra mim ou fica na carteira do antigo proprietario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Entre em contato com o antigo proprietário para ser ressarcido do valor para pagamento da multa.

      Quantos aos pontos, depende da infração, se houve abordagem do veículo, etc.

      Fernando

      Excluir
    2. Bom dia, minha duvida e a seguinte:

      Comprei um veiculo que ainda se encontra financiado, ja transferi os documentos para meu nome junto o banco em que esta financiado,porem falta transferir junto ao DETRAN . Contando a partir da data que foi reconhecido firma da transferência junto ao banco ja se passou muito mais de 30 dias.Gostaria de saber se nesse caso e gerada a multa, uma vez que ainda uso a PPD.(tendo em vista que nesse caso e alterado somente o campo que consta: "Arrendado para tal pessoa" .)

      Obrigado Pela atenção.

      Excluir
    3. Anônimo!

      O que deve ser verificado é a data anotada no Recibo de compra e venda. Não importa qual foi a data da tranferência do financiamento.

      Fernando.

      Excluir
  40. boa noite eu e o meu esposo compramos um carro a 4 meses em uma revenda e o dono da revenda esta enrolando com os documentos primeiro tinha q pagar 2 licenciamentos entao nos pagamos e ele continuou enrolando e ja faz 1 mes e os documentos aida nao vieram e por sorte hoje o meu esposo saiu com o carro e a policia mandou guinxar e deu uma multa por que o carro aparece com restricao no detran as despesas ficam por nossa conta ou por conta da revenda ja q eles venderam um carro com restricao para nos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Enquanto o documento não era emitido, seu marido não deveria o ter utilizado. Logo, em tese, os custos da remoção e estadia do pátio serão do seu marido.

      Porém, sugiro que entre em contato com a revenda e exponha o problema, para que possam lhe ajudar nesses custos.

      Fernando

      Excluir
  41. Recebi 2 autuacoes de transito sem te-las cometido, no dia do jogo entre palmeiras x coritiba.
    Uma por buzina e outra por pisca-alerta, porem estava somente passando na av. sentido minha residencia (obs: nao sou torcedor de nenhum dos times e nao acompanho futebol).
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Inicialmente, solicite uma cópia dos Autos de Infração. Esses documentos são imprescindíveis para analisar a situação e escolher a melhor tese de defesa.

      Fernando

      Excluir
    2. Aonde solicito a cópia dos Autos de Infração?
      Pois já chegou as 2 autuações, e as 2 sem fotos ou assinatura, vou recorrer explicando a situação, quais as chances de conseguir eliminar a atuação?

      Excluir
    3. Anônimo!

      As cópias devem ser solicitadas diretamente (e pessoalmente) no órgão autuador.

      Não há necessidade de ter fotos do cometimento da infração, mesmo nas infrações de excesso de velocidade, desde que o Agente esteja operando o radar.

      Também não há necessidade de ter assinatura na Notificação, mas apenas no Auto de Infração.

      Fernando

      Excluir
  42. bom dia !
    comprei um carro e acabei passando do prazo de trasnferencia ...o mesmo venceu no dia 11/07/2012 e estou com minha cnh provisoria e estou com medo de perdela, pois pretendo transferir o documneto amanha dia 30/07 sera q este atrazo de 20 dias eles perdoam ou tem alguma opção para eu resolver esse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Não existe prazo dilatado para essa infração, ou seja, se o prazo passar será autuado.

      Fernando

      Excluir
  43. Boa Noite,
    Tirei um carro para uma amiga em junho de 2011, e a transferencia nao foi feita para meu nome nos 30 dias. Fiz a vistoria de transferencia em março de 2012. E em janeiro e 2012 comecei processo de habilitação. Eu consultei no site detran rj consta autuação por não transferir, mas ainda não esta disponivel para pagar. Minha duvida é se estes pontos vem para minha PPD. Pois quero tirar o carro do meu nome antes de completar o processo de habilitação. Qual melhor coisa a fazer?

    Aguardo e Obrigada,
    Andreia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia!

      Quando a autuação se transformar em multa, a infração será registrada na sua PPD.

      Portanto, se puder, transfira o veículo o quanto antes para o nome de outra pessoa, pois assim evitará que a infração seja registra para vc.

      Fernando

      Excluir
  44. Olá Comprei um carro na Bahia para trabalhar com ele na Paraíba, não fiz a transferência dentro dos 30 dias e já paguei a multa. O carro ainda esta no nome do antigo proprietário que nunca mais vi, continuo pagando as taxas do detran em dia, como passar para o meu nome sem viajar com esse carro até a Bahia e sem encontrar o antigo dono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José!

      Se o Reciboo de compra e venda já está preenchido, basta fazer o processo de transferência normalmente, no Estado onde irá registrá-lo (Bahia ou Paraíba).

      Caso não esteja preenchido, o antigo proprietário deverá preenchê-lo. Nesse caso, não terá como evitá-lo.

      Fernando

      Excluir
  45. Boa tarde, meu marido tem um carro que esta no nome do meu cunhado, e recentemente fui parada no posto policial na Ayrton sena só que minha CNH é provissória, acabei levando uma multa por transitar com a placa ilegivel, gostaria de saber se eu perco minha carta se essa multa vim direcionado no meu nome ou se posso recorrer, por que eles aprenderam os documentos me dando um papel para rodar com o carro por tres dias, mai no memso dia já pintei a placa e resgatei o documento, gostaria de saber o q posso fazer para não perde minha carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Essa infração é de responsabilidade do proprietário do veículo, no caso, o seu cunhado.

      Por isso, os pontos não serão atribuidos na sua PPD.

      Fernando

      Excluir
  46. OLA TUDO BEM MEU É REGINALDO TRNHO UMA DUVIDA
    COMPREI UM CARRO SEMI NOVO NESSE DIA ME FALARAM QUE EU TINHA 30 DIAS PRA ANDAR COM ESSE DOCUMENTO E QUE A DESPACHANTE IRIA ME LIGAR NESSE PRAZO, SO QUE N LIGOU E FUI ATRAS DELE E ELS VIRAM QUE O FINACIAMNETO DO VEICULO ENTROU PRIMEIRO QUE O SISTEM LINSE ONDE GEROU O BLOQUEIO DE EMPLACAMENTO ME PDIRAM PRA DEIXAR O CARRO LA POIS N PODERIA FICAR RODANDO PORQUE PODERIA CAIR EM UMA BLITZ E ME DERAM OUTRO CARRO ATE ELS RESOLVEREM ESSE PROBLEMA FALARAM QUE ELES TINHAM QUE PEDIR A SEGUNDA VIA PARA O BANCO E ESPERAR MAIS OU MENOS 30 DIAS TA CERTO ISSO??? OBRIGADO DESDE JA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reginaldo!

      Se estão lhe fornecendo um segundo caso, significa que a revenda é séria e não quer lhe causar prejuízos.

      Não está certo a questão mas estão fazendo o mínimo para que o problema não lhe cause maiores dissabores.

      Fernando

      Excluir
  47. OLA,MEU NOME E ELAINE TENHO UMA DÚVIDA TENHO UM CARRO NO MEU NOME ,MEU MARIDO ESTACIONOU EM LOCAL INDEVIDO CHEGOU A MULTA PARA MIM E TENHO CARTEIRA PROVISORIA,MAS A MESMA NÃO VEIO COM O FORMULARIO PARA QUE EU PUDESSE TRANSFERIR A PONTUAÇÃO.COMO DEVO FAZER AGORA PARA NÃO PERDER A CARTEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine!

      Entre em contato com o órgão autuador e solicite informações sobre esse problema.

      Na mesma visita, solicite informações sobre a transferência da responsabilidade pelos pontos dessa infração.

      Fernando

      Excluir
  48. Boa noite
    comprei um carro em dezembro de 2011 e nao fiz a transferencia pois minha carteira esta com 18 pontos,se eu fizer a transferencia agora eu perco minha carteira ?
    em outubro cai 5 pontos de minha cnh. eu posso recorrer esta multa ? mesmo nao ganhando ? ou é proibido recorrer este tipo de multa por ter um prazo determinado.
    estava pensando em fazer a transferencia agora em agosto e recorrer msm sendo indeferido meu recurso a multa somente entraria mais tarde de outubro ou novembro cuja minha carteira ja estara limpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Se fizer a transferência agora, terá mais cinco pontos inseridos na CNH e, portanto, em breve será aberto processo para suspensão desse documento.

      Pode recorrer de qualquer autuação por infração de trânsito, inclusive essa.

      Fernando.

      Excluir
  49. Bom dia, minha duvida e a seguinte:

    Comprei um veiculo que ainda se encontra financiado, ja transferi os documentos para meu nome junto o banco em que esta financiado,porem falta transferir junto ao DETRAN . Contando a partir da data que foi reconhecido firma da transferência junto ao banco ja se passou muito mais de 30 dias.Gostaria de saber se nesse caso e gerada a multa, uma vez que ainda uso a PPD.(tendo em vista que nesse caso e alterado somente o campo que consta: "Arrendado para tal pessoa" .)

    Obrigado Pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      O que deve ser levado em consideração é a data da transferência anotada no recibo de compra e venda e não a data da transferência do empréstimo.

      Fernando

      Excluir
  50. Fábio Rolim. comprei uma moto na data de 28.03.2012, essa foi a data da transferencia no cartorio, paguei no banco no dia 10.04.2012, e fui na vistoria dia 30.04.2012, para tanto cabe a multa de recibo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Sim, pois a entrega dos documentos no DETRAN foi após os 30 dias, a contar da data contida no recibo de compra e venda.

      Fernando

      Excluir
    2. obrigado!! nesse tempo de transeferencia, se por acaso for tomado uma multa antes da vistoria,ou entrega dos doc. no detran, porém após a data contida no recibo de compra e venda, para quem vai a multa? para o antigo ou novo proprietario?? grato pela atençao!!!

      Excluir
    3. Anônimo!

      A multa irá para o proprietário que constar no momento da aplicação da penalidade.

      Fernando

      Excluir
  51. Recebi uma multa da PRF por trafegar no acostamento, só fui perceber quando acessei os dados do meu veículo na internet na pagina do DETRAN local, a multa foi aplicada dia 09/07, e hoje já é dia 12/08, até hoje não recebi a notificação em minha residência, e nem no momento da autuação eu fui abordado pra ter a ciencia que estava sendo notificado, posso procurar a policia federal e entrar com o recurso baseado CTB Art.281(tempo de emissão da autuação)?? Essa e a minha melhor defesa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Entre em contato com qualquer unidade da PRF e solicite informações de como, quando e onde tentaram notificá-lo e não conseguiram.

      Após a resposta, avalie se sua tese de defesa poderá ser utilizada.

      Fernando

      Excluir
    2. Ttentar me notifar, eles conseguiram, porque consta na página do Detran, o dia e a hora, o único porém e que eu não recebi a notificação em minha casa.

      Excluir
    3. Anônimo!

      Precisa dessa informação no papel, com a indicação de quem recebeu o documento, etc.

      O site pode estar errado, o que lhe dá uma falsa impressão de que tudo está correto.

      Fernando

      Excluir
    4. Fui a PRF hoje, peguei a segunda via da multa, disse que a multa não chegou em minha residência, a atendende falou o meu endereço que consta no site do Detran, e percebi que estava errado, falta alguns dados como o numero do meu predio no condominio onde eu moro,mas consta como entregue, algué recebeu, quanto a isso eu sei que terei que resolver essa pendência no Detran, só não lembro de trafegar pelo acostamento na data mencionada por eles, tem algum principio para me defender?

      Excluir
    5. Anônimo!

      Se o endereço está errado, a Notificação é válida para todos os fins. Logo, a tese de não recebimento desse documento não surtirá qualquer efeito num recurso.

      Analise o Auto de Infração (solicitado junto ao DPRF) para verificar se encontra algum erro de preenchimento.

      Fernando

      Excluir
  52. Boa tarde, Fernando. Eu posso argumentar, em minha defesa, no caso de penalidade por não transferir o veículo para meu nome nos prazos da lei, que essa transferência não foi realizada porque a loja que me vendeu não pagou todas as multas que o carro tinha antes da venda? Acontece que eu não consigo agendar a vistoria (já se passaram mais de 2 meses) por haver essa multa não paga por eles (multa anterior à minha compra).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel!

      Não. O que pode fazer é solicitar da loja pague a multa.

      Fernando

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento, Fernando.

      Excluir
  53. ola!comprei um carro de terceiro que nem passou na vistoria do detran.pagei o ipva mais nao cosigo pegar o documento, ela nao passou o carro pro nome dela estar no nome do antigo dono que nao sei nem quem è...o que faso e quanto pagarei de muta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato com o vendedor anterior e solicite a transferência imediata do veículo.

      Fernando

      Excluir
  54. boa tarde, comprei um carro em 2011,quando fui marcar a vistoria para transferência o DETRAN me informou que eu não podia marcar,pois o veículo cinstava uma RESTRIÇÃO JUDICIAL, corri atrás do responsável,que foi lá e pagou a dívida.Demorou sete meses pra sair do sistema do DETRAN,sei que vai vir uma multa por exceder os 30 dias,eu imprimi as páginas do andamento do processo.Posso recorrer com essas provas de que não tive culpa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essas "provas" não vão surtir qualquer efeito num recurso.

      Fernando

      Excluir
  55. Ola, queria te perguntar o seguinte, meu marido esta comprando uma moto..mais tera q fazer dupla transferencia, minha preocupação é q eu irei financiar...e ira ficar em meu nome....estou tirando habilitação ainda não conclui..terei q terminar as aulas e fazer o exame pratico ainda...mesmo assim esta multa vai para minha permissão?lembrando q tenho poucos dias para a conclusão de minha PPD uns 20 dias ainda eu acho!
    desde ja agradeço atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que multa? Já passou de 30 dias desde a venda?

      Fernando

      Excluir
  56. Boa tarde, Comprei uma moto em 2009 o vendendor deu baixa na moto ela já está em meu nome mais eu não fiz vistoria até agora o verdinho não esta em meu nome, estou pra tirar carteira se eu fizer a vistoria agora em 2012 vou pagar alguma multa vou levar pontos no cpf oque fazer ??
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor!

      Somente dê inicio ao processo de habilitação após resolver essa pendência.

      Fernando

      Excluir
    2. Fernando ja estou na pratica
      Consutei meu cpf e renavan não tem multa queria saber quando for fazer a vistoria ai vai cair a multa

      Excluir
    3. Igor!

      Só prossiga com o processo após resolver essa pendência.

      Fernando

      Excluir
  57. Fernando,

    Ganhei uma moto do meu tio já com a autorização para transferencia de propriedade de veiculo em meu nome e com a firma reconhecida do antigo dono com data 29/06/2012. Como ainda não sou habilitado (estou tirando a habilitação AB) não tenho conhecimento sobre documentos e não recebi nenhuma informação. Conversando com um amigo hoje (16/08/2012) ele disse que esse documento (ATPV) tem validade de 30 dias, sob pena de incorrer infração grave. Como ultrapassou essa validade de 30 dias, e segundo a lei, eu vou perder minha habilitação provisória já que a infração é considerada grave, pergunto: Há alguma alternativa para que isso não ocorra, algo que eu possa reverter para não perder minha provisória? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!

      Infrações cometidas antes de obter a CNH ou a PPD não podem pontuar tais documentos.

      Porém, o DETRAN costuma penalizar de maneira equivocada em alguns casos.

      Por isso, dê início ou prossiga com o processo de habilitação apenas após pagar a multa. Isso serve para evitar que um erro do DETRAN lhe cause prejuizo.

      Fernando

      Excluir
  58. Fernando, DETALHE: Ainda não tenho habilitação. Minha questão é se quando eu passar nas provas, não terei o direito de pegar a definitiva.

    ResponderExcluir
  59. Oii Fernando, tenho permissão na categoria B e em dezembro faço um ano de carta, eu gostaria de saber se eu incluir agora a categoria A na minha habilitação, se vai renovar minha permissão por mais um ano ou se eu recebo minha carta nova com o mesmo prazo de agora, dezembro?
    E também comprei uma moto e já passou o prazo de 30 dias, o fato é que o contrato de compra e venda está em meu nome, mas descobri agora após a vistoria que a multa é grave e se eu finalizar o processo perco minha carta, existe uma solução pra eu não perder minha habilitação?? Eu posso repassar a moto pra outra pessoa mesmo o contrato já estando em meu nome? ou eu espero até dezembro, qdo minha carta passa a ser definitiva, mas eeu já paguei a taxa e a moto até já passou na vistoria, só falta finalizar, ainda posso esperar até dezembro?

    Está confuso, mas espero que de pra entender
    Obrigadaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taisa!

      Aguarde até dezembro para finalizar o processo de transferência.

      Aguarde até dezembro para alterar a categoria da sua PPD/CNH.

      Fernando

      Excluir
  60. ola boa noite,estou com uma duvida comprei um carro e no dia 18/07/12 fui ao cartorio fiz tudo direitinho e eu tinha ate hj para transferir,so que eu paguei o duda na quarta feira dia 15/08/12 e tive que esperar 48 hrs para o banco repassar o pagamento para o detran,hj eu conseguir marca a vistoria pro dia 23/08/12 eu devo pagar multa por issu?? e os 5 pontos pra qual cnh vai? eu ainda nao tenho e minha auto escola ja esta paga so que ainda nao comecei!.aguardo ancioso obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maik!

      Sim, terá uma multa por atraso na transferência. Os pontos serão inseridos na CNH do novo proprietário.

      Infrações cometidas antes de obter a CNH ou a PPD não podem pontuar tais documentos.

      Porém, o DETRAN costuma penalizar de maneira equivocada em alguns casos.

      Por isso, dê início ou prossiga com o processo de habilitação apenas após pagar a multa. Isso serve para evitar que um erro do DETRAN lhe cause prejuizo.

      Fernando

      Excluir
  61. comprei um carro a dois meses e quatro dias o vendedor falou apenas para que trocar o calço do motor e não quer pagar a transferencia sendo que estava com ipva atrasado, quem pagou foi eu,quase não andei com o veiculo o motor deu pau,tirei o estepe e o carro ta quebrado,literalmente tem uma super rachadura na lataria e de suspensão deu 947$ e ainda minha carteira e provisoria oque faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Acione o vendedor na justiça, para que arque com os problemas do veículo.

      Fernando

      Excluir
  62. Vendi um carro em 2003 junto com um despachante que foi quem levou o comprador. Eu tinha em conta que o que o despachante tinha feito junto ao comprador estava tudo certo. Agora em 2012 recebi uma multa para pagar da secretaria de receita e informa que meu nome sera inserido no spc cartoria e na divida ativa da uniao. Tentei achar os envolvidos e eles não estao no endereço que moravam na epoca. Apenas encontrei um sujeito que comprou o carro desse comprador e que o mesmo repassou o carro para outra pessoa tudo de boca. Enfim nao tenho a quem procurar e so tenho essa pessoa que repassou o carro comprado do comprador que me comprou. O que faço? Sera que posso entrar na justiça alegando que o carro nao estava comigo desde 2003?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Sugiro que entre com uma ação o quanto antes. Já imaginou esse veículo aparecer numa cena de crime?

      Fernando

      Excluir
  63. O carro continua rodando com debitos desde a epoca pois ninguem pagou impostos que foram vencendo. Esta multando multando e rodando.

    ResponderExcluir
  64. espero que esteja online :S
    a minha moto esta no nome do meu pai levei multa mas ainda nao tinha pago o ipva ainda tem como transferir ? e o meu pai nao tem a categoria (a) msm assim ele perde os pontos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Essa infração é de responsabilidade do proprietário do veículo e não há como transferí-la

      Fernando

      Excluir
  65. vende meu carro o novo comprador nao passou para seu nome no prazo determinado ele levou duas multas media,so que eu fiz comunicaçao de venda,eu perco minha provisoria(obs:ja dei entrada na permanente eu perco ela).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Se fez a comunicação de venda, não terás problemas com os pontos dessa infração.

      Fernando

      Excluir
  66. comprei um veiculo marquei a transferêcia por telefone dentro do prazo mas o detranrj so tinha vaga p vistoriar o veiculo apos o prazo,e me enviaram uma notificação e 5 pontos na carteira por transferência apos 30 dias o que faço,pois não tenho do documento que comprove a data pois foi marcado pela internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo!

      Em tese, não há erro do DETRAN em emitir a Notificação, pois vc deveria ter agendado a vistoria com antecedencia, para que não esse problema não viesse à tona.

      Fernando

      Excluir
  67. Fernando,
    Meu nome é Bruno,
    Paguei o licenciamento de 2012 da moto que não estava em meu nome, e agora vou tranferir ela para meu nome, e esta aparecendo para que eu pague junto com a taxa de Transferencia, o Licenciamento novamente. O que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno!

      Se já está licenciado 2012, não cabe pagar o licenciamento, mas somente a transferência.

      Fernando

      Excluir
  68. boa tarde fernando ! Meu caso é o seguinte, fui parado em uma blitz e me pediram o documento 2012. Todos as taxas estavam pagas entao nao via problemas em andar com os comprovantes. Porem o militar me disse que nao tinha mais validade pois ja tinha que estar andando com o novo documento (final de placa 2). O fato é que o documento nao tinha chegado. Fomos ver o meu carro foi transferido com uma multa e nao fui notificado da mesma no ato da transferencia. e pelo que sei nao transfere o carro com multa !! achei uma sacanegem.. agora chegou outra multa de conduzir veiculo que nao esteja devidamente licenciado ! tem como recorrer e alegar ilegalidade da transferencia de documento com multa? obrigadoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo!

      Os comprovantes de pagamento não servem como documento para trânsito do veículo. Logo, o Agente estava correto em autuar por não portar ou por licenciamento em atraso (conforme o caso).

      O veículo só é considerado licenciado após a emissão do CRLV. No seu caso, isso jamais iria acontecer porque havia uma multa pendente de pagamento.

      Fernando

      Excluir
  69. Olá, comprei meu primeiro carro em fevereiro de 2012, só que por falta de informação da agência só agora vou fazer a transferência de propriedade, eu comprei o carro, mas tem como por o carro no nome do meu marido, pois ainda estou no processo para tirar Habilitação!
    Me orientem, por favor! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Infrações cometidas antes de obter a CNH ou a PPD não podem pontuar tais documentos.

      Porém, o DETRAN costuma penalizar de maneira equivocada em alguns casos.

      Por isso, dê início ou prossiga com o processo de habilitação apenas após pagar a multa. Isso serve para evitar que um erro do DETRAN lhe cause prejuizo.

      Fernando

      Excluir
  70. bom dia eu comprei um carro mas eu nao possuo cnh, e o carro deu problema, e esta atrasada a transferencia, o carro so vai sair da oficina no final de semana, e eu pretendo começar a fazer a carteira de motorista nessa semana, existe problema em ter atrasado a transferencia? Posso ter que esperar 1 ano pra poder fazer a carteira?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João!

      Infrações cometidas antes de obter a CNH ou a PPD não podem pontuar tais documentos.

      Porém, o DETRAN costuma penalizar de maneira equivocada em alguns casos.

      Por isso, dê início ou prossiga com o processo de habilitação apenas após pagar a multa. Isso serve para evitar que um erro do DETRAN lhe cause prejuizo.

      Fernando

      Excluir
  71. Olá Fernado um amigo meu está com duvidas. Ele demorou de transferir a moto pro nome dele vai ter que pagar multa e 5 pontos na carteira, mais ele ta nas aulas praticas de moto. mesmo se ele fizer a tranferencia antes de tirar a habilitaçao quando ele for pegar a cnh ele vai correr riscos de ter a carteira suspensa?
    o que se pode fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliete!

      Como ainda não possui CNH ou PPD, não haverá penalidade de pontos.

      Fernando

      Excluir
  72. Fernando,
    Recebi uma notificação de multa devido ao atraso na transferência do documento. A multa é datada no dia 07/08 (data em que o despachante deu entrada no pedido de transferência junto ao Cinetran). Pretendo pagar a multa. O único problema é que ainda não possuo carteira nacional de habilitação e nem permissão para dirigir. Dei entrada (pré-cadastro) no mesmo dia 07/08 para iniciar o processo para adquirir a permissão. Estes pontos (5 infração grave ) vão ir para onde? No Cinetram me informaram que eu deveria somente pagar a multa e que os pontos não iriam ser computados em nenhuma habilitação. Esta correto?

    Atenciosamente,

    Herivelto Fernandes Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herivelto!

      Correto. Como ainda não tem PPD ou CNH, não será penalizado com os pontos dessa infração.

      Fernando

      Excluir
  73. Preciso de ajuda URGENTE
    Comprei um veículo. Só que quando fui fazer a transferência a mulher do detran viu que meu CPF estava erradíssimo no CRV. Logo ela não conseguiu fazer a transferência pois o CPF que está no sistema de comunicação de venda está errado também.
    O que eu faço? Estou na provisória, o prazo de 30 dias vence amanha e eu perderei minha carteira por BESTEIRA DA LOJA!
    Existe como eu entrar com uma ação no JARI?
    Realmente eu preciso de ajuda... :/
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Newton!

      Não transfira o veículo agora. Deixe para completar a transferência quando já estiver com a CNH.

      Fernando

      Excluir
  74. boa tarde fui parado com minha moto,mas tenho a cat.B.mas nao hora nao apresentei minha cnh,fiquei nervoso e esqueci,so apresentei o RG,O QUE VAI ACONTECER AGORA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Quais autuações foram elaboradas?

      Fernando

      Excluir
  75. Boa Noite
    Recebi uma multa por velocidade no ano passado (Infração Média ) na cidade de Curitiba,PR- sou de SC. Paguei em dia,com desconto. Agora, quando vendi meu carro, descobri que essa multa consta como não paga. Tenho o comprovante bancário, paguei na agencia indicada e a revendedora de Carros quer cobrar novamente de mim. O que posso fazer? Pagar de novo e cobrar de quem o erro? do banco, Detran ou Prefeitura?
    Noeli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato com o órgão autuador, apresente o boleto pago e solicite a exclusão do débito indevido.

      Fernando

      Excluir
  76. Por favor, meu caso eh de venda. Vendi meu carro, mas ele estava um tempao parado numa loja. Agora vendeu, ja passei aquele documento do carro de venda, mas reci uma falta da falta de licenciamento. Agora me toquei que eu realmente nao fiz. Mas a venda foi em 25/7 e a multa em 02/8. Como isso funciona? Quem oaga, eu ou o novo proprietario? E neste caso, devo receber mais multas? Se estava na loja eles nao devem chegar esse tipo de coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O responsável pelo pagamento é o novo proprietário.

      O fato de estar na loja é um problema que o DETRAN não aceitará.

      Fernando

      Excluir
  77. Bom dia.

    comprei um carro ja faz um ano.Ea antiga dona ñ passou ainda para
    o meu nome,estou precisando fazer a transferencia mais ela todo dia da desculpa,preciso fazer logo pois ja paguei o Ipva 2012 e ñ posso sair com o carro pois ela disse que o documento ñ chegou ate a sua casa e tb se recusa ir ao detran p ´pedir 2ª via.Oque devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonymous!

      A Autorização para transferência de propriedade de veículo (ATPV), muito conhecida como Recibo de Compra e Venda, é documento que já está na posse do proprietário.

      Portanto, não há necessidade de aguardar o DETRAN entregá-lo. O que parece, é que ela está aguardando chegar o CRLV.

      Solicite o preenchimento da Autorização e faça a transferência o quanto antes. Não fique aguardando que ela faça isso.

      Fernando

      Excluir
  78. amigo foi pago a vistoria e a transferencia tudo certinho, mais eu perdi o comprovante o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se perdeu o documento de transferência, deve solicitar ao antigo proprietário que entre em contato com o DETRAN para solicitar uma nova via.

      Fernando

      Excluir
  79. Olá Fernando, Jóia?

    Seguinte, tive que trocar o motor do carro e ainda não fiz a regularização do motor junto ao detran. ( Isso tem 3 semanas). Só que o carro levou uma multa nesse periodo. Terei algum problema na reguraliação do novo motor??? Obs: O IPVA está atrasado. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  80. oi eu gostaria de sabe o seguinte ..eu comprei uma biz no ano passado e se passaram 1 ano e eu não transferi ela pro meu nome ..eu comecei agora a tirar a minha habilitação , ainda estu nas aulas teóricas , eu posso tranferir agora pro meu nome , porque é uma infração grave perco minha ppd ou cnh ..me ajude pr favor

    ResponderExcluir
  81. Boa noite, tenho uma duvida, comprei uma biz dia 24/agosto e talvez não vou conseguir fazer a transferencia dentro dos 30 dias.. o que acontece quando eu der entrada, por exemplo passado 20 dias depois da data limite?
    É Somente a multa e os 5 pontos na minha carteira ? (ja tenho carteira definitiva)
    É Porque li no CTB que eles recolhem a moto é verdade ? acontece isso mesmo ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Art. 233. Deixar de efetuar o registro de veículo no prazo de trinta dias, junto ao órgão executivo de trânsito, ocorridas as hipóteses previstas no art. 123:
      Infração - grave;
      Penalidade - multa;
      Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

      SEGUE O ARTIGO 233

      Excluir
  82. Ola Fernando, comprei um carro em Março de 2011 e a agencia só me entregou o recibo 2 meses apos a compra e ao passar pra meu nome fui avisado que chegaria a multa, só que chegou agora em Setembro de 2012, só que não tenho mais como provar ao Detran a data do sedex que me foi enviado pela agencia, o que fazer?

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde.
    Comprei uma moto usada com assinatura do dut no dia 11/08. No dia 18/08 fui buscar a moto (ela não estava licenciada), e no dia 22/08 fui no detran para fazer a transferencia para meu nome e pagar todos os debitos. Dia 28/08 recebi uma notificação de uma multa pela falta de licenciamento que tomei no dia 18/08 quando trazia a moto para casa. Minha dúvida é: posso recorrer essa multa? Ouvi boatos de que tenho 1 mês para efetuar o licenciamento depois de assinar o dut. Isso confere?
    Obg
    Guilherme

    ResponderExcluir
  84. Me dá uma ajuda?
    COmprei um carro ano passado, minha cnh era permissão, n consegui fazer vistoria em 30dias, sendo que n conseguia ligar para o detran. remarquei e fiz a vistoria. Uns meses depois, tendo virado o ano minha multa veio, recorri, minha cnh permissão venceu, paguei pra renovar e n permitiram, por causa da multa.recorri a multa novamente e nunca mais mandaram nada. Tô nessa espera pra saber o que aconteceu. Tem como eu renovar ainda minha cnh?

    ResponderExcluir
  85. ola meu marido vendeu a moto dele a 7meses, só q nao transferiu a mesma para o nome do atual proprietario, que agora ja vendeu pra outra pessoa que nem sabemos quem é. meu marido no momento nao tem como transferir a moto gostaria de saber se u como esposa posso fazer a transerencia para ele indo no detran pessoalmente, pois a moto se encontra atualmente apreendida pois a pessoa q se encontrava com a moto nao tinha cnh, e a moto foi apreendida dai nao para de chegar multa aqui em casa no nome do meu marido......obrigada

    ResponderExcluir