sábado, 14 de abril de 2012

Abertura da porta do veículo

Olá!

"Eu e meu esposo estavamos em um farol, qdo ele abriu saimos devagar pois iriamos estacionar em uma loterica. O rapaz do carro (que estava estacionado) abriu a porta bem em cima de nós, sem dar tempo para desviarmos. Ele quer que paguemos metade do conserto do carro dele que ficou no valor de R$800,00 sendo q ele estacionou muito longe da guia e abriu a porta sem qualquer cuidado. Preciso muito de uma resposta, pois eu acho que eu estava certa e ele q estacionou e nao se certificou."
(Dúvida postada por Mariza)

Mariza!

A resposta está disposta no Código de Trânsito Brasileiro. Observe:

"Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.
Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor."

Logo, a culpa pelo acidente, aparentemente é do condutor do veículo que estava estacionado e não do seu esposo.

Atenciosamente,

Fernando

.

.

2 comentários :

  1. Minha dúvida é a seguinte, minha habilitação é PPD dia 03 04 14; assinei a seguinte infração como condutor do veículo. a infração é essa (Conduzir o veículo registrado que não estaja devidamente licenciado). 65992 do atirgo 230.
    Quem me atua foi o (BATRAN -PM) OBS: SENDO QUE O POLICIAL ME ALIENOU A ASSINA A MULTA, e falou que não vai pega nada pra mim, mesmo eu tendo assinado como condutor do veiculo!!! pois o documento da moto, nao estar em meu nome!
    Fui no detran, eles me falaram a mesma coisa!
    só que mesmo assim estou em dúvida!
    por que a moto, estar atrasada desde de 2010, foi uma jogada que meu ex-padastro fez com um conhecido dele!
    em algum desses casos pode pega pra mim???
    aguardo sua resposta, pois estou tão procupado

    obs: eu assinei como condutor! e um conhecido meu que trabalha no detran, falou que é melhor eu, preencher o recurso de defesar! mais ele que me cobra! eu preenchor! esse recurso de defesa, ou estou totalmente amparado?
    Aguado a resposta espero que me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Havier!

      Os pontos dessa infração são de responsabilidade do proprietário do veículo. Portanto, nenhuma penalidade será aplicada na sua PPD.

      Fernando

      Excluir