segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Maranhão lança a "Operação Lei Seca"

Olá!

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria como a Secretaria de Segurança Pública (SSP), dará início no Estado à Operação Lei Seca, que contará também com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Instituto de Criminalística.

O Detran-MA já cedeu à Polícia Militar 50 bafômetros para os testes de consumo de álcool em motoristas maranhenses. Segundo o diretor Geral do Detran-MA, André Campos, a operação terá o apoio de uma delegacia nos pontos fiscalizados. Antes de iniciar as blitze, foi feito no trânsito do Maranhão um trabalho educativo com os motoristas. “Agora, é a vez de atuar com mais rigor, quem dirigir embriagado será preso”, alertou.

Desde 2011, mais de 3 mil notificações por embriaguez foram realizadas no Estado. Em São Luís foram 500 notificações a motoristas no primeiro semestre. O Detran abriu mais de 1,2 mil processos de cassação de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) por motoristas alcoolizados.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a medida deve salvar vidas, uma vez que a maioria dos acidentes está atribuída à mistura de álcool e direção. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 98% dos acidentes são provocados por imprudência dos motoristas, sendo que 80% estão relacionados ao consumo de álcool.

Foto: Flora Dolores/O Estado
As blitze também vão coibir crimes como furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas e uso de armas. Além do bafômetro, haverá fiscalização dos documentos, medidor de transmitância luminosa (para aferir a porcentagem da película) e de possíveis alterações de características dos veículos.

A iniciativa do Governo do Estado é aprovada pelo coordenador de Educação do SOS Vida Para Paz no Trânsito, Antonio Evaristo de Lima. “Esse é o tipo de operação que procura preservar a vida, considerando que a maioria dos casos de acidentes envolve o consumo de bebidas alcoólicas”, finalizou.

Fernando
 
 Lei Seca

Nenhum comentário :

Postar um comentário