quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Multa após o vencimento da Permissão (ou Provisória)

Olá!

(publicação 01/15)

Recebi a seguinte dúvida de um consulente: "Olá gostaria de tirar uma dúvida. A carteira vence dia 23/12 (provisória) e o agendamento para carteira definitiva ficou marcado para o dia 02/01 ás 9h da manhã. Se eu tomar uma multa grave ou gravíssima as 15h da tarde do dia 02/01 por exemplo, eu perco minha carteira ainda? Ou os pontos já entram na carteira nova?"

Essa é uma dúvida muito comum entre os novos condutores, que estão com a Permissão para Dirigir e estão na iminência de trocá-la pela CNH.

Inicialmente, vamos observar um preceito do Código de Trânsito Brasileiro:

"Art. 148...
...
§ 3º A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média."

Por esse preceito, podemos verificar claramente se um condutor, durante o tempo em que estiver com a Permissão para Dirigir (PPD) receber autuações (multas) graves ou gravíssimas e ainda se for reincidente em infrações médias, não poderá trocar pela definitiva (CNH).

Porém, se a PPD vencer (já decorreu um ano), qualquer infração posterior a essa data de vencimento será inserida na CNH (definitiva) e não na provisória. Isso se deve ao fato de que o período de "estágio probatório" já passou, não podendo mais ser punido com o cancelamento da habilitação.

Assim, caso sua Permissão esteja vencida, toda e qualquer autuação que sofrer posterior a essa data de vencimento não interferirá ou impedirá a troca pela CNH.

Fernando

271 comentários :

  1. Felipe!

    Sim, o correto seria apenas uma autuação. Vc pode recorrer indicando que não possui mais tal documento e por isso, não poderia ser autuado por essas infrações.

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Fernando me tira uma dúvida por favor, fui autuado com três multas, 2 gravíssimas e uma média, no dia 02 de Setembro de 2015, e o período de vencimento da minha PERMISSAO era dia 22 de Setembro, porém fiz a troca normal da minha carteira, já recebi a definitiva e ela continua na situação REGULAR, e os pontos não entraram ainda. Corre o risco de minha CNH ser cancelada por eu ter levado multa antes da minha PERMISSAO vencer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus!

      Sim, pois o DETRAN irá identificar que cometeu essas infrações no período em que estava com a Permissão.

      Fernando

      Excluir
    2. No caso a situação da minha CNH irá ficar com situação irregular? Cassada? Serei notificado a respeito disso? Quando poderei iniciar outro processo de habilitação? Desculpa as diversas perguntas rsrsrs

      Excluir
    3. Mateus!

      Se isso ocorrer, basta entregar a sua CNH e reiniciar o novo processo de suspensão.

      Fernando

      Excluir
    4. Olá Fernando,
      Estou ainda com a permissão e levei uma multa em julho, recorri, minha permissão venceu agora dia 14/10 e eles deram indeferido no dia 19/10, vou recorrer novamente, será que consigo pegar a definitiva? E se eles negarem posso recorrer pela terceira vez?

      Excluir
    5. Vanessa!

      Sim, para ambas as suas dúvidas.

      Fernando

      Excluir
    6. Olá Fernando, só mais uma questão, recorrer pela terceira vez é apenas judicialmente ou posso entrar com um recurso adm junto a Jari novamente?

      Excluir
    7. Vanessa!

      São três fases de defesa. Se recorreu nos prazos corretos, tem ainda uma última chance de recorrer.

      Fernando

      Excluir
    8. Levei uma multa dia 23 de dezembro a minha CNH vence no dia 9 de Janeiro se eu não recorrer os pontos passará para a definitiva?

      Excluir
    9. Victor!

      As infrações cometidas antes de obter a CNH definitiva não são transferidas para essa habilitação.

      Fernando

      Excluir
    10. Fernando,

      no meu caso, eu eu cometi as infraçoes que causavam suspensao do direito de dirigir e reciclagem, porem eu estava com a PPD, entao fui recorrendo, peguei cnh definitiva e apos passar o prazo de suspesao da cnh, eu fui fazer a reciclagem, , entreguei a cnh definitiva, paguei as taxas, fiz o curso de reciclagem, pois nos meus resumos no detran constavam : falta fazer curso de reciclagem, penalidade de tempo ja cumprida algo assim, entao apos fazer a reciclagem , saiu a situaçao que eu tinha feito as multas na PPD e deveria refazer o processo de habilitação

      nota-se que fui penalizado duas vezes, sendo que os recursos ja haviam sido negados e arquvios, as multas pontuadas, e eu estava cumprindo sua penalidade

      existe algo a ser feito ?

      Excluir
    11. Olá!

      Se você cumpriu o tempo de suspensão e fez o curso de reciclagem, o DETRAN não poderia cancelar a sua PPD. Isso quer dizer que esse órgão agiu de maneira errada e agora, você não pode ser penalizado duas vezes.

      Em qual cidade/Estado você está?

      Fernando

      Excluir
    12. Matheus Cavalcante o que aconteceu no seu caso? Conseguiu reverter?

      Excluir
  3. ola tenho uma duvida to com minha permisao vencida pq levei uma muta grave no periodo da permisao no sistema do detran constava 5 pontos e um certo dia consutei e nao tinha mais pontos consigo emprimir o boleto da definitiva ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderson!

      Se não houver nenhuma infração vinculada na Permissão, sim, pode trocar pela CNH normalmente.

      Fernando.

      Excluir
    2. Bom dia fernando,

      Estou com a pode e levei um multa média,perco a pós e terei que fazer todo processo de habilitação denovo??

      Excluir
    3. Islaniel!

      Apenas uma infração média não cancela a Permissão.

      Fernando

      Excluir
    4. Ola fernando pode tira uma duvida tomei uma multa gravissima no periodo da ppd isso a 5 anos Atraz nao consegui renovala certo ai ano passado iniciei um novo processo de ppd e vi que ainda estava no sistema a outra ppd fiz todo o processo e fiz o dok do meu carro ate intaum a ppd ja avia vencido levei uma multa de averbaçao novamente e nao intendo eles usarão o mesmo numero da ppd antiga para poder me empurar esses 5 pontos isso ta erradissimo pq ate entaum eu nao tinha ppd e essa outra foi emitida apos a data da multa como recorrer dessa palhaçada?

      Excluir
    5. Jonas!

      Se fizeram a autuação na PPD antiga, a nova habilitação não será pontuada. Embora seja um erro, isso não lhe prejudica.

      Fernando

      Excluir
  4. Ola minha ppd tem 7 meses que tirei ela , tenho uma multa de 5 pontos . ja pasou o prazo de recorre . eu consigo recorrer e tirar os pontos da miha ppd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se já passou o prazo, não há mais como recorrer.

      Fernando

      Excluir
    2. entao . vou perder minha abilitaçao ... nao tem como tirar os pontos mais nao ???

      Excluir
    3. Armando!

      Por ser grave, perderá sua Permissão.

      Fernando

      Excluir
  5. Se eu pagar as multas . os pontos sai do sistema ... e saem da minha ppd ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Armando!

      O simples pagamento da multa não exclui pontos da CNH, pois possuem cadastros desvinculados.

      Fernando

      Excluir
  6. ola fernando levei uma.multa grave dia 12 de dezembro de 2015 vi no site do Detran que a autuação foi postada no correios dia 1 de janeiro de 2016 portanto ainda não chegou na minha casa,mas estou marcado para fazer a troca pela difinitiva amanhã 15 de janeiro ,ainda não consta pontos somente autuação, será que eu vou conseguir minha definitiva????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis!

      Sim, normalmente. Porém, se for uma infração greve ou gravíssima, assim que o DETRAN identificá-la irá proceder o cancelamento da sua CNH.

      Fernando

      Excluir
    2. ola fernando apos toma uma multa os potos cai na cnh com quantos dias

      Excluir
    3. Vanildo!

      Os pontos serão inseridos na CNH quando for aplicado a penalidade. Não há um prazo definido para isso, mas pode demorar no mínimo uns 60 dias.

      Fernando

      Excluir
  7. tomei uma multa gravissima um
    mes depois q minha ppd venceu ainda n tinha dado entrada na outra pois tava sem grana.. posso renovala? sera q vai cair os pontos da definitiva?

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernando!

    Minha PPD venceu em agosto do ano passado. Passei pelo prazo probatório sem nenhuma infração. Porém ainda não troquei pela CNH. E em novembro do ano passado cometi uma infração gravíssima (avanço de sinal). Gostaria de saber se isso resultará em algum problema agora que quero pegar a CNH.

    Ainda posso recorrer, passando os pontos pra alguém e podendo pegar CNH sem problemas, né?

    Mas se eu não recorrer, isso resultará em algo ou o sistema simplesmente ignorará o fato de que na época da infração eu não possuía carteira?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur!

      Se a infração ocorreu em novembro/15, não há mais prazo para apresentação do real infrator.

      Se a PPD venceu em agosto, poderá trocá-la pela CNH normalmente.

      Fernando

      Excluir
  9. Bom dia
    Recebi uma multa com minha permissão para dirigir no dia 13/01/2016 mas a moto ainda não tá no meu nome, mas o recibo tá fechado no meu nome é a multa foi pro antigo dono e ele vai recorrer pra vim pro meu nome quando chegar a notificação pra mim vai ter como eu recorre,por que a multa quem fez foi meu cunhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bryan!

      Se vc foi abordado no momento do cometimento da infração, os pontos serão inseridos na sua Permissão e não há como transferi-los.

      Fernando

      Excluir
  10. Tenho uma duvida parei em uma placa de proibido parar e estacionar dai chegou um policial e comecou a anotar mais dai eu sai logo em seguinda,tenho a PPD que vence agora dia 01/05/2016 sera que ele me multou? Caso tenha em multado qual multa levarei se e a leve ou a media e se eu recorrendo posso pegar a definitiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine!

      É impossível saber se ele lhe multou. Por isso, aguarde a chegada da Notificação para sabermos.

      Fernando

      Excluir
  11. Boa noite amigo.

    No dia 24/02/2015 minha PPD foi emitida, mas acabei levando 2 multas no mês de maio de 2015!

    1 - EXCESSO DE VELOCIDA ENTRE 20% E 50% (23/05/2015)
    2 - EXCESSO DE VELOCIDADE SUPERIOR EM ATE 20% (30/05/2015)

    Nenhuma das multas foi assinada ou teve algum tipo de abordagem, somente cartas emitidas e encaminhada pelo correios!

    >>>>> Não transferi os pontos para ninguém!

    Até então minha PPD continua regular no sistema, mas está chegando o período de renovação (24/02/2016)!

    Fernando... Caso eu espere o mês de Maio passar e as multas saiam do sistema, será que dessa forma eu teria possibilidade de tirar minha CNH permanente???? mesmo sabendo que a qualquer momento ou futuramente poderei ter ela casada ou suspensa!???

    Desde de já te agradeço pela respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luanna!

      Vc pode tentar trocar a PPD normalmente, caso essas multas ainda não estejam vinculadas na sua habilitação.

      Posteriormente, o DETRAN irá proceder o cancelamento da sua CNH.

      Fernando

      Excluir
  12. Boa Noite gostaria de uma informação falta 1 mes e meio pra eu tirar minha cnh definitiva e estou com 2 multar na minha CNH provisoria uma media e uma leve ja chegou a notificação por correio e pelo site ta constando 7 ponto o papel com o valor da multa nao chegou ainda eu queria saber se eu vo perde ela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Uma média e uma leve não invalidarão a sua Permissão.

      Fernando

      Excluir
  13. Olá eu estava com a permissão emprestei meu carro para outra pessoa,ela pegou uma multa de radar movel dai eu transferi os pontos para ele fui renovar minha permissão e acabei perdendo me disseram que esqueci de enviar o xerox do meu RG teria algums cousa que eu poderia fazer neste caso,ou perderei minha carta mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta!

      Vc só conseguirá efetivar a transferência pela via judicial, visto que perante o órgão autuador não conseguirá mais fazê-lo.

      Fernando

      Excluir
  14. Olá, tomei 5 pontos na PPD e agora posso pedir minha CNH definitiva,eles deixa pedir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio!

      Caso a infração já esteja vinculada na sua habilitação, o DETRAN fará o cancelamento da PPD.

      Fernando

      Excluir
  15. Bom dia,
    Eu levei uma multa grave no dia 11/06 e minha carteira provisória venceu dia 20/07. Eu não recebi nenhuma notificação de autuação por correio da multa, mas a multa já consta no sistema (mas está sem vencimento, o que comprova que não recebi a notificação). Eu já fiz o pagamento da DUDA para pegar a definitiva pois quero tirar a definitiva o quanto antes. Mas a minha dúvida é se eles podem cancelar a minha carteira mesmo sem ter recebido a notificação, o que não me deu tempo nem de recorrer e nem de transferir a multa. Você me aconselha de agendar para pegar a definitiva o mais rápido possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício!

      Sim, irão cancelar sua CNH em decorrência dessa infração gravíssima.

      Sugiro que entre em contato com o órgão autuador para verificar por qual motivo não recebeu a Notificação.

      Fernando

      Excluir
  16. A minha permissão venceu dia 23/06. E ainda nao troquei pela definitiva por nao ter o valor que é cobrado pelos troca.... Eu corro algum risco de perder a CNcnpor nao ter trocado ?
    Porque so vou trocar no fim desse mês agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela!

      Não, não perde a PPD por demorar para trocá-la pela CNH.

      Fernando

      Excluir
  17. Olá. Minha permissão vence hoje e tenho 2 defesas aguardando julgamento no detran de infraçoes gravíssimas. Se ao chegar minha CNH estiver ainda em aguardo, os pontos da multa caem ou corro o risco de perder o documento mesmo que somem 14 pontos e para tal eu precise de 20 para perder a definitiva? Estou preocupada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc pode trocar a PPD pela CNH normalmente.

      Posteriormente, caso perca os recursos, o DETRAN procederá o cancelamento da sua habilitação.

      Fernando

      Excluir
  18. ola bom dia uma duvida minha PPD vencia dia 10/06 solicitei no detran a cnh definitiva no 22/09 porem no dia 02/10 fui parado pela policia militar pois o veiculo estava com licenciamento mesmo o carro não estando no meu nome a multa vem pra min, eu corro o risco de perde a cnh futuramente ? o policia diz que ja consta no sistema que o vencimento da habilitação erra 2019

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo!

      Vc já tinha cumprido o prazo de um ano da sua permissão. Logo, nenhum problema com a troca da CNH.

      Fernando

      Excluir
  19. olá, eu estou com a ppd. emprestei uma moto que estava no meu nome e o condutor levou uma multa gravisima, (sem capacete) a notificação não chegou. e agora chegou ja a multa pra mim pagar vencida.
    oque eu faço? vou perder minha ppd? ainda da pra recorrer e indicar o condutor ou entrar com recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cosmo!

      Vc pode ainda apresentar o recurso para tentar cancelar esse Auto de Infração e as suas penalidades, momento em que salvará a sua PPD.

      Se ficar inerte, sim, perderá a PPD visto que é uma multa gravíssima.

      Fernando

      Excluir
  20. Olá boa tarde! Meu marido tomou duas multas gravíssima com o meu carro. Tenho a PPD desde 03/2016 e as multas ocorreram depois. Acontece que mudamos e não sabia da multa. Qdo soube já era tarde demais, havia perdido o prazo para recorrer. As duas multas são de radar. Uma por excesso de velocidade e a outra por ter trafegado na faixa do ônibus. Por favor me diga, há algum recurso que eu consiga no âmbito judicial para não perder minha habilitação? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daia!

      Se o endereço estava errado, as Notificações são válidas para todos os fins.

      Porém, consulte o seu advogado para avaliação completa do caso e verificação da viabilidade de um processo judicial.

      Fernando

      Excluir
  21. Olá quero saber se eu ficar com sem pagar multa desde quando ela veio ficar um ano sem pagar ela deixa de existir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano!

      Não. Se não pagá-la, será incluída na Dívida Ativa por cinco anos.

      Fernando

      Excluir
  22. Bom dia aparesseu uma multa na minha moto do dia 7 de setembro de 2015 e tirei minha cnh agora ressibi a provisória agora dia 13/11/2016 essa multa pode mim prejudicar na minha provisória?

    ResponderExcluir
  23. EU RECEBI UMA MULTA ANTES DE SAIR A DEFINITIVA. RECEBI A DEFINITIVA E MESES DEPOIS FUI RENOVAR E MULTA HAVIA ENTRADO DEPOIS DE JA TER RECEBIDO A DEFINITIVA E AGORA ? TEREI QUE ENTREGAR A CNH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edy!

      Sim, deve entregá-la pois quando estava com a Permissão, cometeu infração grave ou gravíssima.

      Fernando

      Excluir
  24. Olá tive a cnh suspensa por que fiz multa na PPD agora vou faze de novo já entreguei a cnh na auto escola quando eu terminar vou pegar a definitiva ou denovo a PPD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano!

      Irá receber uma nova PPD.

      Fernando

      Excluir
    2. Estou fazendo tudo novamente..mas fui autuada nesse período por estar dirigindo com cnh vencida, mas a minha situação não é cnh vencida e sim estou sem cnh pois tomei várias multas na.minha primeira permissão e elas ficaram no sistema..por favor me ajude

      Excluir
    3. Olá!

      Tudo o que foi feito antes de obter a PPD, não interfere na obtenção desse documento ou na troca pela CNH. Porém, o DETRAN erra, e muito.

      Caso os pontos sejam inseridos na sua nova Permissão, sugiro que entre em contato pessoalmente com o DETRAN, reporte a questão dos pontos indevidos que estão vinculados na sua habilitação e solicite a retirada. Se não efetivarem, faça o pedido por escrito para que respondam por escrito.

      Fernando

      Excluir
  25. Olá Boa noite meu esposo tiro um carro Pra terceiros durante esse tempo meu esposo estava com a provisória e levo algumas mutas mais foi transferida pra essa terceira pessoa pois então chego o mês que ele teria que dar entrada no processo da definitiva mais acusou duas novas multas e não sabemos o que fazer pois pelo o que eu estudei ele já perdeu a habilitação mais a carta do Detran falando da multa não chegou em casa pra gente sabe como devo agir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiana!

      Em tese, a PPD dele pode estar cancelada em decorrência dessas multas.

      Sugiro consulta ao seu advogado para verificar se consegue transferir os pontos pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  26. minha ppd venceu a 6 meses , terei algum problema p pegar a permanente?

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, estou com o seguinte problema. Tirei minha primeira Habilitação em 2011. Após alguns meses da permissão, fui parado em uma blitz, e alegaram que eu havia avançado o sinal vermelho.Recorri da decisão e ganhei o direito de pegar minha CNH Definitiva. Ao decorre dos anos sempre verifiquei minha pontuação, e nunca chegou nada em meu endereço. Quando chegou o mês em que venceu minha CNH definitiva (Junho de 2016), tive um susto enorme ao chegar no Detran PE. Fui informado q minha CNH estava cassada, por uma infração gravíssima que levei no período que ainda era Permissão; e que eu teria que efetuar todo processo de reabilitação. Gostaria de saber como proceder nessa situação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jônatas!

      Infelizmente, a atitude do DETRAN está correta pois vc cometeu uma infração gravíssima quando estava com a PPD.

      Sua CNH foi expedida condicionada ao fato de que havia recurso pendente de julgamento e como perdeu, foi aplicado o cancelamento da habilitação.

      Fernando

      Excluir
  28. Prezado Fernando.
    Estou com a PPD que vencerá em janeiro de 2017. Em junho de 2016 vendi um carro que estava em meu nome, entretanto não fiz na época comunicação de venda ao detran. Em novembro recebi uma notificação de penalidade de uma infração de natureza grave referente a este veículo vendido. No entanto, a infração foi cometida pelo comprador do carro em setembro de 2016. Como não recebi a notificação de autuação não pude fazer a defesa prévia, porém fiz a defesa junto a JARI no devido prazo e anexando documentação da venda do veículo. Entretanto, quando fui no site do detran agendar a CNH definitiva havia o impedimento alegando a cassação da PPD. Existe o risco de não conseguir pegar a CNH definitiva? Como faço para não perder o direito de dirigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla!

      Vc não conseguirá trocar a PPD pela CNH pois essa infração é grave e está vinculada na sua habilitação.

      Para resolver esse problema, precisa saber os motivos pelos quais não recebeu a Notificação anterior e dependendo da resposta, poderá pleitear a transferência dos pontos pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
    2. Fernando,
      Como faço para saber os motivos de não ter recebido a notificação de autuação? Já que a notificação de penalidade chegou no endereço correto.

      Excluir
    3. Karla!

      Pessoalmente, junto ao órgão autuador.

      Fernando

      Excluir
    4. Olá, Fernando.
      Obrigadas pelas informações.
      Fui ao detran para verificar o motivo do não recebimento da notificação de autuação. Foi alegado ausência pelos Correios, que esteve em minha residência, porém não havia ninguém em casa para receber a notificação.
      É válido,ainda, recorrer administrativamente junto ao detran? Caso seja indeferido a solicitação existe alguma chance em um recurso judicialmente?
      Ou é mais vantagem refazer novo processo para obtenção da CNH. Com o cancelamento da PPD, após quanto tempo posso dar entrada em um novo processo?

      Excluir
    5. Karla!

      No caso de não haver pessoas no imóvel, o órgão deve obrigatoriamente publicar tal situação em Diário Oficial.

      Se não fizeram isso, o processo está passível de anulação, quer seja pela via administrativa ou judicial.

      Fernando

      Excluir
    6. Fernando,
      Agradeço muito suas orientações e parabenizo seu trabalho, que tem servido de grande auxílio para diversas pessoas.

      Observei as publicações do diário oficial do Estado e não houve nenhuma comunicação do detran.

      Entrei em contato com vocês através de email para orientação de procedimentos. Ficarei no aguardo da resposta.

      Excluir
    7. Karla!

      Vc recebeu nossa resposta? Todos os e-mails são respondidos normalmente no mesmo dia.

      Fernnado

      Excluir
    8. Bom dia, Fernando.
      Não recebi, ainda, retorno de vocês.
      Estou no aguardo.

      Excluir
    9. O email foi enviado no dia 07/01 para os endereços: recursodemultasp@hotmail.com e contato@sigarecursos.com.br

      Excluir
    10. Karla!

      Encaminhe o e-mail novamente, pois não localizei mensagem com o seu nome.

      Fernando

      Excluir
    11. Bom dia, Fernando.
      Acabei de encaminhar o email.
      Fico no aguardo da confirmação de recebimento.

      Excluir
    12. Karla!

      Verifique se recebeu a resposta, por favor.

      Fernando

      Excluir
  29. Olá, minhA PPD venceu há 1 ano, terei algum problema de pegar a CNH definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não. Basta ir até o DETRAN para realizar os procedimentos para obter a CNH.

      Fernando

      Excluir
  30. Ola fernando eu tinha ppd na categoria A mais levei multa e perdi comesei o proseso de uma nova e antes de comesar as aulas tomei 3 multas mais nesse tempo nao tinha abilitasao agr peguei minha ppd e veio contando as multas sera que vou perder minha ppd ? As multas vensem em fevereiro e a minha ppd em maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tudo o que foi feito antes de obter a PPD, não interfere na obtenção desse documento ou na troca pela CNH. Porém, o DETRAN erra, e muito.

      Assim, sugiro que entre em contato pessoalmente com o DETRAN, reporte a questão dos pontos indevidos que estão vinculados na sua habilitação e solicite a retirada. Se não efetivarem, faça o pedido por escrito para que respondam por escrito.

      Fernando

      Excluir
    2. Na cidade aonde moro nao tem detran entao como posso informar nesse caso?obg desde ja

      Excluir
    3. Alisson!

      Os documentos dos veículos e CNHs são emitidas numa cidade próxima. Verifique onde é pois é lá que deve ir para solicitar a exclusão dos pontos.

      Fernando

      Excluir
    4. Ok obg ajudou muito parabenz pelo seu trabalho abraso

      Excluir
    5. Alisson!

      Obrigado e disponha sempre que precisar.

      Fernando

      Excluir
    6. Ola fernando estou em processo da minha primeira cnh e levei uma multa grave administrativa de recibo por nao transferir na data certa . Fiz as aulas de moto passei na prova mas nao finalizei meu processo pois estou ainda esperandoa de carro essa multa pode da problema na minha provisoria quando eu for receber ou definitiva ?

      Excluir
    7. Fernanda!

      Esse tipo de infração não atrapalha a obtenção da PPD ou a troca pela CNH.

      Fernando

      Excluir
  31. ola, Bom dia
    O carro da firma onde trabalho, levou 3 multas, medias de 4 pontos, (radar) eu estava na permissão quando elas aconteceram, agora peguei minha definitiva, agora eu posso por os pontos na minha carteira ou tenho riscos de ela ser cancelada??( o carro não esta no meu nome esta no nome da firma )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O proprietário do veículo o indicou como condutor do veículo? Se sim, sua CNH será cancelada visto que na época das infrações vc estava apenas com a Permissão.

      Fernando

      Excluir
    2. O veiculo sendo de firma, eu preciso indicar condutor???

      Excluir
    3. Olá!

      Se o veículo estiver em nome de empresa, o proprietário deve indicar o infrator, sob pena de receber uma outra multa com o mesmo valor da originária.

      Fernando

      Excluir
  32. Bom dia, Fernando.
    No dia 13/12 fui multada por estacionar na calçada, o carro está no nome do meu pai e a multa veio pra ele. Nessa data estava com a cnh provisória vencida 15 dias.
    No dia 16/12 Tirei minha cnh definitivA. A multa chegou e meu pai n quer deixar no nome dele.
    Posso passar para o meu nome? Corro risco de ter a cnh cassada já que a multa é grave e eu não tinha a definitiva?
    A pontuação dessa multa vem pra minha cnh provisória ou definitiva?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, pode transferir para o seu nome normalmente, pois na data da infração (13/12) sua Permissão já estava vencida, ou seja, já tinha passado o prazo de um ano.

      Fernando

      Excluir
  33. Eu fiz a transferência do meu veículo dentro do prazo dos 30 dias faltando 1 dia pra vencer os 30 no poupa tempo porém veio uma multa de não transferir no prazo o meu documento tinha até 03 de dezembro foi feito dia 02 mas no meu documento veio com a data do dia 06 tá certo isso porque eu fiz antes do prazo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc tem certeza que essa multa é da sua transferência? Não se refere à multa do antigo proprietário?

      Fernando

      Excluir
  34. Boa tarde levei uma multa dia 04/08/16e outra dia 28/08/16 Eu ainda estava com a ppd que venceria dia 14/09, mesmo assim veio o papel do Detran pra pagar pra vir a definitiva paguei e veio, até hoje que é dia 10/01/17 não chegou nenhuma multa, no site do Detran consta a multa no veículo mais a minha carteira está em situação regular não consta pontos, minha carteira vai ser caçada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinho!

      Sim, há uma probabilidade muito grande do DETRAN efetivar o cancelamento da sua CNH, desde que as multas sejam médias, graves ou gravíssimas.

      Fernando

      Excluir
    2. Mesmo faze do já 5 meses que to com a definitiva ?

      Excluir
    3. Dinho!

      Sim, mesmo após cinco meses com a definitiva.

      Fernando

      Excluir
  35. Bom dia Fernando , eu faltava dois meses pra pega a permanente , tomei uma multa de 7 pontos , recorrir a multa , conseguir troca e pega a permanente , depois de 4 anos quando fui renovar , detran bloqueou , oq fazer ? Um advogado resolve isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo!

      O DETRAN está correta em bloquear a sua CNH. Provavelmente, esse bloqueio aconteceu a muito tempo.

      Sugiro consulta ao seu advogado para um estudo mais apurado do caso, mas não tenho visto sucesso com esse tipo de demanda.

      Fernando

      Excluir
  36. Ola fernando minha permissão vai vencer dia 16/02 e vou viajar posso dirigir com a permissao vencida?
    A CNH definitiva demora pra chegar mas preciso viajar antes dela chegar ten algo que eu possa fazer pra ir viajar dirigindo com a permissão vencida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe!

      A Permissão é válida por até 30 dias, à contar da data do vencimento.

      Fernando

      Excluir
  37. ajuda ae FERNANDO por favor.......atc: RAMIRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pmeu caso é parecido com o da pessoa acima ,o guarda multou o meu veiculo .....tou com a permanente ...mas so que fui ver e tem uma multa da provisoria.....tem como eu apresntar outro condutor ...ou terei que arcar com as consequencias so pelo fato de o veiculo esta em meu nome??

      Excluir
    2. Ramiro!

      Quando o veículo é abordado, não há como transferir a pontuação de uma multa.

      Assim, se for grave ou gravíssima, perderá sua PPD.

      Fernando

      Excluir
  38. Ei Fernando
    Entao tomei 2 multa na permissao medias..tentei recorre uma mas perdi o processo ja estou com a cnh definitiva algum meses vou perde la??? Obs. O processo ja corria antes de pega a definitiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otávio!

      Sim, por conta dessas duas infrações médias, o DETRAN poderá cancelar a sua CNH.

      Fernando

      Excluir
  39. Boa tarde Fernando!
    Tomei uma multa média em 19/02/2017 e estou com minha PPD, e ela vence em 06/04/2017, sera que vou tira minha CNH definitiva normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kal!

      Se foi apenas essa multa, sem problema na troca pela CNH.

      Fernando

      Excluir
  40. gente levei uma multa gravissima estou com a PPD o pior e que não recebi a notificação a tempo para transferir os pontos quando fiquei sabendo da multa procurei o orgão atuador e lá me disseram que ja tinha passado o prazo para transferir a multa e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio!

      Você deve recorrer para tentar cancelar o Auto de Infração e as suas penalidades. Portanto, avalie o documento para poder preparar sua defesa corretamente.

      Fernando

      Excluir
  41. Olá Amigo, eu tenho PPD, recebi uma multa gravissima e já estou ciente de que não tem jeito, perdi a PPD, pois bem minha pergunta é quando minha PPD será cancelada, prazo em dias que o detran vai encerrar minha PPD? recebi a multa em minha casa dia 13/03/2017. eu sei que o detran vai enviar uma carta pra minha casa pedindo pra eu efetuar a devolucao da mesma e dar baixa.. ainda posso dirigir ate eles pedirem pra mim ir deixar a carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David!

      Sua PPD estará válida até o vencimento, podendo continuar dirigindo normalmente até essa data.

      Fernando

      Excluir
  42. Olá Boa Noite Pode Me Tirar Uma Duvida?
    Um Amigo Meu Dirigio Meu Carro e Ele Nao Sabia Que Sua Habilitaçao Estava Vencida Tomou Multa Por Ecesso de Velocidade Fui Trasnferir Mais Ele Porem Ele Tava Com Ums 10 Dias Já Vencida e Nao Virmos , Ai Será Se Os Pontos Caem Na Dele Ou Na Minha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo!

      Os pontos não serão transferidos para ele pois a CNH está vencida.

      Fernando

      Excluir
  43. Olá,
    Minha PPD venceu em 07/03/2017, porém ainda não recebi. Por ser mudança da provisória para definitiva eu me enquadro no mesmo prazo que as renovações normais de poder rodar após 30 dias do vencimento ou se eu for pega na blitz eu perco minha carteira?

    Já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabella!

      Sim, se enquadra no mesmo prazo de 30 dias.

      Fernando

      Excluir
    2. Olá levei um multa gravíssima.
      Mais a minha CNH já tinha vencido o prazo de um ano eu perco habilitação?

      Excluir
    3. Joelson!

      Não. Só receberá os pontos.

      Se for uma infração auto suspensiva (lei seca, por exemplo), sua nova CNH será suspensa.

      Fernando

      Excluir
  44. Olá, gostaria de uma ajuda, minha habilitação venceu 06/2016 e hoje 03/2017 marquei para renovar, porém tomei duas multas no mês 10/2016 terei algum problema para renovar ?

    ResponderExcluir
  45. Levei uma multa em 2013 gravíssima dias antes de pegar a definitiva. Fui no Detran e peguei a definitiva normalmente fiz a te curso com a CNH é tudo. Em 2017 fui renova a habilitação e me dizeram que eu tinha perdido a mesma. Passei 4 anos com CNH e não fui notificado nem a CNH suspensa só hj que deram como suspensão a minha habilitação. Tem algum recurso que eu possa me defender amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Em tese, não vejo problemas no bloqueio da CNH, visto que cometeu infração gravíssima no período em que estava com a Permissão.

      Porém, nada impede que prossiga com o questionamento pela via judicial e nesse caso, há necessidade de um estudo mais apurado para verificar a viabilidade dessa demanda.

      Dessa forma, sugiro que consulte o seu advogado, preferencialmente especializado em Direito de Trânsito para que possa lhe ajudar corretamente.

      Fernando

      Excluir
  46. Boa noite, vendi uma moto e não preenchi o recibo, achei q nem existia mais essa moto, então recebi uma multa com 7 pontos na carteira, como faço pra me livrar dessa multa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kim!

      Você ainda tem contato com a pessoa que comprou o seu veículo?

      Fernando

      Excluir
  47. Ola Fernando minha permissão venceu 17/05/16 e chegou uma muta de 4 pontos sera q ainda posso toma esses pontos obrigado

    ResponderExcluir
  48. Dalvan!

    Uma única multa média não invalida a Permissão.

    Fernando

    ResponderExcluir
  49. Fernando, boa tarde.


    Eu andei em uma via no dia do meu rodízio e o carro está no nome da minha mãe, que está com a habilitação vencida.

    Para que ela consiga renovar a dela, é necessário que eu transfira a multa para o meu nome?

    Quando eu preencher o formulário de transferência de condutor, devo inserir os dados da minha ppd vencida?

    Se conseguir renovar a tempo, posso transferir para o registro da minha habilitação definitiva? Não gerará conflito?

    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora!

      Não entendi. É a sua PPD que está vencida ou a CNH da sua mãe?

      Se for a dela e a sua, não conseguirá transferir pois não aceitam transferência para habilitação vencida, só que poderá ser gerada uma nova multa para a sua mãe, por dirigir com a CNH vencida.

      Fernando

      Excluir
  50. Bom dia tenho uma dúvida se porcivel me esclarecer te agradeceria meu filho estava em processo para tirar a CNH foi pego em um blitz ele perde o processo por conta dessa multa? Ou transferência coisa chegou duas multas uma no nome dele é outra em meu nome onde são 7 pontos por ser um inflação gravíssima como não recebi ainda a ppd tenho que recorrer desses pontos que veio na notificação dele junto a PRF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior!

      Tudo o que ocorre antes de obter a PPD não pode cancelar esse documento ou impedir a troca pela CNH. Porém, o DETRAN erra e muito.

      Por isso, pode ser que tenha problemas com essas multas e se isso ocorrer, poderá depender de um advogado para resolver a demanda.

      Fernando

      Excluir
  51. Olá Fernando. Ano passado dirigi com a carteira em perfeitas condições mas ela venceu esse ano me março e veio uma multa por excesso de velocidade agora. Os pontos vão ir pra minha carteira mas como ela ta vencida tenho medo de perdê-la. isso pode acontecer ou vão ver que no tempo que eu ganhei a multa ela não estava vencida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se a infração foi após o vencimento da Permissão, os pontos serão inseridos na CNH.

      Fernando

      Excluir
  52. gostaria de fzr perguntas
    é inflação quando a moto ultrapassa o carro pela tartaruga?
    falta 1 mes para eu sair da provisória pra cnh, se eu levar uma multa e faltar poucos dias para passar de provisoria para cnh, tem como esperar o dia para sair da provisoria e depois pagar ou recorrer a multa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essa infração é gravíssima.

      O que deve ser levado em consideração é a data da infração. Se nesse momento cometeu infração grave ou gravíssima, poderá ter problema com a habilitação definitiva.

      Fernando

      Excluir
  53. Olá queria saber se eu for pego fazendo infração e falar que não tenho carteira a multa cai na cnh igual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano!

      Sim, pois irão consultar se você tem CNH antes de elaborar o Auto de Infração.

      Por outro lado, se não fizerem isso, seu CPF será anotado e isso vinculará os pontos à sua habilitação.

      Fernando

      Excluir
  54. boa noite
    meu pai recebeu uma multa por estacionamento em local proibido(media) ao dirigir meu carro (dia 23/05)
    podendo entrar com recurso até 23/06.
    minha ppd vence dia 10/06.
    gostaria de saber se, até lá, se eu receber outra média, estando no processo de transferencia de pontos de mim para meu pai(real infrator), estaria impedido de pegar a cnh definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se até o vencimento da PPD receber outra infração média não conseguirá trocá-la pela CNH e caso consiga, será cancelada pelo DETRAN.

      Portanto, transfira para o seu pai, evitando correr riscos.

      Fernando

      Excluir
    2. mas se eu tiver transferido, mas até la nao tenha computado essa transferencia, devido a lentidao do sistema, posso alegar na hora mostrando um protocolo do processo ou algo do tipo?

      Excluir
    3. Guilherme!

      Considerando a data da infração, não haverá pontos vinculados à sua PPD até o dia 10/06.

      Fernando

      Excluir
  55. Ola.Fernando chego uma atuação de 2 multas graves pra mim ontem no di 27/05 e no dia 09/06 agora no próximo mês vou pega a definitiva posso perde minha carteira ? Ou os ponto vai pra definitiva ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur!

      Você conseguirá trocar a PPD pela CNH mas assim que as infrações forem processadas, o DETRAN irá cancelar a sua habilitação.

      Fernando

      Excluir
  56. Ola, preciso de uma informação URGENTE! A minha provisória deu 1 ano agora no mês 5, mas tomei uma multa em dezembro, pois a moto não estava no meu nome, que só caíra agora dia 6 de junho para assinar as pontuações, mas como tomei a multa em dezembro, vem a duvida. Eu perco a carteira assinando as pontuações, mesmo tendo pago e pedido e concretizado a cnh definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se você assumir infrações ocorridas em dezembro, conseguirá trocar a PPD pela CNH mas o DETRAN irá proceder o cancelamento em breve.

      Fernando

      Excluir
  57. Opa!só uma pergunta Fernando
    Então tenho minha CNH definitiva 1 ano com nenhuma multa e o carro está no nome do meu pai levei uma multa 30 dias antes de eu pegar a definitiva a multa está no nome d meu pai eu posso transferir a multa pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleiton!

      Se a infração ocorreu a muito tempo, não há mais como transferir a infração pela via administrativa mas tão somente pela judicial.

      Fernando

      Excluir
  58. Olá Fernando minha permissão irá vencer dia 30/07/17 e tomei uma multa 4 pontos dia 29/05 e chegou notificação dia 06/06/17 corro risco de perder minha permissão e não consegui pegar a CNH definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Somente uma infração média não impedirá a troca pela CNH.

      Fernando

      Excluir
  59. Boa tarde!

    Minha permissão venceu dia 04-04-2017, e eu recebi uma multa dia 13-04, estava no período de 30 dias para solicitar a definitiva. Porém recebi a definitiva hoje 07-06. Os pontos da infração media irá para a definitiva?

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde!

    Minha permissão venceu dia 04-04-2017, e eu recebi uma multa dia 13-04, estava no período de 30 dias para solicitar a definitiva. Porém recebi a definitiva hoje 07-06. Os pontos da infração media irá para a definitiva tendo em vista que eu tenho que enviar o formulário da multa ate dia 16-06.

    ResponderExcluir
  61. Troquei minha provisoria pela definitiva,mas colocaram o ano de validade pra 2020,sendo que venceu agora 2017, o que da tres anos,isso ta certo? Ou seja ,nao teria que valer por cinco anos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Dependendo da sua idade (idoso) está correto.

      Caso contrário, entre em contato com o DETRAN para o problema seja corrigido.

      Fernando

      Excluir
  62. recebir 2 gravissima quando eu tava com a ppd mas ja recebir a definitiva e consultei aqui e vir que os pontos caiu foi nela tem algum perigo de eu perder ainda?

    ResponderExcluir
  63. Jus se!

    Sim, o DETRAN pode proceder o cancelamento da sua CNH a qualquer momento.

    Fernando

    ResponderExcluir
  64. boa tarde gente eu fui hoje renova mminha provisoria e constatou que tinha infracao gravissima so que eu nunca recebir essa notificacão e eu nao posso renova minha cnh por conta disso oq eu posso fazer nesse caso e outra eu sempre consultava minha cnh e nela dava que nao tinha nenhum infracao ai agora costa que tem infracao so fu tenta recorre e nao deu pq ja tinha vencido prazo oq posso fazer agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilson!

      Sugiro consulta ao seu advogado para tentar solucionar essa demanda pela via judicial, uma vez que pela via administrativa, não conseguirá solucioná-la.

      Fernando

      Excluir
  65. EM 2008 PERDE MINHA PPD POR CAUSA DE MULTA DE RECIBO SÓ QUE O CARRO ESTAVA FINANCIADO.AINDA A TEMPO DE EU PEDIR RECURSO SOBRE A CNH E O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não, pois o seu direito de recorrer administrativamente já se esgotou.

      Fernando

      Excluir
  66. Olá, lebei uma multa na minha PPD gravíssima, passou-se o tempo e quando fui no Detran a multa não tinha entrado e consegui tirar a definitiva, paguei e peguei. Agora eu perdi a habilitação em algum local e estou tentando tirar a segunda via, mas está dando que estou impedido. Pode ser erro no sistema do Detran? Ou houve alguma bronca?

    ResponderExcluir
  67. Mateus!

    Se cometeu uma infração gravíssima no período em que estava com a Permissão, o DETRAN efetivou o cancelamento da sua CNH.

    Fernando

    ResponderExcluir
  68. Tenho uma dúvida minha carteira provisória venceu fui parado numa Blitz com uma 50cc, eu estava sem a carteira provisória no momento minha pergunta e o policial q me abordo pode me multar apenas consultando meu RG ou CPF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo!

      Sim, pode multar apenas consultando esses dados pessoais.

      Fernando

      Excluir
  69. Mas sobre esse artigo 148 ?? Se tomar a multa na PPD, pagar e pegar a definitiva, e a multa só cair após pegar a definitiva. Esse artigo não vale para entrar na justiça para derrubar a multa?? (no meu caso multa recusa de bafômetro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael!

      Não entendi muito bem a sua dúvida, mas vou tentar responder algo.

      Caso receba uma multa (no seu exemplo, de bafômetro), o DETRAN pode expedir a CNH enquanto os recursos estão pendentes de julgamento, mas caso perca todos, irá proceder o cancelamento da sua habilitação.

      Fernando

      Excluir
  70. Olá boa tarde! Minha carteira provisória venceu no mês 07, mas eu tomei uma multa na lei seca no mês 10 do ano anterior. Fui ao Detran em agosto e a multa ainda estava em processo de autuação. Entrei com o recurso e ele foi indeferido. Hoje voltei ao detran e entrei com a 1° instância. Estou agendada para o dia 18/10 para dar entrada na definitiva. Será que vou conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suellen!

      Sim, consegue retirar a CNH normalmente.

      Porém, assim que perder os recursos seguintes, o DETRAN irá proceder o cancelamento da sua habilitação.

      Fernando

      Excluir
  71. ola, perdi minha permissao porque tomei 3 multas, a carteira ja foi cancelada, mais ainda nao entreguei ja vai fazer mais de 1 ano, mas depois disso ja tomei mais 3 multas na minhas placa, se eu entragar a carteira posso tirar denovo tranquilamente? as multas vão entrar nao minha carteira nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giselly!

      Sua habilitação já está cancelada, independentemente de entregá-la ou não. Por isso, pode iniciar o novo processo de habilitação normalmente.

      Fernando

      Excluir
    2. voce so consegue tirar denovo se voce entregar a carteira cancelada, mas e seu eu perder mesmo assim consiguo tirar denovo? mas as multas nao entram pra ninguem entao?

      Excluir
    3. Giselly!

      Desconheço a obrigação de entregar a CNH para iniciar um novo processo de habilitação mas se estão exigindo isso, entregue-a.

      Caso a tenha perdido, providencie uma declaração de perda.

      Fernando

      Excluir
  72. Olá, minha duvida é a seguinte...
    "minha mãe sofreu uma multa no dia 06/09, fator grave", mas ela não pode perder a CNH. A minha CNH provisoria venceu no dia 09/09, mas eu agora possuo a definitiva em mãos, se eu assumir os pontos dessa multa pra ela, eu corro o risco de perder a minha CNH definitiva?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonatas!

      Sim, pois no dia da infração ainda estava com a Permissão.

      Fernando

      Excluir
  73. Olá amigos bom dia, alguém tira minha dúvida, tipo minha permissao pra dirigir venceu ontem, então eu ainda tenho um prazo pra dirigir ou não posso mais até pegar a Cnh definitiva?

    ResponderExcluir
  74. Ola Fernando bom dia!
    Minha CNH é provisória eu tomei uma multa no dia 28/03/2017 por estacionar em vaga de carga e descarga e foi considerada grave e não recorri aí minha CNH vencia dia 11/07/2017 Aí dei entrada para pegar a definitiva só q o Detran não emitiu gostaria de saber se apos 12 meses essa multa q eu tomei ela é retirada do sistema aí eu posso tá pegando a definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jehff!

      Você não poderá mais trocar a Permissão pela CNH. Agora, deve se matricular num Centro de Formação de Condutores para iniciar um novo processo de habilitação.

      Fernando

      Excluir
  75. Olá gostaria de saber se eu pegar a CNH definitiva amanhã e assumir uma multa da semana passada eu perco a CNH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micael!

      Se a multa for grave ou gravíssima, sua CNH será cancelada pelo DETRAN.

      Fernando

      Excluir
  76. Olá, me tire uma dúvida, meu pai está com a CNH suspensa, levei uma multa no carro dele dia 10/10, chegou a notificação 10/11 dizendo para recorrer até dia 17/11, só que minha CNH venceu dia 11/11, vou conseguir transferir pra minha, caso não vai prejudicar na renovação da CNH dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiany!

      Sua CNH venceu um mês depois da infração. Logo, estava válida.

      Fernando

      Excluir
  77. ola levei multa gravíssima com a ppd, mais ja peguei a definitiva.
    só que chegou a notificação de suspensão para dirigir, sera que eu posso fazer reciclagem o não detalhe ,fui pesquisar minhas pontuaçao e marcava 7 pontos em vermelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleia!

      Se cometeu infração gravíssima na PPD o correto seria o cancelamento da CNH e não a suspensão.

      Logo, cumpra a suspensão o quanto antes pois assim não poderão lhe punir duas vezes, ou seja, não poderão cancelar a CNH.

      Fernando

      Excluir
  78. Oioi... Solicitei a minha carteira definitiva, porém levei uma multa estando com a carteira provisória vencida, eu posso assumir ela ou corro o risco de perder a carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se já estava vencida, não terá problema com a CNH (a não ser os pontos) em decorrência dessa infração.

      Fernando

      Excluir