domingo, 6 de dezembro de 2015

Aplicativo recompensa motoristas que dirigem de forma responsável



Olá!

O trânsito brasileiro tem atingido níveis cada vez maiores de violência apesar das campanhas de conscientização e a punição mais rigorosa aplicada a infratores. Isso pode ser evidenciado através de uma comparação da situação nacional com a dos Estados Unidos. Embora o país do norte da América tenha uma frota quase três vezes superior à da nação sul-americana, o número de acidentes com vítimas fatais nos EUA em 2013 foi de 32.719 (de acordo com o IIHS), em oposição aos 44.812 registrados aqui no mesmo ano (com base nos dados do ONSV).

É difícil entender as razões que levam motoristas a dirigirem de forma imprudente. Em geral, acidentes de carro são causados por mais de um fator. Contudo, de acordo com estudos desenvolvidos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes se devem a falhas humanas, que são exemplificadas por ações como a utilização de celulares durante a direção, exceder a velocidade regulamentada e realizar manobras agressivas.

É nesse cenário que surge o aplicativo Trekken, cujo objetivo é auxiliar na conscientização de condutores a partir do oferecimento de benefícios a quem dirige de forma responsável. Entre as vantagens oferecidas pelo app figuram descontos em compras e a aquisição de milhas para viagens aéreas. Os usuários acumulam pontos no aplicativo e depois podem trocá-los pelos benefícios.

O aplicativo, disponível no Google Play, utiliza os sensores presentes em smartphones para registrar o perfil de condução de motoristas, atribuindo uma nota a seu desempenho com base na velocidade atingida e o número detectado de manobras agressivas — ações como fazer curvas fechadas, freadas bruscas e utilizar o smartphone durante a condução do veículo.

Além do registro do desempenho individual, também é possível que os usuários comparem seus desempenhos entre si através de uma rede social formada através do Trekken, permitindo que haja uma certa competição saudável entre amigos que usam o aplicativo. Essa competição não só serviria de incentivo para uma condução mais cautelosa, como também ajudaria a diminuir o stress ocasionado pelo trânsito.
Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário