sábado, 5 de dezembro de 2015

Canoas-RS e os radares de velocidade: Diminuição de acidentes ou indústria de multas?


Olá!

O uso de radares em toda a extensão do território nacional tem regulado as ações tomadas por motoristas, que se sentem de fato inibidos pela presença destes dispositivos. De acordo com os dados, a utilização de radares tem sido importante para a redução de casos de carros que ultrapassam os limites de velocidade, além de evitarem acidentes nas vias públicas e rodovias. Há dois anos que a tecnologia é empregada no município de Canoas. O resultado foi a já mencionada redução no número de motoristas que excedem a velocidade regulamentada.

Segundo a Secretaria de Transportes e Mobilidade, 94% dos motoristas respeitaram o limite de velocidade nas vias monitoradas. De acordo com o secretário adjunto Júlio Matté, “das autuações, 80% dos condutores não reincidiram na infração”, o que se configura como uma vitória para a secretaria. Apenas 10 motoristas haveriam sido autuados de acordo com o secretário.

Ele também deu destaque ao fato de que existem dois radares móveis que efetuam a fiscalização nas principais da cidade, sendo que seu trabalho é diário. Os dispositivos ficam ativos em 12 ruas e avenidas, o que, de acordo com as autoridades, contribui para um menor número de ocorrências no trânsito.

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma campanha para que haja a diminuição em 50% das vítimas de acidentes de trânsito até 2020, campanha da qual a cidade de Canoas participa. O diretor de planejamento e estatística Leandro Machado afirmou que, além dos radares, outras medidas tomadas pela secretaria incluem atividades de educação para o trânsito, reforço na sinalização e o aumento das edições da Operação Balada Segura.

Além de captar as velocidades de veículos infratores, os radares também são capazes de tirar fotografias da placa destes carros e registrar vídeos das ocorrências. Os equipamentos também são utilizados em blitz e fiscalizações, acompanhando em tempo real os procedimentos e lendo automaticamente as placas dos veículos.

A punição pelas infrações cometidas varia de acordo com quanto a velocidade alcançada pelos motoristas excede o limite estabelecido. As multas variam de R$85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNG) a R$574,72 e a suspensão da possibilidade de dirigir, a depender da gravidade do ocorrido.

Embora sejam apontadas várias vantagens para uma fiscalização rígidas, integrantes da população discordam das medidas tomadas. É o caso do aposentado Alvício da Silva, cuja posição sobre o assunto é de que os radares, que “estão sempre escondidos”, servem apenas para arrecadar fundos para o município. Porém, mesmo entre os cidadãos existem opiniões divergentes. Há outros que acreditam que a presença de radares contribui para a redução dos excessos de velocidade. Mesmo assim, embora o reconhecimento ou não dos benefícios da fiscalização dependa do julgamento individual dos usuários das vias públicas, ainda existe a confluência de opiniões da população no que tange à natureza desta prática: “São uma indústria da multa”.

Fernando

8 comentários :

  1. Boa tarde , irmão fui pego em uma blitz sem possuir a PPD pois estou no término do processo de habilitação , a multa ainda n foi efetuada e n entrou em tramitação , porém foi atuada em meu nome e o veículo está no nome de outra pessoa , nesse caso eu perco a PPD? Devo continuar ou desmembrar a categoria antes q a multa chegue? Sou de SSA BA. Agradeço desde já! Lucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não entendi: seu irmão foi multado por não possuir CNH num veículo em nome de terceiro.

      O que a sua CNH tem a ver com isso?

      Fernando

      Excluir
    2. Nao, VC entendeu errado kkkk, me referi a VC (irmão), o veiculo está no nome de meu avô que n possui habilitação a ,porém estou em processo de habilitação , estou esperando a chegada da PPD ,órgão atuador foi o Detran e no aplicativo do Detran mostra 7 pontos , o nome do proprietário do veículo e o órgão atuador, minha dúvida é... Corro risco de minha PPD n chegar? E os pontos vao pra quem?

      Excluir
    3. Olá!

      Tudo o que foi feito antes de obter a PPD, não interfere na troca pela CNH. Porém, o DETRAN erra, e muito.

      Caso o DETRAN cometa esse erro, sua PPD será pontuada e não poderá trocá-la. Se isso ocorrer, deve solicitar ao DETRAN a exclusão dos pontos indevidos.

      Fernando

      Excluir
    4. No caso eu n peguei a PPD ainda.. Está pra chegar fui apto na prova de carro 4 dias dps q a multa foi efetuada, e a multa entrou em tramitação hj , os pontos vai pro proprietário do veiculo? Pq elle tem CNH mas n tem na categoria A ,eu fui pegop na blitz de moto ,minha dúvida é se minha PPD pode ser suspensa ?

      Excluir
    5. Olá!

      Sugiro que consulte a sua CNH constantemente para que veja se irão atribuir esses pontos indevidamente na sua habilitação.

      Fernando

      Excluir
    6. Valeu Fernando ,obrigado pelas dicas, mas a PPD chega normalmente? Já tem 4 dias úteis e ainda n foi autorizada a emissão tou preocupado kkk! Abraço

      Excluir
    7. Olá!

      Verifique com o Centro de Formação que está matriculado para se informar sobre o problema de ainda não tê-la recebido.

      Fernando

      Excluir