quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Exames para tirar a CNH são monitorados no Rio de Janeiro



Olá!

No Rio de Janeiro, os exames para tirar a Carteira Nacional de Habilitação são gravados. A medida inédita, instituída pelo Detran-RJ em 2012, oferece aos futuros motoristas esta possibilidade.

De acordo com a diretora de Habilitação do Detran, os testes são filmados em sua totalidade. Alunos que estão passando pela avaliação prática para tirar a CNH têm, com isso, uma maior segurança contra fraudes. Caso o aluno ache que sua avaliação não foi feita de forma correta, existe a possibilidade de solicitar os vídeos, abrir um processo administrativo e fazer a contestação.

Os candidatos são avaliados por 3 examinadores durante a prova e todo o processo é filmado (são registrados áudio e vídeo). As gravações são vistas no Centro de Monitoramento do Detran-RJ, onde ficam arquivadas. Foram criadas 20 Comissões de Exame integradas por servidores do Detran-RJ, as quais são responsáveis pelo acompanhamento e avaliação dos testes. Agentes assistem aleatoriamente alguns testes para avaliar e testar a ação.

Caso o presidente da Comissão suspeite de algo, ele solicita que o material seja avaliado por um agente do Centro de Monitoramento. Comprovado o erro, o instrutor da autoescola ou o funcionário envolvido pode ser suspenso ou até perder o cargo, a depender da gravidade da infração.

No momento, a ação está disponível apenas para exames da categoria B, que habilita o motorista a conduzir carros. Segundo a diretora, existe o plano de estender a ação às categorias C e D em 2016.

Além de terem acesso às filmagens de seus testes, alunos de autoescolas também podem acompanhar o processo pelo site do Detran do Rio (www.detran.rj.gov.br). Após a primeira aula, é possível consultar o portal e verificar as datas e as disponibilidades de vagas para as provas. Também é possível checar se todas as aulas foram validadas.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário