sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Belo Horizonte: radares não param de multar na cidade


Olá!

Desrespeitar os limites de velocidade é uma das maiores causas de multas no trânsito na cidade de Belo Horizonte. Aqueles que ultrapassam em até 20% a velocidade máxima permitida atingiu uma média diária de 1.213 veículos. Foram emitidas no ano de 2015, no total, 436,8 mil notificações. Esta quantidade foi um pouco menor que a de 2014, na oportunidade foram 444,4 mil notificações, entretanto a média diária se manteve no mesmo patamar (que era de 1.234).

No ano de 2015, o município instalou 38 novos radares de velocidade, fato que provavelmente implicaria num aumento de infrações. Entretanto, um  professor de Engenharia de Transporte e Trânsito disse que esta tendência de redução mostra na verdade o temor do condutor em ter prejuízo e ainda perder pontos na CNH.
 
Desrespeitar os limites de velocidade correspondeu a 40% da totalidade das infrações no ano de 2015, ano este em que mais de 1 milhão de multas foram aplicadas.

 
No Estado de Minas Gerais, velocidade alta também é a infração que lidera o ranking, foram mais de 870 mil, o que representa uma média de 2.436 ao dia. O Estado foi detentor da incrível marca de mais de 3 milhões de autuações emitidas no ano passado. Deste número um terço só na capital mineira.

 
Ainda que o maior número de multas seja por excesso de velocidade, a maior quantidade de equipamentos em Belo Horizonte é daqueles que detectam avanço de sinal vermelho. No ano passado, 90 novos aparelhos deste tipo entraram em funcionamento e estes foram responsáveis por registrar 241 multas diariamente. Esta infração é a terceira que foi mais cometida na cidade.

 
Com 242 flagrantes diários, na quarta posição, ficou a invasão de faixa exclusiva. Desrespeitar à regra, que tem como objetivo dar prioridade ao transporte coletivo, recebeu  reforço em 2015 com a instalação de mais 30 radares. Na atualidade, o total de equipamentos distribuídos por avenidas é de 44.

“Se tem aumento na fiscalização, são emitidas multas e as pessoas têm a carteira recolhida, a tendência é que, com o tempo, reduza o número de multas”, disse o professor.

 
Este defende que sejam instalados radares em pontos certos e que sejam feitas campanhas educativas com o objetivo de diminuir o número de acidentes com mortes.

 
O professor fala como se os radares fossem um meio de evitar acidentes de trânsito e não mais um meio que o Estado encontra para tirar dinheiro do cidadão. Esqueceu-se que a indústria da multa está em franca expansão.

   
Fernando

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