quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Caixa Econômica Federal disponibiliza financiamento para a compra de simuladores de direção



Olá!

Nesta segunda-feira, dia 25, a Caixa Econômica Federal anunciou que disponibilizará 500 milhões de reais para o financiamento de simuladores de direção veicular aos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Será possível financiar os simuladores em até 48 meses com o cartão BNDES ou por meio da linha Caixa BDC (Bens de Consumos Duráveis). A operação tem juros a partir de 2% ao mês, chegando a 90% do valor em até 60 meses, incluindo o prazo de carência, que pode se estender por até 6 meses.

Aulas com o simulador se tornaram obrigatórias no início deste ano. A medida se aplica a candidatos à carteira de habilitação do tipo B, para carros de passeio. É necessário que os futuros motoristas tenham 25 horas ao volante para que possam adquirir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nesta categoria. No ano passado, foram acrescidas 5 horas a essa carga horária por uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o Ministério da Cidades, as aulas com o auxílio dos aparelhos ocorrerão depois que os alunos tiverem finalizado o curso teórico e antes que iniciem as aulas práticas nas ruas.

O uso de simuladores havia inicialmente sido programado para se tornar obrigatório em 2013, após um prazo que as autoescolas tiveram para que pudessem adquirir ou alugar os equipamentos. Contudo, esta data foi adiada devido aos pedidos feitos por autoescolas e Centros de Formação de Condutores (CFCs), que alegaram não ter condições de adquirirem os aparelhos.

O Contran decidiu, em junho de 2014, que o uso das máquinas seria opcional. Mesmo assim, a obrigatoriedade da utilização deste recurso ainda se manteve nos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Agora, quase um ano depois, o Conselho voltou a considerar o uso dos simuladores obrigatório em todo o país. Alguns CFCs preferiram alugar os aparelhos ao invés de comprá-los. Essa decisão trouxe à tona os mesmos problemas que surgiram em 2013. O Sindicato das Autoescolas em Goiás, por exemplo, decidiu entrar com uma liminar contra o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para que a referida resolução seja suspensa.

No momento, aulas com simuladores são opcionais no processo de obtenção da CNH para motos, porém o Conselho estuda a possibilidade de torná-las obrigatórias também. 

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário