segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Em Teresina a infração mais cometida em 2015 foi conduzir sem CNH



Olá!

Conduzir sem portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi a infração de trânsito que mais ocorreu no ano de 2015 em Teresina, com o total de 1.784 ocorrências. Em segundo lugar ficou conduzir motocicleta sem capacete ou acessório de segurança, com o total 1.327 notificações. Estes dados são do Relatório Geral de Infrações de Trânsito da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito.

As duas infrações citadas são consideradas gravíssimas, são passíveis de multa de R$ 191,52 e mais sete pontos na carteira (para conduzir sem capacete), podendo o veículo do condutor flagrado ser apreendido ou não. 

De acordo com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, infrações consideradas gravíssimas foram as mais realizadas pelos motoristas na capital do Piauí, totalizando 5.098 em 2015. Os outros registros obtidos foram de 1.039 infrações leves, 336  grave e 212 médias. 

Os números mostraram ainda que dirigir veículo sem registro ou sem estar devidamente licenciado foi a terceira infração que mais se cometeu e teve 1.270 registros. 

Para uma das diretoras da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), este dado é alarmante. "A CNH não é apenas um documento, ela é a garantia de que o condutor passou por um processo de aprendizagem que garante mais segurança no trânsito. Quando a pessoa que está conduzindo o veículo não tem CNH, o trânsito se torna mais vulnerável a acidentes", ressaltou. 

"As blitzen são de caráter preventivo, na busca pela redução de infrações e acidentes de trânsito. Todavia os condutores precisam se conscientizar da importância de sempre andar regular, isso assegura vidas salvas”, ressaltou um dos diretores de infrações do Detran. 

Uma estudante universitária que recebeu sua permissão defende o processo de habilitação: "É uma garantia de segurança e um benefício para todos que compõe esse espaço. Eu já saiba dirigir, mas as aulas teóricas e práticas me ajudaram a entender como funciona o trânsito e dirigir da melhor forma para evitar transtornos para mim e para outras pessoas", disse. 

Como uma tentativa de diminuir esses números, uma das diretoras da EPT afirmou que as operações serão intensificadas. “Os educadores estão empenhados em alertar os condutores sobre a importância de respeitar as leis do trânsito. No ano passado, realizamos ações em todo o Estado, como blitzen educativas, palestras em escolas públicas e empresas privadas. Este ano, o calendário já está sendo finalizado, com atividades continuadas englobando todos os públicos que compõe o trânsito”, afirmou. 

O Policiamento de Trânsito é o órgão responsável pelas operações e abordagens dos veículos, para conferência de documentos e do veículo. Por isso, infrações por excesso de velocidade, semáforo e outras, não aparecem nos dados acima. Obviamente, tais infrações extrapolam, e muito, os números acima.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário