segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Estacionar em local proibido foi a infração mais comum em Franca no ano de 2015



Olá!

Em 2015, quase 40 mil motoristas receberam multas na cidade de Franca-SP. Esta foi a primeira vez em que o hábito de falar ao celular durante a direção não alcançou o primeiro lugar no ranking de infrações mais comuns cometidas na cidade. Desta vez, o título foi para o estacionamento em locais proibidos.

A Polícia Militar aplicou 39.259 multas durante o ano passado. Em 2014, este número foi de 38.029. Considerando o crescimento da frota em circulação na cidade, este aumento pode ser considerado pequeno. Por serem responsabilidade da prefeitura municipal, não foram contabilizados nesta estatística os casos de excesso de velocidade flagrados pelo radar.

Se levarmos em conta as 39.259 multas emitidas no ano passado e o fato de que a cidade conta com 70 policiais aptos a multarem, cada agente aplicou uma média de 1,5 multa por dia.

Foram 4.375 multas por parar em local proibido. A hipótese levantada pela polícia é que o corte de vagas para estacionar no Centro, que ocasionou a expansão dos locais com restrição para a parada de veículos, foi o fator que contribuiu para o aumento do número de autuações deste tipo.

O segundo tipo de infração mais registrado por policiais foi trafegar com o licenciamento do carro vencido, o que gerou 3.896 multas. Outras infrações comuns foram: o uso de celulares durante a direção, dirigir sem o cinto de segurança, dirigir sem documentos de porte obrigatório, mau estado de conservação de veículos, falta de CNH ou carteira de motorista vencida.

O número de acidentes que ocorrem na cidade pode ser explicado por alguns fatores. 859 motoristas foram autuados por ultrapassarem o sinal vermelho, enquanto outros 595 foram multados por dirigirem sob os efeitos do álcool, uma infração que, segundo o coordenador operacional da PM, é responsável por mais de 80% dos acidentes. Foi a junção de álcool e direção que provocou, por exemplo, um grave acidente na Avenida Pablo VI em outubro do ano passado, que resultou na morte de três jovens e deixou outros dois feridos. O motorista do carro havia passado a madrugada bebendo.

Neste mesmo ano, 7.654 condutores foram multados por ultrapassarem o limite de velocidade, o que corresponde a aproximadamente metade das multas emitidas por esse tipo de infração em 2014 — ano em que foram contabilizadas 15.802 autuações. Apesar da notável queda neste índice, não seria o caso de comemorar. Segundo com o secretário municipal de Segurança, a redução nas ocorrências desse tipo se deve aos longos períodos em que os radares eletrônicos do município ficaram desligados. O período de manutenção dos equipamentos pode durar desde 20 dias até mais de um mês. Também não é possível haver fiscalização na chuva. Estes fatores, aliados à falta de agentes, seriam os responsáveis pela queda no número de autuações, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário