quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Mais de 1,5 milhão de veículos licenciados no Estado de São Paulo



Olá!

Somente no Estado de São Paulo, em 2016, mais de 1,5 milhão veículos já foram licenciados, isto de forma antecipada e em apenas dez dias úteis. A quantidade anima o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Prodesp, empresa do Governo do Estado de São Paulo que gerencia o Poupatempo, que vislumbram um número recorde de incríveis 3,5 milhões de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) emitidos até o mês de março.

Uma força especial foi estruturada para ser responsável pela impressão dos documentos e de seu envio para os Correios para que seja efetuada a entrega em domicílio. O licenciamento dos veículos torna-se obrigatório no começo de abril e é realizado obedecendo um cronograma desenvolvido com base no emplacamento dos automóveis. 

O CRLV é documento de porte obrigatório; o condutor que for flagrado sem o documento ou com ele desatualizado pode receber multa e tem o carro apreendido. Segundo informações, a frota total de veículos com registro no Estado é de quase 27,6 milhões. 

“O licenciamento antecipado permite ao proprietário regularizar a situação do veículo já no início do ano, sem necessidade de ir a uma unidade do Poupatempo ou do Detran-SP, e circular sem correr o risco de esquecer ou deixar para a última hora quando chegar o mês de licenciamento previsto no calendário anual”, esclarece um dos  diretores-presidente do Detran do Estado de São Paulo.

No mês de janeiro de 2015, cerca de 2,1 milhões de condutores realizaram o licenciamento de maneira antecipada, quase 100 mil a mais do que no mês de janeiro de 2014. Agora em 2016, a Prodesp calcula que a quantidade só em janeiro passará de 2,3 milhões.

Neste ano, a taxa de licenciamento é de R$ 80,07 para qualquer veículo. Realizando o licenciamento eletrônico de forma antecipada, paga-se R$ 11,00 a mais pelo custo de envio do documento por meio dos Correios, deve-se quitar débitos de seguro obrigatório e possíveis multas.

A máquina de arrecadação não para. O licenciamento obrigatório é mais uma maneira encontrada pelo Estado para tirar dinheiro do pobre cidadão.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário