sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Secretaria Municipal de Transportes da capital paulista lança nova campanha para segurança no trânsito



Olá!

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (Bloomberg Initiative for Global Road Safety - BIGRS), lançou a campanha “A Pressa é Inimiga da Direção - Respeite os Limites de Velocidade”. A campanha, iniciada no último 19 de janeiro, será veiculada em 1000 relógios espalhados pela cidade. Com duração de quatro semanas, seu objetivo é reforçar o Programa de Redução de Acidentes de Trânsito nas ruas da capital paulista.

A iniciativa é resultado de uma colaboração entre a entidade e a prefeitura, que teve início em abril do ano passado. A BIGRS fornece auxílio ao Município em forma de consultoria e capacitação contínuas das políticas e ações adotadas para reduzir as mortes no trânsito e promover a segurança viária. Sua atuação também envolve a divulgação das medidas tomadas pelo Município, além de realizar a captação e o processamento de dados para avaliar se os resultados obtidos através dessas medidas. Para isso, são considerados quatro fatores de risco: a utilização do cinto de segurança, excesso de velocidade, o uso de capacete e a direção sob os efeitos do álcool.

A campanha está sendo financiada pela Iniciativa Bloomberg, isentando a Secretaria de custos. O custeio da ação é fundamentado no conhecimento prévio obtido através de outras experiências que também receberam apoio da entidade.

A redução da velocidade máxima das vias de São Paulo é uma ramificação do Programa de Proteção à Vida (PPV), que teve seu início no ano de 2013. O objetivo que se almeja alcançar com a medida é reduzir o número de acidentes e atropelamentos, especialmente de pedestres. Outras frentes englobadas pelo Programa são o “CET no Seu Bairro”, a implantação das “Áreas 40”, bem como da “Frente Segura” — que consiste em bolsões de parada para ciclistas e motociclistas localizados próximos a semáforos — e das faixas de pedestre diagonais nos cruzamentos de grande movimento. Espera-se que isto melhore a segurança dos usuários do sistema viário. Resta-nos esperar para verificar se os resultados almejados serão de fato atingidos.

De acordo com um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Transportes, o número de mortes causadas por acidentes de trânsito na capital teria caído 30,7% no mês de outubro de 2015 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Segundo este levantamento, teria havido uma redução de cerca de 30% nas mortes no período comparado — em outubro de 2014, foram registradas 101 vítimas fatais, enquanto no ano passado esse número caiu para 70.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário