quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Trânsito do Rio de Janeiro terá alterações durante os Jogos Olímpicos



Olá!

Entre os dias 1º e 28 de agosto, o trânsito da capital do Rio de Janeiro sofrerá alterações para atender ao plano de mobilidade estabelecido para os Jogos Olímpicos deste ano. Está prevista a criação de 260 km de faixas prioritárias para os locais de competição, que só poderão ser acessados através do transporte público. Faixas verdes indicarão as vias selecionadas e priorizarão a passagem de atletas, veículos credenciados e oficiais, de forças de segurança e emergência.

A fim de terem acesso aos locais de competição, voluntários, funcionários terceirizados e o público terão que utilizar o Cartão Olímpico. O cartão, que está disponível para a população em geral, vale para todos os meios de transporte público da cidade e não tem limite diário de viagens. Ele também permitirá o embarque sem validação nas catracas no final das partidas. O trajeto até as instalações esportivas poderá ser realizado por trem, metrô ou BRT (Bus Rapid Train).

Serão disponibilizados 5,5 milhões de cartões, que serão divididos pelas quatro zonas da Olimpíada: Barra (52%), Maracanã (29%), Deodoro (12%) e Copacabana (7%). Eles só terão validade enquanto durarem os Jogos e poderão ser comprados para um, três ou sete dias, mediante o pagamento das taxas de R$25, $70 ou R$160, respectivamente. A compra pode ser realizada pela internet e haverá entrega nacional mediante o pagamento de uma taxa.

Estima-se que cerca de 450 mil turistas serão recebidos durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. As quatro zonas principais das competições terão planos de mobilidade específicos, feitos com base na capacidade de assentos e a demanda por transporte público até os locais em que ocorrerão as competições.

As faixas especiais orientarão a circulação dos veículos com base em três tipos de prioridade: em faixas dedicadas (que cobrem 164 km), somente veículos olímpicos terão permissão para passar. As vias serão monitoradas por radares eletrônicos 24h por dia. Em faixas dedicadas (60 km), serão permitidos veículos com credenciais olímpicas, ônibus e táxis. Por fim, veículos de passeio também poderão circular nas faixas compartilhadas (36 km).

Entre as vias que serão consideradas faixas exclusivas 24 horas estão a Linha Amarela e a Avenida das Américas, na zona oeste; o Túnel do Joá e o Aterro do Flamengo, na zona sul. A Autoestrada Lagoa-Barra estará entre as vias compartilhadas. A Avenida Niemeyer, na zona sul, terá trânsito exclusivo para a passagem de veículos olímpicos e moradores.

Fernando

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