sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Trânsito em faixas exclusivas de ônibus gera mais de 460 multas em Uberlândia-MG



Olá!

No último mês de dezembro, mais de 460 motoristas foram multados em Uberlândia por utilizarem a faixa exclusiva para ônibus. Os números levam a uma média de 16 multas por dia na cidade. A infração, considerada gravíssima, pode ter como consequência a apreensão do veículo e o pagamento de uma multa maior para motoristas que forem flagrados dirigindo nas vias de transportes coletivos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), 26 multas ocorreram na Avenida João Pinheiro e 446 na Avenida João Naves de Ávila. Os registros são feitos tanto por agentes de trânsito quanto por radares instalados nos locais.

Utilizar a faixa exclusiva de ônibus entrou na lista de gravíssimas em agosto de 2015, quando foram sancionadas alterações no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). A infração acarreta uma multa de R$191,54, a apreensão do veículo e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vale lembrar que o acúmulo de 20 pontos no período de um ano pode levar à perda do direito de dirigir.

Antes da alteração, a entrada de qualquer veículo no corredor exclusivo para ônibus localizado à esquerda da pista — como é o caso da Avenida João Naves de Ávila — era uma infração grave, com multa de R$127,73 e cinco pontos na carteira. Caso alguém trafegasse pelo corredor do ônibus localizado à direita da pista, a infração seria leve, com multa de R$53,21 e três pontos na CNH. A razão da diferença entre as duas infrações era a potencialidade do impacto na fluidez do tráfego. No entanto, agora não importa se a faixa exclusiva se localiza no lado esquerdo ou no direito: a infração é a mesma. Fica a reflexão sobre a dita “indústria da multa”.

O local com a maior incidência de multas dessa natureza na cidade é a Avenida João Naves de Ávila, localizada em frente à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde se encontra um radar. Caso um motorista precise fazer a conversão do lado em que está o corredor de ônibus, recomenda-se atenção às sinalizações e que se troque de faixa para o retorno onde está a linha pontilhada, que sinaliza a permissão para a manobra. Em lugares onde a linha for contínua, não é permitido mudar de faixa.

Fernando

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