quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Atenção! Desligue o celular.



Olá!

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) constam duas infrações de trânsito que envolvem o uso do aparelho celular: dirigir o veículo utilizando apenas uma das mãos, exceto na situação onde se deve sinalizar de forma regulamentar com o braço, alterar a marcha ou acionar acessórios do automóvel (Art. 252, V); e dirigir fazendo uso de fones nos ouvidos conectados a aparelhos sonoros ou a telefone celular;(Art. 252, VI). Ambas são consideradas infrações de trânsito médias, com 4 pontos na carteira, e multa no valor de R$ 85,13. O uso dos fones é proibido mesmo com o veículo parado, seja em um congestionamento ou no semáforo.

“Muitas pessoas têm dúvida se pode usar o fone de ouvido e usar o sistema bluetooth do som do carro, mas não pode. Porque, nestes casos, estamos usando funções cerebrais que prejudicam nossa atenção. Não é como conversar com o passageiro ao lado ou ouvir música no rádio, por exemplo”, esclarece uma das coordenadoras de infrações do Detran.

Uma especialista em trânsito diz que no trânsito o motorista já tem diversos fatores para ter preocupação e fazer uso de aparelho celular aumenta em até duas vezes o intervalo de tempo requerido para reagir.

“Dirigir exige o raciocínio aritmético (cálculo de aceleração e distanciamento do veículo da frente) e lógico (análise do fluxo dos veículos da frente e de trás). Quando uma pessoa utiliza o celular na direção a reação automaticamente fica mais lenta e faz com que o condutor perca completamente o foco”, alerta a especialista.

De acordo com ela, existe uma percepção equivocada, por parte do motorista, de ter mais habilidade do que realmente  se tem; e esta cria uma falsa sensação de segurança, que culmina em atitudes imprudentes.

Uma motorista, que tem habilitação há quatro anos, diz que o celular de fato acaba tirando a atenção do motorista e por não conseguir ficar longe do aparelho já bateu seu carro duas vezes só em 2015.

“Eu estava saindo de casa quando começou a tocar uma música que gostava muito, então resolvi usar o celular para gravar um vídeo, comigo cantando. Fiz isso enquanto dei a ré para sair da garagem e acabei batendo e perdendo o retrovisor. Outra vez fui gravar uma situação que vi na rua enquanto acelerava. Bati o carro e, além de estragar toda a lataria, machuquei a cabeça. Depois disso, meu celular fica no porta-luvas enquanto dirijo para não correr o risco de pegá-lo”, contou a motorista.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário