segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Campo Grande arrecada cada vez mais com multas



Olá!

Só com as multas aplicadas nos últimos três meses, o dinheiro arrecadado pela Prefeitura de Campo Grande, ultrapassará facilmente os R$ 2 milhões. Estes dados constaram nas últimas três publicações realizadas no Diário Oficial do Município, efetuadas pela Agência Municipal de Trânsito, a Agetran.

Ao todo, foram emitidas cerca de 16 mil multas no intervalo que vai do final de outubro de 2015 até o final de janeiro deste ano. São, aproximadamente, 170  aplicadas todos os dias, e estes números são somente do território urbano da cidade de Campo Grande.

O total que será arrecadado pelas penalizações feitas nesse intervalo de tempo alcançará a quantia absurda de R$ 2.076.412,91. Seguindo a legislação, a Agetran realiza a publicação das placas e dos tipos de autuações e concede, a todos os condutores, 15 dias para recorrerem por meio de apresentação de defesa (recurso). A primeira publicação, pertencente a esta "avalanche" de multas, ocorreu no dia 13 de janeiro e as da sequência ocorreram no dia 21 de janeiro e no dia 12 de fevereiro (sexta-feira da última semana).

Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), toda arrecadação obtida por meio da aplicação de multas deve ser utilizada em sinalização, engenharia de tráfego e engenharia de campo, policiamento, fiscalização e propostas educativas para os motoristas.

Só na última publicação do Diário Oficial do Município, realizada nesta última sexta-feira (12 de fevereiro), constou um número absurdo de mais de 4 mil veículos que receberam autuação e que já tiveram a penalidade confirmada.

Para o condutor que teve a placa colocada na listagem de multas cadastradas no município, são concedidos 15 dias para  oferecer defesa ou informar a CNH do condutor infrator. Este prazo começou a contar a partir da data de publicação, no caso desta última, 12 de fevereiro.

O condutor muitas vezes é obrigado a recorrer para não ter "dor de cabeça" não tendo sequer culpa na maioria dessas ocorrências. Falta de sinalização, falta de treinamento de agentes de trânsito ou até mesmo falhas no sistema de aplicação de multas são os grandes culpados.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário