segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Em cidade do interior, no ano de 2015, cerca de dois motoristas cumpriram suspensão da Carteira todos os dias



Olá!

A cidade de Jaú, localizada no interior do Estado de São Paulo, teve no ano de 2015, uma média aproximada de dois condutores por dia iniciando o cumprimento da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com números do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Estado de São Paulo, foram 724 motoristas cumprindo esse processo no ano passado.

Esses dados mostram tanto os motoristas que foram suspensos por somar ou estourar o limite de 20 pontos na carteira dentro de período de 12 meses (considerando todas as autuações que constam no prontuário do motorista, independente da instituição que aplicou), quanto aos que tiveram o processo de suspensão iniciado por terem cometido uma única infração considerada gravíssima que sozinha já gera a suspensão, em conformidade com o que determina a legislação federal, como dirigir após a ingestão de bebida alcoólica, praticar corridas clandestinas (mais conhecidas como rachas), ultrapassar em mais de 50% o limite máximo de velocidade e pilotar moto sem fazer uso do capacete ou conduzir passageiro sem esse equipamento.

Na opinião do secretário de Mobilidade Urbana da cidade de Jaú, esse número de suspensões de carteiras de motoristas na cidade não é alto, se for levado em conta que a frota da cidade é de 96.824 veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Ressalta-se ainda que a pontuação atribuída às CNHs não é exclusivamente decorrente de infrações registradas na cidade de Jaú,  pode se referir ao excesso de velocidade em uma rodovia do Estado, por exemplo.

Somente no Estado de São Paulo, o número de motoristas que começaram a cumprir a suspensão da CNH aumentou consideravelmente entre 2014 e 2015: o número saltou de 218.102 para 373.956, aumento de 71,4%.

Para o diretor-presidente do Detran, uma possível explicação para o crescimento das suspensões é o Sistema Integrado de Multas (SIM). “O ano de 2015 foi o primeiro ano completo em que o processo de suspensão foi feito de forma eletrônica. Isso tornou o processo mais rápido e eficiente. Segundo: houve aumento da fiscalização tanto por parte do Estado quanto das prefeituras. Isso causa aumento no número de multas. Fica mais rápido chegar aos 20 pontos”, disse.

É fácil observar que, na capital ou no interior do Estado, o motorista sempre paga a conta.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário