quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Excesso de velocidade: como não ser multado?



Olá!

Qualquer condutor que seja mais antenado ou até mesmo curioso, já deve ter se questionado se existe a possibilidade de correr tão rápido a ponto de um radar eletrônico não conseguir registrar a multa. Incrivelmente a resposta é sim.

efeito doppler
Mas antes que você, caro leitor, saia por aí em alta velocidade com seu carro como se o dia de amanhã não fosse chegar, continue lendo este texto. Infelizmente este é apenas teórico.

Em um trabalho desenvolvido por estudantes da Universidade Leicester, na Inglaterra é que se teve uma conclusão sobre essa possibilidade. Os estudantes fizeram uso de alguns cálculos  um tanto quanto complexos de velocidade e de algumas teorias da física como o conhecido “efeito doppler” , efeito este que faz com que o barulho de uma sirene fique mais alto quanto mais perto está uma viatura e mais baixo quando uma viatura passa mais longe.

excesso de velocidade
Para conseguir "enganar" o radar, seria necessário que se atingisse uma velocidade suficientemente grande tal que alterasse a frequência do espectro da luz refletida da placa desse veículo. Para que isso seja possível, a velocidade necessária é de 191 milhões de quilômetros por hora, em outras palavras, aproximadamente 17% da velocidade da luz.

Isso supera absurdamente a velocidade máxima atingida por qualquer veículo já desenvolvido. Resumindo, é possível sim ser rápido o suficiente para não levar uma multa, mas não com os carros que existem.

E o que pode ser feito para não levar uma multa? Obedecer o limite de velocidade ou passar correndo a pé pelo radar.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário