quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Lombadas eletrônicas no Mato Grosso do Sul também notificarão veículos com licenciamento atrasado



Olá!

Até o fim de 2016, 200 lombadas eletrônicas passarão de simples radares que controlam a velocidade e começarão a flagrar também veículos cujo licenciamento está em atraso e veículos que são roubados ou furtados. Esta novidade foi divulgada na manhã de terça-feira, 16, pelo Departamento de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul (Detran/MS).

De acordo com as informações fornecidas pelo órgão, o sistema que será instalado nesses equipamentos também será capaz de identificar placas clonadas. Em conformidade com as palavras do diretor-presidente do Detran/MS, de início o sistema será instalado visando ser testado em apenas 10 lombadas eletrônicas, que estão localizadas em trechos de entrada e saída do município de Dourados, Três Lagoas e Campo Grande.

Antes do fim deste ano, o projeto deverá alcançar os 200 aparelhos que estão em operação no Estado atualmente. Segundo o diretor-presidente, este sistema é simples, onde o veículo passa pela aparelhagem e este captura, além da velocidade desenvolvida, a placa do automóvel.

Posteriormente, uma fotografia da placa é enviada para o Centro de Controle Operacional (CCO) do Detran, que realizará a análise das informações. Se existir registro de roubo ou furto do automóvel ou se a placa for clonada, a polícia será imediatamente acionada.

Para a situação em que o veículo estiver com o licenciamento em atrasado, o dono receberá notificação e multa, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "O aparelho vai fazer uma leitura de toda a regularidade do veículo, se houver algo irregular, um 'alarme' irá soar no centro e as autoridades serão acionadas", disse o diretor-presidente.

Esta novidade foi apresentada durante uma coletiva de imprensa, que tratou das ações que estão sendo implantadas pelo Detran, no que diz respeito à informatização dos sistemas do departamento.

A ideia é interessante, pois pode-se fiscalizar um número maior de veículos com relação à furto/roubo/clonagem, o que poderá aumentar a quantidade de veículos oriundos de ilícitos recuperados pelas polícias envolvidas.

O problema é que num segundo momento, o aparelho irá autuar por outra infração que não apenas a de velocidade, nos mostrando que mais uma vez que talvez a real intenção seja arrecadatória e não recuperação de veículos.

Por enquanto, temos apenas que aguardar para verificar posteriormente as estatísticas.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário