terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Mais dinheiro para os cofres públicos: multas crescem quase 41% no Estado do Mato Grosso



Olá!

A quantidade de autuações por infrações de trânsito no Estado do Mato Grosso aumentou quase 41% no ano de 2015. Nos arquivos do ano passado, consta o registro de quase 748 mil infrações por todo Estado. Já no ano de 2014, foram pouco mais de 530 mil autuações. 

Estes números foram apresentados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Mato Grosso (DETRAN-MT), que indica também que cerca de 20% desse montante de infrações acontecera em Cuiabá. De acordo com os relatórios, na capital do Estado aconteceram mais de 106 mil infrações, entretanto, apesar de ser um número expressivo, este mostrou queda de quase 15% em comparação a 2014. Na oportunidade foram aproximadamente 125 mil multas. O retrato em Várzea Grande é de aumento de quase 70% em 2015, com  cerca de 43 mil infrações. 

Conforme uma das comandantes do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar do Estado, os números mostram não só um crescimento, mas também a resposta de um esforço concomitante realizado em 2015 para se fiscalizar o trânsito, e por conseguinte se tem um aumento na quantidade de condutores e veículos fiscalizados. 

Essa comandante lembrou ainda que além do que grande parte dos motoristas pensam, o foco das abordagens e autuações ultrapassam o princípio puro e simples da aplicação de multas e atingem de forma igual a educação dos condutores no trânsito, quando, de certa forma, mostram ao condutor que ele deve cumprir com as leis do trânsito ou sofrerá punição. 

A maior vitória para as pessoas é a certeza que haverá redução das mortes ocorridas no trânsito segundo a comandante. Ela considera que autuar uma pessoa que não tem CNH ou que tenha ingerido bebida alcoólica evita acidentes com vítimas fatais. Para ela, não é possível mais um condutor alegar que desconhece as leis de trânsito e continue cometendo as mesmas infrações. Explica ainda, para exemplificar, que as infrações mais corriqueiras que são cometidas na capital do Estado são: estacionar o veículo em locais proibidos, não fazer uso do cinto de segurança e falta do licenciamento em dia. 

Até que se prove o contrário o Estado tem mostrado que só multa para aumentar a arrecadação, uma vez que é muito clara a falta de investimento em infraestrutura e segurança para os motoristas.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário