domingo, 21 de fevereiro de 2016

Motoristas de Maceió que se cuidem



Olá!

Como a maioria dos condutores já sabem, a fiscalização eletrônica é um aparato utilizado para inibir infrações de trânsito. Além de, em teoria, oferecer maior segurança em vias públicas, a fiscalização eletrônica garante que está havendo monitoramento e uma trafegabilidade nos limites impostos pela Lei. Em algumas capitais do país, pesquisas indicaram uma significativa diminuição no número de acidentes e mortes no trânsito em locais onde foi instalada a fiscalização eletrônica.

Este tipo de fiscalização começará a funcionar dia 28 de fevereiro em Maceió. Até esta data, os aparelhos funcionarão em fase de testes e acontecerão campanhas educativas nos pontos de instalação mais importantes e nos canais utilizados para comunicação da Prefeitura. A ideia é conscientizar  os motoristas, alertando-os dos locais onde ocorrerá a fiscalização para que todos sejam avisados e estejam cientes, a fim de que respeitem os limites de velocidade impostos e não recebam autuação.

Estes aparelhos de fiscalização eletrônica funcionarão em pontos fixados e em cruzamentos apontados, por meio de estudos técnicos realizados, como localidades de maior incidência e vulnerabilidade de acidentes que ocorrem em função de não se respeitar o limite de velocidade, avançar do sinal vermelho e parada de veículos sobre faixas de pedestres, fato que impossibilita a locomoção dos pedestres com segurança suficiente.

No intervalo que vai  de janeiro do ano de 2014 a janeiro do ano de 2016, foram registrados mais de 4 mil acidentes de trânsito no município de Maceió. Destes ocorridos,cerca de 350 se passaram na Avenida Durval de Goés Monteiro, 240 na Fernandes Lima, 125 na Menino Marcelo, 40 na Álvaro Otacílio e mais de 20 na Avenida Governador Afrânio Lages. Essas vias, que têm maior fluxo na cidade e que são detentoras de registros em que consta grande número de acidentes, serão as que darão início à fiscalização, por meio da instalação de aparelhos eletrônicos em pelo menos dez pontos.

O Estado insiste em dizer que a instalação de fiscalização eletrônica é feita somente para diminuir o número de acidentes, mas o condutor atento sabe que estas medidas visam o aumento da arrecadação por meio da aplicação de multas. No caso de Maceió, não há como pensar de maneira diferente.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário