quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Motoristas de transporte coletivo também recebem multas



Olá!

Das 3.427 autuações recebidas por motoristas de ônibus e micro-ônibus na Região Metropolitana de Vitória somente em 2015, 977 foram aplicadas uma vez que os condutores ultrapassaram a velocidade máxima permitida.

Avançar o sinal vermelho e conduzir falando ao telefone celular também ocupam posições de expressivas nesta lista das multas recebidas por este tipo de veículo. As cidades de Vila Velha, Vitória e Serra são detentoras do maior número de registros.

Estes números são do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e abrangem os ônibus e micro-ônibus em circulação na região Metropolitana de Vitória.

Conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), infrações que ocorrem em função de excesso de velocidade são consideradas graves e resultam em cinco pontos na carteira de habilitação. O maior problema segundo especialistas da área é que quando ocorre um acidente de ônibus em velocidades altas existe um alto índice de vítimas fatais.

“Em caso de acidente também tem que se considerar o peso do veículo que, aliado à alta velocidade, pode causar lesões graves nas vítimas e aumentar exponencialmente o número de óbitos”, diz um especialista.

Já quando a infração de trânsito é avançar o sinal vermelho, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro a infração é gravíssima e resulta em sete pontos na carteira de habilitação. E vai muito além, caso a infração resulte em acidente que culmine em lesão corporal grave ou em um acidente fatal, o motorista responsável responde criminalmente.

Mesmo assim, furar o sinal vermelho assume o segundo lugar na lista de multas aos ônibus na Grande Vitória. Somente no ano de 2015, foram emitidas 338 multas por esse motivo, contra  as 395 aplicadas em 2014, de acordo com o Detran.

Analisando sob um aspecto geral de multas aplicadas aos condutores ônibus em 2015, a cidade de Serra ocupa a primeira posição, com 435 multas e na sequência: Vila Velha (com 275 multas) e Vitória (com 259 multas). Já para os micro-ônibus, Vila Velha é a líder com 597 multas recebidas. Em segundo lugar vem a cidade de Vitória (com 535 multas) e no terceiro lugar Serra (com 447 multas).

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário