terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Novas exigências do Denatran para CNH causam dúvidas em Divinópolis



Olá!

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) alterou recentemente as exigências para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que pegou muita gente de surpresa. Em Divinópolis, tanto alunos quanto instrutores relataram estar confusos com as normas. As novas regras exigem a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou categoria A para quem quiser conduzir as motos conhecidas como “cinquentinhas”. Quem for iniciar o processo de habilitação precisará passar por cinco aulas no simulador, sendo que ao menos uma delas deve ser feita com simulação noturna.

Também foi incluído o exame psicotécnico para quem fizer adição de categoria, isto é, quem tem categoria A e vai adicionar a B ou vice-versa. Quem quiser mudar de categoria também precisa realizar o exame, como quem for mudar da categoria B para a C, mesmo que isto não tenha como fim exercer a função de motorista profissional.

Em uma autoescola da cidade, os alunos estão confusos. Segundo um deles, as novas normas são “muita coisa”. Outro afirma que antigamente era mais fácil entender e que agora, com as mudanças nas normas, tudo estaria vindo muito depressa, o que não ajuda muita.

Instrutores se encontram confusos em relação às novidades. A diretora de ensino de uma das autoescolas do município diz que muitas leis foram mudadas simultaneamente, o que não ficou muito claro para as autoescolas.

Em virtude disso, o Sindicato das Autoescolas de Minas Gerais pediu ao Conselho Nacional de Trânsito (Contram) um parece para esclarecer e verificar a legalidade da exigência do exame psicotécnico para quem estiver interessado em fazer a adição de categoria. O presidente do sindicato aconselha as pessoas para que não deixem de realizar os procedimentos exigidos quando quiserem trocar de categoria.

Apesar de muitos se confundirem com um novo exame, o toxicológico, que passaria a ser cobrado, este ainda não está valendo. De acordo com o presidente do sindicato, o exame é somente para quem efetua transporte remunerado nas categorias C, D e E. Ele foi inicialmente previsto para o dia 1º de janeiro, mas foi prorrogada pelo Denatran para o dia 2 de março.

De acordo com a delegada de trânsito do município, as regras devem ser cumpridas. Ela afirma que todas as vezes que alguém for fazer uma adição de categoria ou mudança de categoria, precisa fazer o psicotécnico. Não haveria outra forma de realizar este procedimento.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário