sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Obrigatoriedade dos simuladores é dor de cabeça para futuros condutores de Goiás



Olá!

Existem ao menos 19 mil processos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) travados no Estado de Goiás em função da falta dos simuladores de direção. O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Goiás elaborou e mostrou um cronograma ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran/GO) que abordava o assunto que diz respeito à aquisição dos aparelhos e, dessa forma, reabrir e dar andamento aos processos. O Detran ainda não dialogou sobre o assunto, mas afirmou que é sua obrigação fazer cumprir a Resolução que impõe que todos os futuros condutores sejam obrigados a passar por aulas nos equipamentos de simulação.

O Presidente do sindicato, afirma que esse cronograma seria extremamente necessário visando a garantia do andamento dos processos de habilitação que estão estagnados desde a última quarta-feira (10).

O Presidente detalha ainda que este cronograma mostrado estima que sejam instalados quase 250 simuladores em no máximo 150 dias em todo Estado. “Na capital e na região metropolitana, os simuladores estariam funcionando em dois meses.”Ele acredita ainda que esta é uma alternativa para que todos os processos continuassem em andamento no Detran e não existisse ainda mais atrasos. O tempo para a adequação requerido pelo sindicato passaria a contar a começar do dia 1º do mês de março e se encerraria em julho, data na qual os centros de formação de condutores já estariam adequados de acordo com a lei.

Caso não tenham seu pedido atendido, os proprietários de CFCs podem se unir para se manifestarem contra a obrigação da instalação dos simuladores e pela atitude adotada pelo Detran de impedir que sejam abertos novos processos.

Um projeto apresentado no mês de outubro de 2015, propõe e apoia o fim da obrigatoriedade do simulador de direção. O deputado proponente diz compreender que o uso de simuladores não trará contribuição efetiva para que o número de acidentes sejam reduzidos e destacou que, com todo aparato tecnológico, a obsolescência dos simuladores ocorrerá muito rapidamente, tornando ultrapassados equipamentos adquiridos por valor um tanto quanto caros.

Ao que parece esta obrigatoriedade tem atrapalhado novos condutores e os proprietários de CFCs por todo o Brasil.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário