sábado, 13 de fevereiro de 2016

Sergipe: balanço da Lei Seca é péssimo... Para o pobre condutor é claro!



Olá!

Em Sergipe, a Companhia de Policiamento de Trânsito liberou, na quinta-feira (11), os números da Lei Seca no Carnaval de 2016, iniciada sexta-feira (5) e encerrada quarta-feira (10) na Região Metropolitana de Aracaju.

A ação pode contar com 40 policiais militares com escalas todos os dias, arranjados em períodos de doze horas de trabalho, apoiados por 17 viaturas, das quais 13 eram carros, 3 eram motos e 1 van. Na oportunidade, os índices de álcool ingerido foram verificados com o uso de 15 bafômetros.

Cobrindo os carnavais na cidade de Aracaju, da praia da Caueira (na cidade de Estância) e no município de Barra dos Coqueiros, a Companhia de Policiamento de Trânsito fez o registro de, no total, quase 250 autos de infrações, cerca de 5% mais que o mesmo período em 2015. Foi efetuado o recolhimento de 65 carteiras de habilitação e de 45 documentos de licenciamento e, além disso, 50 veículos foram levados ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe.

Os números apontam ainda, um crescimento de quase 290% em relação aos autos emitidos em função da Lei Seca: foram 66 no ano de 2016 e somente 17 no ano de 2015. Foram aplicados neste ano quase 460 testes com o etilômetro em aproximadamente 1.000 veículos abordados.

Dos condutores que foram solicitados para realizarem os testes, 43 receberam autuação por recusa simples, pois não apresentavam indicativos claros de estarem embriagados e não aceitaram realizar o teste (combinação do art. 277, § 3º com o art. 165, do Código de Trânsito Brasileiro); um recebeu autuação por recusa flagrante, uma vez que não quis realizar o teste, mesmo apresentando indicativos claros de que estava embriagado ( também combinação do art. 277, § 3º com o art. 165, do Código de Trânsito Brasileiro). Este último foi levado à delegacia pelo crime cometido, conforme o art. 306 disposto no Código de Trânsito Brasileiro.

Ainda de acordo com os números liberados, 19 motoristas que foram submetidos ao teste do bafômetro apresentaram resultado na leitura de números entre 0,05 e 0,33 mg/l, justificando a aplicação de medidas administrativas (em acordo com o que é disposto no art. 165 do CTB) e 3 foram flagrados pelo bafômetro com números que superavam 0,33 mg/l, sendo assim conduzidos à delegacia por cometerem crime de trânsito.

Claramente a sede que o Estado tem por arrecadação não parou nem no Carnaval e o que era para ser uma época de diversão para os motoristas, tornou-se uma preocupação futura, com a provável suspensão da CNH.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário