quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Simuladores têm atrapalhado a formação de novos condutores



Olá!

Uma vez que ainda não chegaram os simuladores de direção veicular às autoescolas do Estado de Santa Catarina, estão com o processo de emissão da carteira de habilitação estagnado para quase mil pessoas.

Segundo determinação do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), começando neste ano, os Centros de Formação de Condutores (CFC)  são obrigadas a fazer o uso do simulador para aquele que vai tirar a primeira carteira de motorista (para a carteira B); dessa forma exige-se 25 horas de aulas práticas, das quais 20 horas em automóveis de instrução e cinco horas serão realizadas nos simuladores de direção.

No país, somente uma empresa está habilitada e registrada para realizar a locação dos simuladores e não está conseguindo cumprir a demanda nos prazos combinados. Prova disso é que a entrega dos simuladores já foi remarcada duas vezes em alguns locais e não foi entregue.

"A situação entrou em vigor desde no dia 1º e as empresas não tem o simulador para entregar. Passado mais de um mês, agora a situação está afunilando, pois quem deu entrada ao pedido da carteira já terminou a aula prática e se criou um gargalo, pois não tem aparelho para iniciar a aula teórica", diz um dos vice-presidentes da Associação das Autoescola de Santa Catarina.

Estas quase mil pessoas iniciaram o processo da habilitação no dia 1º de janeiro deste ano. Uma vez que já se passou um mês das aulas teóricas, eles já deveriam ter iniciado as aulas práticas com o simulador, mas uma vez que este inexiste no momento, já iniciam as aulas de carro, adiando as cinco horas no simulador até que o aparelho seja entregue. O período para receber a CNH, que antes desta determinação demorava cerca de 60 dias, hoje demora quase 90.

Nos dias de hoje existem apenas três simuladores no Estado: em Florianópolis, Pinhalzinho e Tubarão, cidades nas quais o processo de habilitação tem acontecido normalmente. O Estado de Santa Catarina tem 34 autoescolas que tem liminar para não serem obrigadas a utilizar o simulador e estão conseguindo formar motoristas com apenas aulas práticas em veículos reais.

Além de o Estado ter encarecido o processo de habilitação, agora atrasa a formação do novo condutor por meio de uma determinação irracional, implantada sem que se fosse feito um estudo prévio para saber se a empresa poderia suprir a demanda dos Centros de Formação de Condutores.

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário