quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Prefeitura de Araguaína apresenta projeto para envolver crianças na educação no trânsito



Olá!

Na manhã desta última terça-feira, dia 26, foi apresentado o projeto Transitando na Escola. A proposta da prefeitura de Araguaína foi apresentada a diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino no auditório da prefeitura. O projeto, desenvolvido pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, tem como objetivo envolver as crianças na educação no trânsito e torná-las agentes mirins, levando orientações a suas famílias e à comunidade.

Para o secretário da Educação do município, o trabalho realizado é muito importante e envolve diretores, coordenadores, professores e toda a comunidade escolar. Ele explicou que tudo será feito com a anuência dos pais, enquanto os agentes da AMTT realizarão oficinas de capacitação para as crianças.

O diretor de uma das escolas manifestou seu apoio ao projeto, afirmando que este vai ao encontro das necessidades do município. Segundo ele, mudanças recentes na sinalização causaram certa resistência, mas ele acredita que a participação das crianças tem muito a contribuir para a melhora deste cenário.

Os pequenos agentes, ainda segundo o diretor, irão compreender as mudanças nas vias e a razão pela qual elas são necessárias para melhorar a trafegabilidade e evitar acidentes. Ele concluiu dizendo que, ao ser trabalhada nas escolas e nas famílias, a educação no trânsito poderá contribuir para a redução de acidentes.

O cronograma do projeto contará com atividades em todos os meses do ano. Em fevereiro, serão realizadas orientações sobre a prevenção de acidentes em cruzamentos. No mês de março, os agentes mirins iniciarão sua participação em todas as atividades e serão responsáveis pela aplicação da multa moral junto com o agente de trânsito.

De acordo com o coordenador de Educação no Trânsito da AMTT, isso consistirá em um puxão de orelha aplicado por uma criança. Será feita uma marcação no cartão caso algum condutor estacione em vaga proibida, por exemplo, o que tem o objetivo de sensibilizar os motoristas.

O trabalho de conscientização com a multa moral com blitz educativa se iniciou nesta quarta-feira, dia 27, no centro da cidade. A comunidade foi apresentada ao cartão do idoso e do deficiente. Os agentes de trânsito orientaram sobre as vagas especiais e a aquisição do cartão preferencial. Quem ainda não tiver o cartão pode tirar o documento na sede da AMTT. É necessário levar cópias dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovante de endereço e, para deficientes físicos, o laudo médico.
 
Fernando

Como se não fossem suficientes os radares fixos, Salvador sofre com radares móveis por todas as partes



Olá!

A pessoa que trafega de carro pela cidade de Salvador já sabe bem as velocidades máximas permitidas de cada região, sempre prestando atenção nos radares colocados nas vias de maior velocidade. Entretanto, nas localidades nas quais não existem radares fixos, é necessário tomar cuidado com a velocidade desenvolvida, uma vez que, justamente nestas vias menos prováveis que, ocasionalmente, estarão funcionando os radares estáticos.

Mais popular com o nome de “radar móvel” (mesmo que esta nomenclatura seja mais aplicada para outro tipo de equipamento que tem a forma de uma pistola), duas unidades deste equipamento estão sendo usadas pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador em diferentes horários e nos mais diversos locais da cidade. Objetiva-se, segundo informações da assessoria de comunicação da instituição, é aumentar a fiscalização no trânsito da cidade.

Motoristas que transitam pela capital frequentemente, contam já terem avistado os "radares móveis" com alguma frequência, principalmente na Avenida Paralela. Mesmo desconhecendo a função a princípio, os motoristas explicam que passaram a prestar atenção quando ouviram de conhecidos, que outras pessoas já teriam recebido multa aplicada pelo aparelho.

“Me disseram que haviam recebido uma multa por excesso de velocidade em local onde, a princípio, não existem radares fixos. Foi o que me levou a ter mais cautela”, contou um motorista particular.

Já um empresário da cidade explica que a utilização deste equipamento é desnecessária, uma vez que obrigaria o condutor estar sempre com velocidade reduzida. “Isso me parece uma indústria de multas. Já não bastam os engarrafamentos, agora temos que ficar andando em velocidade baixa mesmo em via de trânsito rápido”, pontuou.

Conforme informado pela Transalvador, a prefeitura fez a aquisição dos dois equipamentos no mês de setembro do ano de 2014, e a partir de então, já foram emitidas 89.117 notificações para motoristas que eventualmente desobedeceram alguma normativa do trânsito em determinada via. A infração que foi mais registrada nos aparelhos é o excesso de velocidade.

De acordo com o órgão, as avenidas que não são detentoras de fiscalização eletrônica fixa, são aquelas que mais recebem o aparelho. Nestas vias, as câmeras se fazem necessárias em função das vias exclusivas para transporte coletivo, que, frequentemente não é respeitada pelos condutores.

Um dos diretores de trânsito da Transalvador, preferiu não fazer avaliação da atuação dos radares estáticos, porque segundo ele, a eficiência da fiscalização no trânsito ocorre segundo uma série de fatores que funcionam concomitantemente. Mesmo assim, ele diz que, independente da existência ou não da fiscalização eletrônica, a legislação esclarece ao condutor que é seu dever respeitar as regras de sinalização. “Não posso me restringir e obedecer às regras de trânsito apenas quando há fiscalização, e sim à todo momento. Atualmente, não é mais obrigatório sinalizar que há fiscalização eletrônica nas vias, mas sim informar sua velocidade máxima permitida, cabendo ao condutor, dirigir segundo o que as placas informam. Neste aspecto, a Transalvador tem intensificado suas ações com relação à sinalização de toda cidade, para que o condutor possa transitar por ela de forma adequada”, comentou.
 
Fernando

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Detran-GO deixará de cobrar as taxas de certos serviços



Olá!

Nesta última segunda-feira, 25 de janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulgou que irá extinguir mais de 20 taxas atualmente cobradas por serviços prestados. De acordo com o órgão, essa decisão beneficia proprietários de veículos, pessoas que pretendem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Centros de Formação de Condutores (CFCs).

As taxas serão oficialmente extintas a partir do dia 30 de março deste ano. Os valores dos serviços que se tornarão grátis nesta data variam entre R$2,81, para cada página de listagem de dados, e R$261,27, cobrados para reciclagem de instrutores e examinadores de trânsito.

Outra taxa que deixará de existir é a cobrada pela baixa de veículo. O serviço, que tem o custo de R$120,80, é utilizado por proprietários de veículos que não podem mais rodar por serem muito antigos ou em casos de perda total. A retirada da segunda via do laudo de apreensão de veículos, cujo custo era de R$21,30, também passará a ser gratuita.

Segundo o diretor técnico de atendimento do Detran, houve um estudo sobre os valores cobrados pelo órgão para a realização de diversos serviços e algumas cobranças foram avaliadas como dispensáveis. A lei 19.194/2015 foi sugerida pelo Governo do Estado e aprovada.

O diretor acrescentou ainda que a gratuidade dos serviços teve como objetivo desonerar os cidadãos, já que eram serviços pouco utilizados. Ele citou que outros estados já haviam decidido diminuir os valores, mas que o governo de Goiás preferiu retirar as taxas completamente.

Listamos abaixo os serviços cujas taxas não mais serão cobradas e seus valores antes da decisão:

- Baixa de veículo para qualquer fim - R$120,80

- Busca no arquivo (por processo) - R$30,90

- Cancelamento de credenciamento junto ao Detran - R$19,68

- Continuação de exames de habilitação em outro Município, CFC (A) (B) (AB) - R$81,47

- Embargo ou desembargo de licenciamento de veículo - R$28,08

- Hora-aula para cursos de qualificação para fins de credenciamento - R$5,78

- Inscrição para curso de diretor geral ou de ensino de CFC (A) (B) (AB) e despachante - R$8,33

- Inscrição para reavaliação do exame de aptidão física e mental ou de avaliação psicológica - R$22,47

- Laudo técnico de vistoria veicular - R$39,32

- Listagem de dados (por página) - R$2,81

- Prontuário para quaisquer fins - R$42,13

- Reciclagem para instrutor, examinador de trânsito, diretor geral/ensino de CFC (A) (B) (AB) - R$261,27

- Reemissão de Documento Único de Arrecadação (DUA), quando solicitada pelo usuário - R$11,24

- Rubricas em livros de credenciados (quando necessário) - R$160,14

- Segunda via de auto apreensão - R$21,30

- Taxa de entrega de documento em domicílio - R$16,86

- Taxa de expediente - R$11,24

- Taxa de fiscalização de CFC (A) (B) (AB)- 1ª VIA, permissão para dirigir, revalidação,

reciclagem, mudança de categoria ou adição de categoria (devida pelo CFC por candidato inscrito na entidade) - R$22,47

- Vistoria de veículo apreendido ou por solicitação do usuário - R$36,52

- Vistoria em estabelecimento para fins de credenciamento (acrescendo o mesmo valor a cada 100 km percorridos) - R$42,13

- Vistoria técnica de veículo em domicílio (por veículo - no mínimo 5) - R$19,56

- Emissão de credenciamento para uso em vaga especial - R$ 11,24.

O Detran GO decidiu desonerar o cidadão, ao retirar algumas taxas que cobrava. Porém, percebe-se que são serviços pouco utilizado, ou seja, não atacou taxas que diretamente somos obrigados a pagar todos os anos, como a taxa de licenciamento, por exemplo.
Mas, é um início. Quem sabe num futuro próximo a lista aumenta.

Fernando

Caixa Econômica Federal disponibiliza financiamento para a compra de simuladores de direção



Olá!

Nesta segunda-feira, dia 25, a Caixa Econômica Federal anunciou que disponibilizará 500 milhões de reais para o financiamento de simuladores de direção veicular aos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Será possível financiar os simuladores em até 48 meses com o cartão BNDES ou por meio da linha Caixa BDC (Bens de Consumos Duráveis). A operação tem juros a partir de 2% ao mês, chegando a 90% do valor em até 60 meses, incluindo o prazo de carência, que pode se estender por até 6 meses.

Aulas com o simulador se tornaram obrigatórias no início deste ano. A medida se aplica a candidatos à carteira de habilitação do tipo B, para carros de passeio. É necessário que os futuros motoristas tenham 25 horas ao volante para que possam adquirir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nesta categoria. No ano passado, foram acrescidas 5 horas a essa carga horária por uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o Ministério da Cidades, as aulas com o auxílio dos aparelhos ocorrerão depois que os alunos tiverem finalizado o curso teórico e antes que iniciem as aulas práticas nas ruas.

O uso de simuladores havia inicialmente sido programado para se tornar obrigatório em 2013, após um prazo que as autoescolas tiveram para que pudessem adquirir ou alugar os equipamentos. Contudo, esta data foi adiada devido aos pedidos feitos por autoescolas e Centros de Formação de Condutores (CFCs), que alegaram não ter condições de adquirirem os aparelhos.

O Contran decidiu, em junho de 2014, que o uso das máquinas seria opcional. Mesmo assim, a obrigatoriedade da utilização deste recurso ainda se manteve nos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Agora, quase um ano depois, o Conselho voltou a considerar o uso dos simuladores obrigatório em todo o país. Alguns CFCs preferiram alugar os aparelhos ao invés de comprá-los. Essa decisão trouxe à tona os mesmos problemas que surgiram em 2013. O Sindicato das Autoescolas em Goiás, por exemplo, decidiu entrar com uma liminar contra o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para que a referida resolução seja suspensa.

No momento, aulas com simuladores são opcionais no processo de obtenção da CNH para motos, porém o Conselho estuda a possibilidade de torná-las obrigatórias também. 

Fernando