Veja também:
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Fiat 147, Lamborghini e um Porsche "tirando um racha"
Veja também:
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Detran/SP alerta para novo golpe na internet
Olá!
O Departamento Estadual de Trânsito
de São Paulo (Detran.SP) alerta para um novo e-mail falso que circula na
internet, desta vez sobre a suposta clonagem de Carteiras Nacionais de
Habilitação (CNH). A mensagem pede que o condutor abra um arquivo anexo –
que diz ser um relatório de investigação do caso – e o orienta a entrar
em contato em até 48 horas.
Além de conter graves erros de
gramática, como o trecho “Todos as informações esta contida”, a mensagem
usa a logomarca antiga do Departamento (em azul e laranja), de quando
era vinculado à Secretaria de Segurança Pública. Além disso, o endereço
do remetente (info@detran.com) não pertence ao Detran.SP – que é um
órgão do Governo do Estado de São Paulo e, portanto, não utiliza a
terminação .com.
O texto do e-mail traz, ainda, outras
imprecisões que precisam ser esclarecidas. A mensagem diz que a suposta
clonagem da CNH foi identificada em “monitoramento no banco de Dados da
instituição do Denatran”. Na verdade, o Detran.SP tem o seu próprio
banco de dados, que é interligado ao banco do órgão federal, no qual as
habilitações são registradas.
Outro trecho da mensagem falsa afirma
que se o cidadão não entrar em contato o mais rápido possível, terá a
CNH cancelada. O Detran.SP informa que uma CNH só é cancelada quando
obtida de forma fraudulenta. O que existem são bloqueios que impedem a
renovação do documento, como no caso de condutores que somam 20 pontos
ou mais na carteira ou que foram autuados por embriaguez ao volante, por
exemplo.
O e-mail também diz que se o caso não
for esclarecido no prazo informado, um "inquérito judicial" será
gerado. Outro erro grave, pois esse procedimento, como o próprio nome
diz, só pode ser adotado pela Justiça.
Alertas: É importante alertar que o Detran.SP não envia e-mails para os
cidadãos, exceto nos casos de resposta às manifestações enviadas a seus
canais de atendimento (Disque Detran, Fale com o Detran e Ouvidoria).
Toda comunicação do Departamento com os condutores e donos de veículos é
realizada de duas formas: correspondência enviada pelos Correios ao
endereço de cadastro ou mensagem de texto via celular (quando autorizado
previamente).
Mensagens desse tipo são
classificadas como SPAM (lixo eletrônico). Geralmente, contêm vírus que
podem danificar o computador, além de copiar dados pessoais, como
endereço, número de documentos e senhas de acesso a sites. Por isso, ao
receber e-mails como esses, os cidadãos não devem abrir arquivos
anexados ou clicar em links.
Recentemente, voltou a circular na
rede outro e-mail falso, sobre infrações supostamente registradas no
veículo do cidadão, com cobrança de multas. O Detran.SP também não envia
cobranças pela internet. Toda notificação de autuação e boletos para
pagamentos de multas são encaminhados via Correios.
No portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br),
é possível consultar pontos na carteira, dados de veículos ou multas de
responsabilidade do Detran.SP (somente aquelas aplicadas pela Polícia
Militar). Porém, para ter acesso às informações é preciso fazer um
cadastro, com criação de login e senha de uso pessoal, garantindo a
segurança do acesso.
Atualmente, o Detran.SP oferece 20
serviços que podem ser feitos pela internet, de forma segura, como 2ª
via da habilitação, solicitar a CNH definitiva, consultar as multas de
um veículo e alterar endereço, entre outros.
ATENDIMENTO AO CIDADÃO:
Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333.
Demais localidades: 0300–101–3333.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.
Fernando
Veja também:
Tanque cheio: Abastecer mais que o limite pode custar muito caro
Olá!
Muita gente tem uma mania que pode prejudicar o veículo e custar caro. Encher o tanque mais que o indicado pela montadora é prejudicial.
Vamos imaginar a cena, muito comum nos postos de combustível. Você diz para o frentista completar o tanque e escuta aquele click comum da bomba. Isso indica que o reservatório está cheio. Mas aí você olha o valor, o frentista, também e ele diz: "posso completar até fechar um valor redondo em dinheiro?" E aí você acaba cedendo e ele completa um pouquinho a mais.
Amigo leitor, nunca mais faça isso! Ao longo do tempo, o excesso de álcool ou gasolina pode prejudicar uma peça do seu automóvel e provocar falhas graves no funcionamento.
Se ele receber álcool ou gasolina além do necessário, esse excesso atingirá o filtro de cânister, uma peça responsável por evitar que gases tóxicos, os hidrocarbonetos, cheguem ao meio ambiente. O líquido irá molhar a peça, que tem carvão por dentro.
Além de prejudicar a peça, que precisará ser trocada, o combustível no cânister faz soltar as partículas de carvão que existem dentro dele. O carvão acaba parando no tanque e pode ser sugado pela bomba de combustível, provocando falhas ao chegar no sistema de injeção, é mole?
O resultado? O carro vai demorar a pegar quando for ligado. O motor não vai ter mais aquele desempenho bom, dinâmico e constante.
A capacidade do tanque de combustível informada no manual do proprietário é nominal e corresponde ao primeiro desarme do bico da mangueira da bomba. A capacidade real é cerca de 10% maior e isso explica por que alguns motoristas acham que o posto é desonesto, por entrar mais combustível do que a capacidade conhecida.
Portanto, o abastecimento deve ser considerado terminado ao primeiro desarme do bico da mangueira. O velho método de calcular quanto combustível foi consumido de tanque cheio a tanque cheio, até à boca, agora deve ser de primeiro desarme a primeiro desarme.
E o preço do prejuízo se tiver de trocar o filtro de cânister? Consultamos algumas concessionárias e constatamos os valores. O do Chevrolet Celta 2012, por exemplo, custa R$ 124,00. O do novo Fiat Uno, R$ 247.00.
Em algumas revendas, não tinha a peça em estoque e fomos informados que é um peça com pouca saída. No Toyota Corolla 2010, motor 1.8 litros, flex, o valor vai para R$ 681,28. No Ford Fusion 2012, o custo é de R$ 882,00 e na autorizada que pesquisamos também não tinha em estoque, levando oito dias úteis para chegar.
Dicas
1) Antes de encher o tanque peça para o frentista parar quando a bomba acusar um click sonoro
2) Não vá além do que indica o manual do proprietário do carro
3) Cada veículo tem em sua ficha técnica uma capacidade volumétrica para seu tanque
4) A capacidade real é 10% maior do que quando dispara o click da bomba de combustível
5) Não ande com o tanque vazio, isso também prejudica o veículo e vai causar prejuízo
Fernando
Veja também:
Fonte: Abastecer mais que o limite pode custar muito caro. Marinho, André. Diário do Nordeste. Disponível em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1303966, acesso em 15 de agosto de 2013, às 08hs
Muita gente tem uma mania que pode prejudicar o veículo e custar caro. Encher o tanque mais que o indicado pela montadora é prejudicial.
Vamos imaginar a cena, muito comum nos postos de combustível. Você diz para o frentista completar o tanque e escuta aquele click comum da bomba. Isso indica que o reservatório está cheio. Mas aí você olha o valor, o frentista, também e ele diz: "posso completar até fechar um valor redondo em dinheiro?" E aí você acaba cedendo e ele completa um pouquinho a mais.
Amigo leitor, nunca mais faça isso! Ao longo do tempo, o excesso de álcool ou gasolina pode prejudicar uma peça do seu automóvel e provocar falhas graves no funcionamento.
Se ele receber álcool ou gasolina além do necessário, esse excesso atingirá o filtro de cânister, uma peça responsável por evitar que gases tóxicos, os hidrocarbonetos, cheguem ao meio ambiente. O líquido irá molhar a peça, que tem carvão por dentro.
Além de prejudicar a peça, que precisará ser trocada, o combustível no cânister faz soltar as partículas de carvão que existem dentro dele. O carvão acaba parando no tanque e pode ser sugado pela bomba de combustível, provocando falhas ao chegar no sistema de injeção, é mole?
O resultado? O carro vai demorar a pegar quando for ligado. O motor não vai ter mais aquele desempenho bom, dinâmico e constante.
A capacidade do tanque de combustível informada no manual do proprietário é nominal e corresponde ao primeiro desarme do bico da mangueira da bomba. A capacidade real é cerca de 10% maior e isso explica por que alguns motoristas acham que o posto é desonesto, por entrar mais combustível do que a capacidade conhecida.
Portanto, o abastecimento deve ser considerado terminado ao primeiro desarme do bico da mangueira. O velho método de calcular quanto combustível foi consumido de tanque cheio a tanque cheio, até à boca, agora deve ser de primeiro desarme a primeiro desarme.
E o preço do prejuízo se tiver de trocar o filtro de cânister? Consultamos algumas concessionárias e constatamos os valores. O do Chevrolet Celta 2012, por exemplo, custa R$ 124,00. O do novo Fiat Uno, R$ 247.00.
Em algumas revendas, não tinha a peça em estoque e fomos informados que é um peça com pouca saída. No Toyota Corolla 2010, motor 1.8 litros, flex, o valor vai para R$ 681,28. No Ford Fusion 2012, o custo é de R$ 882,00 e na autorizada que pesquisamos também não tinha em estoque, levando oito dias úteis para chegar.
Dicas
1) Antes de encher o tanque peça para o frentista parar quando a bomba acusar um click sonoro
2) Não vá além do que indica o manual do proprietário do carro
3) Cada veículo tem em sua ficha técnica uma capacidade volumétrica para seu tanque
4) A capacidade real é 10% maior do que quando dispara o click da bomba de combustível
5) Não ande com o tanque vazio, isso também prejudica o veículo e vai causar prejuízo
Fernando
Veja também:
98% dos motoristas não entendem todas as luzes do painel
Olá!
Fernando
Veja também:
Fonte: 98% dos motoristas não entendem todas as luzes do painel. Exame.com. Disponível em http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/carros-cia/noticias/98-dos-motoristas-nao-entendem-todas-as-luzes-do-painel, acesso em 15 de agosto de 2013, às 07h41
Nada menos do que 98% dos motoristas não sabem o que significam todas as luzes do painel do respectivo carro.
Essa foi a conclusão obtida por uma pesquisa elaborada pela Britannia
Rescue, seguradora veicular da Europa com ênfase no Reino Unido.
Avaliando os painéis de 15 carros vendidos no continente, a entidade
verificou a existência de 99 tipos de sinalização luminosa. Desse
número, somente 12 estão presentes em todos os modelos, fato que
contribui para o desconhecimento por parte dos motoristas de luzes
comuns, como indicação de faróis de neblina e pressão dos pneus.
Entre os modelos avaliados, aquele que possui mais luzes no painel é o Mercedes-Benz Classe E, com 41, seguido por Fiat Punto (33) e Skoda Octavia (31).
Os modelos com menos sinais são Volvo S40, Nissan Micra (no brasil, March) e BMW Série 3, com 21, ou seja, quase metade do Classe E.
Veja abaixo a lista dos 15 carros avaliados:
Mercedes Benz Classe E – 41 luzes
Fiat Punto - 33
Skoda Octavia - 31
Vauxhall Corsa - 28
Toyota Yaris - 28
Audi A3 - 28
Seat Ibiza - 27
Land Rover Freelander - 26
Renault Clio - 26
Ford Fiesta - 25
Citroen C3 - 25
Peugeot 207 - 22
BMW Série 3 - 21
Nissan Micra (March) - 21
Volvo S40 - 21
![]() |
Entre os modelos avaliados, aquele que possui mais luzes no painel é o Mercedes-Benz Classe E, com 41, seguido por Fiat Punto (33) e Skoda Octavia (31).
Os modelos com menos sinais são Volvo S40, Nissan Micra (no brasil, March) e BMW Série 3, com 21, ou seja, quase metade do Classe E.
Veja abaixo a lista dos 15 carros avaliados:
Mercedes Benz Classe E – 41 luzes
Fiat Punto - 33
Skoda Octavia - 31
Vauxhall Corsa - 28
Toyota Yaris - 28
Audi A3 - 28
Seat Ibiza - 27
Land Rover Freelander - 26
Renault Clio - 26
Ford Fiesta - 25
Citroen C3 - 25
Peugeot 207 - 22
BMW Série 3 - 21
Nissan Micra (March) - 21
Volvo S40 - 21
Fernando
Veja também:
Fonte: 98% dos motoristas não entendem todas as luzes do painel. Exame.com. Disponível em http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/carros-cia/noticias/98-dos-motoristas-nao-entendem-todas-as-luzes-do-painel, acesso em 15 de agosto de 2013, às 07h41
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Golpe da falsa multa de trânsito
Olá!
O golpe da falsa multa de trânsito, já velho conhecido da polícia e de muitos motoristas, está de volta e fazendo vítimas em todo o Brasil. As queixas já são tantas que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e diversos departamentos estaduais divulgaram nota alertando a população sobre a fraude.
De acordo com o Denatran, o golpe é simples: criminosos fotografam veículos que estão trafegando em uma determinada via e, então, com o número da placa registrado e de posse do endereço do motorista, os golpistas falsificam boletos de pagamento de multa e os enviam ao usuário. Nesse suposto boleto consta o número de uma conta bancária na qual deve ser efetuado o depósito do pagamento.
O Denatran recomenda aos usuários que ao receberem o documento referente à multa acessem o site do respectivo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e consultem, por meio do número da placa do veículo, se há de fato algum registro de infração.
A maior parte dos golpes estão sendo aplicados no estados de São Paulo e Paraná. A Polícia Rodoviária Federal paulista descobriu, nesta semana, um esquema de emissão de multas falsas de trânsito para extorquir motoristas e empresas da região.O Detran do Paraná também emitiu nota alertando os motoristas quanto ao golpe e orientando-os a certificarem-se sobre a veracidade dos autos de infração.
Nesta semana pelo menos 10 motoristas foram lesados pelos falsários, mas a polícia estima que o esquema seja muito maior em razão dos valores baixos cobrados pelas multas (até R$ 100) e por envolver uma das principais rodovias do país. Na via Dutra, uma das mais movimentadas do país, passam cerca de 110 mil carros todos os dias só em um trecho que corta Taubaté.
“A ideia da quadrilha deve ser enviar vários boletos de valores baixos para não chamar a atenção’, disse o inspetor chefe da PRF de Taubaté, Luiz Ernani Guedes
Fernando
Veja também:
Fonte: Golpe da falsa multa de trânsito volta a fazer vítimas. Dourados Agora. Disponível em http://www.douradosagora.com.br/policial/golpe-da-falsa-multa-de-transito-esta-de-volta, acesso em 13 de agosto de 2013, às 08hs00
Foto: Reprodução
O golpe da falsa multa de trânsito, já velho conhecido da polícia e de muitos motoristas, está de volta e fazendo vítimas em todo o Brasil. As queixas já são tantas que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e diversos departamentos estaduais divulgaram nota alertando a população sobre a fraude.
De acordo com o Denatran, o golpe é simples: criminosos fotografam veículos que estão trafegando em uma determinada via e, então, com o número da placa registrado e de posse do endereço do motorista, os golpistas falsificam boletos de pagamento de multa e os enviam ao usuário. Nesse suposto boleto consta o número de uma conta bancária na qual deve ser efetuado o depósito do pagamento.
O Denatran recomenda aos usuários que ao receberem o documento referente à multa acessem o site do respectivo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e consultem, por meio do número da placa do veículo, se há de fato algum registro de infração.
A maior parte dos golpes estão sendo aplicados no estados de São Paulo e Paraná. A Polícia Rodoviária Federal paulista descobriu, nesta semana, um esquema de emissão de multas falsas de trânsito para extorquir motoristas e empresas da região.O Detran do Paraná também emitiu nota alertando os motoristas quanto ao golpe e orientando-os a certificarem-se sobre a veracidade dos autos de infração.
Nesta semana pelo menos 10 motoristas foram lesados pelos falsários, mas a polícia estima que o esquema seja muito maior em razão dos valores baixos cobrados pelas multas (até R$ 100) e por envolver uma das principais rodovias do país. Na via Dutra, uma das mais movimentadas do país, passam cerca de 110 mil carros todos os dias só em um trecho que corta Taubaté.
“A ideia da quadrilha deve ser enviar vários boletos de valores baixos para não chamar a atenção’, disse o inspetor chefe da PRF de Taubaté, Luiz Ernani Guedes
Fernando
Veja também:
Fonte: Golpe da falsa multa de trânsito volta a fazer vítimas. Dourados Agora. Disponível em http://www.douradosagora.com.br/policial/golpe-da-falsa-multa-de-transito-esta-de-volta, acesso em 13 de agosto de 2013, às 08hs00
Foto: Reprodução
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Quanto vc paga de imposto ao comprar um veículo?
Olá!
Adquirir um carro no Brasil é caro e todo mundo sabe disso. Mas poucos conhecem o quanto de imposto é dado ao governo quando se compra um 0km. O iCarros reuniu as principais taxas e mostra o quanto seu carro poderia ser mais barato sem elas.
Segundo dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é maior vilão. Ele incide sobre o valor de custo do carro, é estadual e arrecadatório, o que significa que não tem destinação específica a não ser os cofres dos Estados. Em São Paulo, que tem a maior frota de carros, a alíquota é de 12%.
O IPI (Imposto sobre Produtos industrializados), que todos creem ser bastante significativo, tem alíquota de apenas 2% sobre carros com motorização flex até 1.0 e de 8% para motores flex de 1.001 cm³ até 2.000 cm³. A tabela vale para carros fabricados no Brasil ou cujas marcas sejam beneficiadas pelo Inovar-Auto. No caso de importados de países que não possuem acordos comerciais, são adicionados mais 30 pontos porcentuais. Neste caso, a alíquota é de 32% e 38%, respectivamente. O IPI também uma taxa sem uma destinação específica.
A Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) serve para financiar o INSS, que paga benefícios como aposentadorias e seguro-desemprego. A mordida dessa taxa é de 7,6%. O PIS (Programa de Integração Social) pega ainda 1,65% sobre o preço de custo do carro e para pagar abonos salariais a profissionais para quem recebe salário mínimo.
No total, 33,81% do preço final de um carro 1.0 é representado por impostos, número que chega a 38,7% no caso dos carros com propulsor maior. Além das taxas na compra, o consumidor paga mais três anualmente, referentes à manutenção do veículo: IPVA, taxa de licenciamento e o DPVAT.
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), assim como o ICMS, é estadual e não há lei que defina que sua arrecadação vá para a conservação de estradas ou outros serviços relacionados. Cada Estado define uma alíquota, sendo que a maior é a de São Paulo, onde os proprietários pagam 4% do valor de venda do veículo anualmente. Em outros Estados, a alíquota fica entre 1% e 3%. Já o licenciamento é uma taxa para a renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Ou seja, você paga para renovar o documento do seu carro. A taxa é federal, controlada pelo Detran, com valor fixo e reajustado anualmente. Em 2013, seu valor é de R$ 65,66.
Danos Pessoais causados por Veículos Automotores, o DPVAT, como o nome diz e como é chamado, é um seguro obrigatório. Sua arrecadação se presta a pagar indenizações a pessoas envolvidas em acidentes causados por veículos. No caso dos carros, custa R$ 101,16 e para motos sai por R$ 292,01. Confira agora quanto custariam os carros mais vendidos sem impostos.
Fernando
Veja também:
Fonte:Quanto de imposto você paga no carro? Moreno, Thiago. iCarros. Disponível em http://www.icarros.com.br/noticias/mercado/quanto-de-imposto-voce-paga-no-carro-/14740.html, acesso em 07 de agosto de 2013, às 13h50
Adquirir um carro no Brasil é caro e todo mundo sabe disso. Mas poucos conhecem o quanto de imposto é dado ao governo quando se compra um 0km. O iCarros reuniu as principais taxas e mostra o quanto seu carro poderia ser mais barato sem elas.
Segundo dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é maior vilão. Ele incide sobre o valor de custo do carro, é estadual e arrecadatório, o que significa que não tem destinação específica a não ser os cofres dos Estados. Em São Paulo, que tem a maior frota de carros, a alíquota é de 12%.
O IPI (Imposto sobre Produtos industrializados), que todos creem ser bastante significativo, tem alíquota de apenas 2% sobre carros com motorização flex até 1.0 e de 8% para motores flex de 1.001 cm³ até 2.000 cm³. A tabela vale para carros fabricados no Brasil ou cujas marcas sejam beneficiadas pelo Inovar-Auto. No caso de importados de países que não possuem acordos comerciais, são adicionados mais 30 pontos porcentuais. Neste caso, a alíquota é de 32% e 38%, respectivamente. O IPI também uma taxa sem uma destinação específica.
A Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) serve para financiar o INSS, que paga benefícios como aposentadorias e seguro-desemprego. A mordida dessa taxa é de 7,6%. O PIS (Programa de Integração Social) pega ainda 1,65% sobre o preço de custo do carro e para pagar abonos salariais a profissionais para quem recebe salário mínimo.
No total, 33,81% do preço final de um carro 1.0 é representado por impostos, número que chega a 38,7% no caso dos carros com propulsor maior. Além das taxas na compra, o consumidor paga mais três anualmente, referentes à manutenção do veículo: IPVA, taxa de licenciamento e o DPVAT.
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), assim como o ICMS, é estadual e não há lei que defina que sua arrecadação vá para a conservação de estradas ou outros serviços relacionados. Cada Estado define uma alíquota, sendo que a maior é a de São Paulo, onde os proprietários pagam 4% do valor de venda do veículo anualmente. Em outros Estados, a alíquota fica entre 1% e 3%. Já o licenciamento é uma taxa para a renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Ou seja, você paga para renovar o documento do seu carro. A taxa é federal, controlada pelo Detran, com valor fixo e reajustado anualmente. Em 2013, seu valor é de R$ 65,66.
Danos Pessoais causados por Veículos Automotores, o DPVAT, como o nome diz e como é chamado, é um seguro obrigatório. Sua arrecadação se presta a pagar indenizações a pessoas envolvidas em acidentes causados por veículos. No caso dos carros, custa R$ 101,16 e para motos sai por R$ 292,01. Confira agora quanto custariam os carros mais vendidos sem impostos.
Fernando
Veja também:
Fonte:Quanto de imposto você paga no carro? Moreno, Thiago. iCarros. Disponível em http://www.icarros.com.br/noticias/mercado/quanto-de-imposto-voce-paga-no-carro-/14740.html, acesso em 07 de agosto de 2013, às 13h50
terça-feira, 30 de julho de 2013
Excesso de velocidade é a infração mais comum nas estradas
Olá!
Na volta das férias de julho, a fiscalização nas estradas foi mais
rigorosa. E a principal irregularidade flagrada foi o excesso de
velocidade.
No sul de Goiás,
ultrapassagens de carros com velocidade bem acima da permitida para a
estrada, que é de 110 km por hora. Em um trecho, a principal ligação
entre São Paulo e o Centro-Oeste do país, 5,2 mil motoristas foram
flagrados dirigindo em alta velocidade nos seis primeiros meses do ano.
Uma condutora foi multada em R$ 127 porque estava a 157 quilômetros
por hora. “No embalo, conversando, foi distração mesmo”, conta.
Distração que pode custar vidas. Nas férias de julho 25 pessoas
morreram nas BRs de Goiás. “É importante que as pessoas entendam que a
velocidade permitida é aquela que lhe traz segurança e segurança para
todos que estão trafegando na rodovia”, alerta Newton Morais, da Polícia
Rodoviária Federal.
Um carro da Polícia Rodoviária Federal estaciona na rodovia e o Bom Dia
Brasil acompanhou o inspetor que estava usando um radar portátil. Ele
vai registrar a velocidade dos veículos que passam. Nos que estiverem
com excesso de velocidade, o policial avisa outros inspetores que estão
perto.
Um carro passa a 161 quilômetros por hora. Outro, a 168. “Foi uma falha.
Infelizmente, a pista está boa e tem hora que a gente se excede.
Realmente não foi um bom começo de viagem não”, lamenta o condutor do veículo.
Fernando
Veja também:
Fonte: Excesso de velocidade é a infração mais comum nas estradas. Bom Dia Brasil. http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/07/excesso-de-velocidade-e-infracao-mais-comum-nas-estradas.html, acesso em 30 de julho de 2013, 18h55
Rodovia ganha pedágio pago por trecho
Olá!
Começa a funcionar nesta sábado, 27, um novo modelo de pagamento de pedágio em um trecho da Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), que liga Campinas a Mogi-Mirim. É a terceira estrada de São Paulo que recebe o sistema ponto a ponto, pelo qual o motorista paga de acordo com a distância que percorre, sem parar na praça de pedágio. Desta vez, caminhões e ônibus poderão aderir à cobrança eletrônica.
O modelo ponto a ponto está sendo testado desde o ano passado em trechos das rodovias Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), que liga Itatiba a Jundiaí, e Santos Dumont (SP-75), que vai de Campinas a Sorocaba. O objetivo da medida é evitar que moradores de cidades vizinhas às estradas e que andam em um trecho pequeno das pistas paguem a mesma tarifa de pedágio que um motoristas que atravessa a estrada toda.
Nessas duas rodovias, apenas alguns moradores de alguns bairros de Itatiba e Indaiatuba, cadastrados, são beneficiados pela por quilômetro rodado. Na SP-340, qualquer pessoa pode aderir gratuitamente ao sistema. A única exigência é que ele instale o chip de uma das três empresas autorizadas a operar o pedágio eletrônico (Sem Parar, DBTrans e Conect Car) e o habilite para o sistema ponto a ponto da rodovia.
Como funciona. Atualmente os motoristas que passam pela estrada pagam R$ 9,50 na praça de pedágio do km 123, em Jaguariúna. Quem aderir ao ponto a ponto, vai ter R$ 4,75 debitados da sua conta ao passar por este ponto - sem precisar parar no pedágio. Caso o motorista saia da estrada nos próximos 24 quilômetros, não paga mais nada. Se continuar pela rodovia, no entanto, pagará mais R$ 4,75 ao passar sob um pórtico de metal instalado no km 147, em Santo Antônio de Posse. Quem passar pelos dois pontos, portanto, continuará pagando R$ 9,50.
Em até dois anos, segundo o governo do Estado, haverá a instalação de outros pórticos na rodovia. Quem não quiser instalar o chip, continua pagando o pedágio de R$ 9,50 no km 123, como é hoje. Devem ser beneficiados moradores de Amparo, Holambra, Santo Antônio da Posse e Jaguariúna.
A inclusão dos caminhoneiros será possível pois o governo do Estado determinou a cobrança do eixo suspenso dos veículos, que também vale a partir de hoje. Até o fim do ano a Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) deverá receber o pagamento por trecho percorrido nos municípios de Engenheiro Coelho e Cosmópolis, onde, no início do mês, houve uma série de protestos contra o pedágio.
Fernando
Veja também:
Fonte: Rodovia ganha pedágio pago por trecho. Dantas, Tiago. O Estado de São Paulo. Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,rodovia-ganha-pedagio-pago-por-trecho,1057716,0.htm, acesso em 30 de julho de 2013, às 18h40
Começa a funcionar nesta sábado, 27, um novo modelo de pagamento de pedágio em um trecho da Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), que liga Campinas a Mogi-Mirim. É a terceira estrada de São Paulo que recebe o sistema ponto a ponto, pelo qual o motorista paga de acordo com a distância que percorre, sem parar na praça de pedágio. Desta vez, caminhões e ônibus poderão aderir à cobrança eletrônica.
O modelo ponto a ponto está sendo testado desde o ano passado em trechos das rodovias Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), que liga Itatiba a Jundiaí, e Santos Dumont (SP-75), que vai de Campinas a Sorocaba. O objetivo da medida é evitar que moradores de cidades vizinhas às estradas e que andam em um trecho pequeno das pistas paguem a mesma tarifa de pedágio que um motoristas que atravessa a estrada toda.
Nessas duas rodovias, apenas alguns moradores de alguns bairros de Itatiba e Indaiatuba, cadastrados, são beneficiados pela por quilômetro rodado. Na SP-340, qualquer pessoa pode aderir gratuitamente ao sistema. A única exigência é que ele instale o chip de uma das três empresas autorizadas a operar o pedágio eletrônico (Sem Parar, DBTrans e Conect Car) e o habilite para o sistema ponto a ponto da rodovia.
Como funciona. Atualmente os motoristas que passam pela estrada pagam R$ 9,50 na praça de pedágio do km 123, em Jaguariúna. Quem aderir ao ponto a ponto, vai ter R$ 4,75 debitados da sua conta ao passar por este ponto - sem precisar parar no pedágio. Caso o motorista saia da estrada nos próximos 24 quilômetros, não paga mais nada. Se continuar pela rodovia, no entanto, pagará mais R$ 4,75 ao passar sob um pórtico de metal instalado no km 147, em Santo Antônio de Posse. Quem passar pelos dois pontos, portanto, continuará pagando R$ 9,50.
Em até dois anos, segundo o governo do Estado, haverá a instalação de outros pórticos na rodovia. Quem não quiser instalar o chip, continua pagando o pedágio de R$ 9,50 no km 123, como é hoje. Devem ser beneficiados moradores de Amparo, Holambra, Santo Antônio da Posse e Jaguariúna.
A inclusão dos caminhoneiros será possível pois o governo do Estado determinou a cobrança do eixo suspenso dos veículos, que também vale a partir de hoje. Até o fim do ano a Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) deverá receber o pagamento por trecho percorrido nos municípios de Engenheiro Coelho e Cosmópolis, onde, no início do mês, houve uma série de protestos contra o pedágio.
Fernando
Veja também:
Fonte: Rodovia ganha pedágio pago por trecho. Dantas, Tiago. O Estado de São Paulo. Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,rodovia-ganha-pedagio-pago-por-trecho,1057716,0.htm, acesso em 30 de julho de 2013, às 18h40
domingo, 14 de julho de 2013
Lei que divulga nome de motorista flagrado dirigindo sob influência de álcool é vetada pelo Governador
Olá!
O governador Geraldo Alckmin publicou no “Diário Oficial” do dia 11 de julho, o veto à lei que obrigaria a publicação, no próprio “Diário Oficial”, dos nomes de motoristas flagrados dirigindo bêbados. O projeto do deputado Cauê Macris (PSDB) ganhou o apelido de “ficha suja” do motorista.
No começo do mês passado, quando o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa, Alckmin chegou a se posicionar a favor da publicação do nome do infrator. “O objetivo é proteger a população. Então, sou totalmente favorável, ninguém pode ser contra”, disse na época o tucano.
Porém, o governador paulista voltou atrás e considerou a iniciativa inconstitucional. “O legislador estadual excedeu o limite que circunda a competência privativa da União para legislar sobre o tema”, diz um trecho do texto que explica o veto à lei.
Segundo Alckmin, “o Supremo Tribunal Federal vem declarando,
reiteradamente, a inconstitucionalidade de leis estaduais que disponham
sobre trânsito e transporte, por invadirem a competência da União”, de
acordo com outro trecho do veto.
O projeto, que obrigava a publicação do nome completo do infrator, o número do registro da carteira de habilitação e o motivo da punição administrativa, volta agora para a Assembleia Legislativa, que pode tentar derrubar o veto de Alckmin. Porém, ainda não dá para saber se os deputados vão se articular e se mobilizar para essa ação.
Fernando
Veja também:
Fonte: Cai lei que divulga nome de motorista bêbado. Diário de São Paulo. Disponível em http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/53720/Cai+lei+que+divulga+nome+de+motorista+bebado, acesso em 14 de julho de 2013, às 19h20
O governador Geraldo Alckmin publicou no “Diário Oficial” do dia 11 de julho, o veto à lei que obrigaria a publicação, no próprio “Diário Oficial”, dos nomes de motoristas flagrados dirigindo bêbados. O projeto do deputado Cauê Macris (PSDB) ganhou o apelido de “ficha suja” do motorista.
No começo do mês passado, quando o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa, Alckmin chegou a se posicionar a favor da publicação do nome do infrator. “O objetivo é proteger a população. Então, sou totalmente favorável, ninguém pode ser contra”, disse na época o tucano.
Porém, o governador paulista voltou atrás e considerou a iniciativa inconstitucional. “O legislador estadual excedeu o limite que circunda a competência privativa da União para legislar sobre o tema”, diz um trecho do texto que explica o veto à lei.
Segundo Alckmin, “o Supremo Tribunal Federal vem declarando,
reiteradamente, a inconstitucionalidade de leis estaduais que disponham
sobre trânsito e transporte, por invadirem a competência da União”, de
acordo com outro trecho do veto.O projeto, que obrigava a publicação do nome completo do infrator, o número do registro da carteira de habilitação e o motivo da punição administrativa, volta agora para a Assembleia Legislativa, que pode tentar derrubar o veto de Alckmin. Porém, ainda não dá para saber se os deputados vão se articular e se mobilizar para essa ação.
Fernando
Veja também:
Fonte: Cai lei que divulga nome de motorista bêbado. Diário de São Paulo. Disponível em http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/53720/Cai+lei+que+divulga+nome+de+motorista+bebado, acesso em 14 de julho de 2013, às 19h20
Assinar:
Postagens
(
Atom
)










