terça-feira, 19 de julho de 2011

Como saber se um radar está aferido?

Olá!

Recebi 2 multas com intervalo de 15 dias, num mesmo radar fixo em Osasco. O curioso é que vi a luzes acendendo para mim e olhei imediatamente para o velocimetro para conferir a velocidade e o veículo estava dentro do limite. Não ia recorrer mas fui pesquisar e achei a segunda multa. Tenho certeza que nas duas ocasiões estava abaixo do limite. Como posso fazer para pedir e acompanhar o aferimento do radar?
(dúvida postada por uma consulente de Osasco)


Basta entrar em contato com o órgão autuador e solicitar uma cópia (ou vistas) do Laudo do INMETRO, referente ao aparelho em questão.

Nesse documento, encontrará a data da aferição, a data da validade e o local de instalação do aparelho, dentre outras informações úteis.

Fernando

32 comentários :

  1. Olá boa noite!
    Comprei um carro e amanhã faz 30 dias do recibo, mas não consegui realizar a transferencia.

    Quitei todas as dividas, fui no despachante, fiz a vistoria mas um numero do motor estava danificado. E teria que fazer a remarcação em outro estado por estar no endereço do antigo proprietário. A despachante nem encaminhou os documentos para o detran.

    Minha pergunta é?
    Estou com a permissão e ela vence daqui 1 mês. Se eu parar com a tranferencia e der continuidade mês que vem, Perco minha permissão ou não?

    Por favor preciso dessa informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pare com a transferência e só reinicie após trocar a PPD pela CNH.

      Fernando

      Excluir
  2. Fernando, eu tinha um carro que não estava no meu nome, ai eu fui lá e assinei o recibo tudo certinho, só que no dia seguinte eu vendi o carro com o recibo assinado, mais 2 dias depois, o carro estva parado na porta da casa do novo dono, e um carro bateu no carro parado, o que acontece, o rapaz que bateu tinha seguro, o seguro veio e levou os dois carros, e logo disseram que tinha dado PT nos 2 carros, chegaram a acertar o valor que seria pago e tudo, ai eu não pude transferir o carro pro meu nome, pois tinha dado pt, mais passados 3 meses o seguro voltou atrás e mandou o carro para o conserto, ai fui lá e transferi para o meu nome, mais agora começei o processo de adição da categoria D na minha cnh, o moça da auto escola me disse que se nesse tempo que eu estiver tirando a D e cair os pontos dessa transferencia(os pontos ainda não cairam e nem recebi notificação ainda) disse que vai ser bloqueado o meu processo de adição, ela disse que até posso fazer tudo, mais não irei pegar a nova cnh até completar 12 meses, minha pergunta é: se nesse tempo cair esses pontos, posso recorrer e dizer que não fui o culpado pela não transferencia do veiculo no prazo dos 30 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, esse tipo de multa pode atrapalhar o seu processo de adição e só será resolvido, via ação judicial.

      Portanto, vc deve parar com o processo e reiniciá-lo após os pontos saírem da CNH ou futuramente, impetrar uma ação judicial com essa finalidade.

      Fernando

      Excluir
  3. Fernando, comprei um carro e agendei a vistoria dentro do previsto mas infelizmente não pude comparecer no dia e o prazo de 30 dias para efetuar a transferência venceu após a data deste agendamento.

    Ainda não tenho CNH e estou iniciando as minhas aulas teóricas na autoescola. Se eu concluir o processo de vistoria, pagarei apenas a multa? o que acontece com os 5 pontos na carteira? Se eu fizer como você sugeriu e não concluir o processo até trocar a PPD para CNH, o antigo dono receberá a multa ou fica pendente no sistema? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc deve parar com o processo, fazer a transferência, pagar a multa e reiniciar novamente o processo de suspensão.

      Fernando

      Excluir
  4. Ola minha moto foi presa por estar em local irregular eu ainda não transferi p meu nome ja se passaram os 30 dias eu vou pagar a multa mas quero saber se posso retirar a moto com o recibo ja assinado e registrado em cartório?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego!

      Vc só poderá retirá-la quando estiver registrada e licenciada em seu nome.

      Fernando

      Excluir
  5. Olá , Eu emprestei a moto pra um amigo e quando ele chegou de viagem falou pra mim que acha que passou no radar com velocidade a mais ... porém minha habilitação é provissoria.. e a mmoto está no meu nome
    vou perder a provissoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Quando receber a Notificação de Autuação (sem o boleto da multa), faça a indicação do real infrator, entregando-a pessoalmente junto ao órgão autuador.

      Com isso, não terá problema com a sua Permissão.

      Fernando

      Excluir
  6. Olá boa tarde
    gostaria de saber? compramos um carro só que está ainda com divida, posso pedir para o antigo proprietário preencher o recibo e reconhecer firma, por mais que leve uns meses para a quitação, é mais fácil estar com o recibo em meu nome. e mesmo pagando a multa de transferência. e da familia mais é mais seguro estar com o recibo preenchido né. desde já agradeço estou com duvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane!

      Sem dúvida alguma. Solicite o preenchimento o quanto para garantir a propriedade do bem perante o DETRAN.

      Fernando

      Excluir
  7. Bom dia,

    Comprei um carro novo em uma concessionaria dei o meu carro e paguei o resto em dinheiro. No mesmo dia passei o documento para a concessionaria (assinei datei e o novo dono assinou), porem ele não reconheceu a firma dele, apos 6 meses foi chamado na concessionaria para assinar uma procuração dando poderes para um despachante fazer a transferencia. Como devo proceder, já que o meu recibo de transferência estava datado e com minha firma reconhecida só a do novo dono que esta sem reconhecer(assinou ele é o dono e deixei o documento com os funcionários a concessionaria).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O veículo já foi vendido? Desde quando?

      Fernando

      Excluir
    2. Boa noite,

      Pelo que me foi dito o veículo ainda não foi vendido pois continua no meu nome, acho que eles pretendem vender o mesmo ou escapar da multa e pontos na carteira pelo atraso na transferencia com isso eles devem solicitar novo documento e pedir para que eu transfira o carro de novo.
      Gostaria de saber se tem algum problema assinar esta procuração dando poderes ao despachante para emitir novo recibo?? Pois pelo que entendo não tenho mais nada haver com o problema.

      Grato;

      Excluir
    3. Olá!

      Em tese não há problema. Porém, caso o veículo tenha se envolvido em algo (digamos ilícito), vc continua como proprietário e responsável por esse "algo", obviamente, até que se prove o contrário, o que pode ser feito mediante outras provas, como depósitos, NFs de entrada do veículo na loja, etc.

      Para bens móveis, a efetiva venda ocorre com a tradição, que é a entrega do bem ao novo proprietário. O recibo é apenas um comprovante a mais dessa transação.

      Fernando

      Excluir
  8. Olá. Adquiri um veículo usado e o despachante deixou passar o prazo de 30 dias para a transferência. Já paguei a multa e fiz a transferência, mas como minha carteira é provisória, acabei tendo a definitiva negada (por 2 anos), por causa do problema anterior. Administrativamente, já esgotei todos os recursos ao Detran-RJ. Existe possibilidade de reverter a situação, judicialmente? qual seria o procedimento. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, pois nossos tribunais já entendem que esse tipo de situação não pode impedir a troca da PPD pela CNH.

      Consulte o seu advogado.

      Fernando

      Excluir
  9. Boa tarde. Acabei de comprar um veículo e ainda estou dentro do prazo de 30 dias para transferi-lo. Acontece que quando agendei a vistoria somente havia data disponível no site do DETRAN para uma data que já será posterior ao prazo dos 30 dias, ou seja, até lá o prazo já terá passado. Como devo proceder? Antecipadamente grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Infelizmente, será autuado por transferir após os 30 dias.

      Fernando

      Excluir
  10. Boa noite, comprei um carro mas perdi o prazo de transferencia (30 dias) agora q já regularizei tudo tenho uma multa para pagar e pontos na CNH... Mas acontece q ñ tenho e nunca tive CNH, minha dúvida é para qm vai esses pontos depois q eu pagar a multa? Fica assim mesmo ou vai pro antigo proprietário? Vai dar problema quando eu der entrada na minha primeira habilitação que quero iniciar no próximo ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludiane!

      Se vc não possua CNH os pontos se perdem.

      Não terá problema no processo de habilitação que fará posteriormente.

      Fernando

      Excluir
  11. Comprei um carro usado parcelado em 5 vezes e o antigo dono me enviou o recibo após a quitação do mesmo. Ocorre que o recibo que me enviou foi assinado na data que comprei o carro ou seja 5meses antes, desta forma já com data vencida ha mais de 5 meses. O que posso fszer a este respeito já que a culpa não foi minha. Obrigada por sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se transferi-lo agora, será penalizado com uma multa grave. O fato do antigo proprietário ter preenchido com data anterior não o exime dessa multa.

      Fernando

      Excluir
    2. Fernando o que devo fazer? Qual o procedimento para passar para o meu nome. Me desculpe pode parecer uma pergunta boba, mas é o primeiro carro que compro , ainda não tenho cnh e ainda me acontece este azar. Como são cobradas as taxas. Pode me ajudar fazendo um passo a passo? Muito obrigada pela ajuda e feliz 2015.

      Excluir
    3. Olá!

      O passo a passo está disponível no site do DETRAN do Estado onde o veículo será transferido. As informações mudam em detalhes de DETRAN para DETRAN e não há como disponibilizar em detalhes por aqui.

      Fernando

      Excluir
  12. Fernando uma duvida, passaram os 30 dias para transferir para o meu nome, ainda tenho a carteira provisoria,vou pega a definitiva em julho.Eu posso deixa de fazer a transferencia ate pega a definitiva?

    ResponderExcluir
  13. Fernando...
    Minha moto foi vendida,entrei com o processo de transferência,fiz tudo direitinho,fui no cartório e tudo só falta o comprador vir assinar.Mas passou o prazo de 30 dias e vai entrar em, processo de busca e apreensão ...Queria saber se eu perco minha cnh pois ela ainda é a provisoria..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria!

      Não entendi. Por que vai entrar em processo de busca e apreensão.

      Fernando

      Excluir
  14. Boa noite Fernando, eu gostaria que o sr. Me esclarecesse uma dúvida, olha eu estou com 14 pontos na minha CNH(permanente) e os pontos estão pra vencer no dia 09/03/2017 e levei uma multar gravíssima 07 pontos no dia 01/10/2016 eu quero saber se isso vai alterá os pontos que irão vencer no dia 09/03/2017?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se já tem 14 pontos e adquiriu mais 7, em breve receberá a Notificação de instauração do processo de suspensão da sua CNH.

      Fernando

      Excluir