quarta-feira, 27 de junho de 2012

Controlar - Inspeção veícular

Olá!

Recentemente, fui questionado por um consulente à respeito da taxa de reprovação de veículos nas inspeções da Cotrolar.

Para melhor elucidar a questão, vamos analisar alguns aspectos:


O Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso I/M- SP foi definido pelas Leis Municipais nº 11.733 de 27 de março de 1995, n°12.157 de 09 de agosto de 1996 e nº 14.717 de 17 de abril de 2008 e pelas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA e está previsto no Artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

O Programa inspeciona todos os veículos registrados no Município de São Paulo. O objetivo é reduzir a poluição do ar e assim melhorar a qualidade de vida de todos os paulistanos.

A Inspeção Ambiental Veicular é uma forma eficaz de controlar a emissão de gases poluentes liberados pelos escapamentos dos veículos. Atualmente, aproximadamente 50 países realizam a inspeção.

O Programa mede nos automóveis e motocicletas os níveis de CO, CO2 e HC e nos veículos a diesel mede os valores de opacidade e de material particulado cujos limites são estabelecidos na Portaria 06/SVMA-G 2012.

Alguns itens podem reprovar o veículo, além dos níveis de emissão de gases. Observe:

As informações cadastradas no DETRAN são compatíveis com as características do veículo, tais como cor, tipo de combustível, categoria e placa da cidade de São Paulo. Caso o veículo tenha sido transferido para a cidade, a tarjeta já deve constar como São Paulo.

Para os veículos adesivados ou envelopados, deve-se avaliar a cor predominante em pelo menos 50% do veículo e caso não confira com o cadastro apresentado na hora da inspeção, será rejeitado por incompatibilidade com o cadastro do DETRAN.O funcionamento do motor está regular.

• O funcionamento do motor está regular.
• O freio funciona adequadamente.
• Não há emissão de fumaça visível (exceto vapor d água).
• Não apresenta vazamentos de óleo, água ou qualquer outro líquido.
• O sistema de escapamento não apresenta alteração, como corrosão excessiva, furos ou falta de algum componente.
• Os componentes e sistemas originais de controle e/ou redução de emissões de gases e evaporativas estão preservados.
• Os níveis de óleo lubrificante e da água estão adequados.
• Impossibilidade de manter o capô aberto com segurança durante a inspeção visual.
• A rotação de marcha lenta está em conformidade com as especificações do fabricante.
• Não existam falhas no sistema de injeção eletrônica e que os bicos de injeção estejam em boas condições.
• O carburador esteja regulado.
• Ponto de ignição não esteja fora de especificação.
• As velas não estejam sujas ou desreguladas.
• Catalisador (nos carros equipados com esse item) não esteja avariado.
• Motor não esteja com desgaste excessivo nos anéis.
Com relação aos veículos movidos à Diesel, deve-se ainda observar os seguintes itens: 
• Não há violação do lacre da bomba injetora.
• Não há emissão de fumaça azul ou preta em excesso.
• O filtro do ar está em boas condições, bem como a mangueira fixações de demais itens do sistema.
• As correias do motor estão em boas condições de uso.
• Os níveis de óleo lubrificante e de água estão adequados.

Porém, hoje, por curiosidade, acompanhei um amigo até um dos centros da Controlar a fim de fazer a inspeção de um veículo movido à gasolina/álcool. Pacientemente, permaneci na área disponível para os condutores e passageiros.

No tempo em que permanecemos aguardando a vez do nosso veículo, passei a observar os testes e a quantidade de veículos reprovados e aprovados.

Parece brincadeira, mas dos 8 veículos avaliados, apenas um foi aprovado. Por conta disso, temos uma taxa de aprovação de 13%. Veja que após isso, seguimos nosso destino (para a oficina) e não acompanhamos os demais testes.

Será que a aprovação se resume a isso?

Para melhor elucidar a questão, postei um vídeo que localizei na internet, referente a uma reportagem em que salienta que de cada dez inspeções, apenas um veículo é reprovado. A matéria já tem um ano, mas vale a pena relembrar:



Resumindo, qual é a sua opinião sobre o assunto?

Fernando

Fonte:
Texto: Equipe Siga Recursos. Alguns dados tecnicos foram obtidos no site da Controlar, disponíveis em www.controlar.com.br, acesso em 27 de junho de 2012, às 17h00
Fotos (1 e 3): Controlar, disponível em http://www.controlar.com.br/AControlar_SalaDeImprensa.aspx, acesso em 27 de junho de 2012, às 17h00
Vídeo: Pagamento de propina na inspeção veicular, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=wV5MHYuYC0M, acesso em 27 de junho de 2012, às 17h00

Um comentário :

  1. Porque tanta fissura em possuir um carro,se temos mais de mil argumentos contra o condutor do mesmo,a esse povo idiota quanto mais se vende carros mais se criam dificuldades,parabens ao povo que ve como estatus no veiculo

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