sábado, 26 de maio de 2012

Indicação do real infrator feita fora do prazo.

Olá, Fernando, tudo bem?

Vi sua participação no Jus Navigandi e preciso muito da sua ajuda, por favor.

Há uma semana, entrei no site do DETRAN/RJ por acaso e vi que possuo duas infrações graves por estacionar na calçada, aplicadas em fevereiro e março/2012. No dia seguinte, compareci ao órgão responsável e fui informada que havia perdido o prazo para indicar o real infrator. Só pude abrir duas defesas prévias. Ocorre que não recebi a notificação pois mudei de residência.

Em buscas na internet e ao próprio telefone da prefeitura que me informou que ainda estou na fase de autuação, decidi mandar a documentação referente a indicação do real infrator por correios. Anexei também o meu comprovante de residência atual.

Corro o risco de ter os meus pedidos indeferidos? A pontuação ainda será transferida ao real infrator?

Muito obrigada, Fernando.
(Dúvida postada por uma consulente do Rio de Janeiro-RJ)


Olá!

O proprietário do veículo é responsável pela alteração do endereço, sob pena de não receber as Notificações enviadas, quer seja a de Autuação (sem o boleto e com o requerimento para indicação do real infrator) ou a de Penalidade (com o boleto da multa).

Ao não recebê-las, por endereço alterado, tais Notificações são válidas para todos os fins, ou seja, é como se as tivesse recebido e ficou inerte, sem apresetar o real infrator ou os recursos.

Logo, suponho que a indicação feita tardiamente não terá efeito. Caso o órgão autuador aceite a indicação agora, estará comentendo um enorme erro. Mas, quem sabe.

Atenciosamente,

Fernando



153 comentários :

  1. Ola

    De 25/10 a 25/11 eu estava sem cnh e emprestei meu carro a neu tio. No dia 29/10 ele foi multado por radar fixo de velocidade. Eu nao recebi a notificação e portanto nao fiz indicação de condutor. Acessando o site do detran foi fiquei sabendo desta infração.
    Ontrm, a cobrança desta multa chegou para mim e ainda estou no prazo de recurso. O que fazer?
    Posso nao ter recebido a notificação devido a algum erro da pessoa que redistribui as cartas dentro do meu condominio.


    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo!

      Situação ruim para o seu lado. Se não ganhar um dos recursos será penalizado pela infração e com isso, o DETRAN abrirá um processo de cassação da sua CNH.

      Fernando

      Excluir
  2. Boa tarde Fernando. Deixei o carro com um amigo que fez uma multa no dia 20 de fevereiro(7 pontos). O Detran expediu na data certa a comunicação, mas demorou a ser entregue no correio pelo que parece. O prazo limite para recurso era no dia 19 de abril, mas a notificação só foi entregue no correio no dia 25 de abril. Portanto depois do prazo totalmente. Na correspondência tem o carimbo do correio indicando a data depois do prazo 25 de abril. Como recorro e coloco o real infrator, uma vez que o prazo passou? Existe alguma esperança? Esses pontos somados aos meus pontos podem me fazer perder a CNH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willy!

      Decline:
      1 - data da infração
      2 - data de postagem (carimbo dos correios)

      Fernando

      Excluir
  3. Boa noite Fernando passei num radar acima da velocidade permitida, o carro está no nome de uma pessoa que não tem habilitação, passando o prazo em um dia para indicar o infrator o que ocorre? o prazo foi hoje, amanhã vou tentar entregar, se não for aceito o que vai ocorrer para o dono visto que ele não tem habilitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto!

      Se a pessoa não possui CNH, nada acontecerá. Ou seja, os pontos se perdem.

      Fernando

      Excluir
  4. Não recebi a notificação, a única coisa que sei me informaram aonde fui renovar a carteira é que é de 2007 e que não constitui impedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano!

      Solicite essa informação pessoalmente no DETRAN.

      Fernando

      Excluir
  5. Fernando bom dia. Inicialmente parabenizo-o por sua coluna no site sigarecursos.com.br. O caso que apresentarei é atípico e gostaria de sua orientação para ao menos ter a menor penalidade possível. Ocorre que em 2012 meu primo estando fora do País passou uma procuração para um amigo vender sua motocicleta. Ato ocorrido, porém o documento de compra e venda não foi devolvido na ocasião, NÃO tendo o novo proprietário transferindo para seu nome. Em 2013 ocorreu a infração com base no artigo 244, inc. I - Dirigir sem capacete (suspensão da CNH). Na ocasião a multa foi paga pelo novo proprietário, porém manteve-se a falta de comunicação ao DETRAN por parte dele e do meu primo que possui passagens áreas comprovando ainda estar fora do Brasil). Vamos aos problemas!: 1. Recentemente, recebemos a informação com prazo de resposta até o dia 14/07/2014 para defesa do Processo Administrativo de Suspenção de Dirigir. 2. Em consulta ao sistema do Detran identificamos mais 2 multas ocorridas no mês de junho de 2014 com base nos art, 230 INC V e 162 INC I. 3. Aparentemente não houve a remoção da motocicleta para um depósito público (o que já seria uma redução de problemas). Assim, em contato com o Detran fomos informados que minha tia poderá representa-lo comunicando a venda, mesmo não tendo o nome do novo comprador (o amigo que vendeu a motocicleta declara que não sabe e não tem mais contato com ele. Já juntamos alguns documentos que comprovam que meu primo não está no Brasil. Pergunto: Como poderemos proceder para ajuda-lo uma vez que até então não houve comunicação do real infrator, e não possuímos a informação? Necessário contratação de um especialista para ajudar na resposta ao Processo Administrativo de cassação da CNH (art. 244 - 2013). A pergunta também vale para as multas recentes (junho/2014 nas quais ainda não recebemos a notificação? Em suma, temos um problema muito grande e pedimos o que for possível de orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado pelos elogios.

      Esse problema só conseguirá solucionar com a ajuda de um advogado, preferencialmente especializado em Direito de Trânsito. Isso será necessário para eliminar a infração do prontuário do seu primo.

      Porém, esclareço que alguém deverá assumir os pontos. Na minha concepção, quem deve assumi-los é o amigo que não soube resolver o problema de forma satisfatória.

      Fernando

      Excluir
  6. Olá Fernando bom dia, ontem fui licenciar o veículo e tomei um susto tinham 3 multa, uma no mês de fevereiro outra em abril e outra em maio , mais na minha cnh não consta os pontos ainda como funciona na hora da renovação? Eles atualizam os prontuário para ver se a multas pra cair? Meu endereço não recebe correspondências dos correios consigo recorrer a um multa recebida no mês de maio?
    Obrigado pelo espaço Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas!

      Se o endereço não recebe as correspondências dos Correios, não há como arguir erro do órgão autuador.

      É provável que irão pesquisar a situação da sua CNH antes de expedir a nova.

      Fernando

      Excluir
  7. Por diversos dias tentando consulta o extrato para pagamento do emplacamento do carro de minha irmã, onde não obtive sucesso pelo sistema do detran-ba, por encontrar-se constantemente fora do ar. Após semanas de tentativa conseguir verificar e vi que haviam duas notificação. Prontamente procurei secretaria de Transporte e transito do municipio para poder saber de que se tratava e transferir as multas para minha habilitação visto que minha irmã possui habilitação provisoria e os pontos iriam fazer com que ela perdesse a permanente. Ao conversar com a atendente da secretaria de transporte e transito de minha cidade, tomei conhecimento de que o prazo para identificação de condutor ja havia passado. Diante dos fatos gostaria de saber se há alguma possibilidade de recurso que proporcionasse ou a extinção da multa ou que os pontos fossem passados para minha habilitação. Visto que não foi recebida nenhuma notificação pelo correios e constatei durante a conversa com a atendente que o endereço cadastrado para o veiculo onde foi encaminhado as notificações é inexistente, mais é o mesmo endereço que dispomos em comprovantes de residencia diversos. Como fazer para fazer esta identificação e impedir que ela perca a habilitação? è uma falha o fato de eu não ter ciencia da notificação? E quanto a segunda via fui informado de que nã há como retirar, eu nem se quer tenho como sxaber se a autuação foi emitida por radar ou gurda de transito.

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego!

      Entre em contato com o DETRAN e verifique qual é o endereço que o veículo está cadastrado e veja se está correto.

      Posteriormente, retorne com as informação obtida.

      Fernando

      Excluir
  8. Fernando, parabéns pelo blog e por auxiliar tantas pessoas. Gostaria de saber se uma multa por excesso de velocidade ( R$85,00) e que não foi apresentado o condutor ( por falta de atenção mesmo) pode virar uma multa no valor de R$ 574,00 que tem como infração o fato de dirigir sem carteira? Isso ocorreu com a minha mãe( proprietário do veículo e que não sabe dirigir) 2 despachantes informaram que essa nova multa é porque ela não apresentou o condutor na multa anterior...isso é verdade? o carro é de pessoa física. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato por e-mail (recursodemultasp@hotmail.com) pois a situação está estranha.

      Reporte na mensagem que falou comigo por aqui.

      Fernando

      Excluir
  9. Gostaria por favor, que vc me ajudasse, tenho habilitação PPD que vencerá em setembro, pois bem em 30 de junho fui parada por uma blitiz por dirigir dentro da minha cidade uma cinquentinha sem placa e sem possuir habilitação de moto, por conta de inexperiência quando ele me pediu meu cpf eu passei, depois fiquei sabendo que isso afetaria meu processo de pegar minha CNH definitiva, por isso fiquei esperando a notificação aparecer no site e chegar em minha residência, porém não chegou e quando puxo a pontuação e nada consta do site do Detran não aparece nada, como se não tivesse sido multada, será porque eu não fui buscar a moto no pátio do Detran, e dei como perdida, porq eles a levaram no dia e não fiz questão de buscar porque ia ficar mais caro que o preço dela, por favor poderia me responder e tirar essa grande dúvida? desde já gradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana/Patrick!

      Parece que houve algum erro de preenchimento do Auto de Infração e, por isso, cancelaram esse documento e suas penalidades.

      Sugiro que aguarde mais um pouco e continue consultando.

      Fernando

      Excluir
  10. Olá Fernando, eu ainda posso transferir uma multa após o prazo máx. de identificação? sendo que o motivo de ter passado o prazo foi eu não ter recebi a notificação para identificação do condutor. Só rebebi a multa já com boleto para pagar... O que devo fazer?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luigi!

      E por qual motivo não recebeu a Notificação.

      Dependendo do que houve, pode recorrer indicando que não recebeu a Notificação anterior. Com isso, a multa pode até ser cancelada.

      Fernando

      Excluir
  11. Boa noite Fernando! Descobri por meio de consulta no site do DETRAN/ES que minha filha possui multas em seu nome. A multa é da PF. Ao procurar detalhes, consta que a notificação de autuação retornou com erro, e a de penalidade também. Meu endereço está atualizado no detran, e a casa apenas não possui número. Para indicar o real condutor, que no caso sou eu, devo fazer defesa prévia ou recurso a jari??? Tenho chances de conseguir? A PF utiliza formulário próprio para recurso, mas pode ser feito em folha a parte também junto com o formulário e os documentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina!

      Se não recebeu as Notificações, não há mais como realizar a transferência dos pontos, a não ser pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  12. Bom dia Fernando,

    Recebi uma multa dirigindo o carro do meu namorado e respondi a notificação e coloquei a cópia da minha carteira porém não coloquei cópia da carteira do meu namorado e o órgão não aceitou. Posso recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maraysa!

      Recorrer por não terem aceitado a transferência da responsabilidade pelos pontos? Não, pois errou ao não anexar os documentos corretamente e quanto a isso não cabe recurso.

      Fernando

      Excluir
  13. Bom dia Fernando,
    Você poderia me tirar uma dúvida?
    Recebi uma multa por excesso de velocidade mas neste dia e horário não passei pela via citada. Ao ver a foto da notificação fica claro que era outro veículo de um modelo totalmente diferente do meu (no caso tenho uma moto) e com a placa ilegível.
    O problema aqui é que a multa e a notificação são entregues em outra casa - casa da minha mãe - e quando peguei as multas o prazo de recurso já havia vencido, mas foram entregues no prazo.

    O que posso fazer? sabendo que a moto da foto claramente não é a minha e neste dia e horario estava no trabalho (posso provar por relatório de ponto, tanto meu quanto do estacionamento onde a moto fica).

    obs: Já recebi uma multa no mesmo local, mas essa sim foi eu mesmo e a foto dessa multa sim, se vê a minha moto - porém perdi essa notificação, se necessário eles emitem uma cópia para mostrar a diferença?


    Abraços e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcola!

      Se os prazos para os recursos já venceram, só lhe resta a seara judicial para tentar sanar o problema.

      Fernando

      Excluir
  14. Acabei de tomar ciência que meu primo utilizou um carro meu em Dezembro e fez multas em meu nome. Não recebi as notificações pois mudei para Santa Catarina e o pessoal do prédio em que morava não encaminhou a correspondência para a pessoa responsável,c omo haviámos combinado. Agora percebi que estou com minha carteira suspensa e perdi os prazos de recurso. Para ajudar o condutor foi a óbito no dia 22/12 quando saiu com o carro pela 2ª vez.

    Gostaria de saber o que posso fazer?!
    Cabe recurso?!
    Tenho documentos que provam que eu estava em Santa Catarina (comprovantes de compras em estabelecimentos, folha ponto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario!

      Essa questão só poderá ser solucionada com uma ação judicial. Oriente-se com o seu advogado.

      Fernando

      Excluir
  15. Olá,

    Eu estou com a CNH "permissão" e no mês DEZ/2015 eu pego minha CNH definitiva, no entanto meu pai tomou 2 multas Médias por estar acima da velocidade nos radares da Polícia Rodoviária Federal e DNIT nos mês de junho/2015, eu já apresentei o Real Infrator no mês seguinte a infração, porém eu só recebi a multa atualizada , indicando o real infrator da Polícia Rodoviária Federal, DNIT diz que está em processo de analise... Você achar que isso vai me impedir de pegar a CNH definitiva ? Os pontos ainda estão no meu prontuário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não irá impedir a obtenção da CNH.

      Fernando

      Excluir
    2. Mesmo eu tendo 2 multas média ? Uma das multas já chegou com o verdadeiro real infrator descrito, eu já paguei ela tem 2 semanas, mesmo assim os pontos continuam no meu prontuário... Eu tenho consultado me prontuário através do site do Detran; e o órgão emissor da multa foi da Policia Rodoviária Federal ... você achar normal a Policia Rodoviária federal demorar tanto a informa ao Detran o Real infrator ?

      Excluir
    3. Fernando,

      você acha que deve ir na Policia Rodoviária federal e pedir urgência na transferência dos pontos, e explicar minha situação ?

      Excluir
    4. Mailson!

      É uma opção, para que possam agilizar a transferência.

      Fernando

      Excluir
  16. Olá, você poderia tira uma dúvida, fui multado no carro da minha mãe porém não sou habilitado, a dois dias chegou a notificação. A minha mãe não é habilitada, o que acontece se não nos apresentamos no prazo da notificação,?
    Espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Fernando Bom dia, solicito encarecidamente uma luz. Eu possuía uma moto que vendi em março deste ano, ocorre que não fiz a comunicação de venda, pois não sabia que era necessário, em 23 junho ela foi multada, apenas no dia 26 de agosto foi emitida a notificação da autuação dando o prazo tanto para eu recorrer como informar o condutor infrator. Em 03 de setembro eu recorri alegando que a expedição da notificação ultrapassou o prazo de trinta dias. Em 11 de setembro informei o condutor infrator. Ocorre que hoje verifiquei que meu recurso foi negado e a multa continua no meu nome. Não entendi porquê não foi para o condutor do veículo. Cabe algum recurso? Tenho a comprovação dos documentos que enviei. Minha habilitação ainda é a permissão e posso perdê-la. Peço ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cacau!

      Toda Notificação é encaminhada ao proprietário do veículo registrado no DETRAN.

      Sobre a Notificação, encaminhe uma cópia (frente e verso) para análise correta do caso: contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  18. Olá Fernando eu tinha um veículo oi meu nome e a pessoa que pilotava essa moto foi autuada e foi transferido os pontos para as pessoas que cometeram as multas Eu vendi essa moto só que as lunca chegaram no meu endereço só agora elas vieram no nome do novo proprietário quem tem que assumir com as despesas eu ou ele?? Só obrigado a pagar?? Obrigado Elton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elton!

      Se ocorreram antes da venda, vc é o responsável pelo pagamento das multas.

      Fernando

      Excluir
  19. Bom dia!

    Outro condutor tomou 3 multas no meu carro, quando chegou a multa, eu preenchi e assinei a minha parte, e entreguei a ele para que ele assinasse e enviasse para o Detran. Acontece que ele não fez isso e os prazos de indicação do condutor passou, se eu assumir essas multas perco minha carta. Tem alguma maneira de prosseguir para que eu não tome essas multas e consiga indicar para ele?

    Obrigada
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula!

      Vc só conseguirá efetivar a transferência desses pontos pela via judicial. Por isso, consulte o seu advogado.

      Fernando

      Excluir
  20. Bom dia, eu estava dirigindo o carro do meu cunhado e passei um pouco a cima da velocidade e chegou o aviso de multa, não consegui ir ao detran em tempo de transferir para meu nome, o que posso fazer para que ele não receba multa, até logo e bom ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliveira!

      A multa e os pontos ele receberá de qualquer forma, pois vc perdeu o prazo para indicação do real infrator e não há como fazê-lo fora do prazo.

      Fernando

      Excluir
  21. bom dia, tenho uma multa que está na segunda instância julgado pelo CIRETRAN, e consta no sistema do Detran e da prefeitura que a multa está suspensa temporiadamente, eu vou vistoriar meu carro no próximo mes. Esta multa precisa estar paga ?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Fernando, recebi uma notificação e passei ela para o seu real infrator, mas a multa chegou no meu nome e o processo do real infrator ainda está em andamento ( e no meu ver demorando muito), o que fazer ? pagar antes de ser realizado a finzalização do processo ou esperar para passar para o real infrator? Existe a possibilidade de não passar os pontos pro real infrator nesse processo? desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan!

      A multa (R$) sempre é encaminhada ao proprietário, que é o responsável pelo pagamento.

      Fernando

      Excluir
    2. Mas o processo de transferência para o real infrator ainda está em andamento, se eu pagar o processo ainda continuará ?
      desde já, obrigado.

      Excluir
    3. Renan!

      Sim, o pagamento da multa não tem qualquer relação com o processo de transferência da responsabilidade pelos pontos.

      Fernando

      Excluir
    4. Fernando, primeiramente, parabéns pelos seu trabalho. Peço uma orientação para um problema: recebi uma Notificação de Autuação por dirigir com velocidade até 20% da permitida por radar fixo em uma cidade onde fui passar alguns dias (Búzios), do mesmo Estado onde resido. Dentro dos 15 dias, apresentei o Real Infrator ao DETRAN do Rio de Janeiro. Tenho o protocolo de atendimento com número do processo. Depois de 15 dias, a Prefeitura de Búzios envia a multa com boleto para pagamento com o meu nome. O que posso fazer? Posso pedir para cancelar a multa? Att. Egydio.

      Excluir
    5. Egydio!

      A multa (R$) sempre é encaminhada ao proprietário do veículo, que é o responsável pelo seu pagamento.

      Nada de errado nisso.

      Fernando

      Excluir
  23. Boa noite , tem uma multa no meu veiculo mas foi minha mãe dirigindo , porém passou o prazo da troca de condutor e minha carteira é provisória tentei fazer a troca e foi recusado.
    agora quero acionar a justiça será que tenho alguma chance de ganhar? em quais casos mesmo fora do prazo conseguiriia mudar o condutor? desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agueda!

      Consulte o seu advogado para que ele avalie os documentos e informações. Não é todo Juiz que aceita esse tipo de ação.

      Fernando

      Excluir
  24. Bom dia, Fernando! Fui notificada do processo p suspensao do direito de dirigir. Ocorre que nao Sou eu quem dirijo esse carro há anos, pois passei p outra pessoa que paga o financiamento ainda no meu nome, pois o banco n aceitou a transferencia do financiamento. À época das multas não fiz o real infrator. Gostaria de saber se nesta notificacao do processo de suspensao posso fazer esse real infrator e tansferir esses pontos. Caso negativo, quais argumentos de defesa podem ser utilizados nessa defesa? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não há como transferir os pontos nessa fase, pois deveria tê-lo feito na época correta.

      Esclareço que vc deve pautar a sua defesa indicando que como proprietário do veiculo, não poderia ser penalizado simplesmente por não ter indicado o real infrator das infrações em que o veículo não foi devidamente abordado. Ora, se não indicou o infrator, por que o DETRAN já inseriu os pontos na sua CNH? Já existe inclusive decisões judiciais nesse sentido.

      Qualquer outra dúvida ou se precisar de ajuda para preparar a defesa, estaremos à disposição.

      contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  25. Boa noite Fernando!!!
    Recebi uma notificação de uma multa agora no dia 09/01 no sábado,e para indicar o infrator eu só teria até o dia 10/01 no domingo, como posso recorrer pois não tive prazo para indicar o condutor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana!

      Vc poderia ter indicado na segunda. Conseguiu fazer isso?

      Fernando

      Excluir
  26. Fernando, boa noite!
    Estou preocupada, tenho um carro no meu nome há cinco anos, e apenas há alguns meses possuo a permissão, porém meu marido é quem dirige. Ele levou uma multa.O prazo para recorrer e passar a multa para o nome dele era até dia 11/01 e eu infelizmente não recorri. Ele tentará resolver amanhã, dia 12/01. Você acha que tenho alguma chance de conseguir resolver essa situação sem me prejudicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se já perdeu o prazo, será impedida de efetivar a transferência.

      Dependendo da gravidade da infração, poderá ter problemas na troca pela CNH.

      Fernando

      Excluir
  27. Bom dia Fernando...
    Estou com um problemão nas mãos e gostaria de uma dica.
    Vendi meu carro ano passado e o comprador por ser uma pessoa conhecida quiz ajudar não informando a venda do mesmo no ato. Esse condutor foi multado, porém como sempre, não recebi nem a notificação e nem mesmo a multa vindo a ficar sabendo da referida multa agora esses dias quando o atual proprietário me comentou da tal multa que recebeu ao transitar acima de 20% da velocidade permitida em uma rodovia estadual. Fui verificar e realmente esta multa já consta em minha CNH porém o tempo para indicação do condutor já se encerrou. Existe alguma maneira de fazer esta indicação visto que o meu endereço está correto e todo ano recebo a notificação do IPVA mas quando se trata de multa a impressão que tenho é que alguém esconde tal correspondência ou não fazem questão de entregar, já verifiquei junto ao DER, órgão da autuação e não consta nenhum motivo para devolução.
    Poderia me ajudar? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis!

      Se perdeu o prazo, não há como efetivar a transferência dos pontos.

      Fernando

      Excluir
  28. Boa noite, Fernando,
    Recebi várias multas por rodízio em semanas seguidas onde nunca havia sido multada antes. Se eu recorrer por falta de sinalização, tenho alguma chance ou os recursos por rodízio geralmente são indeferidos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludmila!

      Sim, pode recorrer apontando essa falta de sinalização, porém, os órgãos julgadores não estão mais aceitando esse tipo de argumento.

      Fernando

      Excluir
  29. Boa noite Fernando,

    Tomei 2 multas com o carro da minha mãe. As notificações não cegaram até mim. (Não nos mudamos de endereço, nem nada do tipo) As mesmas ainda estão em prazo de pagamento. Como faço pra recorrer as multas para que sejam passadas para a minha CHN?

    Dsd já agradeço.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se já existe multa para pagamento, não há mais como transferir a pontuação.

      Sugiro contato pessoal com o órgão autuador para entender o motivo pelo qual não recebeu as Notificações, já que o endereço está correto.

      Fernando

      Excluir
  30. Boa noite, Fernando.
    Troquei de carro em uma concessionária Citroen em jan/2013, dando meu carro anterior como entrada. A concessionária revendeu o carro sem comunicar ao Detran a mudança de proprietário. Só me dei conta do problema quando recebi a primeira multa, em 2014. Ao todo foram 9 multas em 2014, totalizando 35 pontos. Fiz contato com a Concessionária, que ficou de resolver, mas até hoje nada. Como eles revenderam o veículo e eu não tinha o nome do novo proprietário, que eles se recusavam a informar, não pude recorrer indicando o real condutor. Hoje as multas já estão pagas (pelo novo proprietário), mas os pontos continuaram na minha CNH. O problema é que agora recebi a carta do DETRAN com a notificação do direito de dirigir.
    Vc acha que a apresentação da NF que comprova a venda do carro para a Concessionária é suficiente para a minha defesa junto ao DETRAN? Claramente o carro não era mais meu desde jan/2013 e as multas são de 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro!

      Sugiro que consulte o seu advogado para que ele impetre uma ação judicial para transferir o veículo para a concessionária e que vc seja indenizado por danos morais e/ou materiais.

      Fernando

      Excluir
    2. Olá, Fernando.
      Obrigado pela rapidíssima resposta. Seguirei sua orientação quando à abertura de processo judicial.
      Quanto ao recurso no DETRAN, alguma sugestão? Vc acha que tenho chances de conseguir a anulação dos pontos na minha CNH com a apresentação da NF? Ou é perda de tempo?

      Grato,
      Pedro

      Excluir
    3. Pedro!

      Seu advogado irá pleitear uma série de medidas na mesma ação, inclusive com relação a essa multa/pontos.

      Fernando

      Excluir
  31. Boa tarde Fernando
    Hoje fui consultar o IPVA e verifiquei que constava uma multa do dia 20/11/2015 por evasão de pedágio. Eu me mudei e alterei o endereço no site do DETRAN, mas não recebi a notificação da multa e perdi o prazo para indicar o condutor. Minha carteira é provisório, será que se eu entrar com recurso eu consigo indicar o condutor ou vou realmente perder minha carta?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato com o órgão autuador para verificar quando, como e onde tentaram notificá-lo e não conseguiram. Talvez com a resposta, consiga saber se ainda há como identificar o real infrator.

      Fernando

      Excluir
    2. Entrei em contato e disseram que não ha mais o que fazer. Até o momento não constam os pontos na minha carteira, pode ocorrer de não aparecer ou demora bastante tempo mesmo? Se não aparecer sera que consigo pegar a carteira definitiva sem problemas?

      Excluir
    3. Olá!

      Sim, pode pegá-la normalmente mas assim que cadastrarem, o DETRAN procederá o cancelamento da CNH.

      Fernando

      Excluir
    4. Obrigada pelo retorno. Não há possibilidade de entrar com nenhum tipo de recurso nesse caso? Pois há câmeras no local que comprovam que não era eu realmente quem estava dirigindo.

      Excluir
    5. Olá!

      Se ainda houver prazo para o recurso, sim, poderá recorrer.

      O julgador não irá acessar as câmeras para verificar quem era o condutor.

      Fernando

      Excluir
  32. Boa tarde, cometi uma infração em dezembro de 2014, só que a pontuação foi pra habilitação do dono da moto, sendo que no dia da autuação o PM anotou a minha CNH, só descobrimos a pontuação agora em janeiro de 2016 onde ele foi fazer o pedido da habilitação permanente e constou habilitação bloqueada, ainda consigo recorrer mesmo depois desse tempo? Pois o mesmo perderá a CNH se não conseguir recorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gildasio!

      Não, não conseguirá entregar uma defesa depois de tanto tempo.

      Fernando

      Excluir
  33. Boa noite, Fernando. Em setembro/15 minha mãe recebeu duas multas no mesmo dia com o meu carro, as multas foram descritas que " o condutora visivelmente com o cinto por baixo do braço " em Caraguatatuba/SP. Recebemos a notificação em SP e como tínhamos poucos dias para recurso, enviamos a indicação do real condutor que era minha mãe para o endereço do detran de Caraguatatuba no último dia para envio. Por conta desses pontos a minha carta foi suspensa e cabe recurso. Por conta de eu ter postado a carta no último dia para o detran, acha que eles podem não ter aceito??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael!

      Precisa entrar em contato com Caragua para verificar o motivo que não aceitaram a sua indicação. Pode ser que faltou documento ou assinatura.

      Fernando

      Excluir
  34. Olá Fernando,
    Parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Tenho 47 anos, casada e dona de casa.
    O carro do meu filho está em meu nome.
    Fui penalisada ano passada em 3 meses.
    Meu filho levou uma multa leve e eu não mudei o condutor. Fui cassada!
    Estou recorrendo primeiramente ao Detran.
    Alegações : Não conduzo e não conduzia o carro; Não recebi a notificação de infração;
    Argumentações : Cidadã do bem, minha é idosa, viúva, reside sozinha , possui prótese de joelhos e quadril e precisa muito de mim para leva-la a médicos, bem como, pra demais lugares;
    Não poderia estar conduzindo um carro as 4h24 da manhã;anexado declaração do meu filho que ele estava dirigindo.
    No entao vi vários relatos e jurisprudência que não houve deferimento em nenhuma instância, pelo simples fato de não aceitarem o argumento de não ter sido notificado e passar o prazo pra indicar o condutor.
    Te pergunto? Isso não cabe uma nulidade pelo fato de não haver por parte dos órgãos administrativos o que sao princípios que regem a Lei em haver Razoabilidade e Proporcionalidade?
    Não sei se o termo está correto. Rsrsrs
    Não é como se tivessem total má vontade em analisar o caso?
    Estou com receio?
    Me orienta, acha que estou bem fundamentada em minhas argumentações?
    Mudaria alguma coisa ou acrescentaria?
    Aproveitando, qual o prazo para prescrever uma notificação de suspensão no artigo 277?
    Meu filho recebeu a multa há 7 meses e não recebeu a suspensão.
    Disseram 5 anos e outros 1 ano.
    Obrigada.
    Um abraço.
    Neide Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide, boa tarde!

      Não há como transferir pontos ou a responsabilidade das infrações em momento posterior ao concedido no momento em que o proprietário do veículo recebe a Notificação de Autuação. Após esse prazo, não há mais como efetivar essa troca pela via administrativa.

      Se precisar, deve impetrar uma ação judicial especificamente para esse fim.

      Quanto à multa da Lei Seca, o DETRAN tem prazo de até cinco anos para instaurar o processo para suspensão da CNH.

      Fernando

      Excluir
  35. Fernando, é a Neide ainda. ..

    Umas correções :

    A multa foi média, 4 pontos por exceder 20% velocidade;
    Minha mãe precisa de mim, por possuir prótese de joelhos e quadril.

    ResponderExcluir
  36. Olá Fernando, Neide de novo...Rsrsrs

    Última pergunta : Você acha seguro eu encaminhar o processo no canal online do Detran?

    ResponderExcluir
  37. Olá Fernando,

    Tô até sem jeito...

    Neide de novo.

    Li numa jurisprudência que o simples fato de entrar com recurso, não impede que órgão de efeito suspensivo ao processo.
    Isso tem fundamento?
    Quer dizer que se o Detran der indeferido e eu der entrada no Jari e depois no Cetran, ainda assim tenho que usar sem direito de dirigir?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide!

      Infração "leve" não suspende a CNH. Certeza que foi essa a gravidade?

      Sugiro que qualquer recurso seja entregue pessoalmente, para que tenha provas incontestáveis sobre a entrega.

      Enquanto há recursos pendentes de julgamento, pode continuar dirigindo normalmente.

      Fernando

      Excluir
    2. Olá Fernando,

      Já tinha sido suspensa por 3 meses e levei essa multa média nesse período e assim gerou a cassação.
      Vou seguir sua recomendação é entregar a documentação pessoalmente. Acha que tenho chances com os órgãos de trânsito?
      Abraços.

      Excluir
    3. Olá!

      Depende dos argumentos que irá apresentar como defesa.

      Em que cidade/Estado isso ocorreu?

      Fernando

      Excluir
  38. Bom dia!

    Recentemente fui multado mas não recebi as notificações. Entrando em contato com o DETRAN descobri que meu endereço está incorreto. Acontece que quando me mudei pela última vez eu solicitei a alteração do endereço no DETRAN, porém foram atualizados apenas o número da Rua, Bairro e CEP, mantendo o número do prédio e do apartamento do endereço anterior. Entendo que neste caso o erro foi do próprio DETRAN, pois eles solicitam comprovante de endereço atualizado quando solicitamos a atualização do endereço, e eu não tinha como saber que fizeram a atualização incompleta.
    Posso recorrer destas multas pelo não recebimento das notificações? Posso entrar com uma ação contra o órgão responsável pelo cadastro pelo erro na alteração de endereço? O que posso fazer a respeito e como devo proceder?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto!

      Vc deve corrigir o problema judicialmente, pois provavelmente na seara administrativa não terá sucesso.

      Fernando

      Excluir
  39. Boa tarde, sou de Mogi Mirim interior de São Paulo e em novembro de 2015 recebi uma multa de trânsito na minha casa por excesso de velocidade ocorrida no dia 12 de outubro de 2015, porém as características da multa não condizem com a minha moto, e muito menos com o local do acontecimento da mesma, pois jamais estive no local ou emprestei minha moto para alguém e pela foto da moto que constava na multa é bem claro que a placa foi alterada para a numeração da minha placa. Abri um boletim de ocorrência na delegacia de Mogi Mirim registrando o ocorrido, tirei fotos de todos os ângulos da minha moto, preenchi o requerimento dentro do prazo estabelicido da notificação que vem na própria multa para recorrer e enviei todas estas evidências para São Paulo, pois como a multa ocorreu em São Paulo (via anchieta – Santos / São Paulo) não consegui resolver no detran de Mogi Mirim e tive que encaminhar para São Paulo via carta registrada. A questão é que até agora não obtive retorno e em janeiro de 2016 recebi a multa com o valor a pagar (não paguei porque não foi de minha responsabilidade essa infração), porém realizei um cadastro no Detran e constam 5 pontos na minha habilitação devido a infração. Como posso proceder neste caso? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Qual foi a data limite para pagamento da multa?

      Fernando

      Excluir
  40. Bom dia Fernando, tomei 3 multas de rodizio em são paulo, porem o carro não esta em meu nome, foi para meu tio, ambas assinei e ele assinou mandei junto a minha copia da habilitação, porem nao veio nenhum documento dizendo que foi indeferido, ate o momento acreditava que as multas estavam em meu nome, e não estavam esta todas as pontuações na conta do meu tio, gostaria de saber como faço para conseguir transferir a pontuação da multa dele para a minha.URGENTE, você faz esse tipo de serviço? qual o valor? tico.olivetti@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos!

      Se não aceitaram pela via administrativa, deve realizá-la pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  41. Boa noite, Fernando!

    Em 2014 meu pai me emprestou o carro e eu fui autuado por transitar em velocidade superior a 50%, mas na época, não sabia que isso causava suspensão do direito de dirigir. Agora estão iniciando um processo de cassação da CNH do meu pai. Preciso consertar esse mal entendido, preciso por meu nome como real infrator. O que faço, Meu Amigo?


    Atenciosamente,

    Rodrigo Arco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo!

      Ele deve recorrer para tentar, no mínimo, abrandar o tempo de suspensão, que pode ser de dois até seis meses, dependendo do entendimento da Autoridade de Trânsito. Isso é necessário pois se ficar inerte, poderá puni-lo pelo máximo.

      Num segundo momento, esclareço que ele deve pautar a defesa indicando que como proprietário do veiculo, não poderia ser penalizado simplesmente por não ter indicado o real infrator das infrações em que o veículo não foi devidamente abordado. Ora, se não indicou o infrator, por que o DETRAN já inseriu os pontos na sua CNH? Já existe inclusive decisões judiciais nesse sentido.

      Fernando

      Excluir
  42. Bom dia. Um amigo conduzia o veículo da minha esposa e foi multado em radar fixo por conduzir 20% acima da velocidade permitida. Ele se identificou como condutor infrator fora do prazo; a BHTrans não aceitou a transferencia de pontos e lançou os pontos no prontuário da minha esposa. Ele apresentou pedido de reconsideração e apresentou vários documentos; mas também foi negado. Há alguma chance de judicialmente, o real condutor e minha esposa entrar em juízo, conseguir a transferencia de pontuação para o real condutor?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde, minha tia recebeu no dia 19/02/2016 uma atuação de infracao em q eu eestive pilotando sua moto a 50% da velocidade permitida, porém a data para indicar o condutor infrator era para o dia 16/02/2016 (data posterior a data do recebimento da notificação). Gostaria de saber se eu ou ela poderia pedir a anulação da multa em razão dela ter sido entregue fora do prazo para indicação do infrator?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc tem alguma prova da data da entrega, como o código de rastreamento dos Correios?

      Fernando

      Excluir
  44. Boa tarde Fernando, meu esposo está sendo autuado por parar e estacionar em local proibido pois o veículo está em seu nome, porém quem estava dirigindo era minha sogra. Perdemos o prazo para indicar que ela era a infratora pois mudamos de endereço e não atualizamos ele no documento do carro. Meu esposo ainda está com a carta provisória e não pode levar multas, não sei se ele já perdeu a carta. Será que eu consigo recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se perdeu o prazo, só conseguirá a transferência pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  45. Fernando, em 2013 um primo alcoolizado e sem cnh saiu com o meu carro enquanto eu dormia e foi abordado pela policia. com algum tempo a notificação de infraçao chegou e eu nao o apontei como condutor pq ele nao tem cnh. paguei as multas e pensei que fosse parar por ai, mas recebi uma notificação de instauracao de processo administrativo que pode resultar na suspensao do meu direito de dirigir. na minha defesa posso esclarecer que eu nao conduzia o carro? tenho copia do processo criminal que meu tio responde por isso. posso indicar o condutor agora, com base nas provas que tenho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Qual foi a infração que motivou a instauração do processo de suspensão em seu nome?

      Fernando

      Excluir
  46. Olá Fernando estou passando por um problema junto ao DETRAN do meu estado. A poucos dias recebi uma notificação de abertura de um processo administrativo contra mim , em função de um veículo em meu nome. O que acontece é que quando recebi as notificações ano passado o período de interposição de recurso para nomear o condutor ou explicar que não seria possível que a multa tivesse sido gerada porque o automóvel não estava na cidade do auto da infração em questão já havia passado, e não porque eu me mudei ou porque não havia ninguém para receber a notificação e sim por atraso dos correios. Por fim mesmo sem ser sido eu o infrator e sem ter cometido as multas ja que essas foram autuadas em outra cidade e não a minha me vi obrigado a paga-las para poder licenciar o veículo. Preferi então da o caso como encerrado porque a burocracia é tão grande que é melhor pagar sem ter feito nada. Por fim recebi O AR e foi ai que tive que montar minha defesa, durante esse período foi que pude perceber essas irregularidades: primeiro a notificação chegou atrasada (graças a postagem) e depois pude perceber em estudos que a notificação não veio contendo o boleto para pagamento e nem o desconto de 20%, vi que assim a multa poderia se tornar inconsistente. A autuação foi gerada em Março e a notificação foi "gerada" em Março também mas chegando em minha residencia apos o período de interposição do recurso como já havia explicado. Estive nos correios e estou com todo o rastreio da notificação da epoca de Março.
    A notificação com o boleto bancario e o desconto de 20% so foi gerado tres meses após o auto da infração. Isso abre precedentes para minha defesa? Já que se a multa chegar após os 30 dias da autuação dará como improcedente? Socorro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliver!

      Nesse processo de suspensão não há como questionar esse tipo de problema (Correios). Logo, para que a defesa possa surtir algum efeito, verifique se o processo está correto, bem como a Notificação recebida.

      Fernando

      Excluir
  47. Boa tarde!!! Eu vendi uma moto porém ainda estava em meu nome.
    Eu recebi uma notificação em que o carona estava sem capacete.
    Só que não era eu e o real infrator não possui CNH. há alguma possibilidade de transferir para o cpf?
    Se não eu terei que fazer uma reciclagem sem ter cometido a infração.
    Estou desesperado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe!

      Deve efetivar a transferência para um condutor que possua CNH.

      Fernando

      Excluir
  48. Boa tarde

    Gostaria de saber se devo indicar o condutor do veículo já na petição do recurso, ou se faço isso após receber a resposta do mesmo?.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc deve indicar o condutor quando recebe a Notificação de Autuação (sem o boleto da multa), no prazo ali indicado.

      Paralelamente, deve apresentar a Defesa.

      Fernando

      Excluir
  49. Olá Boa Tarde minha esposa foi enquadrada em duas multas simultaneamente no artigo 170 erroneamente, e fizemos a transferência dos pontos pra ela uma via correio e a outra via poupa tempo se a do correio der problema o que devo fazer, já que a do correio temos copia dos documentos enviados e registro do correios também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos!

      Se der problema deverá entrar em contato pessoalmente com o órgão autuador para verificar o que houve e se há alternativas para saná-lo.

      Fernando

      Excluir
  50. Não recebi carta de indicação do infrator apenas a multa já em meu nome, multa por radar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeffrey!

      Entre em contato pessoalmente com o órgão autuador e solicite informações de como, quando e onde tentaram notificar o proprietário e não conseguiram.

      Fernando

      Excluir
  51. Boa tarde, no dia 20/05 a minha namorada passou um sinal vermelho com o meu carro, meu endereço não estava atualizado, então no dia 21.05 eu já recorri ao despachante para solicitar a atualização de endereço ao detran, sendo que meu pedido foi feito a 1 dia após a ocorrência, a notificação vai chegar no meu atual endereço???

    Obrigado pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  52. Boa noite! Comprei um carro em novembro de 2015, mas não fiz a transferência de propriedade no período de 30 dias. Iniciei processo para retirada de CNH em março de 2016 e ainda estou realizando as aulas práticas. Quero fazer a vistoria e transferência agora, uma vez q o documento é válido apenas até novembro, mas estou com medo de perder o processo de habilitação devido a multa grave. Existe a possibilidade de perder a CNH antes msm de realizar a prova prática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas!

      Sim, existe essa possibilidade.

      Por isso, sugiro que pare com o processo de habilitação e só retorne após o pagamento dessa multa.

      Fernando

      Excluir
  53. Olá.o ocorrido foi que recebi 2 multas de outro carro no meu pq a placa do cidadão estava ilegível, aparece o engate na frente do número.erro o prazo pra recorrer pq no meu endereco nao chega correio simples e mesmo dando entrada no recurso a prefeitura de sp nao me deu um devolutiva. Devo contratar um advogado?qual seria a soluçãor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana!

      Sim, deve contratar um advogado para tentar solucionar essa questão pela via judicial, visto que pela sua assertiva parece que não há mais prazo recursal.

      Fernando

      Excluir
  54. Olá Fernando

    Estava dirigindo o veículo de um amigo e levei 2 multa porém o endereço estava errado e não recebemos as notificações e passou 20 dias do Praso para esta transferindo pro meu nome oque posso fazer pra tar passando pro meu nome está multa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marciel!

      Não há mais como transferir, pois está fora do prazo.

      Fernando

      Excluir
  55. Fernando boa tarde,

    Eu gostaria de uma orientação? Eu tenho um taxi que comprei como investidor e o condutor levou algumas multas e todas elas eu sempre envio a indcação no tempo correto. Porém não acompanhei se tinha sido feito a tranferencia dos pontos e agora fui surpreendido com a notificação que perdi habilitação! Já fiz um pedido de recurso mas foi negado, tenho tds comprovantes do correio AR mas mesmo assim eles não reconheceram sabe como devo proceder? Obrigado, Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato!

      Em qual cidade ocorreram essas multas? Se for SP, saliento que deverá entrar em contato com o DSV e solicitar informações sobre a não transferência.

      Eles estão com acúmulo de pedidos e está tudo atrasado.

      Fernando

      Excluir
  56. Olá Fernando, boa noite!
    Possuo uma habilitaçao provisória e recebi uma multa grave de velocidade, porém indiquei o real condutor assin que recebi carta ainda dentro do prazo, encaminhei por Sedex 10 e com AR no final de dezembro de 2015.
    Os pontos vieram para minha habilitação e não conseguia um retorno dos Correios. Fui ao Detran e informaram que nao poderiam fazer nada por ser habilitaçao provisoria.
    Hoje dia 06/07 recebi o AR na minha casa indormando que a inficaçao foi entregue ao Detran no dia 26/06, ou seja, mais de 6 meses depois da postagem.
    Oq podemos fazer nesse caso?
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica!

      O que vale é a data da postagem, independentemente da data em que foi entregue no órgão. Não foi culpa sua mas dos Correios.

      Caso se neguem a transferir os pontos, poderá pleitear a correção judicialmente, inclusive solicitando ressarcimento de danos morais e/ou materiais dos Correios.

      Consulte o seu advogado.

      Fernando

      Excluir
  57. Olá Fernando.
    Fui pagar os documento do carro, quando fui surpreendido com 3 multas por excesso de velocidade, em uma BR que desconheço. Observando as infrações pude notar que, as duas primeiras infrações ocorreram no mesmo dia, com diferença de apenas 04min18seg. Entretanto a diferença de km é enorme, BR-364 KM 348.400 - SANTO ANTONIO DO LEVERGER – MT e BR-364 KM 10.390 - SANTO ANTONIO DO LEVERGER – MT, nota-se impossível um automóvel percorrer esta distância em tão pouco tempo.
    Conduto se quer fui notificado acerca das infrações, não me recordando de ter transitado nesta BR, no ano de 2015, sendo que nestes caso a notificação é obrigatória, ressalvo ainda que meu endereço encontra devidamente atualizado junto aos órgãos de trânsito.
    Neste caso o órgão que expediu a multa foi o DNIT e a multa já esta expedida para ser paga. Para entra com recurso preciso do AIT, o qual não possuo pois não foi notificado. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essas multas (R$) já estão vencidas? Se sim, só conseguirá cancelá-las pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
    2. Ainda não estão vencidas.

      Excluir
    3. Olá!

      Se não estão vencidas, poderá recorrer indicando a distância/tempo entre os locais das autuações.

      Fernando

      Excluir
  58. Olá Fernando,

    O carro está em nome de minha esposa e devido as multas, ela atingiu o máximo de pontuação permitida durante o ano. No caso, algumas foram de minha responsabilidade. Por descuido, acabamos perdendo o prazo de transferência. Temos como fazer isso de alguma forma, mesmo tendo passado o prazo?

    Desde já agradeço a ajuda,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não há mais como transferir os pontos após decorrido o prazo estipulado pelo órgão autuador.

      Fernando

      Excluir
  59. Olá Fenando Recebi uma multa do artigo 277 do CTB mesmo tendo feito o exame clínico. entrei com recurso mas já se passou 30 dias do mesmo, o que devo fazer ? tenho que esperar ou posso entrar judicialmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não há qualquer problema em extrapolar o prazo de 30 dias para o julgamento.

      Quais foram os argumentos da sua defesa? Entre em contato via e-mail indicando essa informação:

      contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  60. Fernando, indiquei o condutor corretamente, usando o formulário para indicação do infrator, já que não dispunha da multa original. Anexei os documentos corretamente, postei dentro do prazo em carta registrada. Ainda assim os pontos vieram para mim. Como recorrer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto!

      Entre em contato com o órgão autuador para obter informações dos motivos que não aceitaram o pedido de transferência dos pontos.

      Fernando

      Excluir
  61. Boa tarde, no ano passado fiz uma viagem para outra cidade e acabei levando uma multa por ficar com parte do pneu dianteiro em cima da faixa de pedestre, eu permaneço morando no mesmo lugar, mas o aviso da infração não chegou e perdi o prazo de informar o condutor, descobri que tinha uma multa quando fui pagar o IPVA, mas tudo bem a multa era devida e efetuei o pagamento, mas junto com essa multa tinha uma outra por dirigir sem habilitação, pois o veiculo está em nome da minha mulher que não tem CNH e o Detran entende que a mesma estava dirigindo o veiculo. Aconteçe que não informei o condutor por não ter conhecimento dessa multa, até porque eu não teria motivo para não informar visto que nunca perdi nenhum ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Certo, entendi a situação, mas qual é a sua dúvida?

      Fernando

      Excluir
  62. Olá, boa tarde. Sabe informar se depois de receber a notificação de instauração de processo administrativo para suspensão do direito de dirigir, e estar dentro do prazo de defesa, consigo transferir uma multa para outra pessoa? Em qual tipo de defesa se enquadraria, por favor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liara!

      Não, não consegue mais transferir os pontos pela via administrativa.

      Fernando

      Excluir
  63. Boa tarde Fernando, comprei um veículo a 4 meses, mas o proprietário não fez o comunicado e nem fechou o dut pra mim, porém sofri duas multas que não concordo, ele recebeu a notificação e me comunicou! Como devo proceder, transferir pra mim a pontuação como real condutor ou pedir a ele para recorrer primerio?obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edhemar!

      Vc deve fazer dois procedimentos distintos:

      1 - transferência dos pontos para vc; e
      2 - recorrer.

      Fernando

      Excluir
  64. Tenho 25 multas de condutor nao identificado no carro da empresa, e já passou do tempo de identificação, o total da multa dá 18 mil, nao tenho condição de pagar esse valor, tem como entrar em recurso para identificar o condutor e reduzir o valor dessas multas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc deve procurar ajuda do seu advogado para tentar cancelar essas punições pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  65. Olá
    meu veiculo em 2013 recebeu multas aplicadas em outro estado em 2012. Porém nunca recebi as notificações. E o veículo nunca esteve naquele estado.
    Entrei com Recurso no DETRAN/RJ que encaminhou o processo para SP que emitiu as multas.
    Desde 2013 não tive mais noticias do Julgamento do Recurso e o Detran do RJ e SP não localizam o processo. As multas estão em efeito suspensivo porque consigo licenciar o veiculo todo ano.
    O que devo fazer?
    Quero vender carro mas preciso me livrar destas multas.
    Aguardo muito sua ajuda.

    ResponderExcluir
  66. Gostaria de saber se é possível levar 2 multas de rodízio no mesmo período. Fui autuada as 9:00h e as 9:20h no mesmo dia. Posso recorrer?

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde meu carro tem uma notificacao de inflação constando no renainf só que não era eu o condutor,o prazo pra indicar o condutor será até 19/08 mas a notificação ainda não chegou no meu endereço que está atualizado como devo proceder pra não perder o prazo de indicar o real condutor

    ResponderExcluir
  68. Oi vendi meu carro e o cara sumiu depois axei ele e falo q iria fazer o docu e o cunhedo pego o carro e levo multa no radar eletronico ai ele deu as coisas para recore com a multa pra os pontos pra ele q foi o infrator mais os ponto feio pra mim mesmo assim e oq eu fasso agora tenho o Xerox de td aki

    ResponderExcluir
  69. Olá! Recebi uma notificação de infração que não cometi, realizei a indicação do condutor dentro do prazo estipulado, no entanto, os pontos foram para minha cnh, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  70. Fernando Boa Tarde! Meu carro esta no nome da minha mãe por questões de crédito. Tomei duas multas, uma média (em mar16) e uma grave (em abr16) recebi as notificações mas não transferi ao real condutor (EU), ambas já foram pagas e não aparecem mais no site do Detran RJ. Agora em Ago16 ela esta em processo de tirar a PPD. Ainda não realizou a prova teórica. Ela pode sofrer algum impedimento para conseguir a PPD e posteriormente a CNH? Desde já Obrigado, Paulo Silva.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, Fernando! Talvez você possa me ajudar, amigo. Sou motorista concursado de um conselho regional. Recebi a multa do carro que dirijo fora do prazo de identificação, e como o carro alugado é de pessoa jurídica existe a possiblidade de não identificar o condutor (pelo menos por lá), e uma vez não identificado o condutor paga-se dobro a multa. Ela vez uma vez, e mais ou menos um mês depois vem novamente para ser paga. E fica tudo certo. O que eu quero saber é assim: recebi a multa fora do prazo de identificação do condutor por negligência do responsável pela entrega, ainda assim tenho que pagá-la em dobro? Como devo conduzir essa situação? Desde já agradeço. E parabéns pelos site! Genial!


    ResponderExcluir
  72. Bom dia Fernando!!!

    Tenho vários carros em meu nome, e sempre que aparecem multas peço a meu filho que descubra quem é o real infrator e provoque a alteração da mesma. E quando chegam multas que são do meu carro de uso, simplesmente vou e pago. Só que agora descobri que uma multa que não era minha numa confusão acabei pagando e os pontos vieram para minha carteira, um total de 7 por avançar um semáforo vermelho. Minha dúvida, tenho como apresentar o real infrator depois da multa já ter transitado em julgado?

    ResponderExcluir
  73. Bom dia Fernando!!!

    Tenho vários carros em meu nome, e sempre que aparecem multas peço a meu filho que descubra quem é o real infrator e provoque a alteração da mesma. E quando chegam multas que são do meu carro de uso, simplesmente vou e pago. Só que agora descobri que uma multa que não era minha numa confusão acabei pagando e os pontos vieram para minha carteira, um total de 7 por avançar um semáforo vermelho. Minha dúvida, tenho como apresentar o real infrator depois da multa já ter transitado em julgado?

    ResponderExcluir
  74. boa tarde, acabei de receber uma notificação de um procedimento adm suspensão do direito de dirigir. tem dois carros em meu nome que não seu meus e em 2014 recebi 5 multas somando 25 pts mas somente uma foi de minha autoria as outras não foi eu quem praticou. ocorre que não foi feito a transferência dos pontos estamos em 2016 o que posso fazer?

    ResponderExcluir