Suspensão da CNH


Olá!

A suspensão da CNH pode ocorrer em duas situações distintas:

1 - pela soma de 20 pontos ou mais num período de 12 meses; ou
2 - pelo cometimento de uma única infração que sozinha, implique na suspensão da CNH.

Esses pontos podem ser incluídos na CNH em situações em que o Agente "multou" o veículo sem a abordagem. Isso é muito comum quando vemos os Agentes em esquinas com o talão de multas na mão, onde anota as placas dos veículos "infratores" sem parar o veículo.

Isso é perfeitamente possível e legal, sob o ponto de vista da legislação.

Muitas das vezes, essas pontuações são incluídas na CNH porque o proprietário do veículo não recebeu a Notificação ou porque a recebeu e não desejou indicar o real infrator.


Porém, é sabido que ao longo do tempo vamos acumulando pontos e quando menos esperamos, somos surpreendidos com o recebimento de uma Notificação informando que ultrapassamos os pontos ou cometemos uma infração que gerou, por si só, esse processo.

O que fazer quando nesses casos?

Inicialmente, esclareço que vc deve recorrer para tentar, no mínimo, abrandar o tempo de suspensão, que pode ser de 1 até 12 meses, dependendo das infrações que compõem essa pontuação.

Isso é necessário pois se ficar inerte, a Autoridade de Trânsito pode puni-lo pelo máximo.

Num segundo momento, esclareço que vc deve pautar a sua defesa indicando que como proprietário do veiculo, não poderia ser penalizado simplesmente por não ter indicado o real infrator das infrações em que o veículo não foi devidamente abordado. Ora, se não indicou o infrator, por que o DETRAN já inseriu os pontos na sua CNH? Já existe inclusive decisões judiciais nesse sentido.


Pensando nisso, nós da Siga Recursos preparamos um modelo de recurso para o processo de suspensão que indica justamente isso. Dessa forma, vc recorre sólido, o que aumenta as chances de sucesso nos recursos.

Caso você tenha interesse num modelo para esse tipo de situação, entre em contato por e-mai:

contato@sigarecursos.com.br

Fernando

187 comentários :

  1. ola Fernando, adorei seu site e é muito criativo...

    a DUVIDA É:
    tomei uma multa por estar sem capacete, mas o motivo era viseira levantada, até ai tudo bem que pesquisei que era a mesma coisa.

    o problema é que chegou uma carta aqui me notificando que minha carta foi suspensa, já tenho ela a anos, e perguntei no Detran eles me disseram que a multa foi multiplicada por 3.
    existe isso eu irei perde minha carta só por causa de apenas 1 multa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DNA-fotos!

      Essa infração, por si só, já suspende a CNH, ou seja, não precisa juntar pontos com outras infrações.

      Fernando

      Excluir
  2. Bom dia, observei o site de vocês e me interessei muito li alguns artigos, e gostaria de saber se poderia analisar os documentos e preparar uma defesa ou um recurso personalizado aplicando todos os conhecimentos especificamente no caso concreto.

    Artigo 165


    Porém na data do ocorrido não assoprei o bafômetro, nem assinei o documento de auto de infração DETRAN/DF.

    Verifiquei que tenho como recorrer:

    1) Defesa Prévia;
    2) Recurso em Primeira Instância; e
    3) Recurso em Segunda Instância.

    Data do ocorrido 13/julho/2013

    Gostaria fosse analisado documento Auto de Infração junto com o artigo, e que me fosse elaborado algum documento de defesa prévisa.
    Agradeço estou á total disposição.

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Já respondemos o seu e-mail. Estamos aguardando o envio dos documentos.

      Fernando

      Excluir
  3. Boa tarde Fernando,

    Primeiramente parabéns pelo serviço prestado, excelente ferramenta de consulta.

    Minha dúvida é:

    No período 11/7/2013 a 8/14/2014 levei 11 multas por "TRANSITAR EM VELOCIDADE SUPERIOR A MAXIMA PERMITIDA EM ATÉ 20%", todas no mesmo local, no trajeto diário que realizo para meu local de trabalho. A velocidade permitida era de 50 km/h, e fui flagrado por um radar fotográfico entre 58km/h e 61km/h. Todas estas multas foram enviadas para meu endereço antigo e somente agora tomei ciência das multas. Todas estas multas somaram 44 pontos em minha CNH, mas até agora não recebi aviso de suspensão.

    O que devo fazer? Entrar com um recurso contra a suspensão agora? Aguardar notificação de susupensão? Qual seria o prazo da suspensão para uma caso com este?

    Não tenho histórico de multas, sendo que a recorrências das multas foi devido ao fato de não me atentar ao limite de 50 km/h e considerar ao invés deste 60 km/h.

    Desde já obrigado pelos comentários.

    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André!

      Vc deve aguardar a Notificação sobre a Suspensão da CNH. Sugiro que mantenha o seu endereço atualizado para que receba esse documento.

      O fato de não ter histórico negativo com a sua CNH pode lhe ajudar na diminuição da penalidade de suspensão.

      Fernando

      Excluir
  4. MUito obrigado Fernando .....valeu mesmo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro!

      Disponha sempre que precisar.

      Fernando

      Excluir
    2. Oi Fernando fui levei 1 multa sem capacete perdi 7 ponto e levarão minha abilitacao o k faço?

      Excluir
  5. Boa noite, Fernando. preciso de sua ajuda e vi que és muito prestativo com o pessoal. Gostaria da orientação de alguém como o senhor para saber o que fazer. Vamos lá. Se puder ajudar, ficarei muito agradecido.

    Meus pais compraram um carro em 21 de julho de 2013 e me pediram pra colocar em meu nome. No dia da compra, o vendedor já foi ao cartório de prontidão, fez a transferencia, assinou o recibo, autenticou, e pegou todos documentos necessários para fazer a comunicação de compra e venda, e a fez.
    Só que não me instruiu em absolutamente nada, e como ainda estava na autoescola na época e ninguém me ajudou, não soube nem por ele nem por outros que era necessário fazer a vistoria em até 30 dias corridos para terminar a transferência para o meu nome. A vistoria não foi feita até hoje, porem existe comunicação de venda.
    Somente em fevereiro de 2014 obtive a minha CNH permissória para condução e somente nesse mesmo mês, fui saber que o atraso da vistoria implicaria em multa de 127,90 e infração grave, com cinco pontos. Posso perder minha habilitação se levar o carro para vistoriar e terminar a transferencia? existe como evitar isso agindo com processo administrativo, jurídico, ou com algum despachante? Como devo proceder para não perder minha permissão, já que o antigo dono agiu de má fé e não me informou sobre os processos para transferência do detran, por completo? Vale mencionar que, no site do detran, nenhuma multa foi computada ainda, e então pelo mesmo motivo, não agi nada da documentação do carro além de pagar o ipva 2014 e o reteste de gnv. Não vistoriei nem mexi em nada, para não alerta-los. Devo arriscar e aguardar até fevereiro de 2015, para que minha permissão vire a permanente e eu tenha a multa computada somente nela? Ou se resolver agora não tem nenhum problema? Alguns despachantes e algumas pessoas já me disseram que os 5 pontos só valem para infrações de trânsito e multas, mas não incidem na perda da carteira caso seja documentação ou coisas do tipo. Isso procede? Por favor, me ilumine, porque já não sei mais em quem acreditar. Desde já, agradeço sua ajuda e atenção e aguardo a resposta. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge!

      Sim, pode perder a sua PPD caso dê sequência na finalização da transferência. Não há como evitar a aplicação da penalidade caso dê essa sequência.

      O antigo proprietário não agiu de má fé. Ele fez todo o procedimento corretamente que lhe competia. A finalização da transferência era com vc. Ele não tinha nenhuma obrigação legal em lhe avisar/informar sobre isso.

      A multa só será aplicada pelo DETRAN quando finalizar a transferência. Logo, enquanto não fizer isso, não haverá multa ou pontos a serem inseridos na sua Permissão. Se aguardar até fever/15 para concluir a transferência, nenhuma penalidade será aplicada e poderá trocar a PPD pela CNH normalmente.

      Procede a informação que esse tipo de infração não pode impedir a troca da PPD pela CNH porém, só conseguirá excluir os pontos pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigado pela resposta, Fernando. Me tranquilizou bastante.
      Digo que ele agiu de má fé, porque não foram poucas as vezes que pedi ajuda e questionei sobre a transferência e ele se negou a ajudar, mesmo quando ofereci valor em dinheiro para tal ajuda, já que nunca tive um carro e não sabia como proceder. De todo caso, não custava avisar, né?
      De qualquer jeito, passou, não tem o que fazer.
      Como dito pelo senhor, esperarei até dia 15 de fevereiro para completar a transferência e vistoriar o veículo visando evitar a perda da minha PPD. Só por curiosidade, caso procedesse com a vistoria e fosse computada a pontuação, como conseguiria remover a pontuação por via judicial? Contrataria um advogado aqui do RJ para agir isso? Ou poderia ver com vocês mesmo, da Siga Recursos? Se sim, como procederia? Já favoritei sua página, e caso necessário, recomendarei amigos para aqui e voltarei para que possa me ajudar. Muitíssimo obrigado pela resposta, porque me esclareceu muito, viu? Grande Abraço!

      Excluir
    3. Jorge!

      Já existem diversos entendimentos jurisprudenciais indicando que esse tipo de infração não pode impedir a troca da PPD pela CNH.

      Sim, precisará de um advogado do Rio pois não atuamos na esfera judicial.

      Não se esqueça de deixar o seu elogio na aba "Elogios e/u Reclamações", aqui mesmo neste site.

      Fernando

      Excluir
  6. Bom Dia, o site é muito bom, espero que possam me ajudar,

    Recebi uma multa por direção perigosa, porém o carro está no nome do meu pai, não houve tempo de apresentar o real condutor, agora recebemos uma segunda correspondência dizendo que ele terá a CNH suspensa, ainda há como recorrer?

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, vc pode recorrer até a data indicada na Notificação, porém, não conseguirá realizar a transferência para o real infrator. Caso não tenha êxito nos recursos, é seu pai que será penalizado com a suspensão da CNH.

      Fernando

      Excluir
  7. Anderson
    Olá Fernando muito obrigado pela ajuda.você é muito prestativo....só mais uma pergunta,eu entrei com recurso das 4 multas,eu entro no site do detram e está lá o protocolo,em aberto resposta SEM RESULTADO.a minha pergunta é a seguinte isto vai ser julgado?eu posso levar esta bronca? sendo que a propria mulher que compro assinou um termo de declaração que iria assumir quaisquer danos ou pebalidade ocorridas depois do dia 10/01 e anexei junto ao recurso,e ela ja pagou as multas.O que devo fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andeson!

      Sim, ainda vai ser julgado.

      "eu posso levar esta bronca?"
      Não entendi.

      Fernando

      Excluir
  8. Fernando, boa tarde,

    Acessei ao seu site e como você é especialista em recursos de multas, gostaria de esclarecer uma questão.
    Recebi no mês de junho de 2014 uma citação de um processo administrativo do Detran MG por ter somado 38 pontos em minha carteira no ano de 2012.
    Algumas das infrações foram cometidas por meu pai, mas como eu estava passando por sérios problemas pessoais, eu não busquei nenhum recurso de contestação das multas e nem as transferi para o condutor no tempo previsto em lei.
    Bom, pelo o que vi dos seus comentários, não adiantaria alegar transferência para o real condutor porque como passou do prazo o DETRAN não acataria.
    Gostaria de saber se pela sua experiência, é possível elaborar recurso contestando a legalidade das três multas por avanço de sinal vermelho uma vez que na foto dos autos de infração não demonstra que avancei.
    Todas as multas foram pagas, existe alguma chance de ainda assim contestar sua legalidade? Sendo dessa forma possível evitar que meu direito de dirigir seja suspenso?

    Agradeço desde já sua atenção.

    Ana Paula Silva Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!

      A foto que está analisando é do Auto de Infração ou da Notificação recebida via Correios?

      Fernando

      Excluir
  9. Boa noite Fernando, parabéns pelo site. Muito esclarecedor.
    Gostaria de tirar uma dúvida com você. Sou do RJ e o DETRAN me enviou hoje a notificação de que eu devo entregar minha CNH até o dia 9 de julho. No entanto, eu nem sequer fui comunicado que o processo tinha sido aberto, ou seja, não tive oportunidade de me defender. Fui orientado a escrever uma defesa prévia alegando que não fui autuado sobre a abertura do processo e a não entregar a carteira. Por favor, me ajude. Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo!

      Obrigado pelos elogios.

      Entre em contato pessoalmente com o DETRAN para se informar sobre as Notificações anteriores. Se houve algum erro da parte deles, poderá recorrer e obterá o êxito tranquilamente.

      Fernando

      Excluir
  10. Fernando, bom dia.

    Estava olhando as respostas às dúvidas dos colegas e fiquei admirado, o seu conhecimento e atenção aos leitores é imensa.

    Poderia por gentileza me auxiliar, estou com problema com uma Notificação de Suspensão, comprei um acarro em outra cidade e por conta do território das concessionárias tive que registra-lo naquela cidade, porém, meu domicílio era outro. em 11.07.13 tomei a primeira multa no rodízio em SP, posteriormente, em setembro uma com o celular em novembro 2 no mesmo dia novamente no rodízio e em dezembro uma de velocidade, até 20%. como meu domicílio era outro eu não recebi nenhuma das notificações, pois não fiz a transferência e agora dia 12.07.14 foi expedida a Notificação para Suspender minha CNH. Gostaria de saber se teria possibilidade de indicar agora outro condutor ou ao menos alegar que a Notificação foi expedida quando a pontuação da primeira multa já teria expirado, pois a Notificação é de 12.07.14 e a primeira multa foi em 11.07.13.

    Por gentileza, poderia me auxiliar se tem algo que eu possa fazer para não ter minha CNH suspensa ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não há como indicar um novo condutor agora, durante o processo de suspensão.

      Com a soma de 20 pontos, as demais infrações vão inserindo na CNH sem as demais saírem (com mais de um ano) até que seja aberto o processo de suspensão.

      Logo, em decorrência da situação, só lhe resta recorrer para ser penalizado pelo mínimo: um mês.

      Fernando

      Excluir
  11. Bom dia Fernando.

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela dedicação que tem aos leitores, sem dúvida é um dos melhores sites que pesquisei na internet.

    Poderia me auxiliar com uma Notificação de Suspensão de CNH ?

    Em 11.07.13 Fui autuado no rodízio em SP.
    Em 24.09.13 Por dirigir com celular.
    Em 28.11.13 - 2 autuações no Rodízio em SP e
    Em 09.12.13 - Excesso de Velocidade até 20%.

    Comprei meu carro zero em outra cidade e tive que emplaca-lo lá, não fiz a transferência ao meu município e por conta disso não recebi nenhuma Notificação de Multa, agora dia 12.07.14 recebi a Notificação de Suspensão de minha CNH, poderia me informar se existe a possibilidade de eu apresentar recuso indicando outro condutor ou alegar que os pontos da primeira autuação já expiraram, pois a primeira autuação foi em 11.07.13 e a Notificação foi expedida só em 12.07.14, ou seja, os pontos já teriam expirado, correto ?

    Se houver alguma outra orientação, agradeceria muito.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não há como indicar um novo condutor agora, durante o processo de suspensão.

      Com a soma de 20 pontos, as demais infrações vão inserindo na CNH sem as demais saírem (com mais de um ano) até que seja aberto o processo de suspensão.

      Logo, em decorrência da situação, só lhe resta recorrer para ser penalizado pelo mínimo: um mês.

      Fernando

      Excluir
  12. Olá Fernando, inicialmente desejo parabenizar pelo apoio dado e atenção as dúvidas dos motoristas.
    Meu noivo, recebeu no último dia 22/07 uma notificação informando que a CNH tinha alcançado 41 pontos (período de 07/2011 a 03/2012).Ele afirma que sempre pagou todas as multas recebidas em sua casa, foi dado o prazo até o dia 11/08 para apresentar defesa no processo administrativo de suspensão da CNH. Nossas dúvidas são: o que podemos alegar nesta defesa preliminar?Será que pode nos ajudar a montar argumentos?Meu email é priscila.0212@hotmail.com muito obrigado mais uma vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc deve argumentar sobre a vida pregressa como condutor, citando os pontos positivos (poucos pontos ou nenhum). A ideia é se for penalizado, que seja pelo mínimo.

      Fernando

      Excluir
  13. Boa noite Fernando, parabens pelo excelente trabalho, gostei muito. Ve se pode me ajudar. Recebi a notificação de autuação de multa por excesso de velocidade, passei a 50 no pardal. em 01-08-2008 e nao recorri. Em 22-11-2013 recebi a notificação de penalidade e ssuspensão do exer de dirigir. e tenho um prazo ate 18-08-2014 para entregar a carteira. e fazer o curso de reciclagem. Ai pergunto 5 anos depois, eles podem me exigir isso? tenho que entrar com algum advogado? Caraca vou ficar sem trabalhar... Obrigadão ai pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex!

      Pelo jeito o processo de suspensão já se encerrou, correto? Se sim, somente poderá cancelá-lo via judicial, pois a Notificação desse processo foi expedida após os cinco anos.

      Fernando

      Excluir
  14. Oi Fernando, meu nome é Eduardo, parabéns pelo ótimo trabalho. Meu caro, no meu caso, creio que não tenha jeito, mas ficaria mais conformado se pudesse me esclarecer algo novo pra mim. Hoje estava na Rio Santos, onde a pista tem velocidade de 80Km /h porém, estava contra o sol e próximo a um condomínio existia um radar de 40 km/h e eu não vi e certamente passei na velocidade da pista. Voltei conferi, havia sinalização, enfim. Ja pesquisei, certamente irá para minha casa uma multa gravíssima e triplicada por volta de 600,00 que eu até sei que vou pagar. Gostaria de sua valiosa ajuda para me informar os detalhes: Eu serei notificado: Essa notificação também já me informa sobre a minha suspensão automática? E se eu pagar a multa, quando, em que momento eu fico sabendo de quantos meses é essa suspensão? sabe, isso que não entendo... são processos paralelos? a notificação chega com a foto valor e já com a suspensão ou a suspensão vem a parte e depende de processo? como que isso acontece? Não sei se estou sendo claro, mas eu pago a multa sem problemas, mas a suspensão é variável, então uma vez que eu seja notificado e aguarde a multa, ela chega e vem junto um comunicado para eu levar minha carteira de motorista ao Detran? e depois disso como que faço para recuparar a habilitação, basta acabar o prazo ou precisa fazer algum curso, etc?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo!

      "Essa notificação também já me informa sobre a minha suspensão automática?"
      Não. O processo de suspensão será aberto posteriormente.

      "E se eu pagar a multa, quando, em que momento eu fico sabendo de quantos meses é essa suspensão?"
      No final do processo de suspensão.

      "sabe, isso que não entendo... são processos paralelos?"
      Não serão paralelos mas assim que terminar o processo da multa, será aberto o processo de suspensão.

      Fernando

      Excluir
  15. Bom dia eu fiz a pergunta decima meu nome e Maicon. O problema que o cara que fez o recurso sumiu.. Agora nao sei o que fazer.Se eu altera ela ajuda em alguma coisa ou piora?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maicon!

      Compareça pessoalmente onde é realizada a entrega da defesa para a consulta. Isso vc mesmo deve fazer e não precisa ser a pessoa que elaborou o seu recurso.

      Fernando

      Excluir
  16. Ta bom muito obrigado pela ajuda. Parabéns pelo seu trabalho. Abraço

    ResponderExcluir
  17. Olá Fernando! Gostei muito do site!
    Minha situação é a seguinte: eu levei uma multa gravíssima, mas não tive conhecimento por meio de carta nenhuma, pois simplesmente não chegou não chegou em minha residencia. O prolema todo é que minha CNH era provisória, e só fui informado dessa suposta infração justamente quando fui buscar minha permanente e aí fiquei sabendo que estava bloqueada, então não pude indicar o condutor, então recorri na jari alegando não ser eu o condutor, e desconhecer qualquer infração. Minha dúvida é: quais as chances que eu tenho? como faço para não perder minha habilitação, tudo depende desse processo? tem alguma forma de eu conseguir a permanente antes do processo ser julgado, ou está perdida minha situação? por favor! me dê uma luz. Só ouço contradições à respeito.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fledio!

      O endereço do proprietário do veículo perante o veículo está atualizado perante o DETRAN?

      Se sim, deve entrar em contato com o órgão autuador para verificar quando, como e onde tentaram notificá-lo e não conseguiram. Isso é importante para saber se houve algum erro por parte deles.

      Fernando

      Excluir
  18. Bom dia Fernando!

    Comprei um carro pra um amigo e ele pegou uma multa gravissima e só ficamos sabendo da multa através do site do detran nunca chegou notificação e já passou o prazo pra recorrer. Minha cnh é provisória e ela vendeu e tenho que trocar pela definitiva porém a multa foi antes do vencimento da mesma. O que devo fazer? Falei com um despachante e ele deu entrada e me disse que a multa tem um prazo de validade de 1 ano e que o pontos vem pra minha cnh permanente e que tudo vai dar certo, isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M. Maciel!

      Infelizmente, a informação do despachante não procede.

      Se foi o responsável por uma infração gravíssima quando estava com a Permissão, não poderá trocá-la pela CNH e se trocar, o DETRAN irá proceder o cancelamento desse documento.

      Por qual motivo não recebeu a Notificação? Endereço desatualizado perante o DETRAN?

      Fernando

      Excluir
  19. O endereço está atualizado não sei o motivo de não ter recebido. O que vc me aconselha a fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M. Maciel!

      Verifique pessoalmente junto ao órgão autuador quando, onde e como tentaram notificá-lo e não conseguiram. Pode ser que nessa situação, cometeram algum erro que possa invalidar o processo.

      Fernando

      Excluir
    2. Obrigada Fernando por sua ajuda! Seu trabalho aqui é magnífico. Que Deus continue lhe abençoando e lhe dê muita sabedoria.

      Excluir
    3. M. Maciel!

      Obrigado pelo apoio.

      Disponha sempre que precisar.

      Fernando

      Excluir
  20. Parabens pelo serviço prestado.

    Sou taxista no RJ, e recebi uma carta dizendo que tenha que entregar minha CNH ate janeiro. Mais minhas inflaçoes sao de 04 de 2008 e o processo foi instaurado em 2013. estas inflaçoes nao canducam, o que devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cdo taxi!

      Obrigado pelos elogios. Tentamos a todo o momento ofertar um serviço cada vez melhor aos consultentes.

      Dependendo da data da instauração do processo de suspensão (qual mês de 2013), pode ser que o processo esteja dentro do prazo legal de cinco anos.

      Após aberto, são outros cinco anos para a prescrição.

      Fernando

      Excluir
  21. Recebi uma notificação que minha carta sera cassada, porem não fui eu que tomei as multas que ocasionaram isso, foi meu irmão, só que ele não preencheu as multas para os pontos irem para a carta dele e o prazo ja expirou , cabe algum recurso sendo que estava na faculdade provando que eu nao era o condutor.

    Obrigado e parabéns pelo site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cido!

      Administrativamente não cabe esse tipo de alegação. Caso queira proceder a transferência, deverá fazê-lo judicialmente. Consulte um advogado para que lhe esclareça os procedimentos que serão necessários.

      Fernando

      Excluir
  22. Ola parabens pelo topicp muito bom ajuda muito as pessoas, tenho uma duvida se uma pessoa passar por um radar de velocidade acima do permitido de moto e o carona estiver sem capacete ira ele pegar duas multas uma pela velocidade e outra pelo capacete ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hudy!

      A infração de falta de capacete não está entre aquelas que podem ser autuadas por equipamento.

      Logo, apenas pela infração de velocidade.

      Fernando

      Excluir
  23. Obrigado Fernando , Feliz 2015. Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josias!

      Obrigado e que 2015 seja repleto de realizações, para vc e toda a sua família.

      Fernando

      Excluir
  24. Obrigado pela presteza e orientação!

    ResponderExcluir
  25. Fernando, primeiramente gostaria de parabenizar pela sua boa vontade em tirar dúvidas de quem visita o site!

    Gostaria de uma ajuda sua. Meu marido recebeu a notificação para suspensão do direito de dirigir. O prazo para defesa é até dia 13/02/2015.

    São ao todo 21 pontos na CHN:

    - Multa 1 (13/04/2013) - pontuação 4
    - Multa 2 (01/08/2013) - pontuação 4
    - Multa 3 (31/08/2013) - pontuação 4
    - Multa 4 (10/09/2013) - pontuação 4
    - Multa 5 (01/10/2013) - pontuação 5

    Todas no mesmo pardal, sendo 4 por velocidade superior em até 20% e uma por velocidade superior em mais de 20% até 50%.

    Todas essas multas na verdade não pertencem a ele, já que quem estava dirigindo era eu. Acontece que não recebemos nenhuma dessas multas em casa, e quando descobrimos estes pontos na carteira dele, não havia mais prazo para fazer a troca para o real infrator. Só descobrimos os pontos quando fomos pagar o IPVA de 2014. Tentei fazer a troca de real infrator, mas só consegui de uma multa, que ainda estava no prazo para a troca, que foi para a minha carteira.

    Pergunta: você acha que vale a pena a gente entrar com uma defesa? Teríamos boas chances dela ser deferida? E quais argumentos poderíamos utilizar? O fato de não termos tido tempo de mudar o real infrator por não termos recebido as multas em casa contaria na defesa? E teria como ser provado?

    Somos do Rio de Janeiro, não sei se os Detrans de cada estado têm diferenças de legislação ou se algum Detran normalmente acata mais defesas que outro, não tenho ideia.

    Desde já agradeço a ajuda!!!
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula!

      Por qual motivo não recebeu as Notificações? Endereço errado perante o DETRAN?

      Fernando

      Excluir
    2. Não, o endereço sempre esteve correto. Mas não recebemos as multas pelo correio, apenas uma delas, que foi prontamente quitada. Como não recebemos mais nenhuma, não sabíamos das outras multas e por isso não tivemos a oportunidade de fazer a troca do real infrator. Quando descobrimos, já era tarde demais. Mas não tenho como provar que não recebemos, certo? Mesmo assim, vale a pena entrar com um recurso?
      Obrigada! Abs,
      Paula

      Excluir
    3. Paula!

      Entre em contato com o órgão autuador (responsável pelas autuações) para saber quando, como e onde tentaram notificar o proprietário e não conseguiram. Isso é importante para saber se eles cometeram algum erro que podem invalidar as autuações.

      Posteriormente, retorne com as informações obtidas.

      Fernando

      Excluir
    4. Fernando,
      fui pessoalmente num posto do Detran tentar fazer a mudança de real infrator, falei que não tinha recebido as multas em casa e o rapaz disse que não poderia fazer nada, pois eu não tenho como provar que não recebi. Ele falou que eu ia perder meu tempo. Então, fiz a mudança apenas na multa que ainda estava no prazo. As outras eu perdi a oportunidade. Minha dúvida é: vale a pena entrar com uma defesa, mesmo sabendo que o Detran não vai aceitar minha versão de que as multas não foram enviadas para a minha casa? O que eu poderia alegar? Li que você prepara defesas, como é esse trabalho?

      Abs,
      Paula

      Excluir
    5. Paula!

      Faça o pedido por escrito pois são eles que devem provar que encaminharam os documentos. Outros detalhes já seguiu via e-mail.

      Fernando

      Excluir
  26. Ola Fernando, primeiro, parabens pelo trabalho e o tempo que dedica a tirar as duvidas, muito bom...
    Segundo..
    Essa semana recebi a notificação da suspensão divido a 21 pontos em minha cnh, referente a:
    3 multas médias (4 pontos) por excesso em pardal até 20%;
    1 multa que eu assumi por camaradagem (nao sabia q tinha muitos pontos em meu prontuário) - multa grave;
    1 multa de uma moto que estava em meu nome e nao havia sido feito a transferencia (média tb);

    Os pontos q assumi na época, nao sabia que os pontos só constavam na cnh após o pagamento das multas, pois na época eu consultei e havia apenas 4 pontos e meu prontuário.

    Qual seria a melhor linha para interpor defesa? (se é que tem alguma coisa que posso fazer)...

    Ou tem como entrar com pedido de "clemência" (por assim dizer..rss) para receber a punição minima - 1 mes?

    Atenciosamente
    Magno Costa
    magnoscosta @ bol com br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magno!

      Obrigado pelos elogios.

      Se não houver alternativas recursais, a ideia do recurso é justamente ser punido pelo mínimo (no caso, provavelmente um mês).

      Nem sempre é possível "escapar" de um processo de suspensão, principalmente nos casos em que não há erros que possam invalida-lo.

      Fernando

      Excluir
    2. Vlw Fernando.. muito obrigado.. vou fazer uma desefa qualquer então só pra mostrar interesse mesmo...

      Excluir
  27. Boa noite Fernando!
    Descobri que tenho 28 pontos em minha Cnh sendo 20 pontos de multas de rodízio recebidas em 2013! Problema que consultando no site do DETRAN, essas multas aparecem com portaria. Eu nem sabia pq não recebi notificacao. Tenho que renová-la em Maio. Tenho chances de recorrer!? O que vc aconselha? Vcs prestam esse tipo de serviço?

    PS: parabéns pelo site!!
    Cleto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleto!

      O seu endereço está atualizado perante o DETRAN? Presumo que não, pois ainda não recebeu as Notificações do Processo de Suspensão.

      Sugiro que o atualize o quanto antes, para evitar que seja julgado à revelia.

      Recorra, pelo menos para ser punido pelo mínimo (um mês) e não pelo máximo (três meses).

      Fernando

      Excluir
    2. ecentemente e então pode ser q nesse meio tempo mandaram pra casa antiga.
      E qto aos serviços para recorrer ? Vc faz isso? Não sei por onde começar, se puder me ajudar agradeco muito!!

      Excluir
    3. Cleto!

      Sim, podemos elaborar as defesas para vc, porém, há necessidade de sabermos se ainda há prazo para recurso, quais documentos possui, etc.

      Entre em contato por e-mail para verificarmos isso tudo: recursodemultasp@hotmail.com

      Fernando

      Excluir
  28. Boa noite, Fernando;

    Primeiramente agradeço à enorme boa vontade em ajudar por esse canal. Por isso, apesar do texto longo, vou tentar resumir minhas perguntas para que vc possa respondê-las facilmente e sem lhe causar transtorno.

    Recebi essa semana (fev 2015) uma notificação do DETRAN/RJ que a minha carteira será suspensa e terei que freqüentar o CRCI. O motivo é que recebi 6 multas de 5 pontos por transitar na faixa seletiva num espaço de 16 min e menos de 11km entre a primeira e a ultima multa. Na época, minha CNH e placa do carro não eram do RJ e sim da PB. Só vim a saber das multas em 2014, quando fui renovar o IPVA. Como não tinha como recorrer, paguei as multas e renovei o IPVA. Porém, após renovar a minha CNH e trazer o prontuário para o Rio, no final do ano passado, fui surpreendido com essa notificação de agora. Minha última multa foi em 1999 e nunca levei outra multa até hoje. Dito isso, pergunto:

    1. Posso tentar recorrer e buscar a nulidade apenas dos pontos, de forma a apenas evitar a suspensão da CNH e não freqüentar o CRCI ou devo entrar com um recurso buscando inclusive cancelar algumas dessas multas? Pergunto isso pois acredito que seria mais fácil o DETRAN "perdoar" os pontos do que devolver o dinheiro, mas não sei se eles poderiam fazer isso.

    2. Posso solicitar apenas não freqüentar o CRCI baseado em nunca ter recebido nenhuma outra multa ou obrigatoriamente eles tem que me mandar freqüentar o curso após suspender a CNH? Pergunto pois o pior pra mim não seria ter a CNH retida um mês, mas sim gastar caro com esse curso e ainda ter que assistir 30h de aula, sendo que não posso ser considerado um motorista que necessita de reeducação no trânsito, já que não cometi distintas infrações ou uma infração gravíssima.

    3. O órgão autuador é a PMRJ, eles podem me dar 6 multas pelo mesmo motivo, sem me notificar, numa distância de 11km e dentro de 16 minutos?

    4. Caso sim à pergunta anterior, tenho 3 dessas multas num espaço de 4 min e 2,5km, teria como pedir o cancelamento dessas 2 e apenas mais uma outra, voltando aos 15 pontos na carteira, de forma a evitar sua suspensão?

    5. Tenho certeza absoluta que não cometi essas 6 multas. Óbvio que devo ter entrado na seletiva por alguns metros desviando de algum trecho curto. Tenho a forte impressão que algum policial numa passarela me viu e resolveu me punir além do rigor, aplicando 6 multas. Inclusive o Nr do auto de infração delas variam, mas 2 são seqüenciais, como se o mesmo policial pudesse observar o carro 1,5km depois. Posso basear minha defesa nesse sentido e pedir fotos ou a verificação dos autos de infração serem assinados por diferentes agentes ou isso nem adianta?

    6. O fato ocorreu há quase 2 anos (junho de 2013) e sequer lembro se realmente fui eu ou emprestei meu carro a alguém. Apesar de eu ser o responsável, é possível pedir o cancelamento apenas dos pontos, pois passado tanto tempo eu não teria como verificar quem era o condutor à época?

    7. Num recurso é possível colocar esses diferente argumentos para ver se o DETRAN aceita algum ou devo investir apenas no mais provável de ser aceito, a fim de evitar possível descrédito no recurso?

    8. Por fim, vc prestaria o serviço remunerado de redigir o recurso com os devidos amparos? Se sim, como podemos proceder para contacta-lo?

    Agradeço imensamente sua boa vontade e disposição

    Abs

    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo!

      Indo diretamente aos seus questionamentos:

      1 - não há mais como recorrer da multa mas tão somente do processo de suspensão. Logo, irá recorrer dos pontos e não das multas (R$).

      2 - Infelizmente, terá que frequentar o curso pois é obrigatório nesses casos.

      3 - Precisaria saber por que não o notificaram. Presumo que seja pelo endereço errado, uma vez que seu veículo estava licenciado na PB. Logo, acredito que lhe encaminharam as Notificações, mas vc não as recebeu. Podem autuar num curto espaço de tempo pela mesma infração.

      5 - Vc pode solicitar cópia dos Autos no órgão autuador e verificar essa questão do Agente, porém, saliento que para esse tipo de infração não há necessidade de fotos.

      6 - Não há como pedir o cancelamento dos pontos apenas pelo fato de que não sabe quem era o condutor naquela época.

      7 - Pode alegar tudo isso sem medo. Evite se apoiar apenas num único argumento.

      8 - Sim, mas pelas informações que vc prestou, presumo que não há como ganhar esse recurso. Porém, caso precise de mais informações, entre em contato por e-mail, esclarecendo que falou comigo por aqui: recursodemultasp@hotmail.com

      Fernando

      Excluir
  29. Bom dia Fernando!
    Estou de volta com mais dúvidas.
    Quando recebi minha notificação de suspensão da CNH fiquei desesperada até pelos motivos que já foram relatados.
    Hoje resolvi sentar e redigir minha justificativa, seguindo suas orientações. Então peguei novamente a notificação e percebi que já estava instaurado a suspensão e com prazo mínimo de um mês, pois veio assim escrito: "O Detran/RJ, em conformidade com as competências estabelecidas no artigo 261, da Lei Federal nº9503/97(CTB) e na Resolução CONTRAN nº182 de 09 de setembro de 2005; aplica as penalidades de Suspensão do Exercício de Dirigir pelo período de 1 m~es ao condutor JANE...,cnh... e obrigatoriedade de frequência em Curso de Reciclagem para Condutores Infratores... mais adiante está escrito O condutor poderá ainda dar início ao cumprimento das Penalidades, mediante ENTREGA da CNH...
    Como já está instaurado o período mínimo de suspensão(1 mês) não vejo a necessidade de entrar com recurso fazendo esta solicitação.Correto?
    Mas , quanto a dar início a penalidade entregando a carteira, o que vc acha?Devo esperar notificação para período de entrega?Quanto ao curso de reciclagem, como funciona?
    Abraços Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane!

      Sim, não há necessidade de recorrer pois a penalidade será de um mês.

      Se quiser, vc pode entregar a CNH assim que puder.

      O curso deverá ser feito durante o tempo em que sua CNH estiver suspensa. Sugiro consulta num CFC para verificar como funciona em detalhes.

      Fernando

      Excluir
    2. Boa noite!!!
      Obrigada pelas dicas e parabéns pelo seu trabalho de nos orientar!
      Abraços Jane

      Excluir
    3. Jane!

      Obrigado e disponha sempre que precisar.

      Fernando

      Excluir
  30. Bom dia Fernando, tentei em seu site ver algum caso parecido com o meu, mas ainda não achei.
    Bom vamos lá, em outubro de 2014 tive minha carteira apreendida por algumas multas que tomei uma que chegou até multiplicar por 3 devido falta de capacete, eu tinha 2 meses de apreensão e após o cursinho co o ccertificado estaria a pegando de volta. Só que no mês de dezembro eu estarias tava conduzindo um veículo em meu nome é fui parado na estrada pela CET onde recebi algumas multas, que foi de documentação irregular, falta de cadeirinha para criança já que estava com meus filhos, estas multas chegaram em casa já com o nome de condutor onde não existe campo para registro de quem irá levar as multas na carteira, mesmo minha carteira apreendida estarei tomando estas multas e assim perdendo o direito de dirigir, ou existe saída neste tipo de caso.
    Obrigado e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misael!

      Na data das infrações, vc ainda estava com a CNH suspensa? Se sim, vc foi autuado por dirigir estando com a CNH suspensa?

      Fernando

      Excluir
  31. Olá Fernando,

    Eu e minha esposa usamos o mesmo carro, que está no nome dela e na sua CNH. Ano passado chegou uma carta dizendo que a CNH dela tinha estourado os pontos. Fomos até o Detran e fizemos o recurso, dizendo que 3 daquelas multas eram minhas (e obviamente eram de fato). Hoje chegou uma carta dizendo que o pedido foi INDEFERIDO e que a carta dela será suspensa por 1 mês e que ela terá que fazer o curso de reciclagem, que tem horários disponíveis que parecem uma piada para quem trabalha em horário comercial.

    Enfim, como posso proceder para entender porque não aceitaram (não vejo o menor motivo para isso) e se posso fazer um novo recurso. Poxa, nenhuma das nossas CNH foi suspensa na vida, nunca tomamos multas maiores do que leve.

    Fico no aguardo. Obrigado pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel!

      Nesse processo não há como fazer a transferência de pontos para outra pessoa, pois vcs tiveram a possibilidade de fazer isso quando receberam as Notificações de Autuação (sem o boleto da multa). Foi por isso que não aceitaram a sua defesa.

      Caso haja necessidade de transferência, só conseguirá pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  32. Ola fernando

    Tomei uma multa em outubro de 2009 e fui notificado em fevereiro de 2015 sobre suspensão do direito de dirigir por 1 mês. Minha duvida é a seguinte, no momento que fui notificado por carta ja tinha expirado o prazo de 5 anos,mas quando fui verificar no site do detran rj consta que o processo foi aberto no mês de julho de 2014 oq ainda estaria dentro do prazo de 05 anos. O que realmente conta nesse caso, o momento da notificação?ou da abertura do processo mesmo sem eles terem me dado ciencia?

    Abraços e parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O que conta é a expedição da Notificação e não a abertura do processo de suspensão. Logo, poderá cancelar esse processo pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  33. Olá , Fernando...Primeiramente para pelo seu trabalho e prestatividade.Vendo seu site,fiquei até mais confiante. Bem em 02/2014 venceu a minha cnh ,como tenho três caminhôes em meu nome , não tive como evitar alguns pontos na minha cnh.Fui até a auto escola para a renovação , onde a mesma me indicou um advogado. O detran me deu um periodo de 4 meses de suspensão e como não era possivel deixar os veiculos 4 meses parados, pois é a garantia do meu sustento e dos motoristas. Um deles foi multado pelo guarda por equipamento em desacordo do conatran, mesmo tendo sido indicado o condutor pelo agente , é uma multa de responsabilidade do proprietario e consequentemente a pontuação caiu na minha cnh, O advogado entrou com o recurso no detran, e a diretora de transito indeferiu e disse que eu teria levado mais uma multa por evasão de balança de outro caminhão o qual esta e meu nome...Desta segunda multa ,não recebi a indicação do condutor para indicar no prazo legal.Tenho copia do conhecimento rodoviario ,onde consta o nome do motorista,placas,retirada do terminal e a entrega do container vazio. Minha cnh é categoria AD, esse caminhão esta atrelado a uma carreta... Me dá u,a luz. Já se passaram um ano e nada. Meu advogado diz que estudando a melhor forma pra resolver....mas estou desagreditada..Te aguardo , Obrigada Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose!

      Por qual motivo não recebeu a Notificação? Seu advogado já verificou isso junto ao órgão autuador?

      Fernando

      Excluir
  34. Olá, conheci o seu site hoje e parabenizo também por este canal aberto ao público. Minha pergunta: quando há recursos para uma multa, os pontos que serão inseridos na CNH após esgotar os prazos para os recursos ou se apresentados, não tiver êxito, terão validade de 1 ano a partir data do fim do recurso ou da data em que o condutor foi autuado?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santos!

      Da data da autuação. Logo, se recorrer em todas as fases e demorar mais de um ano, nenhum ponto será inserido na CNH.

      Fernando

      Excluir
  35. Bom dia Fernando!
    Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pela presteza, proatividade e orientações constantes desta página.

    Sou do RJ e sou o ÚNICO proprietário de dois veículos, um adquirido em 2007 e o outro adquirido em 2011.

    Quando da compra deste último, deixei o primeiro sob a custódia de minha irmã, que o utiliza para trabalho e assessoria aos meus pais, idosos, e que residem com ela.

    Contudo, toda a vez que há uma infração, recebo as multas no meu endereço, visto que sou proprietário dos 2 veículos e não preenchi nem transferi documento algum de propriedade para ela.

    Confesso que em duas situações, propriamente dita, cheguei a solicitar a alteração do condutor, anexando cópia da CNH da minha irmã e preenchendo aquele formulario de apresentação de condutor.

    Depois, por razões de tempo e visto que moramos em bairros longínquos aqui do RJ, e tendo em vista que o preenchimento deste documento exige a assinatura do real condutor infrator, não os fiz, deixando pra lá, mas registro a quitação pecuária de todas as infrações ocorridas.

    Contudo, recebi agora uma Notificação intitulada " INSTAURAÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE PROCESSO TENDENTE À SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO DO DIREITO DE DIRIGIR", elencando um total de 05 Multas (21 Pontos), sendo que destas, 3 são referentes ao Veículo que está com minha irmã (13 pontos) e o restante pertinente ao veículo 2011 que dirijo rotineiramente.

    Desde que deixei o carro com ela em 2011, muito embora o CRLV esteja em meu nome, tomei o cuidado de fazer um seguro do carro no nome dela, visto que não dirijo mais este carro.

    A questão que solicito a sua orientação é a seguinte:

    Procede a argumentação, na minha defesa, anexando-se as cópias de apólices de seguro do carro em nome de minha irmã desde 2011, endereço, etc , que os pontos atribuídos na minha CNH na realidade não foram por mim cometidos e teriam que ser atribuídos a ela ??

    Será que esta argumentação derruba este processo de suspensão ou seria argumento válido mas intempestivo ???

    O que posso argumentar então?? São 4 multas de Transitar em Velocidade Superior a maxima permitida em Ate 20% (4 pontos cada) e Uma de Estacionar no Passeio (5 Pontos - Minha irmã) , perfazendo o total de 21 Pontos em minha CNH.

    Aguardo suas orientações e o Modelo de Petição mais recomendável para que eu possa adquirir e realizar a minha defesa.

    Att

    Junior/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior!

      Infelizmente, o único momento em que é permitido realizar a transferência dos pontos é quando recebe a Notificação de Autuação. Após, não há mais como transferi-los administrativamente mas somente pela via judicial.

      Considerando a sua narrativa, infrações e demais condições, pode ser que não consiga "derrubar" esse processo. Logo, a suspensão torna-se inevitável. Numa simples análise, vislumbro a penalidade mínima: um mês.

      Fernando

      Excluir
  36. Bom dia Fernando!
    Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pela presteza!!

    Poderia me fazer algumas informações :

    em setembro de 2011 iniciei um processo de reciclagem na CNH ( MOTIVO SUSPENSA cnh motivo pontuação ), fiz todos os procedimentos , exame , curso de reciclagem e a punição foi 13 meses ...

    Aguardei o processo , mas no mês que o prazo da~punição iria acabar , levei outra multa , motivo dirigir sem habilitação , pois estava cumprindo a punição

    foi notificado com a multa , nesse meio tempo a auto escola que iniciei o processo de renovação ( reciclagem da habilitação fechou ) , e meu processo ?? não sei aonde foi parar ...Me informei e falaram queeu tempo que aguardar agora e iniciar um novo processo por 02 anos ?? estou aguardando ja fez 02 anos !!

    como devo proceder !!!

    poderia me informar !!

    obrig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato com o DETRAN para se informar sobre os processos da Auto Escola que fechou e verifique como está a sua situação. Só assim poderá saber quais providências deve tomar.

      Fernando

      Excluir
  37. Olá muito bom o site ajuda muito Parabéns.

    Gostaria de sua ajuda pois recentemente recebi uma notificação de abertura de processo administrativo de uma multa q ocorreo a 5 ano q só dois anos foi que recorri e perdi e com isso paguei aí com os 5 anos chegou essa notificação com a suspensão mais curso pode isso depois de 5 anos como posso recorre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dennys!

      Qual a foi a data de expedição da Notificação sobre o Processo de Suspensão?

      Qual foi a data da multa?

      Fernando

      Excluir
  38. Prezados, boa noite.

    Gostaria de saber como faço para contatá-los. Há email ou telefone para contato?

    Desde já agradeço,

    Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério!

      Entre em contato via e-mail: recursodemultasp@hotmail.com

      Fernando

      Excluir
  39. Olá Fernando..
    Ainda bem que existe pessoas como você para aliviar um pouco as nossas tensões quando se trata de multas e pontos, bem o meu caso nem sei o que fazer mas.... estou com provisória data da 1ª habilitação 25/06/14,quando fui vender minha biz 30/07/14 vi que tinha uma multa atuada no dia 21/05/14 pelo passageiro estar sem capacete ,como estava vendendo fui paguei a multa e fiz vistoria e transferi pro novo proprietário
    quando foi agora no inicio do ano entrei no site do Detran e fui consultar por curiosidade a pontuação para minha surpresa estava la 7 pontos referente a multa do dia 21/05/14
    Minha duvida é vou perder ,ja que a multa foi antes da emissão da carteira?
    o que devo fazer...por favor me de uma luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Na verdade, tudo o que ocorrer antes de obter a PPD não podem interferir na obtenção desse documento e na troca pela CNH. Porém, o DETRAN pode inserir os pontos indevidamente e lhe prejudicar.

      Assim, caso o DETRAN impeça a troca da PPD pela CNH, sugiro que consulte o seu advogado para tentar cancelar esses pontos pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
    2. Obrigado por me aliviar... so mas uma duvida procuro o advogado agora ou espero ate o dia 24/06/15 pra ver se ela vai vir quando der a entrada na troca??

      Que o Senhor abençoe sua vida...

      Excluir
    3. Olá!

      Pode aguardar até o dia da troca.

      Fernando

      Excluir
  40. Boa noite Fernando.

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela sua dedicação e boa vontade em esclarecer nossas dúvidas.
    Não sei se você vai poder me ajudar mas é que:
    Fiquei sabendo que em janeiro 2015 mudaram as leis
    minha provisória que tirei no R.J.vence esta semana se tem como transferir para M.G., o que tenho que fazer?
    Se tenho que esperar a definitiva para mudar de Estado,
    Quanto tempo fico sem poder dirigir,
    Obrigada!
    Sandra



    ResponderExcluir
  41. Fernado, Boa noite! Parabens pelo site. Muito util. Preciso muito da sua ajuda pois estou desesperado com a possibilidade de ter minha carteira suspensa. Fui multado na Rio - Santos, que deve ter pelo menos uns 40 radares e muitos com velocidade que variam de 40 a 80 km/h. Fui multado por um radar fixo cuja velocidade máxima era 40 km/h e segunda a notificação que recebi hoje(17/04/2015), passei a 71 km/h e velocidade considerada 64 km/h. A infração foi no dia 15/03/2015 e pela carta que recebi, a postagem pelo correio foi feita em 14/04/2015. Considerando que março tem 31 dias e que a infração foi em 15/03, a data máxima para postarem era 13/04/2015, correto? Caso tenha ultrapassado o prazo para envio da notificação por parte do DNIT, gostaria da sua ajuda me ensinando qual texto devo colocar no meu recurso. Muito obrigado, Heber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heber!

      Na minha conta, 30 dias. Exclua o dia 15 e inclua o último dia. Verá que foi expedida corretamente dentro do prazo de 30 dias.

      Fernando

      Excluir
  42. ola Fernando, parabéns pelo site e pela atenção com as pessoas.
    Meu caso é o seguinte: tomei uma multa gravíssima por excesso de velocidade acima de 50%, e sei que isso resulta na suspensão da minha CNH. A questão, é que no dia da infração eu estava indo com minha namorada ao pronto socorro municipal, por que elas tem um problema na coluna e sofre de crises de dores intensas as vezes, o problema que não temos conosco nenhum documento que comprovem que estivemos no hospital, apenas exames que comprovem seu problema na coluna, gostaria de saber isso pode me ajudar de alguma maneira, a recorrer ou diminuir o tempo de suspensão.
    outra questão é que o radar na qual sofri a infração fica atras de uma arvore e não da pra ter a visão do mesmo, e tambem não da pra se ver as marcas dos sensores no chão, visto que as via fora asfaltada recentemente. Isso também poe me ajuda de alguma maneira?
    desde ja, muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thomas!

      Se não possui provas da emergência no dia da infração, esqueça essa tese de defesa.

      O fato do radar estar escondido pode ser algo a ser explorado na defesa. Junte fotos para provar o que alega.

      Fernando

      Excluir
  43. Bom dia Fernando! Espero que você possa me tirar uma dúvida que vem me tirando o sono,porque ninguem sabe me responder ao certo.Sou do RJ,e fui parado em uma blitz.Tive meu veículo rebocado e recebi uma multa por estar dirigindo sem CNH,isso antes mesmo de iniciar o processo de obtenção da minha CNH,antes mesmo dos exames fisico e psicotecnico.Tomei a multa por estar sem CNH uns 2 meses antes de pagar o DUDA e então iniciar o processo na auto-escola.O veículo está no meu nome(no caso uma moto).Minha pergunta é: De alguma forma essa multa pode atrapalhar na obtenção da minha PPD? Muito grato!!
    Att,Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro!

      Tudo o que ocorre antes de obter a PPD não pode interferir na troca desse documento pela CNH. Porém, o DETRAN erra, e muito.

      Assim, para evitar que esse erro lhe prejudique, sugiro que pare com o processo de habilitação e só reinicie após o pagamento da multa.

      Fernando

      Excluir
    2. Muito obrigado Fernando!! Vou conseguir dormir mais tranquilo agora rsrs!! Parabens por ser tão atencioso e paciente ao responder as perguntas! Parabens pelo site tb,que é muito informativo e bem organizado,está ate nos meus favoritos! Grande abraço!!
      Att, Pedro.

      Excluir
    3. Pedro!

      Obrigado pelos elogios e disponha sempre que precisar.

      Fernando

      Excluir
  44. Ola Fernando, antes de mais nada devo parabeniza-lo pelo trabalho feito aqui. Li praticamente todas as duvidas relacionadas a suspensão do direito de dirigir e ajudou bastante ... Mas tenho uma duvida diferente, em setembro de 2014 recebi duas multas no mesmo dia e na mesma rodovia por excesso de velocidade acima de 50% do permitido (Operacao Hermes da policia federal). Eu ja tinha na minha carteira 11 pontos e passei os pontos de uma destas multas para minha esposa para nao passar do 20 pontos e puder perder a carteira. Acontece que pode falta de informacao, (para nao dizer burrice), eu nao sabia que as multas acima de 50% entravam no processo suspensão do direito de dirigir, por infração (218 III). So fui me dar conta, quando fui verificar no site do Detran se os pontos haviam ido para minha esposa. E foram, porem fiz uma cagada, e entao que eu e minha esposa vamos receber uma notificação sobre a instauração do processo administrativo para suspensão do direito de dirigir, por infração (218 III). Estou imaginando que vamos receber a notificacao no mesmo dia, e provavelmente ficaremos sem CNH por um mesmo perido. Nao sei se voce saberia informar, mas esta correto este meu raciocinio ? ou pode ser que venha em momentos diferentes ? Qual sua opiniao ? gostaria de entrar com algum recurso em um dos casos para que possamos suspender as carteiras em peridos diferentes, entende ? no aguardo e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto!

      Não há certeza que irão receber as Notificações no mesmo dia, pois não há uma regra pré definida sobre o momento da expedição das Notificações, uma vez que o DETRAN dispõe de até cinco anos para inicio desse processo.

      Se isso ocorrer, basta que um recorra e o outro fique inerte. Com isso, um será punido primeiro e o outro na sequência.

      Fernando

      Excluir
  45. Boa noite, primeiramente parabéns por este site!
    Gostaria de saber se há argumento válido para defesa de autuação, para o fato de ter sido multada 4 vezes no mesmo local, por excesso de velocidade (4 pontos) em via onde o radar está escondido. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se o radar está escondido, baseie a sua defesa nesse tópico.

      Fernando

      Excluir
  46. Olá Fernando,

    Bati o carro, sem vítimas ou ferimentos em nenhum dos passageiros, e fui enquadrado no 7579-0, porém só me foi oferecido apenas o etilômetro, o qual, recusei. O policial rodoviário federal, no momento, apenas me informou que a multa seria ''salgada'' e, que deveria retirar a minha CNH em 5 dias no posto rodoviário, a qual já está comigo. Gostaria de saber se eu corro o risco de ter a CNH suspensa por 12 meses e se há chances de recorrer dessa multa com sucesso.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, vc terá a CNH suspensa por 12 meses, conforme penalidades descritas no Artigo 165 do CTB.

      Quanto às chances de êxito nos recursos, encaminhe uma cópia para os e-mails abaixo para que possamos avaliar corretamente o caso:

      contato@sigarecursos.com.br
      recursodemultasp@hotmail.com

      Fernando

      Excluir
  47. Boa tarde, estou com um problema na CNH provisória de minha esposa, consta duas multas que não foi ela que cometeu, apenas o cunhado dela que não passou as multas para o nome dele, já que é ele que utiliza o carro que está em nome de minha esposa. Inclusive, minha esposa tem como provar que estava trabalhando nas datas das multas, por conta dos diários de classe e a presença da escola.

    O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Infelizmente, só conseguirá a transferência desses pontos pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  48. Olá, Meu namorado emprestou a moto dele a uma pessoa que afirmou possuir permissão para dirigir, o mesmo saiu e houve um acidente que o garupa veio a falecer. O meu namorado corre o risco de perder a habilitação, mesmo sem saber que a pessoa não tinha permissão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana!

      Sugiro que passe o caso para um advogado, pois para essa situação haverá desdobramento criminal.

      Fernando

      Excluir
  49. Boa tarde.

    Após receber minha habilitação definitiva e utilizá-la normalmente por todo esse período, quando fui renová-la fui surpreendido com um bloqueio que me impedia de efetuar a renovação.
    Foi dito que o bloqueio seria devido à uma multa gravíssima que recebi quando ainda era permissionário.
    Ocorro que a multa que eles alegam que eu recebi, na verdade foi devido à condução de veículo com licenciamento vencido, mas de propriedade de um terceiro, nunca foi meu.

    Nesse caso a pontuação deveria ter ido para o proprietário, correto?

    Outro ponto, o DETRAN poderia, após quase 5 anos, me punir pela infração cometida quando eu ainda era permissionário?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas!

      Sim, essa infração é de responsabilidade do proprietário do veículo.

      Sim, o DETRAN pode efetivar o cancelamento desse documento a qualquer tempo.

      Fernando.

      Excluir
  50. Ola, bom dia .
    Eu tomei um multa em julho de 2013 por estar condusindo moto sem capacete , paguei a multa e pronto, e ontem, 24/8/2015, recebi uma notificação de suspensão do direito dedirir por causa dessa multa, dois anos depois .
    Já não tenho moto a 2 anos, acabei de renovar a minha carteira, e agora recebi isso, não sei oq fazer, pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata!

      Sim, entre em contato por e-mail: contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  51. Fernando, parabens pelo excelente trabalho ( sempreleandroferreira@hotmail.com)

    Por favor, me ajuda, no dia 02/03/2015 somei 28 pontos , 20 deles foram todos de uma unica vez em uma blitz por causa de uma moto que vendi , na época eu tinha comprado essa moto e fiz o procedimento somente no cartório referente ao recibo, passou o prazo de 30 dias e acabei não fazendo a transferencia , logo passei pra frente a moto sem dar continuidade na transferencia , e como o antigo proprietario havia feito a comunicaçao de venda acabou sobrando pra min esses 20 pontos que o cidadao levou por uma série de coisas do tipo : sem habilitação , veiculo em mau estado de conservação e etc ... sendo 3 + 5 + 5 + 7 mais os 8 que eu ja tinha por excesso de velocidade sendo 4 + 4 , detalhe: na verdade uma coisa que observei é que foram 5 multas mas uma delas no meu ver parece que houve erro do PM e até chegou entrar no sistema do DETRAN as 5 auto de infração mas em menos de uma semana foi retirado uma delas , no auto infração que foi retirado do sistema em observações esta escrito: CONSULTA VIA CUPOM , COMDUTOR COM DATA DE NASCIMENTO 08/06/96 , sinceramente , QUERIA SABER O QUE EU AINDA POSSO ESPERAR DISSO ? acesso todos os dias o site do detran , como saber se ja gerou portaria ? se caso eu nao receber a notificação como saber se foi gerado suspençao ? observação: meu endereço esta atualizado , o que póde acontecer ? o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lerreira!

      Vc pode ser punido com a suspensão da CNH de um a doze meses, dependendo da análise de todas as infrações.

      Para saber se já há Portaria, basta consultar a sua CNH no site do DETRAN rotineiramente. Assim que for aberta, aparecerá essa informação no site.

      Fernando

      Excluir
  52. Olá!

    Fui multado uma rodovia no estado de São Paulo numa velocidade de 131 km/h (onde é permitida a velocidade de até 120 km/h). O valor considerado na multa é de 122 km/h.

    Existe algum argumento, algo a questionar (talvez sobre a margem de tolerância) para eu poder recorrer desta multa?

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Recursos de multa devem ser apoiados em erros ou falhas de preenchimento do Auto de Infração que possam invalidá-lo. Por isso, obter uma cópia desse documento é imprescindível para análise correta do caso e escolha da tese de defesa.

      Fernando

      Excluir
  53. Fernando, boa noite. Meu marido foi autuado na blitz da Lei Seca em mai/2013 por não fazer o teste do bafômetro. A carteira foi apreendida e recuperada no Detran 5 dias depois, ocasião em que fez a defesa prévia. O recurso foi indeferido. Desde então não recebeu qualquer notificação a respeito, tendo inclusive renovado a CNH em fev/2015. Ocorre que ao consultar o site do Detran hoje, verificou que há três notificações digitais com prazos para defesa em 29/04/2014 (1a instância), 09/09/2014 ( 2a instância) e prazo para entrega da carteira em 24/02/2015. Descobrimos que as notificações foram entregues em um endereço antigo nas datas 27/02/2014, 21/07/2014 e 27/01/2015, sendo que a última estava sem assinatura de recebimento. Como podemos proceder, visto que vínhamos consultando frequentemente o site do Detran e nada havia sido exposto? Além disso, o endereço já havia sido atualizado no Detran, uma vez que a CNH foi renovada, a vistoria do automóvel foi realizada corretamente em 2013, 2014 e 2015 e inclusive recebemos uma multa por estacionar em local proibido no endereço correto. Devido à desorganização do Detran perdemos o direito à defesa. O que você sugere? Obrigada pela ajuda, Olivia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olívia!

      A renovação da CNH foi efetivada em fevereiro/2015. Ao avaliar as datas informadas, todas as Notificações foram encaminhadas antes disso e portanto, são válidas para todos os fins.

      Assim só resta a entrega da CNH para início do cumprimento da penalidade.

      Fernando

      Excluir
  54. Boa noite Fernando, meu marido é taxista e precisa entrar com recurso, pois está com 21 pontos na carteira. Ele como motorista profissional de ônibus e taxi, não pode perder a CNH, isso confere? A punição é de 30 dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia!

      Sim, vc pode apresentar a defesa com base nesse argumento e um outro que desenvolvemos.

      Caso precise de ajuda na formulação da defesa, entre em contato por e-mail: contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  55. Boa noite Fernando,
    Meu marido foi parado na Blitz da Lei Seca em 2009 e foi multado (sem fazer bafometro). Recorreu e o processo administrativo estava correndo até agora. A irma dele recebeu no endereço dele antigo uma notificação de suspensão de CNH. Ele pode recorrer e alegar prescrição já que demorou mais de 5 anos? Pode alegar que não recebeu a notificação pois nao mora mais lá mas não atualizou o endereço dele no DETRAN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz!

      Pela análise da sua descrição, parece que ocorreu a prescrição do processo.

      Fernando

      Excluir
  56. Fernando boa tarde,

    meu nome é Edmond, recebi uma Notificação para Suspensão do Direito de Dirigir e tenho que apresentar defesa até 24/09

    37 pontos na carteira, foram 8 multas por rodízio, 4 pontos e uma multa de 5 pontos.

    O que é possível fazer? Tem como recorrer, pois as multas foram por radar.

    Obrigado,

    abs

    Edmond

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmond!

      Inicialmente, esclareço que vc deve recorrer para tentar, no mínimo, abrandar o tempo de suspensão, que pode ser de um até 12 meses, dependendo das infrações que compõem essa pontuação.

      Isso é necessário pois se ficar inerte, a Autoridade de Trânsito pode puni-la pelo máximo.

      Num segundo momento, esclareço que vc deve pautar a sua defesa indicando que como proprietária do veiculo, não poderia ser penalizada simplesmente por não ter indicado o real infrator das infrações em que o veículo não foi devidamente abordado. Ora, se não indicou o infrator, por que o DETRAN já inseriu os pontos na sua CNH? Já existe inclusive decisões judiciais nesse sentido.

      Caso precise do veiculo para trabalhar, alegue isso também.

      Se precisar de ajuda na elaboração da defesa, entre em contato por e-mail: contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  57. ola, No ano passado no dia 05/05/2014 conclui minha cnh ppd, no dia 15/07/2014 fui parado , e levei uma multa , de 07 pontos ,ultrapassar faixa continua, tudo bem ele me multou e me liberou , esse ano quando foi dia 08/03/2015 levei uma multa , por transpor bloqueio policial de 5 pontos, so que eu recorri a multa e ate agora nao chegou a resposta do recurso ,só que quando eu fui renovar minha carteira nao consegui ,pq tinha levado uma gravissima e tinha me esquecido dela , tudo bém fiz o processo tudo denovo comecei no mes 06 , dia /05/06/2015 , peguei minha carteira nova hj com data de emisao dia 25/08/2015, quero saber se a multa que eu recorri vai cair nessa carteira nova ou na velha? e se cair na nova oque faço? vou perder denovo minha cnh ? sendo que a multa que levei foi na velha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sua CNH antiga não existe mais. Por isso, os pontos não serão inseridos na CNH nova.

      Fernando

      Excluir
  58. queria saber qual multa que gera a portaria

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde, recebi uma multa por atraso na transferencia do veiculo eu estou coma ppd me gerou 5 pontos. Eu consigo pegar a cnh definitiva mesmo assim?

    ResponderExcluir
  60. Fernando ,e se a multa cair na nova ? pq eles lannça e multa pelo cpf né, acabei de verificar ja caiu uma multa do mes 03/03/15 por passar no radar , na cnh nova oque faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deyws!

      Se isso ocorrer, deverá solicitar ao DETRAN a exclusão indevida dos pontos inseridos irregularmente.

      Excluir
  61. Fernando, mas essa multa é administrativa não fui multado no trânsito estão correto de não me eixar pegar o definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deyws!

      Sim, é administrativa e por isso, não deveria atrapalhar a troca da permissão. Porém, muitos DETRANs entendem que é uma infração grave e por isso, deve sim cancelar a PPD.

      Fernando

      Excluir
  62. Respostas
    1. Deyws!

      Caso isso ocorra com vc, consulte um advogado para tentar cancelar a punição pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  63. Boa tarde Fernando,

    Fui autuado por fazer uma ultrapassagem proibida,porem o agente de transito estava equivocado pois iniciei a ultrapassagem em faixa permitida,no momento possuo carteira provisoria como deve fazer para nao perder a carteira???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathália!

      Nathalia!

      Entre em contato por e-mail: contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  64. Oi Fernando!
    Em janeiro fui parado na lei seca e sou portador de ppd. Contudo, recorri e o processo aindfa não foi julgado em segunda instancia. Minha ppd vence em novembro e gostaria de saber se há chance de eu conseguir renová-la para CNH, já que a pontuação ainda não aparece computada no prontuário do site do DETRAN.
    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      E uma vez trocada, mesmo que depois eu perca o recurso, o máximo que pode acontecer é eu ficar 1 ano sem carteira, né? Nao cancelarem ela

      Excluir
  65. bom dia

    Fernando fui abordado pela PRF devido uma multa por ultrapassagem perigosa, o federal mim informou que ia mim dar a multa sem abordagem para eu não perder minha carteira por que eu estava na permissão para dirigir, ele não preencheu nada, i nem mim deu nenhum documento, só entrou na viatura e verificou os documento do veiculo e mim chamou e mim entregou a carteira, corre risco dele colocar eu como o condutor infrator?

    ResponderExcluir
  66. Boa Tarde,
    meu filho tomou uma multa por estar dirigindo sem habilitação, a cnh dele estava em processo de recurso, e agora, a carta vai ser cassada? tem como recorrer?

    ResponderExcluir
  67. Parabéns pelo site

    Tenho categoria D e trabalho com bitruck em sao paulo. Por multas de rua proibida foi suspenso 30 dias no começo de ano devido a qtdd de pontos. Fiz a reciclagem e cumpri a suspensão. 1 mes depois caiu varias multas com data q antecede a data da reciclagem. Fui no detran me informar a moça pediu pediu minha cnh para verificar e sem me perguntar nada recolheu minha cnh e me deu uma suspensão de 7 meses. E ai gostaria de saber se minha reciclagem pode ser considerada, ja que as multas são anteriores a data q a fiz. Obrigado aguardo resposta

    ResponderExcluir
  68. Ola Fernando ,

    Recorri uma multa e 1° instancia e foi indeferido, e também recorri em 2° instancia e também foi indeferido , só que no período de 4 mês o Centran nao julgou o processo , e já era para eu estar com a Definitiva , mais fui no CFC e não consegui solicitar , porque constava processo encerrado , o que posso fazer entro em contato com o Detran , falo com Advogado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciani!

      Se o processo dos recursos já foi encerrado, não conseguirá trocar pela CNH. Nesse caso, deve realizar um novo processo de habilitação.

      Fernando

      Excluir
  69. Boa Tarde Fernando,

    Fui parado em uma blits no dia 22/06/2010 próximo a uma casa de show, não soprei bafômetro e recolheram minha carteira. Na mesma época, paguei a multa de quase mil reais e resgatei minha carteira no DETRAN-DF. De lá pra cá nunca tive mais nenhum problema. Recentemente renovei minha carteira (valida até 2020).
    Hoje, 23/09/2015, recebi um ofício me dando prazo de 30 dias para interpor recurso ou, caso não tenha interesse no recurso, que eu entregue minha carteira para iniciar o cumprimento da suspensão de dirigir por 12 meses.

    Já se passaram mais 5 anos e 3 meses entre infração/abertura do processo e a carta de suspensão.

    O que eu devo fazer? Já prescreveu? É possível recorrer?

    Obrigado pela ajuda e atenção dispensada a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Depende: precisa saber quando foi expedida a primeira Notificação referente à esse processo. Essa que recebeu não é a primeira.

      Fernando

      Excluir
    2. Olá Fernando, obrigado por responder.

      Estive no DETRAN e tirei cópia de todo o processo. Nele consta apenas uma carta solicitando minha defesa escrita em 24/03/2011.

      A partir dessa data que começa a contar 5 anos para prescrição? Parece que não tenho chance de recurso, correto?

      Renato

      Excluir
    3. Renato!

      Sim, a partir da primeira Notificação inicia-se o prazo de cinco anos.

      Fernando

      Excluir
    4. Fernando, te enviei um e-mail com mais alguns detalhes, responda se for possível, obrigado!

      Excluir
    5. Renato!

      Todos os e-mails já foram respondidos. Recebeu a resposta?

      Fernando

      Excluir
  70. Olá Fernando, por favor, uma consulta. Minha namorada recebeu a notificação por ter 22 pontos em 12 meses. Uma das multas ela indicou o condutor, mas não tem provas como cópia do canhoto preenchido ou recibo dos correios. Como recorrer qto a isso? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel!

      Infelizmente, não há como recorrer com esse tipo de argumento.

      Inicialmente, esclareço que ela deve recorrer para tentar, no mínimo, abrandar o tempo de suspensão, que pode ser de um até 12 meses, dependendo das infrações que compõem essa pontuação. Isso é necessário pois se ficar inerte, a Autoridade de Trânsito pode puni-la pelo máximo.

      Num segundo momento, esclareço que ela deve pautar a sua defesa indicando que como proprietária do veiculo, não poderia ser penalizada simplesmente por não ter indicado o real infrator das infrações em que o veículo não foi devidamente abordado. Ora, se não indicou o infrator, por que o DETRAN já inseriu os pontos na sua CNH? Já existe inclusive decisões judiciais nesse sentido.

      Se precisar de ajuda para formular uma defesa com esses argumentos, entre em contato via e-mail: contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  71. Bom dia Fernando. A mais de quatro anos atrás fui multado e penalizado, tive a CNH recolhida. Após alguns dias recuperei a CNH mas passado algum tempo recebi a notificação para entregue-la ou entrar com um recurso. Eu entrei com o recurso e sempre consultava e constava como "em andamento", no final do ano passado renovei minha CNH e não havia pendências. Mas esse ano, quando fui consultar minha CNH estava como suspensa. O problema é que eu não recebí nenhuma notificação e com isso nem pude recorrer. O que devo fazer? Simplesmente entrega-la para evitar mais problemas ou posso fazer algo. Fico muito grato pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayron!

      Entre em contato com o DETRAN para se informar sobre os motivos do não recebimento das Notificações. Só assim saberá se houve algum erro cometido por eles.

      Fernando

      Excluir
  72. Olá , consultando meus pontos descobri q estou com o direito de dirigir suspenso por uma multa sem andar de capacete q levei 2009 sendo q nessa época eu não tinha CNH, bem após essa data tirei a CNH categoria B e dps a inclusão da categoria A , tem como eu recorrer ainda sendo q o prazo já passou...pq o Detran exige uma reciclagem se na época eu não tinha CNH se logo depois eu tirei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael!

      Nesse caso, sugiro uma consulta ao seu advogado para verificar a possibilidade de correção desse caso pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  73. Boa noite, espero que possa me ajudar!!!
    Vendi um carro e não comuniquei a venda, logo depois recebemos uma carta com penalidade de SUSPENSÂO DO DIREITO DE DIRIGIR, fomos verificar e o comprador não tinha transferido o veiculo.
    Fez uma multa gravíssima ARRANCADA BRUSCA, fomos até o detran recorrer a pessoa que comprou assumiu a multa e apresentou o condutor, mas o detran negou!!! A questão é que meu marido que está com a suspensão da CNH é caminhoneiro, depende da carteira pra trabalhar... Existe a possibilidade de recorrer de provar que ele não era o condutor??? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Nesse caso, sugiro uma consulta ao seu advogado para verificar a possibilidade de correção desse caso pela via judicial.

      Fernando

      Excluir
  74. Boa noite!

    Meu licenciamento venceu no dia 03/09/2015, como consta no documento tenho 30 dias para efetuar o pagamento no caso terminou ontem dia 02/10/2015
    As 18,00h de hoje me pegaram eu uma blitz e deram uma multa por estar com o licenciamento atrasado, minha provisoria termina em novembro! Oq posso fazer para n perder a carteira e ter que refazer tudo novamente..
    Grato desde ja

    Jaciel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaciel!

      Não existe prazo estendido para efetivar o licenciamento do veículo. Por isso, deve observar o prazo final estipulado pelo DETRAN do Estado onde o veículo está registrado.

      Fernando

      Excluir
  75. Olá boa tarde!
    Preciso muito de ajuda... Recebi uma multa já para pagar, resumindo NÃO recebi a notificação que vem pra preencher com o Real infrator. Já veio o boleto para pagar, a multa foi cometida no dia 23/08/15 e esse boleto com a multa chegou dia 29/09 com vencimento para 23/11/15. Resumindo NÃO fui eu que cometi a multa... e Não recebi a notificação para acusar o RI e ai como faço para acusar?,,, meu endereço esta atualizado! consigo transferir os pontos para o RI entrando com Recurso e acusar os correios pois não recebi a not. !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata!

      Precisa entrar em contato com o órgão autuador para verificar quando, como e onde tentaram notificá-la e não conseguiram. Dependendo da resposta, poderá explorar isso no seu recurso.

      Fernando

      Excluir
  76. Boa noite Fernando. o carro do meu pai esta no meu nome, ele tomou as tres primeiras multas de 4 pontos dando um total de 12 dai resolvi deixar os pontos comigo mesmo, pensando que iria parar por ai, mas o pior aconteceu ele conseguiu tomar mais 3 multas de 4 pontos no mesmo dia totalizando 24 pontos. só que essas tres ultimas, nao veio aquela primeira notificação em que eu posso transferir os pontos, veio aquela notificação que os pontos ja seriam repassados para mim. isso tudo sendo a primeira em novembro de 2014 e a ultima em junho desse ano 2015. Tem algo que eu posso fazer ? eu consigo recorrer ? a duvida que tenho é se todos esses pontos vão para ele, pois ele trabalha de motorista e eu não? seria melhor eu cumprir o tempo de suspensão? ainda não foi aberto a portaria e não chegou nenhuma notificação de suspensão. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato com o órgão autuador e solicite informações de como, quando e onde tentaram notificá-lo e não conseguiram. Dependendo da resposta, poderá efetivar a troca do responsável pela infração, mesmo fora do prazo.

      Fernando

      Excluir
  77. Fernando,
    Boa tarde!

    Ao longo dos ultimos 12 meses acumulei 23 pontos em minha CNH e gostaria de saber se há alguma maneira de evitar que minha CNH seja suspensa.
    Todas as multas estão vencidas e não sei se ainda cabem recursos.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rene!

      Inicialmente, esclareço que vc deve recorrer para tentar, no mínimo, abrandar o tempo de suspensão, que pode ser de um até 12 meses, dependendo das infrações que compõem essa pontuação.

      Isso é necessário pois se ficar inerte, a Autoridade de Trânsito pode puni-lo pelo máximo.

      Num segundo momento, esclareço que vc deve pautar a sua defesa indicando que como proprietário do veiculo, não poderia ser penalizado simplesmente por não ter indicado o real infrator das infrações em que o veículo não foi devidamente abordado. Ora, se não indicou o infrator, por que o DETRAN já inseriu os pontos na sua CNH? Já existe inclusive decisões judiciais nesse sentido.

      Caso precise de ajuda na formulação de uma defesa com esses argumentos, entre em contato via e-mail: contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  78. Olá Fernando.
    Bom dia !

    Tenho uma dúvida, meu namorado esta com a carteira apreendida fez 1 ano agora, por ser pego na Blitz no bafômetro ano passado, ele já fez a reciclagem e aguarda pra pegar a carteira no dia 29/10/2015 daqui há alguns dias.
    Mas ontem de noite fomos parados em uma nova Blitz, foi questionado se possuía Habilitação, e ele alegou que não possuía, e acabou levando uma multa por dirigir sem permissão de habilitação, já que está sem.
    Nossa dúvida é: Ele perderá novamente a CARTEIRA, e a penalidade dobrará para 2 anos ? ou ele consegue pegar normalmente e ficar com ela, sem nenhum problema grave de perder novamente.
    Apenas pagando a multa que levou ou se ele passar essa multa pra outra pessoa pra sumir os pontos.

    Obrigada, fico no aguardo. grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não, agora será aberto um processo de cassação da CNH, ou seja, após, perderá definitivamente podendo se habilitar novamente após dois anos.

      Fernando

      Excluir
    2. Vou pego com a viseira levantada em 2011 já tem 4 ano eu não peguei a definitiva o que eu fasso perdi ou não

      Excluir
    3. Quero saber sim eu pego a definitiva

      Excluir
  79. Eu tomei uma muta em 2011 e era permicao já tem 4 ano posso pega a cnh definitiva

    ResponderExcluir
  80. Boa noite Fernando,primeiramente parabéns pelas explicações, o meu problema é o seguinte. Somaram 21 pontos na carteira do meu esposo que eu fui a responsável mais ja tem 5 anos e so agora recebemos a notificação de que a carteira vai ser suspensa .

    ResponderExcluir
  81. Roulette is a recreation with many quirks, and you’ll soon uncover that the percentages of assorted bets aren’t always what you anticipate them to be. For this reason, it’s nicely price trying into the percentages of your chosen guess earlier than placing it. GambleAware offer players and their families advice and steering on playing. They offer info and advice to encourage responsible playing, each to players and on line casino operators, and provides assist to those who might need 바카라사이트 a playing problem. Play blackjack for enjoyable with more than 35 free blackjack games on this web page.

    ResponderExcluir