terça-feira, 17 de julho de 2012

Código da Infração (código de enquadramento)


Olá!

Código de enquadramento (ou código da infração) é um número utilizado pelos órgãos autuadores para indicar com mais precisão a infração cometida.

É formado por cinco números, sendo que os três primeiros dígitos formam a raiz e os demais são os complementos, necessários para individualizar cada infração.

Pode ser escrito com os números todos juntos ou separados da raiz. Se separados, desde que mantida a raiz, não importa como os dois últimos estejam.

O Artigo 193 do CTB, por exemplo, define várias condutas infracionais. Assim, os códigos das infrações e seus desdobramentos, definem cada uma dessas condutas. Observe:

"Artigo 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos"

581-9-1: Transitar com o veículo em calçadas
581-9-2: Transitar com o veículo em ciclovias, ciclofaixas
581-9-3: Transitar com o veículo em ajardinamentos, gramados, jardins públicos
581-9-4: Transitar com o veículo em canteiros centrais/divisores de pista de rolamento
581-9-5: Transitar com o veículo em ilhas, refúgios
581-9-6: Transitar com o veículo em marcas de canalização
581-9-7: Transitar com o veículo em acostamentos
581-9-8: Transitar com o veículo em passarelas

Observe que a raiz e o quarto número permanecem, mas o último número sofre a alteração necessária para que haja diferença entre as condutas.

O código da infração/código de enquadramento segue uma relação que deve ser utilizada por todos os órgãos de trânsito.

Fernando

222 comentários :

  1. Boa Tarde Fernando
    Acabei de ver pelo detran que tenho uma multa sobre marca de canalização 581-9-6 e gostaria de saber o que preciso para recorrer, a multa foi emitida dia 19/01/2015 e ainda não recebi ela pelos correios. aguardo seu contato. meu email é marcokna@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc deve solicitar uma cópia do Auto de Infração para verificar se há algum erro que possa invalidá-lo. Somente após é que poderá definir qual será a tese de defesa que irá utilizar.

      Fernando

      Excluir
    2. Fernando eu já recebi ela, qual tese é mais viável que você me indicaria para eu fazer o recurso..

      Excluir
    3. Olá!

      Verifique se há erros que possam invalidá-lo e apoie o seu recurso nisso.

      Fernando

      Excluir
  2. BOM DIA, RECEBI UMA MULTA DESSAS ONDE EU NÃO ESTAVA NO LOCAL ONDE FOI INFORMADO A MULTA, COMO PODERIA ARGUMENTAR A TESE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc deve solicitar uma cópia do Auto de Infração em busca de erros ou falhas de preenchimento que possam invalidá-lo.

      Fernando

      Excluir
  3. Recebi uma multa de código 581-8--2 porém na notificação não a foto provando que meu veículo cometeu tal infração e pelo horário da atuação eu estava em horário de serviço dentro do prédio onde trabalho

    ResponderExcluir
  4. Demoliram uma ponte e deixaram um pequeno trecho da via acesso para pedestre e colocaram um agente não pra orientar e sim pra multar tratava se de uma situação atípica mas Fui multado pelo art. 193 tenho como recorrer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian!

      Esclareço que vc deve apresentar os recursos para tentar cancelar as penalidades decorrentes. Porém, saliento que os argumentos da defesa devem pautar-se em erros ou falhas de preenchimento do Auto de Infração (única forma de cancelamento desse documento), evitando entrar no mérito (se fez ou deixou de fazer, etc), uma vez que esse tipo de alegação não costuma conceder o êxito nos recursos.

      Fernando

      Excluir
    2. Olá Fernando bom dia
      Recebia notificação acredito q fora de data 26/04/16.passou no prazo de um mês.tbm o código 581-9-6 nao consta somente o art.193. Preciso recorrer pois o valor é um absurdo obrigada

      Excluir
    3. Maria!

      Não entendi a sua dúvida. Pode explicar melhor?

      Fernando

      Excluir
  5. Fernando
    Recebi o auto de infração581-9-6: Transitar com o veículo em marcas de canalização
    Mas o endereço que consta no auto de infração não há nenhuma marca de canalização. No trecho (número) que consta no auto de infração o rolamento é único. Não existem faixas duplas amarelas, nem marca de canalização.
    Como devo preencher o recurso?
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José!

      Se não há marca de canalização, indique isso no recurso que certamente será deferido.

      Fernando

      Excluir
  6. Fui atuador no art 193 transitar com o veiculo em canteiro central. Eu estava passando na minha mão corretamente quando outra moto tava passando o canteiro e passou na minha frente em alta velocidade e o guanda pegou foi minha placa. Tem como eu recorrer nesse caso e como consigo provar quer o guanda se enganou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos!

      Infelizmente, não conseguirá provar uma situação como essa. Sugiro que providencie uma cópia do Auto de Infração para avaliá-lo em busca de erros ou falhas de preenchimento que possam invalidá-lo.

      Fernando

      Excluir
  7. Passei em marca de canalização na marginal...dei ré para voltar e entrar av otto baugart...para evitar uma colisão....tinha viatura pm atrás de mim e me autuou...tem chances de recursos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Avalie o Auto de Infração em busca de erros ou falhas de preenchimento que possam invalidá-lo.

      Fernando

      Excluir
  8. Prezados, boa noite!!!
    Recebi uma multa com o código 581-9 6 - transitar com o veículo em divisores de pista de rolamento, marcas de sinalização. A cópia do auto de infração não apresenta erros de preenchimento, entretanto, indica um local diverso do que passei com o veículo, a saber: Av. Guarulhos x Av. Carlos Ferreira Endres (citado no auto), enquanto que transitei pela Av. Guarulhos e virei a direita na Rua Genaro Vigorito (uma rua antes do local citado no auto de infração). Há como recorrer do fato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Desde que vc consiga provar que não passou no local indicado, sim.

      O que possui como prova?

      Fernando

      Excluir
  9. Fernando recebi uma autuação do código 581-9-6 sendo q eu me lembro de ter feito o retorno (há espaço) sem obstrução tem como recorrer meu tempo é curto ou pedir um efeito suspensivo me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaio!

      Solicite uma cópia do Auto de Infração junto ao órgão autuador para verificar as informações lançadas pelo Agente. Isso é importante para saber o que fez que motivou a autuação.

      Fernando

      Excluir
  10. Fernando, fui autuado injustamente pela Policia Militar ao desviar de um acidente na Imigrantes. Analisando o auto de infração observei que o policial assinalou a tipificação “581-9-7: Transitar com o veículo em acostamento” porém na notificação recebida consta a tipificação “518-5 Deixar o condutor de usar cinto de segurança”, neste caso posso alegar incorreto enquadramento da infração cometida e invalida-la?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, nesta situação o órgão pode notificar a multa correta?

      Excluir
    2. Adriano!

      Não, pois tem 30 dias para isso, a contar da data da infração.

      Fernando

      Excluir
    3. Adriano!

      Sim, pode recorrer na próxima instância.

      Fernando

      Excluir
  11. Boa tarde fernando prenderao minha moto ela não estar no meu nome,sendo que o PM não me deu nada para assinar e só anotor o RG éo documento da moto sendo que eu estou na permissão sera que vai comprometer minha permissão??

    ResponderExcluir
  12. Recebi Notificação com Código 581-9 Desdobramento 6 (Transitar com o veículo em marcas de canalização / Detran-DF).
    Como interpôr defesa prévia quando não estive dirigindo no local indicado na multa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc deve avaliar e apontar erros/omissões de preenchimento do Auto de Infração, única forma de conseguir cancelar esse documento.

      Fernando

      Excluir
    2. Boa tarde Fernando! E se essas tal "marcas de canalização" estiverem apagadas/sujas/opacas de modo que não dê para ver. Posso alegar isso em um Recurso?
      São fotos printadas do GoogleMaps (servem de prova?)
      Fotos de jun2017

      Excluir
    3. Êxodo!

      Fotos do Maps podem ser vistas com ressalvas, visto que nem sempre estão atualizadas. Logo, deve providenciar fotos "in loco".

      Se essa for a única prova que possui, não há muito o que fazer a não ser utilizá-la.

      Fernando

      Excluir
  13. Olá Fernando recebi uma multa que estar assim código 5819-6. Tem como recorre. Aparentemente não tem nenhum um erro no auto. No local não vi nenhum agente provavelmente estava escondido.
    O que significa esse código renainf 00000000000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jerdeson!

      Vc deve avaliar o Auto de Infração em busca de erros/falhas de preenchimento, única forma de obter o deferimento na defesa.

      Fernando

      Excluir
  14. Fernando boa noite, recebi um alto de infração transitar em marca de canalização. Código de infração 5819 desdobramento 6.

    ResponderExcluir
  15. Olá Fernando. Recebi uma notificação de multa 5819-6. A infração data de 24 de maio. Eles e pediram a notificação dia 14 de junho. Posso recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína!

      Qual foi a data que postaram esse documento nos Correios? Se foi após os 30 dias (a data limite seria 23/06), pode recorrer que a autuação será cancelada.

      Fernando

      Excluir
  16. Olá Fernando. Recebi uma notificação de multa 5819-6.só que no endereço não tem nenhum tipo de marca de canalização.
    consigo recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano!

      Se não houver marca de canalização nesse local, pode sim recorrer, juntando foto da via sem a sinalização.

      Fernando

      Excluir
  17. Faz diferença se na atuação diz que vc andou 10 metros ou 800 metros na via com canalização quando na via de fato não tem a distância que o agente diz que vc percorreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson!

      Não há necessidade de indicar qual foi a distância que o veículo percorreu sobre a faixa de canalização.

      Fernando

      Excluir
  18. como recorrer da multa cod 959-9.
    havia uma reforma no momento porem ultrapassei sim, pela faixa da esquerda, e era faixa dupla, ou seja nao transitei por contra mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O código informado não foi localizado.

      Se foi por transitar na contramão, o código é 5720-0.

      Pode informar qual é a infração correta?

      Fernando

      Excluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, recebi uma notificação de art193 58196.
      Não lembro de tê-la feito.
      O local consta como "Marginal Pinheiros I/C a mais 200m x ponte Bernardo Goldfarb"
      Não consegui compreender o local exato da infração para averiguar a veracidade.
      Posso apresentar defesa?
      Você teria um modelo para tal?
      Muito obrigada!

      Excluir
    2. Olá!

      Inicialmente, esclareço que a sua postagem foi apagada por conter endereço eletrônico.

      Solicite uma cópia do Auto de Infração para verificar se há alguma informação adicional que possa ser utilizado em sua defesa.

      Depois, se precisar, entre em contato via e-mail: contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  20. Olá vi a notificação no site do detran , o trânsito tava tenso e quando liberou um pouco meio que tomei uma fechada de um carro na qual andei um pouco sobre essa via , posso recorre ? Pois em vez de auxiliar tráfego do trânsito eles tava multando

    ( 581-9 ) TRANSITAR COM O VEICULO EM MARCAS DE CANALIZACAO
    Regulamento: 193
    Data Infração: 15/10/2016 Hora Infração: 12:02

    Local Infração: DF 003 EPIA SENTIDO DECRESCENTE KM 19 - BRASILIA / D

    VEIC NAO ABORD TRANSITO INTENSO AUT EM TRANSITO ART 280 3 DO CTB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs são 4 faixas somente uma estava liberada não me lembro se era por acidente

      Excluir
    2. Guilherme!

      Solicite uma cópia do Auto de Infração junto ao DER/DF para verificar se há alguma informação adicional que pode ajudá-lo a entender o que ocorreu.

      Fernando

      Excluir
  21. Michel Bueno
    Bom dia,Fernando- recebi uma notificação de art193 58196,o fato é que estava em via de pista dupla que tem um estreitamento se tornando mão única,eu estava de moto e um carro passou um pouco por cima das faixas abrindo espaço para eu passar, com isso fiz ultrapassagem pela direita, porém não passei por cima de faixas ou canaletas. Posso alegar essa defesa e tentar mudar a atuação ou cancelar esse equívoco do guarda da DER.
    Obrigado abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel!

      Em qualquer tipo de infração, nunca deve-se tentar justificar a infração nos recursos.

      Não existe justificativa.

      Logo, verifique no Auto de Infração se há algum erro de preenchimento que pode invalidá-lo.

      Fernando

      Excluir
  22. Boa noite, Fernando ainda consigo recorrer de uma segundo o DER 22/05/2015

    ResponderExcluir
  23. Apareceu uma muta no meu veiculo que estou achando muito estranha, não consigo vê o lugar onde foi cometido na internet, codigo ( 581-9 ) TRANSITAR VEICULO AJARDINAMENTO/GRAMADO/JARDIM PUB. datas muito estranha também data da infração 22/05/2015 data da penalidade 11/03/2016 autuação 25/05/2015 data de vencimento 25/04/2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc apresentou alguma defesa? Se não, esclareço que não há mais como apresentá-las, considerando as datas informadas.

      Se há dúvida quanto ao local, entre em contato com o órgão autuador para se informar.

      Fernando

      Excluir
  24. Bom dia, Fernando
    Já consegui a cópia da infração e teve um ponto que chamou a atenção e talvez seja um erro? Conta que o local da infração é SP 083 km 000 metros 250,porem na rodovia após o Km 1 anda-se poucos metros e torna-se rodovia Don Pedro I SP 065.Esse pode ser caracterizado um erro, pois a SP083 não tem km 000 e o local do ocorrido seria conhecido como SP065? Você teria um modelo de recurso para me auxiliar nesse caso?
    Muito obrigado
    Abraços

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel!

      A infração ocorreu na SP 083, nos 250 metros iniciais, ou seja, a rodovia iniciou e 250 metros depois vc cometeu a infração.

      Não vejo nada de errado nisso.

      Pode explicar melhor sua tese argumentativa?

      Fernando

      Excluir
  25. Fernando,

    Ex: Eu vinha do km 10 da rodovia SP083, após passar pelo km 1 não tem placa indicando Km 000, e após o KM 1 da SP083 já começa a rodovia Don Pedro I SP 065, logo concluí que o local indicado na infração está preenchido errado (SP083 km 000) correto seria SP 065. Será que consigo alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel!

      Não existe placa informando km 0. Em nenhuma rodovia.

      Fernando

      Excluir
  26. Bom dia! recebi uma autuação "Transitar com veiculo por calçada ou passeio - art.193 - enquadramento 58191", porque acessei uma entrada de veículos de uma concessionária com saída para outra via (devido a passageiro passando mal).
    No AIT consta a observação " sobre calçada com prejuízo a segurança dos pedestres" o que não é verdade, pois é um acesso de entrada/saída de veículos é possível mostrar através de fotos.
    No dia do ocorrido o guarda estava abrigado da chuva falando ao celular, após minha parada ao sair verifiquei pelo espelho que esticou o pescoço para anotar minha placa, nesse caso posso citar esta situação de distração do agente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos!

      Em locais onde a guia é rebaixada (para entrada e saída de veículos), o que presumo ser o seu caso, não há como transitar sobre calçadas.

      Basicamente, sua defesa deve pautar-se nesse quesito.

      Fernando

      Excluir
  27. bom dia recebe uma multa sem eu ter total conhecimento so fui saber desta multa quando fui pagar o ipva ou seja nunca chegou uma correspondência ou notificação em minha residência não procede art- 193 infração 58196

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato com o órgão autuador para se informar sobre quando, como e onde tentaram notificar o proprietário do veículo e não conseguiram.

      Fernando

      Excluir
  28. Olá, Fernando, desde já agradeço.
    Eu me chamo Bárbara
    Fui fazer uma consulta no site do Detran e vi uma multa da PRF (infração 193) com data 17/08 num lugar que jamais passei e tenho como comprovar.
    Não recebi nenhuma notificação na minha casa. Para essa infração precisa de foto?
    Como faço para recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara!

      Não, para essa infração não precisa de foto.

      Entre em contato com a PRF e solicite uma cópia do Auto de Infração para entender o que houve. Na mesma oportunidade, solicite informações de como, quando e onde tentaram notificá-la e não conseguiram.

      Fernando

      Excluir
  29. Fernando, boa noite, eu consigo recorrer da multa 5819-6, no auto da infração diz que estava "Transitar com o veículo em divisores de pista de rolamento" e tem OBS.: Marcas de Canalização, veículo não abordado por falta de segurança, estava na Anchieta sentido São Paulo.

    Não entendi esta falta de segurança, desde que a anchieta possui acostamento em todo trajeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A "falta de segurança" refere-se à justificativa do Agente para não efetivar a abordagem do veiculo. Não tem nada a ver com a sua manobra.

      Vc deve avaliar o documento como um todo. Não se deve avaliar apenas um fragmento do Auto, sob pena de perder outras questões que poderiam ser exploradas.

      Fernando

      Excluir
  30. Boa tarde, recebi uma notificação referente à infração 581-9-1, e o valor da multa é um absurdo 880,41. Posso apresentar recurso até 16/01/2017 mas não sei muito bem o que dizer. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato via e-mail encaminhando uma cópia do Auto de Infração e outra da Notificação recebida via Correios, para avaliação do caso.

      Se não possui cópia do Auto de Infração, deve solicitá-lo pessoalmente junto ao órgão autuador.

      contato@sigarecursos.com.br
      recursodemultasp@hotmail.com

      Fernando

      Excluir
  31. Bom dia, não recebi a seguinte infração em minha residência: 581-9.
    No site consta como data da infração o dia 13/09/2016 e como data da notificação de autuação o dia 19/09/2016, somente essas duas datas. Isso significa que o DETRAN considera que eu já a recebi? Essa multa é válida? Como funcionam essas datas do DETRAN?

    Achei o valor exorbitante R$ 574,61; é isso mesmo? (DETRAN DF)

    Agradeço imensamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kalyandra!

      Entre em contato pessoalmente com o DETRAN e solicite informações de como, quando e onde tentaram notificá-la e não conseguiram.

      Essa pesquisa é importante pois se cometeram algum erro, poderá aproveitar isso em seu favor.

      Fernando

      Excluir
    2. Kaliandra!

      Disponha sempre que precisar.

      Fernando

      Excluir
  32. Fernando boa noite
    fui multado código dá inflação 5819 desdobramento 4 Transitar com o veículo em canteiros centrais / Divisores de pista de rolamento .
    valor absurdo 880 reais
    Observações :
    Carro forte. não abordado devido falta condições segurança para abordar.transitou sobre faixas canalização e trecho sinalizado com cones devido a acidente. trânsitou por local fechado para atendimento de acidente envolvendo produtos perigosos .
    Minha versão : eu nem cheguei a transitar no local fechado por que nem tinha como q tava fechado por policiais , eu perguntei um PM se poderia abastecer no posto porq o acidente foi a uns 300 metros do posto , e ele me multou , qual agurmento devo usar para recorrer essa multa , me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!

      O enquadramento está errado, visto que transitou sobre marca de canalização e não sobre canteiro central ou divisores de pista de rolamento.

      Fernando

      Excluir
  33. olá fernando, boa tarde.
    fui multada de acordo com codigo da infração 5819 desdobramento 6 da lei 9503/97 - 193.
    Observações: condutor, no intuito de passar os demais veiculos que aguardavam na fila o semaforo da av. assis brasil, transitou pelas marcas de canalização existentes no local. nao abordado devido intenso fluxo no momento e local.
    Local da Infração: BR 290 KM 86 UF/RS Decrescente.
    porém quando se faz a conversão para entrar na assis brasil, um pouco antes é KM 87 e o KM 86 é após essa entrada para a assis brasil. portanto, acredito que o correto seria terem colocado KM 87 Decrescente. Posso utilizar isso como argumento para cancelamento da multa?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A infração ocorreu no Km 86. Verifique se nesse local há marcas de canalização.

      Fernando

      Excluir
    2. Ola Fernando tudo bem ?

      Meu caso é um pouco parecido com este acima. Porem na via sp 160 km 68 (imigrantes) no auto de infraçao consta como km 68 (metros 400) porem fiz a mediçao da distancia e a mesma nao condiz com a marca de canalização. Posso recorrer ?

      Excluir
    3. Olá!

      Se no Km 68+400 metros não houver marca de canalização, sim, pode recorrer indicando essa situação.

      Fernando

      Excluir
  34. Bom dia,

    Estava indo a uma festa e para chegar no local teria que aguardar no acostamento para cruzar a pista.
    O problema foi a quantidade de gente aguardando no acostamento para ir a mesma festa, havia muitos carros e fez uma fila quilométrica para chegar no local de cruzamento da rodovia.
    Neste momento passou um policial rodoviário anotando todas as placas daqueles que ali estavam parados.
    Chegou a notificação da infração, 581-9.7 - transitar no acostamento.
    A minha única opção era permanecer na pista aguardando a minha vez para cruzá-la.
    Neste caso, há como recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jr Lamari!

      Avalie o Auto de Infração em busca de erro/falhas de preenchimento que possam invalidá-lo, pois essa é a única forma de conseguir cancelá-lo.

      Fernando

      Excluir
  35. Boa tarde!
    Recebi uma multa enquadrada no cod 58196, porem no AIT não consta nenhum numero, apenas Largo do socorro / Av de Pinedo, sendo que eu passei pela Av Guido Caloi e entrei na Av de Pinedo, posso recorrer por não ter nenhum numero que indique minha infração, pois no Largo do socorro tem uma praça no meio e nao indica no ait que eu vinha da Av Guido Caloi e virei para entrar na Av de Pinedo. Deveria constar alguma informação como "defronte ao numero tal" ou apenas essa indicação me impede de entrar com recurso?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pela sua descrição, a infração ocorreu no cruzamento (intersecção, etc) da Avenida do Pinedo com o Largo do Socorro.

      Para essa infração não há necessidade de indicar números, etc, pois as marcas de canalização normalmente estão nessas intersecções.

      Fernando

      Excluir
  36. Boa noite Fernando.
    Primeiramente parabéns pelo site e pela dedicação para auxiliar condutores de trânsito que as vezes possam ter sido injustiçados e sofrer grandes danos em seus orçamentos familiares.

    Minha dúvida é sobre o mesmo assunto: Transitar em vias de canalização.

    Já passaram 30 dias mais 7 (data máxima que poderia chegar em casa) ou seja 37 dias, e até agora não recebi nenhuma notificação. (Tenho certeza absoluta que meu endereço está correto e atualizado) Porém ao consultar meu RENAVAM no DER eu consigo visualizar o "DEMONSTRATIVO DE AUTUAÇÃO" OU "RESUMO" da autuação. Pois bem, o que eu queria é o que você tanto sugere aos condutores aqui no site, que é a minha via da "Notificação de Autuação", pois é justamente nela que eu poderia analisar possíveis erros, data de emissão, etc.

    Mas, para meu espanto, o DER me orienta a utilizar do documento consultado no site como base. Ou seja, de nada importa eles enviar ou não minha notificação. Eles informaram que não podem me dar a segunda via. Que a minha notificação foi enviada pelo correio, e pronto, acabou!

    Gostaria de saber, como fazer para solicitar informações de como, quando e onde tentaram me notificar e não conseguiram?

    Devo pedir um AR do envio da correspondência? Eles enviam isso? O que devo pedir quando estiver lá para ter a certeza que tentaram me enviar (o que eu duvido muito)???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      As informações sobre o envio da Notificação devem ser solicitadas pessoalmente em qualquer DER. Faça o pedido por escrito para que eles respondam também por escrito.

      Dependendo da resposta, poderá utilizar essa questão como argumento da sua próxima defesa.

      Fernando

      Excluir
  37. Boa tarde Fernando, por gentileza esclareça minha dúvida. Recebi uma notificação de autuação dessa seguinte forma: código de infração: 581/9 e a descrição transitar com o veículo com o veículo em ilhas, refúgio. Notei que está faltando um número pra especificar a essa infração, com esse argumento eu tenho chance de ganhar o recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marllon!

      Solicite uma cópia do Auto de Infração e verifique se nesse documento também está faltando o dígito. Se sim, recorra com esse argumento.

      Fernando

      Excluir
  38. Fernando,

    Oi, vi a notificação no site do Detran, multa do DER-DF (GE00250876).
    Auto de infração 581-9 ARTIGO 193: transitar com o veiculo em canteiro central Transitar.

    Mas o endereço que consta no auto de infração não há nenhuma marca de ajardinamento, gramado ou jardim público. No trecho (número DF-075 km 3) que consta no auto de infração o rolamento é em pista de terra, com várias empresas instaladas no local e muros de proteção, onde vários carros utilizam para ter acesso a DF-075.

    Como devo preencher o recurso?

    Neste caso posso alegar incorreto enquadramento da infração cometida e invalida-la?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Canteiro central é a divisão de pistas de rolamento. Se não há isso no local indicado, basta recorrer indicando o erro.

      Fernando

      Excluir
    2. Recebi uma multa com o o código de infração 581-9 desdobramento 3. Transiar veículo em ajardinamento, no mesmo local que a pessoa se referiu. Br 075 km 3.

      Mas no local não possui isso. Nem seria possível. Como proceder?

      Excluir
    3. Camilla!

      Mesma resposta: se não há esse tipo ajardinamento no local, basta recorrer indicando isso.

      Fernando

      Excluir
  39. Boa noite Fernando!
    Gostaria primeiramente de agradecer por sua iniciativa.
    E quanto ao meu problema, é o seguinte: fui autuado no dia 18/11/2016, por "5819-6 - TRANSITAR COM O VEICULO EM MARCAS DE CANALIZACAO". Acontece que até hoje ainda não recebi a notificação de autuação, e sei que o endereço está atualizado pois já recebi uma outra multa depois disso. Mas enfim, fui olhar no site do DETRAN e lá consta o prazo para entrar com a defesa e identificar o condutor infrator dia 21/01/2017. Além disso, a multa está no nome do proprietário do veículo, e eu precisaria transferir para o meu nome, através daquele formulário de identificação de condutor. Só que já passou o prazo, por eu não receber a notificação de autuação e só descobrir a multa por ter olhado no site do DETRAN. Ainda tem como eu fazer a defesa prévia e mandar o formulario de identificação de condutor?
    Só mais uma coisa: como preciso fazer a identificação do condutor pra passar a multa para o meu nome, e ainda entrar com a defesa prévia, nessa defesa eu coloco o nome do proprietário do veículo, ou já colocaria o meu nome e mandaria junto com o formulario de identificação de condutor infrator?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!

      Vc deve entrar em contato com o órgão autuador para se informar sobre quando, como e onde tentaram notificar o proprietário do veículo e não conseguiram.

      Somente após obter essa informação é que saberá se há como indicar outro condutor para essa infração.

      Fernando

      Excluir
    2. Talvez eu não consiga indicar o condutor e nem entrar com a defesa prévia?

      Excluir
    3. Guilherme!

      Sim, talvez não consiga.

      Fernando

      Excluir
  40. Recebi uma infração 581-9/02
    queria saber se teria chance de eu levar o recurso batendo encima que eu fui fazer a convergencia e por esse motivo invadi a faixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Normalmente esse tipo de argumento não surte qualquer efeito no recurso.

      Fernando

      Excluir
  41. Olá.
    Estacionei em uma área de carga e descarga com meu veículo de passageiros e fui autuado.
    Ocorre que, ao receber o auto, constatei que foi preenchido com o código 5541-1. Não deveria ser 5541-4 nesse caso?
    Vale a pena recorrer?
    Obrigado e boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex!

      Em tese, você está correto pois o código 55414 é mais específico.

      Fernando

      Excluir
  42. Bom dia Fernando,recebi uma notificação 581 9 7 art.193 11/02/2017 recebi hoje dia 6/3/17 Estou com a PPD ainda e agora oque eu faço? Minha PPD esta perdida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Por ser gravíssima, não conseguirá trocar a PPD pela CNH.

      Fernando

      Excluir
  43. Bom dia, Fernando!
    Recebi uma multa com a infração 52741, e a notificação consta a infração 52742. É viável recurso neste caso? Visto que fui abordado, não desobedecendo o sinal de parada, somente me neguei a ajoelhar com as mãos na cabeça, como emanado pelo policial, pois achei humilhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O número do Auto de Infração é o mesmo na Notificação?

      Esclareço que são infrações diferentes e dependendo do que consta no Auto de Infração, poderá utilizar os códigos diferentes em seu favor.

      Fernando

      Excluir
  44. Oi, boa tarde!
    Gostaria de saber se consigo recorrer de uma multa código 581-93,sendo não ter sido eu que estava no local neste dia e a multa ter sido emitida sem a assinatura do condutor e também não ter na multa instrumento de averiguação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Era outra pessoa que estava conduzindo o seu veículo?

      Fernando

      Excluir
  45. Bom dia amigo !
    Qual o valor da infração por transitar em marca de canalização?
    Pois recebi uma infração dessa , e o valor conta um valor muito alto , em mais de 800 reais ! Eu passo neste Local todos os dias , e cumpro certinho com minhas obrigações no trânsito! Fui ao local para ver, e a unica faixa que vi , é embaixo de um túnel, onde há um cruzamento, sendo a faixa direita seguir reto ou dobrar a direita , e a esquerda somente entrar a esquerda (por baixo do túnel ) , e entre essas duas pistas tem a faixa no meio , seria esta a faixa de canalização?
    Fico no aguardo!
    Não fui abordado e não consta foto da infração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlitos!

      Marcas de Canalização são aquelas "faixas zebradas", brancas ou amarelas e que orientam os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos.

      O valor da multa dessa infração é R$ 880,41.

      Para a autuação dessa infração não há necessidade de abordagem do veículo ou de fotos.

      Fernando

      Excluir
  46. Bom dia !
    fui notificado por ter feito retorno em um canteiro central,errei mas pesquisando vi que a multa gravíssima é de 293 reais e que alguns casos é multiplicada por 3 .Pode ser que seja relevado para a multa mínima de 293 reais essa infração?

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde.
    Recebi uma notificaçao de autuaçao:
    ✔Enquadramento 581-9-4 ( transitar com veiculo em canteiros/divisores de pista de rolamento)
    Acontece que tem uma placa enorme informando que é o término da faixa exclusiva de ônibus, pois e um cruzamento tanto p carros como para onibus da Av. Paes de Barros com farol e tudo e fiquei parada esperando abrir com meu filho de 12 anos ""passando mal no carro""
    ✔Condutor nao identificado.
    ✔Data da infraçao 09-03-17
    ✔Data de emissao 03-04-17
    ✔Data da postagem 07-04-17


    Não entendi essa autuaçao pois estava certa segundo as proprias placas.

    Vc poderia me informar qual recurso seguir ja que respeitei todas as sinalizações?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obtenha uma cópia do Auto de Infração para verificar se há alguma informação adicional que possa lhe ajudar a entender essa infração.

      Fernando

      Excluir
  48. Olá, recebi uma multa em 2016 (5819) TRANSITAR COM O VEICULO EM LOCAL PROIBIDO/ART.193 DO CTB. A PAGAR R$ 889,21 (sendo que seria, transitar com veiculo com marca de canalização),porém, meu carro é de outro estado e eu moro em SP, só vi a multa quand puxei documentação para pagar IPVA, creio que acabou o tempo para recorrer, como devo proceder ? não encontrei nenhuma multa nesse valor, e na Av. Itaquera não existe marca de canalização!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clio Jr.

      Você deve verificar junto ao DSV/CET se ainda há prazo para recorrer. Se a multa (R$) já venceu, não há mais o que fazer na seara administrativa.

      Fernando

      Excluir
    2. Mas verifiquei a tabela, esse valor de multa não existe nem multiplicando por 3!

      Excluir
    3. Clio!

      O valor correto da multa dessa infração é de R$ 880,41.

      Fernando

      Excluir
  49. recebi uma multa em Bertioga (transitar com o veiculo em divisores de pista de rolamento, marcas de canalização. no local existe buracos que obrigam o motorista a desviar, tenho fotos do local que comprovam posso recorrer só por este motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Em tese, sim, desde que não haja como transitar no local por conta dos buracos.

      Fernando

      Excluir
  50. O prazo para recurso vence dia 02/05, porem recebi pelo correio dia 28 de abril as 17:30 Hs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto!

      Presumo que o problema foi dos Correios e não do órgão autuador. Portanto, recorra até a data indicada.

      Fernando

      Excluir
  51. caro Fernando fui até o local que cometi a infração, hoje no espaço de tempo de uma hora, fotografei mais de 100 veículos cometendo a mesma infração devido aos buracos e a sinalização quase invisível, não tem tartarugas, apenas uma tinta em parte completamente apagadas. estas fotos podem ser anexadas ao recurso!

    ResponderExcluir
  52. fui retirar o IPVA PELA INTERNET E APARECEU uma muta no veiculo que estou achando muito estranha, não consigo vê o lugar onde foi cometido na internet, codigo ( 581-9 ). data infração 03/04/2017 e ate hoje não chegou a notificação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha!

      Verifique diretamente junto ao órgão autuador. Com isso, saberá o que houve e se está correto.

      Fernando

      Excluir
  53. obrigado desde ja fernando... Gostaria de saber qual o prazo pra receber essa muta com o codigo 5819 com a data da infração 03/04/2017 ate agora nã0 recebi posso reccorrer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha!

      O prazo para receber a primeira Notificação é no máximo de 30 dias. Por conta da data da infração, já era para tê-la recebido a muito tempo.

      Entre em contato com o órgão autuador para saber quando, como e onde tentaram notificá-la e não conseguiram.

      Fernando

      Excluir
  54. Olá amigo, preciso de uma orientação. Se o agente de trânsito colocou art. 193, 5891-6 e apenas coloca o nome da rua e consta o local como "sn" sem número, há como se contestar essa multa ?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Luís!

      Não, pois para essa infração não precisa especificamente indicar um numero da via.

      Fernando

      Excluir
  55. Bom dia, Fernando! Recebi uma multa art. 193, 581-9 3, transitar veículo em ajardinamento, gramado, jardim público, 880 reais. Isso foi onde parei pra ir num restaurante. Tem o lado dos restaurantes e, na frente, um gramado/terra cortado pela pista por onde passam os carros. O gramado tem até rampa no meio-fio para acesso, todos os carros param lá. pois já é um estacionamento informal, tem flanelinhas/vigia de carros tb. Neste dia, apenas subi a rampa e parei logo próximo, perto de um arbusto. Estava cheio de carros na hora do almoço. Até carro da policia tinha parado lá. A multa foi do detran, sem abordagem ou aviso. Será que há uma forma de eliminar ou abrandar a multa? O correto nesse caso não seria a infração de (estacionar em gramado público) em vez de transitar, visto que subi e parei. Essa seria uma multa de 100 e poucos reais. Qual q diferença de ambas? Me dá uma luz, o recurso expira no dia 07/06/2017. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MsTitcho!

      O correto seria por estacionar e não por transitar, porém, como o Agente autuou por essa infração, não há como dizer que o veículo estava estacionado.

      Sugiro que obtenha uma cópia do Auto de Infração junto ao órgão autuador para verificar as informações adicionais que constam nesse documento e que não aparecem na Notificação.

      A ideia é verificar o que o Agente anotou (ou deixou de anotar) que possa auxiliar na sua defesa.

      Fernando

      Excluir
  56. Boa noite. Recebi o auto de infração onde é mencionado apenas o Art. 193 do CTB, porém não há menção quanto ao código de enquadramento. Na verdade eu estava estacionado e desmontado da motocicleta. posso recorrer alegando a ausência do código de enquadramento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adonis!

      Se essa ausência ocorreu no Auto de Infração, sim, pode recorrer indicando essa falha.

      Fernando

      Excluir
  57. Boa tarde Fernando.
    Eu recebi uma multa com a infração "Transitar com o veículo em marcas de canalização".

    Ocorreu o seguinte: Eu estava numa rua local, entrando na Avenida das Nações Unidas (pista local). Mesmo ela sendo chamada de "pista local", ela possui 4 faixas bem movimentadas. Poucos metros depois de entrar na pista local, eu precisava me manter à esquerda para pegar a pista expressa. Como o trânsito estava intenso, foi bem difícil para virar sem causar nenhum acidente. Fui obrigado a andar por cima de uma dessas "faixas de canalização" e havia um CLT no local com caderninho na mão, pronto para aplicar a multa. Provavelmente ele não viu que eu entrei numa rua a poucos metros dessa faixa.

    Alguma chance de recorrer? Tem alguma sugestão?
    Sabe de algum modelo que eu posso utilizar?

    Obrigado.
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André!

      Pelo fato de você ter acessado a via momentos antes, não há como recorrer.

      Já obteve uma cópia do Auto de Infração para verificar se há algo errado para ser explorado?

      Fernando

      Excluir
    2. Boa tarde Fernando.
      Obrigado por responder.

      Não solicitei e não sei como proceder.
      Você poderia me dar uma dica?

      Obrigado.

      Excluir
    3. André!

      Pessoalmente junto ao órgão autuador. Alguns, disponibilizam pela internet.

      Fernando

      Excluir
  58. BOA TARDE!
    Recebi uma notificação de uma multa por transitar com o veículo em marcas de canalização, 581-9 6. O veículo é da minha empresa, em nome da PJ mesmo. Como faço para identificar erros na notificação para torná-la nula? À princípio está tudo ok, mas no campo 6 (comprovação da infração por:) só consta a mat do agente autuador, não consta nº do Equipamento Eletrônico, nem Data da Aferição/Valid Conformidade, nem Marca/Modelo e também não consta o Código do Infraest. Todos esses campos estão em branco. Somente a Matrícula do agente autuador está preenchida. Isso já me dá o direito de tornar a multa nula? Obrigada, Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos!

      Essa infração é constatada por Agente e é por esse motivo que não aparece as informações do equipamento.

      Lembro, porém, que deve obter uma cópia do Auto de Infração junto ao órgão autuador para poder avaliar a situação corretamente. A Notificação recebida via Correios não serve para essa avaliação.

      Fernando

      Excluir
    2. Muito obrigado!
      Marcos Galvão

      Excluir
    3. Marcos!

      Disponha sempre que precisar.

      Fernando

      Excluir
    4. OI Fernando, já estou com o Auto de Infração. Como identifico os erros de preenchimento? À princípio, contem todas as informações da notificação e não consegui identificar nada errado. Grato, Marcos

      Excluir
    5. Marcos!

      Inicie os seus estudos pelo Artigo 280 e seguintes do CTB. Há necessidade de avaliar outras legislações, de acordo com a infração.

      Fernando

      Excluir
  59. Olá Fernando me tire uma dúvida pf ti eu já multa por transitar em marca de canalização só que nao conta cor do veiculo seria suficiente pra anular a msm. E só estou procurando um erro pois nao a cometi pois depois voltei no local e contar eu que nao teria como cometer a multa sem causar um acidente obg desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A cor do veículo não é de preenchimento obrigatório.

      Fernando

      Excluir
  60. Fernando boa noit, me recebi duas multas 1 por atravessar o canteiro central e outra por dirigir sem atenção ambas no mesmo dia, local e horário. Porém achei um erro em que o local colocaram próximo ao número 7 sendo que a avenida vai do número 46 ao 1498. No Google maps ele me dá a referência em um cruzamento e a pista que tem a barra de rolagem fica após o cruzamento e tem mais de meio metro de altura com vários retornos e algumas faixas de pedestres. O que devo colocar? Tirar fotos do início da avenida e só final provando Que e não tem o número 7 na rua, sendo que o número 46 fica em local sem barra de rolagem? Menciono o Google maps? Fico no aguardo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexander!

      Você já avaliou os Autos de Infração em busca de erros ou falhas de preenchimento? Talvez esteja olhando fixamente para a questão do endereço e está perdendo outras alternativas recursais.

      Quanto ao numeral 7 não existir, sugiro consulta ao cadastro da Prefeitura, que é mais oficial que o Maps.

      Fernando

      Excluir
  61. Não recebi a multa do vi a mesma lançado bo sistema, tem como obter uma cópia da mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexander!

      Para alguns órgãos autuadores é possível solicitar via internet. Outros, somente de forma pessoal.

      Fernando

      Excluir
  62. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você faz recursos sob pagamento? Se sem segue meu whats xxxxxxxxxxx

      Excluir
    2. Alexander!

      Sua postagem foi apagada pois continha número de telefone.

      Sim, elaboramos recursos personalizados. Entre em contato via e-mail:

      contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  63. Email já enviado fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  64. OLÁ,
    RECEBI UMA NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE, CÓDIGO DE INFRAÇÃO 5819 DESDOBRAMENTO 6 , COM DATA DE POSTAGEM 05/07/17 E DATA DE EXPEDIÇÃO 30/06/17 . NOS CAMPOS DO AUTO DE INFRAÇÃO ESTÁ DATA DA INFRAÇÃO 19/10/2016, SEM CHANCE PARA CONSEGUIR LEMBRAR DE ALGO DE QUASE UM ANO ATRÁS.NO CAMPO OBSERVAÇÕES CONSTA : DADOS VIA ISP. NÃO ABORDADO POR FALTA DE SEGURANÇA. PERGUNTO EXISTE POSSIBILIDADE DE FAZER ALGO??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz!

      Você deve obter uma cópia do Auto de Infração para avaliar se há algo que possa ser explorado, como erros ou falhas de preenchimento.

      Fernando

      Excluir
  65. Fernando,
    Qual o procedimento, ou como obtenho essa cópia do Auto de Infração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz!

      Dependendo do órgão autuador, basta comparecer na sede administrativa para requerer uma cópia.

      Fernando

      Excluir
  66. Olá,
    Recebi uma notificação de autuação com código 5819-6, aparentemente todos os dados estão corretos. Existe uma obs dizendo que consultado sistema SERPRO veiculo transitou em marca de canalização da esquerda em frente a PRF, veículo não abordado em razão de segurança...

    Gostaria de saber o que significa esta observação e se teria alguma forma de entrar com um recurso, Já que não fui abordado.Não deveria ser abordado? Como provar que não fiz a infração.

    obrigado

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Para essa infração, não existe necessidade de abordar o veículo. Logo, nada de errado nisso.

      "Consultado sistema SERPRO" significa que o Policial consultou a placa do seu veículo para verificar se constatava alguma irregularidade (roubo, por exemplo), antes de autuá-lo.

      Fernando

      Excluir
  67. Olá Fernando!
    Recebi uma notificação de autuação com código 5819/6. Nela diz que eu transitei com
    Veiculo nas marcas de canalização. O local de infração informado foi BR153 KM 490 UF/GO CRESCENTE. Eu fui exatamente no KM 490, que existe uma placa indicando e não tem nenhuma marca de canalização neste local mas logo a 800m a frente existe. Você acha que cabe recurso Fernando?
    Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício!

      A PRF não indica os metros onde ocorreu a infração e em tese, isso pode ser motivo para ser explorado nos recursos.

      Fernando

      Excluir
  68. Olá,
    Recebi uma notificação de autuação com código 5819-6. Existe uma obs dizendo que consultado sistema SERPRO veiculo transitou em marca de canalização da esquerda em frente a PRF, veículo não abordado em razão de segurança...

    Gostaria de saber o que significa esta observação.

    Outra coisa que observei é que embora no campo Local de infração / sentido da via, esteja BR040 KM-81 UF/RJ - decrescente, percorri a via e não existe placa que indique KM 81. Somente existe uma placa de KM 82 antes dos canais que ficam em frente a PRF.

    Teria alguma forma de entrar com um recurso?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Significa que o veículo transitou pela marca de canalização e não foi abordado para a autuação por questões de segurança do Agente e do trânsito.

      O fato de não haver placa de marco quilométrico não é assunto que deve ser explorado na defesa.

      Fernando

      Excluir
  69. Boa noite,

    Recebi uma notificação de auto de infraçaõ de marcas de canalização.

    No campo Amparo legal ( lei, artigo, Parágrafo, inciso, alínea ) só vem preenchido Lei 9503/97 (CTB) - 193.
    Está correto? não deveriam estar preenchidos todos os campos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essa infração está capitulada no Artigo 193. Logo, nada de errado nisso.

      Fernando

      Excluir
  70. Olá Fernando!
    Gostaria de ser acessorado por você pra entrar com recurso por uma multa que tomei. Qual seria o procedimento??
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício!

      Entre em contato via e-mail indicando a sua necessidade, por favor.

      contato@sigarecursos.com.br

      Fernando

      Excluir
  71. Corrigindo o erro de digitação por causa do corretor: Sou a proprietária do carro.

    ResponderExcluir
  72. Olá, Fernando! Me chamo Day. Vi hoje 20/09/17 no site do Detran RJ que dia 08/09/17 Que levei uma multa por transitar com veículo em marcas de canalização R$880,41. O local da infração foi Avenida Francisco Bicalho 01-RJ. Auto da infração 64843565 enquadramento da infração 193. Sou a Prproprietária do carro, mas não era eu quem estava dirigindo. A pessoa me disse que ao entrar a esquerda para ir a rodoviária Novo Rio viu engarrafado e desviou, jogando a esquerda para pegar a Avenida Brasil. Tinha um guarda Municipal lá atrás, só que ela passou ao lado da marca e não na marca canalizada. Será que consigo recorrer? Ainda não chegou na minha residência a notificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day!

      Você deve obter uma cópia do Auto de Infração para avaliar as informações anotadas pelo Agente. Apenas dizer o que ocorreu no dia não surtirá qualquer efeito no recurso.

      Fernando

      Excluir
  73. bom dia, No auto da infração nao foi mencionado a especie do veiculo, isso caracteriza falha de preenchimento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. retificando: na especie ele deixa passageiro em branco, mas no tipo mencionou automovel. Tem alguma falha ai ?
      Obrigado. Thiago

      Excluir
  74. Olá! Por favor, gostaria de tirar algumas dúvidas, recebi uma multa 5819-6 - transitar com veículo em marcas de canalização.

    Foi indicado SP150 Km 18 - 900m, porém nessa metragem não existem marcas de canalização. As mesmas estão do Km 18 até 18 e 100m... mas não no 900!

    Posso entrar com recurso/defesa?
    Se sim, alego erro de preenchimento ou inexistência das canalizações, ou os dois?
    Quais anexos são válidos como prova? Nos mapas e google maps com as fotos reais dá para ver nitidamente que não existem, os prints impressos são válidos?

    Desde já muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine!

      Pode alegar que no local indicado (18+900 mts) não há marca de canalização. Para tanto, junto fotos do local e mais os prints do Google Maps.

      Fernando

      Excluir
  75. Olá, Recebi uma multa por transitar com veículo em marcas de canalização. Ocorre que onde passei ( na Marginal com Av Jucelino) é de grande movimento e talvez pelo intenso transito e por falta de escape ( eu havia acabado de sair do Shopping), posso ter passado por cima desta faixa, mas é claro que se fui multada por este motivo em um local de grande movimento, so prova a maquina de multas que é a prefeitura, que ao invés de melhorar o transito colocam alguém para aplicar multa, me desculpa acho que isto não serve como argumento, mas foi apenas um desabafo. Ocorre que o carro estava em nome de uma empresa quando foi multado e logo depois passado para meu nome, a multa ocorreu dia 06/12/2017, e enviada dia 03/01/2018, quando o carro desde meados de dezembro já estava em meu nome. Ela foi enviada ao endereço da empresa e não ao meu como deveria e me parece haver um artigo neste sentido. Você acha que vale a pena recorrer? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celeste!

      O encaminhamento para o proprietário (à época da infração) está correto, conforme legislação em vigor. Quanto à isso, nada de irregular.

      Quanto à infração, não vai adiantar recorrer indicando que há um grande fluxo de veículo, etc. Para que possa ter alguma chance de sucesso, deve avaliar o Auto de Infração em busca de erros ou falhas de preenchimento que possam invalidá-lo.

      Fernando

      Excluir
  76. Olá, Hoje estacionei em uma via que tinha marcas de canalização, no momento que estacionei pensei que era marcas para estacionar,a distancia entre as faixas cabem um carro sem que os pneus fiquem sobre as faixas. Estas faixas são em ângulos de 45 graus e no sentido da via. Tinham vários carros estacionados desta forma e achei uma "vaga" e coloquei meu carro lá. Ao Retornar vi que um policial de trânsito estava multando todos os veículos estacionados.

    As Marcações destas faixas estava confundindo muita gente e pensei sinceramente que fosse um local adequado para estacionar.

    Outra coisa as marcações estão muito desgastadas pelo tempo. Tirei fotos e pretendo entrar com recuso, acha que posso ter sucesso em um recurso se explorar as marcações de canalização que confundem com marcas de estacionamento e o desgaste destas marcas? Outra coisa, para multar o agente de trânsito estacionou a viatura também sobre as marcas de sinalização e tirei foto para mostrar que até a policia estaciona no local.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard!

      Você deve avaliar a sinalização do local confrontando-a com as legislações que regulam o tema. Caso haja divergência, basta recorrer indicando isso.

      O fato de estarem desgastadas pode ser outro ponto a ser explorado nos recursos.

      Fernando

      Excluir
  77. Boa tarde, vendo a cópia do auto de infração e comparando com a notificação que recebi em casa, existe uma pequena diferença; no auto de infração tem código de infração 5819 e a na notificação está 581-9. isso caracteriza erro de transcrição? Posso recorrer alegando isso? Obrigado

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde,
    Fui multado 5541-4 Estacionar em desacordo com a regulamentação - vaga de carga/descarga.
    No entanto eu não estacionei nesse local, eu só parei por no máximo 5min, fiquei com alerta ligada e carro também.
    Eu não estacionei em momento nenhum.

    Cabe recurso?
    Se ele disse que eu estava estacionado não era pra ter rebocado o carro?
    Eu estava no carro e em momento nenhum fui abordado por algum agente.
    Como faço pra ganhar esse recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilton!

      Primeiro, precisa entender o conceito de estacionar e parar:

      Parada: imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.

      Estacionamento: imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

      Logo, pela descrição do que ocorreu, seu veículo estava estacionado e não parado.

      A falta de remoção do veículo não invalida a autuação.

      Fernando

      Excluir
  79. Boa noite.
    recebi uma notificação de Autuação com o codigo de infração 5819 desdobramento 6 e com pontuaçao de 7pts, descrição "Transitar com o veículo em marcas de canalização" no local DF047 KM 4 sentido Crecente (o qual desconheço este endereço) e não me recordo de ter transitado em canalização. Gostaria de entrar com defesa para anulação, pois trata-se de uma multa gravissima de valor alto e não cabivel R$880,41. Como devo proceder para tal. Agradeço desde já. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zelia!

      Inicialmente, obtenha uma cópia do Auto de Infração.

      Feito isso, verifique as informações anotadas (ou não) pelo Agente e que podem auxiliar na escolha dos argumentos da sua defesa.

      Fernando

      Excluir
  80. fui autuado porque estava fazendo uma curva na lateral da epnb
    e o agente do DER mim notificou com uma multa de 880$ transitar com veiculo em ajardinamento (581-9) tem como recorrer..??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Inicialmente, obtenha uma cópia do Auto de Infração e nesse documento, avalie as informações anotadas (ou não) pelo Agente.

      Essas informações devem ser avaliadas para verificar se o Agente cometeu alguma falha e explorar isso nos recursos.

      Fernando

      Excluir
  81. Olá. Recebi a multa 572-0 0 em uma via que sempre tem carros estacionados em ambos os lados. É uma via estreita onde se faz necessário andar praticamente no meio da via. Pra mim está multa é absurda, tendo em vista que não tem espaço para o carro passar na sua mão
    Como proceder para uma defesa correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizabeth!

      Já obteve uma cópia do Auto de Infração? Se sim, avalie as informações adicionais anotadas pelo Agente, pois pode conter algo útil para a defesa.

      Pode ser que fotos do local (no mesmo horário da infração), possam demonstrar que é impossível cometer a infração.

      Fernando

      Excluir
  82. Boa tarde Fernando, desde já agradeço. Recebi notificação de autuação de infração de trânsito no dia 11/05/18 - recebido pelo condomínio e só me foi entregue no dia de ontem. Data da multa 13/04/18 e data da emissão 28/04/18. Consta infração "transitar com o veículo em marcas de canalização" enquadramento 58196. local: marginal tiete (C/A) `; Central, Km, 0. Não moro em SP e estava em São Paulo nesta data e local. Porém não me lembro da transgressão e, consultando o google maps tem marcas extensas de canalização no provável Km 0. Aparentemente não há erro no preenchimento. Falta o modelo e cor do veículo. Retirei pela internet uma cópia do auto de infração onde consta a seguinte anotação realizada pelo agente: "Não caracterizava defeito mecânico. Trafegou sobre zebrada". Há alguma maneira de entrar com recurso uma vez que a transgressão não ocorreu de forma deliberada? Faz anos que não sou multada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa!

      O modelo e a cor do veículo não são de preenchimento obrigatório.

      Infelizmente, o fato de não ter ocorrido de "forma deliberada" não é motivo para invalidação do Auto de Infração.

      Você deve avaliar o local (preferencialmente in loco) e o Auto de Infração, para tentar localizar algo que possa ser explorado na defesa.

      Fernando

      Excluir
  83. Boa tarde Fernando, desde já agradeço. Recebi notificação de autuação de infração de trânsito: Data da multa 20/04/18 e data da emissão 05/05/18. Consta infração "transitar com o veículo em marcas de canalização" enquadramento 58196. local: "marginal tiete (C/A); pista Central Km, 15,2". Não me lembro da transgressã.
    Quais sao ls tipos de erros parapentrar com recurso? Pus entre aspas a descriçao, o q acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Você deve obter uma cópia do Auto de Infração para que possa avaliar corretamente a infração, pois na Notificação recebida não há informações adicionais que podem constar no Auto.

      Feito isso, avalie dados do veículo e do campo "observação" para verificar se o Agente explica corretamente a situação. Se houver erros ou falhas, recorra com base nisso.

      Fernando

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Obs: "não caracterizava defeito mecânico"
      Local: "marginal Tietê (c/a) pista central km, 15,2"

      Excluir
  84. Obs: "não caracterizava defeito mecânico"
    Local: "marginal Tietê (c/a) pista central km, 15,2"

    Essa Vírgula depois de km nao deixa meio sem nexo o endereço? local: marginal tiete pista central km.
    número: 15,2

    seria motivo de recurso?
    nessas hora pensamos em qlq coisa para podermos fazer o recurso..
    desde ja obg.

    ResponderExcluir