sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pedidos de transferência de multa encalham na capital


Olá!

A prefeitura apertou a fiscalização dos infratores no trânsito, mas não se preparou para lidar com tantas multas na capital paulista. O resultado é um encalhe dos processos de transferência de pontos da carteira de habilitação, o que tem prejudicado milhares de motoristas, até com ameaça de suspensão da carteira. O problema se agravou nos últimos meses, diante da incapacidade de equipes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para atender 5.000 pedidos por dia.

O proprietário do veículo recebe a multa e tem 15 dias para dizer quem cometeu a infração. Mas, sem estrutura suficiente, a prefeitura, muitas vezes, não consegue analisar a indicação no prazo previsto (120 dias após a infração). Com isso, os pontos são mantidos pelo sistema do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) na carteira do dono do veículo, em vez de transferidos.

Priscila foi uma das vítimas. Emprestou seu carro ao irmão, que, em janeiro, foi flagrado por exceder a velocidade em até 20% na rua Sena Madureira. A transferência dos pontos foi pedida no prazo, por correio, com aviso de recebimento. O processo encalhou na CET, Priscila atingiu 22 pontos por conta dessa multa e foi notificada pelo Detran dois meses atrás por ter suspenso seu direito de dirigir.

As queixas se repetem no posto do DSV (departamento municipal que oficializa as multas da CET localizado na avenida do Estado). O comerciante Danilo decidiu enfrentar 40 minutos de fila para ser atendido pessoalmente por não confiar em transferir pontos por carta.

O atraso é reconhecido pela CET. Ela tem enviado cartas (cita "problemas operacionais") para que os prejudicados que a procuram possam recorrer ao Detran se tiverem com CNH ameaçada. Leandro, o noivo de Priscila, diz que a Ciretran (ligada ao Detran) de Osasco informou que essa carta não resolveria o problema.

Funcionários da CET dizem haver mais de 100 mil processos de pontuação encalhados.

Fernando

Fonte: Pedidos de transferência de multa encalham na capital, Agora São Paulo, disponível em http://www.tecnodataeducacional.com.br/noticias-portal-do-transito.asp?id=250530, acesso em 26 de agosto de 2011, às 09h30

2 comentários :

  1. Boa tard ! Sofri uma atuação de infração em veículo registrado em meu nome, por estacionar em local indevido (transição de horário)porém eu não fui a condutora do veículo.
    A Notificação desta foi entregue em mãos no dia 25/10/2011 porém o prazo para preenchimento correto do condutor seria até o dia 21/10/2011, creio que o atraso do recebimento tenha ocorrido por motivo de Greve Nacional nos Correios pois a emissão da atuação foi em 26/09/2011.
    O grande problema é que a minha Habilitação é provisória e seria a 2ª atuação em meu nome "indevidamente" que recebo, por este todo o processo para minha habilitação foi perdido. Não consegui identificar qual foi o plano estratégico das entidades envolvidas diante deste problema qual sou apenas mais uma vítima.
    O DETRAN informa ser diretamente a prefeitura regional
    Não sei o que fazer diante deste !
    Alcione Guimarães

    ResponderExcluir
  2. Alcione!

    Em virtude da greve dos funcionários dos Correios (e encerramento), a maioria dos órgãos autuadores estendeu os prazos para interposição de recursos e/ou para apresentação do real infrator.

    Porém, cada um está disponibilizando um prazo diferente. Por isso, vc deve entrar em contato pessoalmente com o Departamento de Trânsito da cidade onde ocorreu a infração para se informar dos procedimentos.

    Como exemplo, veja a informação disponibilizada pela CET/DSV de São Paulo, especificamente com relação aos novos prazos, no link abaixo:

    http://recursodemultasp.blogspot.com/2011/10/fim-da-greve-dos-funcionarios-dos.html

    Espero tê-la ajudado na elucidação da sua dúvida.

    Fernando

    ResponderExcluir