sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como "ler" um pneu?

Olá!

Vc sabia que o pneu tem data de validade?

Sabia que alguns pneus tem velocidade limite?

No pneu vem vários caracteres escritos, o que a maioria sabe olhar são as medidas e somente. Mas saiba que existe muito mais informações neles do que apenas isso!
Dê uma olhada na imagem abaixo:

 
1) Marca do fabricante.
2) Modelo do Pneu.
3) Características de dimensões e construção:
- 195 Largura da seção em mm.
- 60 Relação entre altura (H) e largura (S) da seção.
- R Indica estrutura radial
- 15 Diâmetro interno do pneu (aro) em polegadas.
4) Índice de carga / código de velocidade (88 = 560 Kg / V=240 Km/h).
5) Pneu sem câmara (TUBELESS) ou com câmara (TUBE TYPE).
6) Indicadores de desgaste T.W.I. (Tread Wear Indicators): quando atingidos, indicam o momento de troca do pneu.
7) País de fabricação.
8) Matrícula DOT (Department of Transportation): indica estabelecimento de produção, tipo de pneu e período de fabricação.
9) Dados da estrutura do pneu.
10) Símbolo de certificação do INMETRO.
11) Carga e pressão máximas.
12) Site do produto.




Definições:


Altura da Seção (H): A metade da diferença entre o diâmetro geral e o diâmetro nominal do aro.
Largura da Seção (S): A distância linear entre as partes externas das laterais de um pneu cheio, excluindo as elevações causadas pelas marcas, decorações, fitas ou aparatos de proteção.
Largura da Seção Nominal: A largura da seção de um pneu cheio, colocado em seu aro; tal valor está indicado na descrição das dimensões do pneu (ex: 205/55R16 - largura nominal = 205 milímetros)
Largura do Aro (L): A distância linear entre os flanges do aro, medida internamente.
Diâmetro do Aro (d): O diâmetro medido entre os assentos dos talões.
Diâmetro Interno (DI): O diâmetro medido internamente no pneu, talão a talão, substancialmente igual ao diâmetro nominal do aro medido na zona de apoio dos talões.
Diâmetro Externo (DE): O diâmetro de um pneu cheio, montado no aro e sem carga.
Raio Estático sobre carga (Rest): Distância entre o centro da roda e o solo, com o pneu sob carga.

Abaixo estão algumas informações gerais, para ajudar na leitura das tabelas

S: Largura da seção (medida em mm), do pneu sem carga, com relação ao primeiro dos aros mostrados na tabela. Caso o pneu esteja colocado em um aro diferente dos mostrados na lista de aros permitidos, a largura da secção é obtida ao se diminuir (ou aumentar) o valor exibido na tabela em 5 mm para cada variação de 0,5 na largura do aro.

Largura da Seção (S): A distância linear entre as partes externas das laterais de um pneu cheio, excluindo as elevações causadas pelas marcas, decorações, fitas ou aparatos de proteção.

DE: Diâmetro geral do pneu, quando cheio e sem carga.
Rest: Raio estático: A distância entre o centro da roda e a superfície da estrada, com relação a um pneu cheio e com as cargas exibidos na tabela , em condições estáticas.
CR: Circunferência de rolagem. A distância coberta em uma volta completa da roda com tração sob as condições de carga e pressão indicadas na tabela.

Fernando

Fonte: http://www.eurotyre.pt/tecnica/como-ler-um-pneu

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