segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cerco fechado aos carros com farol de xênon

Olá!

Quem instalou faróis de xênon no veículo precisa se apressar para retirá-los. Na última quarta, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou a proibir o uso desse tipo de lâmpada mais potente em carros, motos e ônibus. Ela já havia sido proibida em 2009, mas foi liberada em seguida após regulamentação que estabeleceu limites de intensidade de luz.

Após a publicação da Resolução 384 no Diário Oficial da União na última terça, os órgãos estaduais de trânsito ficam autorizados a autuar donos de carros flagrados com o xênon. Eles ainda terão que pagar multa de R$ 127,69 e vão levar cinco pontos na carteira de habilitação. O documento do veículo fica retido até a regularização.

A restrição não atinge os veículos que saem de fábrica com esse tipo de farol e os carros que já tenham solicitado autorização ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Até então, era necessário pedir uma autorização prévia e passar por uma vistoria após a instalação do equipamento. Somente depois de tudo isso o automóvel recebia um Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário