terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sistema desenvolvido em Portugal permite que motoristas "enxerguem" através de outros carros em engarrafamentos

Olá!

Sabe quando você está preso no trânsito sem saber o motivo, já que você não vê o que está além da fileira de carros? Pensando nesse problema comum, pesquisadores da Universidade de Porto, de Portugal, desenvolveram um sistema que permite ao motorista enxergar através de outros veículos.

O projeto, ainda em fase de testes, chama-se See-Through System ("sistema para enxergar além", em tradução livre) e ainda está em fase de testes. Mas os pesquisadores acreditam que, quando terminado, ele poderá beneficiar especialmente os motoristas de megalópoles, como São Paulo e Nova York.

O sistema funciona como uma "rede social" de câmeras instaladas em carros. Toda vez que você ficar preso atrás de um caminhão ou ônibus que o impeça de ver a rua, você poderá visualizar a imagem de uma câmera localizada em um carro à sua frente.

Testes já foram feitos tanto em simuladores virtuais como no mundo real. O sistema está em desenvolvimento desde 2010, sob a responsabilidade do professor Michel Ferreira e sua equipe na Universidade de Porto.

Segundo a New Scientisto tempo de atraso da imagem é de apenas 200 milissegundos e a tecnologia funciona também quando o carro está a 90 km/h em uma estrada para fazer uma ultrapassagem com mais segurança, por exemplo.

Como o sistema interliga as câmeras com uma conexão por proximidade, de veículo para veículo (V2V), outras pessoas não poderão acessar a câmera do seu carro quando você não estiver por perto.

Entretanto, a novidade ainda requer uma instalação complicada de uma tela de LCD que fica na frente do volante. A tecnologia poderia evoluir para algo mais prático, como uma aplicativo para o Google Glass, por exemplo.

Assista ao vídeo de demonstração dessa tecnologia.


Fernando

Fonte: Projeto permite que motoristas enxerguem através de outros carros em engarrafamentos. Agrela, Lucas. Info Online. Disponível em http://info.abril.com.br/noticias/bitnocarro/2013/10/projeto-permite-que-motoristas-enxerguem-atraves-de-carros-em-engarrafamentos.shtml, acesso em 22 de outubro de 2013, às 07h30

Nenhum comentário :

Postar um comentário