Olá!
Vc é de fora da cidade de São Paulo-SP e por isso não precisa fazer a inspeção veicular no seu veículo? Dependendo da cidade onde o veículo está registrado, saiba que isso está com os dias contados.
A Procuradoria Geral do Estado disse que ainda não foi notificado da
sentença. Porém, ressalta que “decisão da Presidência do Tribunal de
Justiça suspende qualquer decisão proferida até o trânsito em julgado da
ação”. A assessoria do governo de São Paulo diz que, sobre a inspeção
obrigatória, “há um projeto de lei, de autoria do Executivo, tramitando
na Assembleia Legislativa, que é um poder independente”. O projeto está
parado na Assembleia desde novembro de 2009.
O juiz havia expedido uma liminar em maio que obrigava a inspeção. Essa
decisão provisória, no entanto, foi suspensa no início deste mês pelo
presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan
Sartori, em resposta a um recurso impetrado pelo estado. Sartori
considerou que o prazo estipulado pelo juiz de 1ª instância é
“nitidamente estreito para envergadura de programa que se antevê de alta
complexidade”.
Em nota, o governo de São Paulo diz que “já tem atuado fortemente na
redução da emissão de poluentes por veículos. Em 2003, o governador
Geraldo Alckmin reduziu a alíquota do ICMS do etanol, um combustível
menos poluente, de 25% para 12,5%. Foi o primeiro estado do Brasil a
adotar essa medida”.
O Programa de Inspeção Veicular Ambiental está em
implantação na capital desde 2007. Trata-se, segundo o Governo, de uma medida que visa minimizar as emissões de
poluentes pelos veículos registrados na cidade, buscando estimular
seus proprietários a fazerem a manutenção adequada e manter as
emissões de seus veículos dentro dos padrões recomendados pelo
Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).
Segundo pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, estima-se que cerca de 10% das mortes de idosos, 7% da mortandade infantil e de 15 a 20% das internações de crianças por doenças respiratórias estejam relacionadas com as variações da poluição atmosférica. Em dias de grande contaminação do ar o risco de morte por doenças do pulmão e do coração aumenta em até 12%. Habitantes de São Paulo vivem em média um ano e meio a menos do que pessoas que moram em cidades de ar mais limpo.
O Programa de Inspeção Veicular Ambiental foi implantado pela
Prefeitura gradativamente: em 2008 começou com toda a frota a
diesel registrada na cidade. Em 2009 passaram pela inspeção todos
os veículos diesel, todas as motos (exceto as de 2 tempos) e também
os carros movidos a álcool, gás ou gasolina registrados na cidade
de São Paulo entre 2003 e 2008. Em 2010, o programa atingiu 100% da
frota (6,5 milhões de veículos, naquela época), completando assim o ciclo da progressividade da
implantação.Segundo pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, estima-se que cerca de 10% das mortes de idosos, 7% da mortandade infantil e de 15 a 20% das internações de crianças por doenças respiratórias estejam relacionadas com as variações da poluição atmosférica. Em dias de grande contaminação do ar o risco de morte por doenças do pulmão e do coração aumenta em até 12%. Habitantes de São Paulo vivem em média um ano e meio a menos do que pessoas que moram em cidades de ar mais limpo.
A Prefeitura de São Paulo apoiou o processo que levou em outubro de 2009 à aprovação da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 418/09, estendendo a inspeção veicular em todo o Brasil.
Fernando
Fonte:
1 - Justiça volta a tornar obrigatória inspeção veicular em 124 cidades. G1 São Paulo. Disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/09/justica-volta-tornar-obrigatoria-inspecao-veicular-em-124-cidades.html, acesso em 13 de outubro de 2013, às 22h30 (com adaptações)
2 - Inspeção Veicular Ambiental. Companhia de Engenharia de Tráfego. Disponível em http://www.cetsp.com.br/consultas/inspecao-veicular-ambiental.aspx, acesso em 13 de outubro de 2013, às 22h40 (com adaptações)
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