segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Transferir multas de trânsito para outra pessoa ficará mais difícil a partir de novembro

Olá!

Transferir multas de trânsito para outra pessoa ficará mais difícil e burocrático a partir de novembro por causa da resolução 263 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

A principal mudança é a exigência do reconhecimento das assinaturas em cartório - do proprietário e do condutor infrator - para a transferência da multa. Outra alternativa exige que os envolvidos compareçam ao órgão de trânsito responsável pela autuação e assinem um documento na presença de um funcionário.

Atualmente, apenas o envio de um formulário, assinado pelos envolvidos, aos departamentos estaduais de trânsito (Detrans), é exigido. Em até seis dias, o órgão responsável faz a transferência solicitada pelo motorista. “O que o Contran quer é aumentar o grau de confiabilidade. Evitará fraudes. Mas deve levar em conta que o processo ficará difícil, principalmente em cidades com população numerosa”, afirma Antônio Joaquim de Siqueira, delegado da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Rio Preto. “Essa medida é fantástica. Casos de pessoas que perderam carteira ou foram roubadas e tiveram documentação copiada e receberam multas por algo que não fizeram vai acabar. ”, diz Ricardo Tokoi, presidente da Associação de Despachantes de Rio Preto.

A empresária Vera Lúcia Marques, que foi ao Poupatempo para transferir multa para outra pessoa na sexta-feira, não gostou da novidade. Para ela, o país já tem muita burocracia e, mais uma, só vai prejudicar a população. “É difícil as duas pessoas comparecerem ao órgão de trânsito para assinar a transferência. Isso custará muito tempo para quem precisa e também para os funcionários que realizam o atendimento”, diz.

15.138 transferências de multas foram realizadas nos nove primeiros meses do ano em Rio Preto, segundo dados da Secretária de Trânsito e Transportes da cidade 150 é a média diária de formulários de transferência preenchidos e encaminhados aos órgãos de trânsito responsáveis em Rio Preto. São, em média, seis dias úteis para a transferência ser efetivada.

Fernando

Fonte: Transferir multas de trânsito para outra pessoa ficará mais difícil a partir de novembro, disponível em http://www.tecnodataeducacional.com.br/noticias-portal-do-transito.asp?id=258254, acesso em 03 de outubro de 2011, às 15h45

3 comentários :

  1. eu tenho aqui comigo uma multa e nela só diz que assinatura tem que ser igual a da cnh e não fala nada de reconhecimento de firma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Werner!

      Essa Resolução está suspensa, por meio de uma Portaria do DENATRAN.

      Logo, não precisa reconhecer firma para a indicação do real infrator.

      Fernando

      Excluir
  2. eu comprei um carro e nao passei ainda para meu nome,fui autuada por andar com documentaçao atrasada,foi levado para o patio e recebi uma multa gravissima com 7 pontos,mas eu assinei a multa no ato da autuaçao,os pontos vai na minha cnh ou na do proprietario do carro?

    ResponderExcluir