quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Falta de CNH - pode ou não remover o veículo ao pátio?

Postagem atualizada em 29 de dezembro de 2016

Olá!

"O veículo com todos os documentos pagos, como licenciamento, IPVA, seguro, todos legalizados ainda assim o veiculo pode ser removido para o pátio, por falta de habilitação do condutor, mesmo ele apresentado um motorista habilitado no ato?"


Vamos analisar os preceitos do Artigo violado:

"Art. 162. Dirigir veículo:
I - sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (três vezes = R$ 574,00);
Medida Administrativa: retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

A "medida administrativa" foi incluída no dispositivo acima em 1º de novembro de 2016, quando entrou em vigor as alterações introduzidas pela Lei 13.281/16.

Dessa forma, o veículo pode ser retido até a apresentação de um condutor habilitado, liberando-o em seguida, não podendo ser apreendido pelo simples fato do condutor abordado não ser habilitado.

Porém, se esse condutor não for apresentado num prazo estabelecido pelo Agente, poderá sim remover o veículo ao pátio. Nesse caso, poderá ser retirado do pátio imediatamente pelo proprietário, utilizando um guincho ou apresentando um condutor para seguir dirigindo-o.

Obviamente, no segundo caso deverá arcar com as custas da remoção e do pátio.

Fernando

285 comentários :

  1. olá bom dia...vendi meu carro e por ser parente não me preocupei de fazer a transferencia....só que o que eu não sabia é que ele não tinha habilitação.....o carro foi aprendido....e agora a multa e os pontos vem pra mim????

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Me envolvi em um acidente de atropelamento e estava sem cnh... O carro não está no meu nome, mas sim no nome da mãe do meu marido. A vítima, que não se machucou e teve uma torção no pé, não quis prestar boletim de ocorrência.
    O carro está com todos os documentos em dia e na delegacia, apresentei um condutor habilitado para retirar o veículo, mas mesmo assim, a policial falou que o carro seria apreendido e só poderia retirar assim que regularizasse a situação do veiculo! Agora, eu só gostaria de entender que situação que vai ter que ser regularizada, até porque, o carro NÃO esta no meu nome, ESTA COM A DOCUMENTAÇÃO EM DIA e tinha uma pessoa habilitada para retirar o veículo.

    Que regularização é esta?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!

      Foi feita alguma autuação?

      É provável que tenham solicitado a presença o proprietário do veículo para liberá-lo.

      Do contrário, deverá solicitar esclarecimentos no próprio local da remoção.

      Fernando

      Excluir
  3. Não possuo CNH estou em processo,fui parada por PMs SP,mesmo possuindo pessoa habilitada no local para assumir a direção e documentos do veículo estarem em ordem,não autorizaram tal procedimento informando que a lei havia mudado e que o carro deveria ser removido ao pátio,após muitas conversas que não resultaram em nada somente na efetiva remoçao do veículo;se tratando de via paralela ao Posto da polícia Rodoviária aonde os mesmos se encontravam estacionados na entrada de uma propriedade particular e havendo pessoa habilitada a conduzir veículo é possível encontrarmos algum abuso ou falha???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não é a legislação que mudou mas o procedimento da PM, que remove o veículo ao pátio mesmo tendo uma pessoa habilitada para seguir dirigindo.

      Sugiro uma consulta ao seu advogado para verificar se há alguma alternativa judicial para o caso.

      Fernando

      Excluir
  4. Então pode ou não a PM recolher o veículo ao pátio por falta de CNH quando o condutor apresentar alguém habilitado ou o proprietário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O CTB não prevê a medida administrativa de remoção do veículo, conforme explicado acima.

      Fernando

      Excluir
  5. olah! comprei um carro da minha mãe e não sou habilitado ainda!
    hj a base perto de casa apreendeu meu carro, possso ser oo procurador pelo veiculo e chamar uma pessoa habilitada para retirar o veiculo comigo?

    ResponderExcluir
  6. Olá ! tive minha moto apreendida por falta de cnh, quem retirou a moto foi um amigo com cnh provisoria os pontos serão descontado da carteira dele ?
    a moto esta no meu nome e foi eu a quem estava conduzindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oton!

      Não existe pontos para essa infração.

      Fernando

      Excluir
    2. Bom dia amigo...
      Tomei multa por lacre da placa rompido (pelo PM )
      Tem alguma alternativa a fazer ?
      E alegaram que eu estava sem o capacete e levaram o mesmo embora...
      Conto muito com sua colaboração Fernando

      Excluir
    3. Junior!

      Vc deve avaliar os Autos de Infração lavrados em busca de erros/falhas de preenchimento que possam invalidá-los.

      Já fez essa análise?

      Fernando

      Excluir
  7. Olá eu posuo carteira mas não estava com ela e fui multada no cod 691-2 -0 artigo 232 e foi feita a remoção do veículo mas no local tinha pessoa habilitada para levar o veiculo, mesmo assim o veiculo foi removido. Cabe recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O fato de terem removido o veículo não cancela o Auto de Infração.

      Fernando

      Excluir
  8. II - de 11 (onze) a 20 (vinte) dias, para penalidade aplicada em razão de infração para a qual seja prevista multa agravada com fator multiplicador de três vezes;
    meu carro foi preso hoje realmente terei que aguardar 10 dias pararetirar meu veiculo desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. mas esses dias se conta com os sabados e domin
    go ou
    de segunda a sexta/

    ResponderExcluir
  10. comprei uma moto em meu nome e vendi para meu irmão os policiais pegaram o filho dele dirigindo a moto e o mesmo não é habilitado liberaram a moto mas recolheram o documento da moto que está com os pagamentos em dia. estando a moto em meu nome a pontuacão vai para minha carteira de habilitação.desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arildo!

      Depende das multas que foram lavradas. Quais foram?

      Fernando

      Excluir
  11. meu carro foi apreendido por falta de cnh,fui retira-lo no dia seguinte no detran pagar taxas de guincho e outras,e descobri q so posso pegar o carro depois de 10 dias certo ou errado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanni!

      Correto em partes, pois a Autoridade de Trânsito deveria aplicar a penalidade de apreensão do veículo por um período que pode variar entre 11 e 20 dias e não 10, como está sendo aplicado.

      Fernando

      Excluir
  12. ola tem um veiculo em meu nome meu padrasto tava dirigindo sem cnh e eu nao sou habilitada no auto de infraçao ta dirigir sem cnh alem do guicho e patio tem q paga mais alguma coisa nesse caso tem alguma carencia para retirar o veiculo o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, terá que pagar a multa posteriormente, de R$ 570,00.

      Não há carência para retirada do veículo do pátio.

      Fernando

      Excluir
  13. Boa noite Fernando, tudo bem?

    Estou com um sério problema. Estava amasiada há nove anos, porém agora me separei. Meu "ex-marido" tem dois carros em meu nome, um quitado e outro financiado. Eu tenho CNH mas ele não.
    Quando ainda estávamos juntos a Policia Rodoviária nos abordou e tomamos 3 multas: Licenciamento vencido, Dirigir sem possuir CNH e entregar veículo a pessoa não habilitada. Dessas multas, todos os pontos vieram para minha CNH, totalizando 21 pontos. Tinha algumas de velocidade que também vieram para minha CNH totalizando se eu não me engano 42 pontos.
    Recebi a carta do detran e em julho entreguei minha CNH que deveria ficar suspensa até agosto e deveria fazer o curso de reciclagem.
    Nesse meio tempo nos separamos, passou o tempo de suspensão, mas não fiz o curso de reciclagem por estar com problemas pessoais devido a separação.
    Depois do período de suspensão ele teve o veículo apreendido por mais 3 vezes por dirigir sem CNH e uma das vezes estava com o licenciamento vencido.
    Já recebi as multas em meu nome por o veículo estar com licenciamento vencido, por dirigir sem cnh e por entregar o veículo a pessoa nao habilitada, inclusive já somando os pontos ao meu prontuário.
    Essas 2 outras vezes, ocorreram domingo e hoje e ainda não recebi a notificação.
    Por várias vezes pedi que ele tirasse os carros de meu nome, já que não me pertencem e nem estão em meu poder, porém ele não o fez e continua tomando multas que chegam em meu nome.
    Gostaria de saber se existe algum recurso ou algo que eu possa fazer para não perder minha CNH.
    Minha dúvida também é essa, vou fazer a reciclagem que já deveria ter feito e não sei o que acontecerá quando for levar o certificado. Corro o risco de perder minha CNH e ter que fazer todo o processo novamente depois de 2 anos?
    Fico no aguardo.
    Estou extremamente desesperada, porque apesar de ter CNH, não dirigo, pois tenho muito medo.
    Obrigada pela atenção
    Mariane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marine!

      Tudo bem, e com vc?

      O caso está complexo. Por isso, um contato telefônico ajuda na elucidação das dúvidas.

      Entre em contato via e-mail: recursodemultasp@hotmail.com

      Fernando

      Excluir
    2. Levei uma multa conduzir veiculo características alteradas,minha cnh e provisória.. So que a moto esta no nome da minha mãe...mais tem um pobrema eu fui identificado como o condutor do veiculo

      Excluir
    3. Olá!

      Se está no nome dela, sua Permissão não será penalizada mas sim a dela.

      Fernando

      Excluir
  14. OLÁ FERNANDO, BOM DIA!

    GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA CONTIGO.
    VENDI A MINHA MOTO PARA O MEU IRMÃO E NÃO TRANSFERIR PARA O NOME DELE. O FUNCIONARIO DO MEU IRMÃO FOI PARA EM UMA BLITZ E NÃO POSSUI CNH.
    FORAM FEITOS DUAS AITS, UMA REFERENTE A NÃO POSSUI CNH COD. 501-00 E A OUTRA NÃO ESTA PORTANDO O CRLV COD. COD 691-20.
    PEGUNTO SE TEM COMO ALEGAR EM MINHA DEFESA QUE O NÃO ERA EU QUEM CONDUZIA E SIM O CONDUTOR QUE FOI FISCALIZADO. AH, FOI FEITO OS AITS EM NOME DESTE FUNCIONARIO E INCLUSIVE REDIGIDO UM BOPM.

    DESDE JA, OBRIGADO

    WEDSON HENRIQUE
    IPATINGA-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wedson!

      Vc não sofrerá punições (pontos) por essas infrações. Só será obrigado a pagar as multas e pode solicitar o ressarcimento ao funcionário autuado.

      Fernando

      Excluir
  15. ola ,, me envolvi num acidente onde a principal vitima fui eu,porem veiculo não esta em meu nome i estou em processo , ou seja estou tirando minha CNH , mas o policial foi no hospital i mês fez perguntas i falei pra ele que estava tirando minha CNH,,, DAI PERGUNTO É POSSIVEL TER PERDIDO O TODO O PROCESSO I TER KI COMEÇAR TUDO DE NOVO OU SEJA TIPO UMA RECICLAGEM ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não perderá o processo de habilitação por conta disso, porém, sugiro que pare e só reinicie após o pagamento da multa.

      Fernando

      Excluir
  16. Boa noite..

    Bem, ja era praticamente premeditado, meu pai sofreu um acidete recentemente, o mesmo ñ possuí CNH, à moto na qual ele estava é de sua propiedade é se encontra com à documentação em dia.

    Quero saber se EU, que sou Habilitado posso estar retirando- a?

    Valores aproximados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson!

      Sim, pode retirá-la normalmente.

      Quanto aos valores, deverá verificar pessoalmente junto ao pátio.

      Fernando

      Excluir
  17. boa noite
    minha moto foi apreendida hj , porem esta no meu nome , so que nao possuo cnh
    , minha cnh esta para chegar daqui uns 2 dias , gostaria de saber , quantos daqui quantos dias pego minha moto ? se minha CNH pode ser cancelada ? o Pm disse que iria cair no sistema so sexta feira , e se no caso eu pegar minha CNH eu mesmo posso ir retirar minha moto ? agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aurélio!

      Vc pode pegar a sua moto amanhã, levando consigo um condutor legalmente habilitado. Se vc quiser aguardar a chegada da habilitação para isso, é só aguardar.

      Fernando

      Excluir
  18. ola fernando, gostaria que tirasse uma dúvida? estou em processo de cnh, AB,
    semana passada fui parado em uma blitz, minha moto foi aprendida, a infração foi pq nao possuo cnh. o documento não esta em meu nome, somente o recibo no qual ja ta datado a um bom tempo. so tenho mais um exeme pra realizar de baliza e tudo terminará. quero saber se corro o risco de perde minha cnh de alguma forma? espero sua resposta obrigado!
    thiago.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago!

      Nada do que ocorre antes de obter a PPD pode invalidá-la ou impedir a troca pela CNH. Porém, o DETRAN costuma cometer alguns erros e isso pode atrapalhar a sua vida.

      Pode ser que o DETRAN insira erroneamente os pontos dessa infração na sua futura PPD.

      Fernando

      Excluir
  19. vendi uma moto e estou com a permissão,a moto foi apreendida em uma blitz pelo novo proprietario que ainda não transferiu a moto do nome.isso pode me prejudicar para a trca da CNH?eu com a provisória posso liberar a moto dele do patio?desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
  20. ola fernando, gostaria que tirasse uma dúvida? estou em processo de cnh, AB,
    semana passada fui parado em uma blitz, minha moto foi aprendida, a infração foi pq nao possuo cnh. o documento não esta em meu nome, somente o recibo no qual ja ta datado a um bom tempo. so tenho mais um exeme pra realizar de baliza e tudo terminará. quero saber se corro o risco de perde minha cnh de alguma forma? espero sua resposta obrigado!
    thiago.....

    Responder
    Respostas

    Fernando (Siga Recursos)15 de junho de 2014 17:54
    Thiago!

    Nada do que ocorre antes de obter a PPD pode invalidá-la ou impedir a troca pela CNH. Porém, o DETRAN costuma cometer alguns erros e isso pode atrapalhar a sua vida.

    Pode ser que o DETRAN insira erroneamente os pontos dessa infração na sua futura PPD.

    ENTENDI, SE ISSO ACONTECER, VOCÊ PODE ME INDICAR ALGUMAS SOLUÇÕES DE COMO AGIR? TIPO SERÁ QUE PODEREI INDICAR UMA PASSOA NO AUTO DE INFRAÇÃO? AGREDESSO PELA RESPOSTA E ESPERO OUTRA DESDE JA OBG.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vc deverá solicitar a exclusão ao Direito do DETRAN indicando o equívoco que estão cometendo. Porém, caso não consiga fazer a exclusão, deverá solicitar judicialmente.

      Fernando

      Excluir
  21. espero que não chegue nessa situação, obg fernando pela ajuda até mais
    thiago....

    ResponderExcluir
  22. Olá Fernando estou com uma duvida.
    Poderia me responder, tenho um veiculo e o mesmo recebeu uma multa grave, mais eu que sou o proprietário não tenho CNH, e o condutor esta com a permissão para dirigir (ou seja se ele assumir terá que refazer todo o processo novamente), posso não identificar o condutor, assumir esses pontos???
    E se eu assumir corre perigo de eu responder a algum processo ou ter a apreensão do veiculo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, pode ficar inerte (sem indicar o infrator) e assumir a responsabilidade pela infração. Como não tem CNH, os pontos se perdem.

      Qual foi a infração cometida pelo condutor.

      Fernando

      Excluir
  23. Olá Fernando, minha moto está presa, porque meu filho menor estava dirigindo, o delegado disse que só ia liberar com autorização do juiz por meio de um alvará judicial, gostaria de saber se a competência para requerer é da justiça da infância e juventude.

    ResponderExcluir
  24. bom dia, possuo um veiculo mas nao sou habilitado. a minha dúvida é que msmo tendo alguem habilitado no carro comigo e eu for parado, o meu carro vai para o patio? e teria que esperar o minimo de 10 dias tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artur!

      Pela descrição do nosso post, verá que não deveria, mas os policiais de São Paulo, por exemplo, irão removê-lo ao pátio.

      Fernando

      Excluir
  25. Boa Tarde, meu marido foi multado pelo art. 164 e na mesma data o condutor foi multado pelo art. 162,I. Meu marido já tinha vendido o veiculo, ele não tinha mais interesse no mesmo, e achou que o veiculo estava apreendido. Algum tempo depois veio uma nova notificação, da mesma multa. Gostaria de saber, se posso alegar no recurso, que a moto deveria ter sido aprendida na data da primeira infração? Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não, pois a remoção ao pátio não deve ser feita nesse caso, desde que haja um condutor habilitado para prosseguir dirigindo.

      Fernando

      Excluir
  26. ola meu carro foi apreendido mas na correria esqueci alguns pertences nele sera que tenho como estar pegando esses pertences?e do que preciso para resgata los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Normalmente não há como resgatá-los, pois provavelmente foi lacrado no momento da remoção.

      Porém, entre em contato com o pátio para elucidar essa dúvida.

      Fernando

      Excluir
  27. meu carro foi pego sem minha autorização. Fiz um BO de apropriação indébita. Encontraram com um pessoa sem habilitação me ligaram e pediram para ir até a delegacia fui fiz todos os procedimentos. meu carro foi guinchado e multado por falta de habilitação. Como faço minha defesa? Vocês podem me ajudarem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A infração ocorreu independente de ter ocorrido sem a sua autorização. Logo, o Auto de Infração é legal.

      Sugiro que pague a multa e cobre o ressarcimento da pessoa autuada.

      Fernando

      Excluir
  28. Oi Fernando. Eu comprei uma moto em 2011 para meu filho trabalhar. Ele estava para tirar a CNH mas acabou não tirando. Resultado: Foi multado várias vezes até que a Moto foi apreendida. Ela foi apreendida em 2011 e de lá pra cá eu fui pagando as multas aos poucos e até o começo de dezembro eu termino de pagar todas as multas. Minha duvida é a seguinte: Vale a pena eu tentar retirar essa moto? Tenho que pagar o pátio desse 3 anos ou não? E fazendo uma pesquisa no site do Detran eu li que a moto já está em Leilão, porém ainda não foi Leiloada. Como eu mudei de endereço, não sei se me mandaram cartas informando sobre o Leilão. O documento de apreensão do veiculo também foi perdido por meu filho e eu nem sei onde a Moto está presa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria!

      O pátio deverá cobrar apenas os 30 dias iniciais, mais guincho, se houver. Se cobrarem mais do que isso está errado.

      Se está para ser leiloada, deverá retirá-la o mais rápido possível, antes da data prevista para o leilão.

      Para saber onde o veículo está apreendido, compareça no DETRAN com o CRLV desse veículo.

      Fernando

      Excluir
    2. Oi Fernando, muito obrigada por suas explicações.

      Excluir
    3. Maria!

      Disponha sempre que precisar.

      Fernando

      Excluir
  29. Olá Fernando. Sobre o CRLV, por acaso é o do Licenciamento? Eu não tenho pois acho que também foi apreendido. O que devo levar então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria!

      Qualquer documento do veículo serve, mesmo que de anos anteriores. Esse documento servirá para que o funcionário possa pesquisar e verificar onde está apreendido.

      Se não possuir, compareça assim mesmo e informe a placa que somente isso talvez já seja suficiente.

      Fernando

      Excluir
  30. Boa tarde!
    Comprei uma moto zero, mas tenho habilçitação só de carro. Não transferi a moto no prazo. Nesse caso os pontos vão pra minha CNH de carro?

    ResponderExcluir
  31. Ola ...Fui parado em uma blitz com o documento da moto vencido...porem estou na PPD...A moto Foi aprendida e levada para o patio..so que não a retirei.. os pontos vão cair na CHH???Ja faz mais de 30 dias até agora nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André!

      Se o veículo estiver em seu nome, sim, os pontos dessa infração gravíssima serão inseridos na sua PPD.

      Fernando

      Excluir
  32. Fernando a duvida é. Meu cunhado foi pego e multado na blitz do detran sem possuir cnh/ ppD, eu fui até lá na hora do ocorrido me apresentei e troxe a moto dele, vou levar algum ponto porisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda eu vendi uma moto e a pessoa ficou sem implaca a 5 unos e agora ela foi pega numa blitz e a pessoa não tem interesse de retirar ela mais tem algum problema pra mim q quero classifica a minha habilitação pra E

      Excluir
    2. Olá!

      Depende: quais foram as infrações lavradas pelo Agente?

      Fernando

      Excluir
  33. ola fernando bom dia . minha moto foi presa pelo aguia. e ela ta emplacada 2014 so vence em setembro 2015 foi levada pra o patio da transalvador posso retirar ela lá so pagando os dias do patio ? ou vou ser obrigado a pagar a multa que tem nela pois pelo que sei . É ilegal a vinculação do licenciamento de veículo ao pagamento de multas, isto porque a autarquia dispõe de mecanismos próprios, que não o da coação, para receber o que efetivamente lhe é devido”, sendo que acredito mediante isso que licenciamento não e atrelado a pagamento de multas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se o veículo estava devidamente licenciado, não poderia ter sido apreendido. Consulte o seu advogado para ser ressarcido dos danos causados.

      Fernando

      Excluir
  34. Bom dia..gostaria que se.pudesse me tirasse uma dúvida...há 7 anos atrás sofri um acidente e não tinha habilitação...no começo deste ano de 2015 fui sentenciados a entregar minha cnh no fórum e ficar 2 meses sem habilitação...pego minha cnh de volta dia 20/04/15...porém ontem a noite meu avô passou mal e precisou ir as pressas para o hospital e com isso tive que levei...na volta fui abordada por um Guarda rodoviário e levei uma multicolor não estar com a cnh...mas o veículo não foi aprendido só levei a multa...o que pode acontecer sendo que levei essa multa e minha cnh ainda esta retida no ciretran?

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde! Poderia esclareceu um fato ocorrido ontem, dia 2 de agosto de 2015, por favor?
    Minha mãe estava dirigindo sem habilitação. Embora sua habilitação tenha sido roubada (apresentou BO no ato da autuação), estava vencida há 5 anos. Os policiais a autuaram e chamaram o guincho. Meu pai, que é habilitado e dono do carro, chegou ao local 10 minutos depois. Mas mesmo assim, os policiais disseram que o carro seria apreendido. Tirei fotos do local, com meu pai ao lado do carro, antes que o guincho chegasse ao local. Dúvidas:
    1ª – A autuação feita pelo policial foi “estar dirigindo com habilitação vencida” . Segundo o inciso V do Art 162 do CTB , se a irregularidade for sanada no local, o veículo não poderia ser apreendido. Os policiais podiam apreender o veículo?
    2ª – Qual a possibilidade de processar o Estado por danos morais (por recolher o carro indevidamente) e ressarcir o valor do guincho (R$ 233,00)?
    Obrigado
    Roni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roni!

      1 - não poderiam ter apreendido o veículo;
      2 - há possibilidade. Porém, lembre-se que será a sua palavra dizendo que chegou após 10 minutos e dos Agentes, que irão dizer que esperaram, esperaram, esperaram e ninguém apareceu para retirar o veículo ou se apareceu, foi muito tempo depois.

      Apresente o caso ao seu advogado para que possa mensurar as chances de sucesso nessa demanda.

      Fernando

      Excluir
  36. Boa noite, Fernando. Fui autuado numa Blitz sem CNH. Porém, já estava em processo de habilitação. Acabei assinando a multa... Fiquei sabendo que existe uma cadastro nacional que registra os dados de condutores infratores, ficando estes lá por 2 anos. Neste caso, como não tenho CNH, os pontos ficariam cadastrados em meu CPF por 2 anos, e, neste período eu não poderia tentar me habilitar... Vc sabe se realmente existe este cadastro? Se sim, sabe como é possível consultar se o nome da pessoa consta lá?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lury!

      Mesmo que exista esse cadastro, é no mínimo inconstitucional pois estarão lhe aplicando uma penalidade além do que o CTB estabelece.

      Desconheço como consultá-lo.

      Fernando

      Excluir
  37. Boa noite! Meu esposo foi parado em uma blitz por policiais civil o carro foi levado ao pátio pelo fato dele está sem cnh. Porém o veículo ñ tinha nada irregular e nem a documentação.
    Gostaria d saber se existe algum recurso pra eu reaver o dinheiro pago no pátio?
    Eles ñ poderiam ter autorizado alguém habilitado ir retirar o veículo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta!

      Conforme texto explicativo acima, poderiam ter esperado alguém habilitado para liberação do veículo.

      Fernando

      Excluir
    2. Eu posso recorrer ao dinheiro pago no pátio??
      Se sim como proceder caso saiba
      Obrigada!

      Excluir
  38. Oi Fernando, fui pego em uma blitz na madrugada de sexta pra sábado, não possuo cnh e comprei a moto de uma amiga a menos de uma semana, os documentos estão todos corretos e em dia, só q ainda não transferiu pro meu nome, ainda está no nome da minha amiga, e ela tbm não possui cnh, eles só pegaram minha identidade, e rebocaram aoto para o pátio, pois consegui uma pessoa habilitada pra tirar só q os pm's não quiseram esperar a pessoa chegar, no meu caso gostaria de saber se, terei de pagar multa, se pelo fato de segunda ser feriado poderei tirar ela sem problemas nenhum na terça, pqe falaram q parece q ela fica um tempo no pátio, e se sábado domingo e feriado o pátio vai me cobrar a diária?
    Por favor me ajude e me dê uma solução! Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego!

      As diárias serão cobradas normalmente, inclusive nos finais de semana.

      Quanto a data da retirada, deverá verificar no pátio, pois pode permanecer de 11 a 20 dias apreendida.

      Fernando

      Excluir
    2. Muito obrigado Fernando, mas tire só mais uma dúvida minha, pelo fato de eu ter sido pego sem CNH, óbvio q eu vou pagar uma multa, isso pode influenciar, quando eu for tirar a cnh, e há riscos de eu não conseguir tirar?

      Excluir
    3. Diego!

      Normalmente, não atrapalha o processo de habilitação, mas para que não haja dúvidas, consulte o Centro de Formação onde está matriculado.

      Fernando

      Excluir
    4. Fernando, desculpa te incomodar de novo, é q eu ainda não consegui tirar a moto do pátio ainda, pois minha amiga q me vendeu a moto me deu o documento 2014, qnd deveria ter me dado o de 2015, por sua vez q já se encontra pago, porém ela perdeu o documento, e os pm's recolheram o 2014 de mim, sendo assim ela indo na delegacia c um habilitado, pra tirar sem o documento 2015, nós conseguimos tirar a moto ou não, sabendo os pm's q o documento 2015 já está pago e td certo?
      Obrigado,por tirar minhas dúvidas Fernando, que Deus te abençõe!!!

      Excluir
    5. Diego!

      Sim, consegue reaver a moto, levando o documento de apreensão do documento de 2014.

      Fernando

      Excluir
  39. Boa tarde ,meu marido foi parado numa blitz enquanto trabalhava com a moto da empresa sendo que a moto da tal não está com os documentos em dia ,sendo assim meu marido pode perder ponto na cnh dele e pagar multa por isso ?Se isso ocorrer o que ele poderá fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla!

      Se o veículo está em nome da empresa, não haverá pontos inseridos na CNH do seu marido e a multa será encaminhada para essa mesma empresa.

      Fernando

      Excluir
  40. Olá , meu filho é menor e tem uma moto no nome dele, gostaria de saber se ele for parado em uma blits, o que irá ocorrer, eu levarei pontos na minha CNH ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nycollas!

      Se o veículo está em nome dele, vc não será penalizado.

      Fernando

      Excluir
  41. Oi Fernando , sou menor e possuo uma moto em meu nome . qual será as consequências se eu for pego em uma blits ?

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde...vendi minha moto e dei 1 mês para o novo proprietário passar pro nome dele..Ele sumiu e revendeu a moto o que não foi o acordo feito...Quando o questionei ele fez ignorância e eu avisei q se a moto fosse presa eu não tiraria...enfim a moto foi pressa e só depois da apreensão que eles pagaram o dpvat para fazer a transferência. ...eu sou obrigada a tirar do deposito mesmo eu não ter vendido para atual dona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalyta!

      Se vc não retirá-la, só conseguirão após a transferência da propriedade. Por isso, sugiro que deixe eles mesmos procederam a retirada.

      Fernando

      Excluir
  43. boa noite.

    minha carta estava suspensa, foi entregue e eu já estava cumprindo a suspensão...
    fui pego dirigindo uma moto que não está no meu nome. no momento do ato não pegaram nenhum documentou ou me fizeram assinar multa, só pediram de boca numero de documento e nome. minha carta vai ser cassada, se sim consigo recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se vc informou os números corretos, sim, sua CNH será cassada.

      Fernando

      Excluir
  44. bom dia,
    Possuo uma moto mas sou menor de idade e nao tenho cnh (óbvio). Se eu for parado em uma blitz, quais seriam as medidas ? (apreeensao da moto ?) PMMG !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel!

      Multa para vc e outra para o proprietário. Apreensão do veículo caso não haja condutor habilitado no momento.

      Fernando

      Excluir
  45. Boa tarde foi leva minha esposa no trabalho
    No caminho me deparei com uma blitz , e parei antes de passar por ela
    Mesmo assim o policial me viu,
    Pedi para uma pessoa abilitada tira a motocicleta pra mim
    O mesmo anotou minha placa
    Será que posso leva multa por isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas!

      Se vc não possui CNH ou cometeu alguma infração, sim, será autuado.

      Fernando

      Excluir
    2. Mesmo com o documentos em dias ,
      E ou outra pessoa abilitada que tirou a moto que eu deixei estacionada

      Excluir
    3. Douglas!

      Ah, agora entendi que vc não foi abordado.

      Não há como saber, temos que aguardar para ver se recebe alguma Notificação.

      Fernando

      Excluir
  46. Boa tarde Fernando
    Tenho um carro em meu nome é foi apreendido por não ter cnh.
    Esta tudo em dia o veículo. Vou ter q aguardar uns dias para retirar. A minha dúvida é, nao sou habilitado o carro está em meu nome, posso retirar levando um habilitado comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora só falta o doc chegar no ciretran. Me disseram q está na base da guarda e tenho q esperar uns dias. Que tenho q estar indo verificar se chegou isso é certo?

      Excluir
    2. Jeferson!

      Assim que resgatar o documento do veículo já pode efetivar a retirada do veículo do pátio.

      Fernando

      Excluir
  47. Bom dia Fernando, eu tinha falado com VC da outra vez, eu tava com uma moto eu tinha uma moto não estar no meu nome ela tava com 2 anos atrasados, fui parado numa blitz e esstou com a permisao mais sendo que ao em vez de eu apresentar a CNH fiquei preocupado a presentei o gr e não acinei nada,a multa veio no nome do proprietário, duas multas, uma veículo irregular e outra por entregar o veículo para pessoa não habilitada,será que vai comprometer minha CNH ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos!

      Quanto à multa de falta de CNH, recorra indicando que na data da infração vc já era devidamente habilitado. Com isso, evitará pagar uma multa de R$ 572,64.

      Quanto à multa de documento vencido, nenhuma penalidade pode ser vinculada à sua habilitação, visto que se trata de uma infração de responsabilidade do proprietário do veículo.

      Fernando

      Excluir
  48. Fernando sendo que a multa nao veio pra mim,não veio no meu nome vejo no nome do proprietário,do veículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos!

      Sim, a multa sempre é encaminhada para o proprietário.

      Fernando

      Excluir
  49. Eu sei mais eu perco a habilitação?eu não tenho mais contato com o proprietário, ele também não me procura oque devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos!

      Vc pode recorrer da infração de sem habilitação apenas com o Auto de Infração e não precisa do proprietário para isso.

      Fernando

      Excluir
  50. Eu sei mais eu perco a habilitação?eu não tenho mais contato com o proprietário, ele também não me procura oque devo fazer.

    ResponderExcluir
  51. Só mais uma coisa não tenho a
    notificação,o proprietário também não me procura não sei a onde ele mora, posso recorrer sem a notificação.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia muito obrigado meu amigo Deus abençoe nos seus trabalhos,muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos!

      Obrigado.

      Qualquer dúvida, estaremos à disposição.

      Fernando

      Excluir
  53. boa tarde , no dia 26/06/2016 , eu estava de boa andando de moto vindo de uma cidade vizinha , quando ja na minha cidade passeie perto dos policiais , ate entao nao fizeram nada, passei tranquilo , devagar e subi para a minha casa , quando parei na minha casa eles chegaram atras e me abordou , alegando q viram a placa da minha moto e que na cidade vizinha ele roubam muita moto ,a placa é da cidade vizinha , como meu doc tava pago so ate 2015 eles levaram minha moto pro patio , ha alguma irregularidade nisso ?

    ResponderExcluir
  54. Bom dia!
    Tenho 18 anos, ontem fui parado e o teste deu positivo para uso de alcool, porem ainda nao tenho CNH, estou fazendo o CFC.
    Oque acontecera? Como devo prosseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sugiro que pare com o processo de habilitação e só o reinicie após o pagamento da multa.

      Fernando

      Excluir
  55. Olá , minha moto foi apreendida e estava no nome do meu AMG meu por falta de sorte o amg está acidentado ele proprietário n pode ir no depósito cmg , a moto foi apreendida comigo , consigo retira-lo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor!

      Sim, mas caso possua uma procuração do seu amigo para isso.

      Fernando

      Excluir
  56. Meu esposo foi abordado pela PRE, e autuado no art. 277 e 165, mais nao assinou nada. Se negou a fazer teste de bafometro e a CNH foi recolhida e a moto também. Agora gostaria de saber se a moto pode ser retirada pelo dono da moto, ou precisa pagar a multa pra fazer a retirada da moto no detran? e a CNH como faço pra pegar também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana!

      Pode retirar o veículo do pátio sem o pagamento da multa.

      A CNH deve ser retirada no local e prazo indicado pelo Agente.

      Fernando

      Excluir
  57. Oi minha amiga falo que tinha habilitacao mas ela nao tinha ela bateu meu carro no outro carro habilitação e eu to tirando ainda mas o meu carro foi pro patio e agora oque faço quanto tempo vo ficar sem poder tirar minha cnh e vo pagar quanto de patio e de guincho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Apenas pague as multas e pode realizar o processo de habilitação normalmente.

      Fernando

      Excluir
  58. Ontem meu marido tava me levando no médico isso foi em Leme ai os policiais mando a gente para ele paro os policiais pediu o documento da moto com ele so tava o recibo por que na pressa esqueceu e ele não tem carta prenderam a moto pois falarão que tinha multa e o licensiamento tava atrasado

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde! Minha moto e documento, foram apreendidos a mais de 1 mês, a moto, eu tirei no outro dia, porém, o documento não chega no detran do município! Foi apreendido porque eu estava com a cnh vencida! O q posso fazer? Já regularizei minha cnh, o doc está em dia, e eu tenho q ficar a pé? Me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entre em contato com o DETRAN e verifique como irão solucionar o problema. Faça o pedido de devolução por escrito e protocolize.

      Caso não entreguem o documento, procure ajuda no Ministério Público.

      Fernando

      Excluir
  60. Olá Fernando boa tarde meu esposo foi parado numa blitz pela PM ,e levaram o nosso carro ,foi detido num sábado o carro estava em atraso o documento do ano 2016 ,ele tem somente a carteira provisória ,ele ja efetuou o pagamento de tudo q pediram lá no depósito ,ele indo ao local retirar ,ele corre o risco de perder ou atrasar a entrega da carteira definitiva dele ,? Obrigada pela atenção .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O simples fato de ir retirar o veículo não influenciará na troca da PPD pela CNH.

      Porém, se o veículo estiver em nome dele, não conseguirá trocar pela CNH pois a multa de licenciamento vencido é gravíssima.

      Fernando

      Excluir
  61. Ola me abordaram hoje no comando e eu esqueci minha CNH em casa mais me liberaram. Porque será? Só anotaram meu RG será que vai vir multas depois ou eles tinham que ter atuado na hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Impossível saber. Aguarde a chegada das Notificações, caso elaboraram alguma autuação.

      Fernando

      Excluir
  62. Olá, fui pego por guardas municipais no dia 28/11/2016, estou em processo de habilitação, fizeram o auto mas só colocaram meu nome, dados da moto, e a infração (dirigir na contramão, não anotaram meu CPF) e eu assinei, tem algum prazo para suspenderem meu processo de habilitação? Se forem suspender meu processo, vai ser imediatamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tudo o que ocorre antes de obter a PPD não pode cancelar esse documento ou interferir na troca pela CNH.

      Porém, o DETRAN erra e muito.

      Por isso, sugiro que pare com o processo de habilitação e só reinicie após o pagamento dessa multa.

      Fernando

      Excluir
  63. Olá! Bom dia! Ontem em uma blitz um rapaz foi parado e teve sua moto retida , pois não tinha habilitação, ele me pediu ajuda para liberar sua moto, o ajudei e levei até em casa, porém fiquei sabendo que eu era responsável pelo veículo por 24 HS, passado esse intervalo posso vir a ser prejudicado futuramente ou não? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  64. se a minha moto, estiver emplacada e, eu tiver sem carteira e, a policia me parar em uma britz, ele pode prender a minha moto?, ou ele da a multa e eu tenho de arrumar uma pessoa com carteira pra tirar a moto? a moto pode ou nao ser removida se tiver empracada?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thomass!

      O correto é reter o veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

      Isso deve ser efetivado num prazo determinado pelo Agente. Caso contrário, poderá sim remover o veículo ao pátio.

      Fernando

      Excluir
  65. meu marido tem um carro em meu nome so que to comprando um pra mim posso transferir o dele para o nome dele ele nao tem cnh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, pode transferir para ele normalmente. O simples fato de não possuir CNH não impede que seja proprietário de veículos.

      Fernando

      Excluir
  66. Boa noite Fernando!
    Gostaria de saber sobre algo. Meu marido infelizmente foi parado na lei seca. Foi difícil pq o carro que dirigia ainda estava no nome do primeiro comprador, estava sem multas,porém com o IPVA atrasado uns 05 anos, mas como não entendo bem creio que o licenciamento tbm. Ainda não tinhamos como pagar... Minha dúvida é sobre o PPD dele. Praticamente cabou de terminar a auto escola a troca pela CNH será lá para o mês de 09 de 2017. O que pode acontecer a ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Nada do que ocorre antes de obter a PPD pode invalidá-la ou impedir a troca pela CNH. Porém, o DETRAN costuma cometer alguns erros e isso pode atrapalhar a sua vida.

      Pode ser que o DETRAN insira erroneamente os pontos dessa infração na sua futura PPD.

      Fernando

      Excluir
  67. Bom dia Fernando! Obrigada pela resposta do Comentário acima. Mas preciso dizer que meu marido Ah! Preciso dizer que o carro foi apreendido pelos problemas na documentação pois meu marido nem mesmo bebe. Ele não estava com sua PPD eles perguntaram a ele se era habilitado e disse que sim... Mas somente é portador da PPD ainda... e ele entendeu que os pontos entrariam na mesma... E vc disse que só por um erro do DETRAN isso aconteceria não é mesmo? No caso poderia recorrer se vier acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se ele tem PPD, desconsidere a resposta acima.

      Se a infração foi apenas de documento vencido, esclareço que os pontos serão atribuídos à CNH do antigo proprietário e a PPD do seu marido não será pontuada.

      Fernando

      Excluir
  68. Boa tarde Fernando!
    Obrigada! E novamente agradeço pela ajuda nas minhas dúvidas. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Nós que agradecemos.

      Qualquer dúvida, estaremos à disposição.

      Fernando

      Excluir
  69. Bom dia, vendi um carro e fiz quase todo o processo de venda, só faltou dar baixa de venda no detram, e o cara que comprou achei ser responsável, mas não foi, ele vendeu o carro para outra pessoa é esse vendeu para outra..., etc.
    Agora o cara que eu vendi primeiro, inventou de morrer, eo carro já fui atrás,e não encontro em lugar algum. Tem alguma forma de conseguir tirar esse veículo do meu nome agora sendo que o cara morreu. E o veículo não se encontra mais em lugar algum. Tem meios de ir para justiça. Obrigado aí pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se morreu, deixou herdeiros, os quais ficarão responsáveis pelo veículo.

      Procure orientação com o seu advogado para que verifique alternativas para o caso.

      Fernando

      Excluir
  70. Fiz minha carteira de habilitação para carro e junto veio a de moto mas não fiz aulas e nem paguei a diferença e o pior é que eu nem sei andar de moto como pode isso.

    ResponderExcluir
  71. Meu esposo tem carro mas quem dirige sou eu,hj passei no semáforo vermelho e hj passei no semáforo vermelho e a viatura do Detran ainda estava ao lado,meu desespero é que meu esposo está tirando a CNH,e agora?Ele perde o direito de continuar o processo?Pois o carro está no nome dele 😞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Assim que receber a Notificação, basta identificar-se como condutora para receber os pontos dessa infração.

      Fernando

      Excluir
  72. Boa tarde,levei uma multa hj é o carro está no no nome do meu esposo que está em processo de CNH,e agora?Ele perde o direito de tirar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Assim que receber a Notificação, basta identificar-se como condutora para receber os pontos dessa infração.

      Fernando

      Excluir
  73. olá...gostaria de saber se eu fazer a transferencia de nome pra outro nome eo carro for apreendido que estava sendo conduzido pelo menor.Tem problema pro nome da pessoa que esta registrado o carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Dependa das infrações que foram lavradas pelo Agente no dia dos fatos.

      Fernando

      Excluir
  74. Estava com meu pai a moto esta no nome dele ele nao possui cnh levou multa por n ter cnh mas no momento da abordagem ele nao estava com documentos dele entao pediram q eu assinace mas deram multa na infraçao : 5118-0 mesmo ele estano dirigino isso esta correto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Klayton!

      Não está correto, pois essa autuação tem que estar "casada" com a infração de dirigir sem a CNH.

      Só foi lavrada essa infração?

      Fernando

      Excluir
  75. Boa noite Fernando. Meu esposo comprou uma moto. Pagamos 80% do valor a vista e o resto pedimos para pagar qdo eu recebesse. O proprietario nao quis fazer recibo. Meu marido nao estava saindo com a moto, mas precisou usá-la e foi pego sem cnh. Bem, o ex proprietário foi retirar a moto no patio e agora nos avisou q recebeu uma multa gravíssima perdeu 7 pts. Quero saber se há como entrar com recurso para q esses pts sejam retirados dele? Tb qro sabe se meu esposo corre o risco de perder o processo da cnh? visto q ele está tirando a dele. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samira!

      Essa infração não possui pontos para o proprietário do veículo. Logo, ele não será penalizado.

      Quanto ao seu marido, esclareço que tudo o que ocorre antes de obter a PPD não pode cancelar esse documento ou interferir na troca pela CNH.

      Porém, o DETRAN erra e muito.

      Por isso, sugiro que pare com o processo de habilitação e só reinicie após o pagamento dessa multa.

      Fernando

      Excluir
  76. Minha moto foi aprendida , esta datada em meu nome com o recibo datado em meu nome eu consigo retirar do patio? obrigado

    ResponderExcluir
  77. Olá. Meu primo foi parado numa blitz pela PF e ele não tem CNH, o documento da moto estava pago, eu que tenho CNH fui lá liberar a moto, eles aplicaram uma multa, essa multa vai para mim ou para o proprietário da moto? São quantos pontos pra esse tipo de infração? Desde já agradeço pela explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ney!

      Se a autuação foi por dirigir sem possuir CNH, esclareço que a multa (R$) será vinculada ao veiculo e não haverá pontos para vc ou para ele.

      Fernando

      Excluir
  78. Fernando..
    Minha moto foi pressa ontem eu não tenho CNH ...E a moto está no nome de o ex dono dela..
    Eu ela está em dias e eles a levaram..Pra mim tira ela do patiu o ex dono tem q está presente..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berenice!

      Entre em contato com o pátio e verifique os detalhes para retirada do veículo, pois cada local tem suas próprias regras.

      Fernando

      Excluir
  79. Fernando.
    Tive meu carro apreendido a mais ou menos uns 50 dias , não estava com minha CNH em mãos e meu IPVA 2016 estava atrasado e foi para o Depósito com um preço absurdo a pagar de mais ou menos 4.500 o q faço ?? Tem como recorrer pra não pagar TD esse valor ou só pagando ? Lembrando q já tinha pagado nos primeiros dias 840,00 colocando ele em dia só q n consegui ir buscar por causa do trabalho ,assim correram mais dias .O q faço ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erison!

      Você deve verificar o que está sendo cobrado nesse valor diretamente no pátio. Se houver algo que está fora do contexto, reclame.

      Fernando

      Excluir
  80. Foi parado numa blitz com a motocicleta atrasada e sem CNH quando eu for deixa ela em dias sou obrigado a paga as multas que levei no dia que ele foi apreendida para poder tira ela do Detran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não, pois as multas (R$) não estarão no sistema ou vinculadas no veículo.

      Fernando

      Excluir
  81. Ola eu fui parado ontem e meu carro foi preso por eu nao ter cnh ..
    Fui com abilitado e eles nao deixaram eu tirar o carro falo que e so no patio carro tava em dia ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Em tese, foi um erro dos Agentes mas dificilmente conseguirá provar que havia uma pessoa habilitada no local.

      Fernando

      Excluir
  82. Oi, eu estava a noite de moto indo pra casa aí passei por uma viatura e eles me seguiram até chega em casa ,quando parei na frente de casa eles me abordaram pediram o documento tudo ok aí perguntaram da habilitação eu n tinha aí eles pegaram meu RG e o documento da moto e fizeram uma anotação lá ,mas n foi uma multa,aí eu queria saber o que é e se isso influência em algu????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus!

      É provável que elaboraram a autuação por dirigir sem possuir CNH, porém, devemos aguardar a Notificação para saber com certeza ser elaboraram mais alguma autuação.

      Fernando

      Excluir
    2. Boa noite Matheus , aconteceu o mesmo cmg .. você foi multado !?

      Excluir
  83. ola fui parado em uma blits com uma moto porem so tenho cnh b fui multado mas nao recolheram a cnh entrei no sistema consta apenas 7 pontos esses pontos serao multiplicados x3 ?
    corro o risco de ter a cnh suspensa?


    grato

    ResponderExcluir
  84. Minha moto foi apreendida com duas multas pois está no meu nome e não foi transferida só que estão notificadas eu preciso retirar a moto do pátio que está em meu nome tenho que pagar essas multas para retirar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio!

      Se as multas (R$) já estiverem vinculadas ao veículo, sim, terá que pagá-las para retirar o veículo do pátio.

      Fernando

      Excluir
  85. Fernando, boa tarde. Estou com a cnh suspensa, já fiz a reciclagem e pegarei em 7 dias, quando vence o prazo da suspensão. Porém hoje fui parado em uma blitz e o guarda me deu uma multa leve (3 pontos) por dirigir sem portar documento obrigatório (CNH) e informou que a multa cairá no sistema entre 15 e 20 dias, ou seja, após eu retirar novamente minha cnh. Minha dúvida é se após retirar a cnh, pois não terá a multa no sistema ainda, futuramente eu terei a CNH cassada, ou apenas entrará como multa?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, sua CNH será cassada pois você estava dirigindo com a habilitação suspensa.

      Fernando

      Excluir
  86. BOA NOITE GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA MEU MARIDO COMPROU UMA MOTO DE UM AMIGO DE TRABALHO SO QUE O COLEGA DELE FALOU QUE ESTAVA TUDO CERTO PODIA ANDAR NORMAL ,SO QUE MEU IRMÃO PEGOU A MOTO E FOI PARADO PELA POLICIA PQ TINHA 2 ANOS DE IPVA EMULTAS SEDNO QUE O RAPAZ QUE VENDEU DISSE QUE TAVA TD OK PRA AMDAR E PRA COMPLETAR MEU IRMÃO ESTAVA COM CAT B E AI FOI MULTADO POR ESTAR COM HABILITAÇÃO DIFERENTE QUE A PERMITIDA COMO DEVO PROSSEGUIR SEMDO QUE O EX DOMO JA PAGOU OS DOCUMENTOS ATRASADOS SENDO QUE AGEMTE VAI PAGAR O PARQUIAMENTO E O GUINCHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Embora o antigo proprietário informou erroneamente, vocês deveriam ter realizado as conferências necessárias para saber se o documento do veículo estava ou não regular.

      Fernando

      Excluir
  87. tem algum tempo determinado por lei se voce e parado em uma blitz para uma pessoa abilitado retira o veiculo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não entendi a sua dúvida. Pode esclarecer melhor, por favor?

      Fernando

      Excluir
  88. Chegou uma autuação na placa da minha moto por dirigir cem cnh ou ppd,mas o maior problema é que a moto edtava longe do local da autuação e foi libetada mas não tem b.o de qual condutor a retirou ela não foi guinchada para nenhum patio de apreenção e agora chegou essa aituação!!
    Ja inviei recursso pedindo copia do auto de infração pra ver os dados de wuem a retirou porque ela não foi presa e ate agora não tive resposta do detran.
    Suspeitamos de clone!
    E estou de permissão sera que perco ela vo ter q pagar esta multa ?
    Mas essa placa que foi pega não foi a minha porque é longe de onde moro ate esde local onde pararão a moto liberarão ele não tem b.o de nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Os pontos dessa infração são de responsabilidade do condutor. Portanto, sua PPD não será penalizada por isso.

      Fernando

      Excluir
  89. Ola bom dia!
    Queria sua ajuda ,eu peguei ontem minha permissão para categoria A e pretendo pegar uma moto ,minha duvida é se eu for parado em uma blitz com a moto inregular eu recebo a multa na minha carteira se estiver no meu nome??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, as pontuações serão inseridas na sua Permissão.

      Fernando

      Excluir
  90. Fernando eu estava dirigindo fui pega em uma blitz mas estava com meu esposo e não liberaram ele sair dirigindo mesmo com a cnh em dias o carro foi apreendido posso recorrer ou tomar alguma outra atitude contra o estado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Por qual motivo o veículo foi autuado? Qual foi a infração?

      Fernando

      Excluir