quinta-feira, 7 de maio de 2015

Novas placas para veículos

Olá!

Você sabia que o Brasil adotará novo formato para as placas de veículos? Pois é, isso ocorrerá à partir de 2017.

Conforme acordo entre os países que compõem o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela), haverá um tipo único de placa, com padrão único a ser utilizado nos veículos. À partir de 1º de janeiro de 2017, todos os veículos serão emplacados com essa nova placa.

Veja abaixo como será:



Dessa forma, será criado um visual único para os veículos desses países, que com a unificação, haverá uma combinação de 450 milhões de placas.  Atualmente, a frota de veículos desses países está estimada em aproximadamente 110 milhões.

No atual sistema (três letras e quatro números), o Brasil só teria combinações disponíveis até o ano de 2030.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), a troca do padrão de placas tem como objetivo inserir mais segurança, facilitar a troca de informações entre os países, ajudar no combate à clonagem e a roubos e, como não poderia deixar de ser, obter um maior controle de infrações de trânsito.

A nova placa terá fundo branco, sete caracteres alfanuméricos e uma tarja azul. A tarja contará com o emblema do Mercosul, nome do país e a bandeira. Terá as mesmas dimensões de largura e altura da atual placa utilizada no Brasil.

A categoria do veículo será indicada pela cor dos caracteres: preto para veículo particular, vermelho para veículos comerciais ou de aprendizado, azul para veículos oficiais, prata para veículos de coleção, verde para carros de testes e protótipos, e dourado para veículos diplomáticos.

Para entender como funciona a distribuição das placas atuais, visite: 

Placas de identificação de veículos no Brasil

Fernando

Nenhum comentário :

Postar um comentário