segunda-feira, 9 de maio de 2011

As 10 praças de pedágio mais caras do Brasil

Olá!

Antes de falar das que mais cobram dos motoristas, um dado interessante mostra que apesar do que pagamos para rodar nas estradas do país, o custo cobrado no Brasil é inferior à média mundial. Isso mesmo. No Brasil se paga em média R$8,77 a cada 100 km.

A média mundial, segundo o Banco Mundial, é de R$9,35 a cada 100 km. Ou seja, pagamos pouco para rodar nas estradas do país? Mas existe uma diferença entre lá e aqui. No Brasil as estradas já estão prontas, só necessitando manutenção e reforma. No exterior, quem ganha licitação tem que construir tudo novo.

Bom, levando-se em consideração o custo a cada 100 km, vemos que a maioria das mais caras do país está nas mãos da concessionária CCR. Então vamos lá. Qual é a mais cara do país com ou sem custo por cada 100 km? Nem precisamos dizer, mas se você não sabe é a famosa Anchieta-Imigrantes, que liga São Paulo à Baixada Santista e litoral sul.

Neste complexo de duas rodovias controladas pela Ecovias, que é da CCR, o custo a cada 100 km está bem acima da média mundial. Se paga R$33,11 a cada 100 km. Quem espera por uma redução nos valores cobrados terá de esperar até 2023, quando a concessão termina.

Não gostou da praia pelo custo não é? Então vá para o interior. Mas preste atenção se seu destino for Sorocaba e noroeste de São Paulo, já que para andar na Via Oeste o motorista paga R$23,75 a cada 100 km da rodovia Presidente Castello Branco.

Ainda pela Castello, depois de pagar o absurdo da Via Oeste, você pagará também a terceira tarifa mais cara a cada 100 km do país. A Colinas – que tem péssimo asfalto – cobra R$17,37 por 100 km percorridos. Mas essa rota caríssima tem uma rival.

A Rio – Teresópolis proporciona belas imagens da Serra dos Órgãos, mas para ter direito a isso, você paga R$16,35 a cada 100 km percorridos. Bela vista, alto custo. Lá no sul, os gaúchos de Porto Alegre que queiram aproveitar a praia no fim de semana terão de pagar por isso, e muito.

São R$15,45 a cada 100 km na Free Way. E nela há um detalhe, uma ponte móvel para passagem de navios, que como na travessia Santos-Guarujá, só gera atrasos e desconforto aos motoristas.
O inverno é bom, mas tem seu custo. E isso é bem explorado pela Brita – nome sugestivo – que desembolsa R$14,99 por cada 100 km que você rodou para aproveitar as belezas da região de Canela e Gramado.

No Rio de Janeiro, a região dos Lagos é a preferida pela maioria dos motoristas em fins de semana, mas quem quer curtir o sol na Armação dos Búzios e outras praias da região terá que pagar para a Via Lagos R$14,69 por 100 km rodados.

No complexo das rodovias Anhanguera e Bandeirantes (motódromo?), a AutoBan cobra R$14,27 por 100 km, ligando a capital paulista a uma das regiões mais ricas do Estado, que inclui cidades como Campinas, Rio Claro, Jundiaí, entre outras.

A mais nova rodovia paulista e ser entregue para a iniciativa privada é a Dom Pedro I, que liga Jacareí à rodovia presidente Dutra via Atibaia. A Rota das Bandeiras mal chegou e já cobra R$14,01 por cada 100 km percorridos.

E por fim, a tarifa “menos cara” de todas é controlada pela Convias lá na região de Caxias do Sul – RS. Responsável pelo trecho local da BR116 e RS122, a concessionária gaúcha cobra R$13,81 a cada 100 km que o motorista percorre.

Assim, essas são as que mais cobram por 100 km rodados em todo o território nacional.

Fernando

14 comentários :

  1. Outro detalhe importante é que na Europa e nos E.U.A vc paga pedágio mas não paga o IPVA. O que vc paga é uma taxa de vistoria e de autorização de tráfego que é bem menos que o valor do nosso IPVA. E aqui, quando vc compra um carro, quase 60% do valor é imposto, sendo que parte deste imposto vai para construção e manutenção de estradas (téoricamente). E quando vc abastece, o mesmo acontece: parte do imposto do combustível vai para a estrada( é mentira Terta?). E assim segue a humanidade....

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  2. Até onde sei, a Imigrantes tem algo em torno de 62km de extensão, pedágio único na ida, sem cobrança na volta, a R$18,60 (ou quase isso). Assumindo esses valores, pagar-se-ia R$15,00/100km. Não entendi de onde veio o valor de R$33,11. Certo do seu erro, acho que você deveria rever suas contas e republicar seu post, para ganhar credibilidade. Abraços.

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  3. Na BR-101 em SC os pedágios são de R$ 1,40.

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  4. Só para esclarecer.
    O imposto é um tributo não vinculado à uma ação estatal, ou seja, o que nós pagamos como impostos, não são necessariamente condicionados à um retorno estatal. Tal dinheiro, pago nos impostos são utilizados para acúmulo de caixa estatal e, só então, direcionado a todos os setores públicos.
    Por isso, apesar de ser alta a cobrança de impostos e também desproporcional, não é muito inteligente compará-los à prestação direta de serviço público, uma vez que não tem relação direta.
    Os pedágios são taxas(materializadas nas tarifas), as quais por suas vez são vinculadas à prestação direta de serviço estatal. Assim sendo, a concessionária deve cobrar a tarifa(taxa) para prestar serviço à população de forma direta e proporcional ao seu pagamento.
    Não estou dizendo que é o sistema tributário brasileiro é perfeito, apenas é assim. Entendendo-o fica mais fácil saber de onde vem o problema e onde devemos direcionar as nossas críticas, as quais não são de nenhuma valia se são pobres e infundadas.

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  5. A rodovia com melhor custo-benefício sem dúvida ainda é a Fernão Dias (que liga Belo Horizonte a São Paulo). Lá, cada pedágio está no valor de R$1,30.

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  6. Utilizo todas as rodovias paulistas citadas acima.
    E ainda prefiro pagar a iniciativa privada a andar nas esburacadas federais.

    Sobre o comentário do amigo acima acerca do valor/100Km no sistema Anchieta-Imigrantes, o cálculo está correto.

    R$18,62/62km = ~0,30 por kilometro rodado
    logo -> ~0,30*100km = 30,00 para cada 100km

    o cara não errou no cálculo. você quem não sabe calcular.

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  7. É isso aí, e vamos nos acomodando, os caras cobrando os olhos da cara em SP e os manés pagando só pra dizer que nao é pobre hahaha

    Paulista é o ser mais trouxa do Brasil...

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  8. A minha cidade Itatiba esta cercada de pedagios, para ir ate Jundiai ou Louveira que sao 18, 15 km sao $ 2,00 na ida e na volta para ambas cidades e Campinas tb $ 6,00 , Atibaia $ 4,00...Sao 4 Pedagios da Rota das Bandeiras, Logo estaremos no Guinnes Por maior nº de pedagios

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  9. esse anonimo dos r$15/100km é beeem fraquinho de conta....

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  10. A CCR é reina absoluta nos pedágios porque agrega filhotes de grandes tubarões do tucanato de SP, aliás todas essas 'concessões' são altamente lesivas aos paulistas, pois todas essas estradas foram construídas com dinheiro nosso de impostos!

    Ou seja, as empresas exploram aquilo já é seu?!

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  11. Ao prezado Roberto, vale lembrar que a Rodovia tem duas pistas, a de ida e a de volta. Multiplique a quilometragem por 2, e aprenda você a calcular. Sem mais.

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  12. BR 277 Curitiba-Paranagua (~100Km) R$ 13,50 Ecovia

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  13. Só lembrando o cara do primeiro post: Nos Estados Unidos não se paga IPVA porém o seguro do veículo é obigatório. Se voce não tem seguro do carrõ, não pode rodar... é multa e apreensão do veículo. Sei porque moro em Boston. O seguro é mensal e não é barato não. Um carro ano 1990 fica em torno de 110 dólares/mes.

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  14. Mesma coisa que o brasil então, 110 dólares/mês dá + ou - 2,2 mil reais, que é um valor aproximado dos seguros no brasil, meu carro é 1850,00 anual o seguro é do ano 2008.
    Resumindo minha opinião sobre tudo isso é... pagamos muito e recebemos muito pouco, um absurdo, e a população é burra, só quer saber de novela e outros entretenimentos, e não se revolta. Brasil país de merda, e não está melhorando coisa nenhuma, governo só quer que o povo acredite nisso.

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