segunda-feira, 16 de maio de 2011

Frota fantasma equivale a 30% dos veículos no Brasil

Estimativa do Denatran revela que pelo menos três em cada dez carros circulam ilegalmente pelo país.

Uma estimativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) expõe uma situação que ameaça a segurança no trânsito e também a qualidade do ar no Brasil: a frota fantasma em circulação no país.

De acordo com o Denatran, pelo menos 30% da frota brasileira não recolhe impostos e não passa por vistorias. Os proprietários destes carros também não pagam multas, nem se comprometem com as leis de trânsito.
IPVA e poluição extra

Uma outra ameaça à segurança no trânsito são os carros mais antigos, mesmo aqueles cujos impostos estão em dia. No Brasil, os proprietários destes carros não pagam IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor). O benefício, no entanto, varia de acordo com o ano do veículo e depende também do estado em que ele é registrado.

Enquanto isso, em alguns países paga-se mais impostos por causa da poluição extra proveniente dos carros mais antigos e também por causa das condições precárias de segurança, uma vez que estes veículos são mais propensos a acidentes.

Mas se por um lado ainda faltam medidas para garantir a segurança no trânsito, por outro há sinais de avanço na questão ambiental. Os estados brasileiros têm até o fim de junho para preparar um Plano de Controle de Poluição Veicular.

Fernando

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/frota-fantasma-equivale-a-30-dos-veiculos-no-brasil/, acesso em 16 de maio de 2011, às 17h25

Nenhum comentário :

Postar um comentário