segunda-feira, 16 de maio de 2011

Detran DF vai atrás de motoristas que dirigem com carteira suspensa

Dirigir sob a influência de álcool lidera o ranking das suspensões. 30% dos que perderam licença entregam espontaneamente o documento.

O Detran do Distrito Federal monitora e autua motoristas que tiveram a carteira de habilitação suspensa e continuam conduzindo veículos. O acompanhamento é realizado por quatro equipes em carros não caracterizados e inclui inspeções na vizinhança dos condutores. Identificada, a pessoa nessa situação recebe multa de R$ 957,70, tem a carteira de habilitação recolhida e veículo apreendido, além de estar sujeita a processo criminal.

De acordo com levantamento do Detran, 30% dos condutores que perderam o direito de dirigir por meio de processo administrativo ou judicial entregam a habilitação espontaneamente. Dirigir sob a influência de álcool lidera o ranking de infrações que motivaram a suspensão, com 2.534 carteiras suspensas somente no ano de 2010, seguida pelo não uso do capacete (457) e manobra perigosa (319).

Os prazos para a suspensão do direito de dirigir variam de acordo com a gravidade das multas e a reincidência, podendo ser de 1 a 24 meses. A operação com os carros não identificados do Detran também acontece em investigações de pegas (corridas clandestinas). A estratégia para flagrar a ação inclui a participação de agentes em mídias sociais da internet para saber data e horário das disputas.

Como funciona: após terem seus nomes publicados no Diário Oficial do DF e receberem notificação via carta registrada, os condutores com licença suspensa têm dez dias úteis para realizar entrega da carteira de habilitação na Gerência de Recursos de Infrações e Penalidades do Detran. A desobediência a partir desse prazo dá inicio à operação de monitoramento.

Fernando

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/05/detran-df-vai-atras-de-motoristas-que-dirigem-com-carteira-suspensa.html, acesso em 16 de maio de 2011, às 17h20

Um comentário :

  1. oi Fernando eu estou procurando algo que fale de função atípica do detran tipo assim o detran fiscaliza porém fez outra coisa que nao era da sua competencia ato administrativo vc entendeu? vc tem alguma coisa referente a isso? por favor me ajude preciso desse artigo para amanha. se vc tiver me mande no meu email. eliana_moreira10@hotmail.com ja procurei na google e nao achei. bjs se encontrar amem se nao agradeço desde ja.

    ResponderExcluir