Olá!
Adquirir um carro no Brasil é caro e todo mundo sabe
disso. Mas poucos conhecem o quanto de imposto é dado ao governo quando
se compra um 0km. O iCarros reuniu as principais taxas e mostra o
quanto seu carro poderia ser mais barato sem elas.
Segundo dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento
Tributário), o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
é maior vilão. Ele incide sobre o valor de custo do carro, é estadual e
arrecadatório, o que significa que não tem destinação específica a não
ser os cofres dos Estados. Em São Paulo, que tem a maior frota de
carros, a alíquota é de 12%.
O IPI (Imposto sobre Produtos industrializados), que todos creem ser
bastante significativo, tem alíquota de apenas 2% sobre carros com
motorização flex até 1.0 e de 8% para motores flex de 1.001 cm³ até
2.000 cm³. A tabela vale para carros fabricados no Brasil ou cujas
marcas sejam beneficiadas pelo Inovar-Auto. No caso de importados de
países que não possuem acordos comerciais, são adicionados mais 30
pontos porcentuais. Neste caso, a alíquota é de 32% e 38%,
respectivamente. O IPI também uma taxa sem uma destinação específica.
A Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) serve
para financiar o INSS, que paga benefícios como aposentadorias e
seguro-desemprego. A mordida dessa taxa é de 7,6%. O PIS (Programa de
Integração Social) pega ainda 1,65% sobre o preço de custo do carro e
para pagar abonos salariais a profissionais para quem recebe salário
mínimo.
No total, 33,81% do preço final de um carro 1.0 é representado por
impostos, número que chega a 38,7% no caso dos carros com propulsor
maior. Além das taxas na compra, o consumidor paga mais três anualmente,
referentes à manutenção do veículo: IPVA, taxa de licenciamento e o
DPVAT.
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), assim
como o ICMS, é estadual e não há lei que defina que sua arrecadação vá
para a conservação de estradas ou outros serviços relacionados. Cada
Estado define uma alíquota, sendo que a maior é a de São Paulo, onde os
proprietários pagam 4% do valor de venda do veículo anualmente. Em
outros Estados, a alíquota fica entre 1% e 3%. Já o licenciamento é uma
taxa para a renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento
do Veículo). Ou seja, você paga para renovar o documento do seu carro. A
taxa é federal, controlada pelo Detran, com valor fixo e reajustado
anualmente. Em 2013, seu valor é de R$ 65,66.
Danos Pessoais causados por Veículos Automotores, o DPVAT, como o nome
diz e como é chamado, é um seguro obrigatório. Sua arrecadação se presta
a pagar indenizações a pessoas envolvidas em acidentes causados por
veículos. No caso dos carros, custa R$ 101,16 e para motos sai por R$
292,01.
Confira agora quanto custariam os carros mais vendidos sem impostos.
Fernando
Veja também:
Fonte:Quanto de imposto você paga no carro? Moreno, Thiago. iCarros. Disponível em http://www.icarros.com.br/noticias/mercado/quanto-de-imposto-voce-paga-no-carro-/14740.html, acesso em 07 de agosto de 2013, às 13h50
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